Moradores e comerciantes da Nestor Sampaio são contra mudanças na via

População do local reclama de não ter sido ouvida sobre mudança na via (Foto: ilustrativa/Marcelle Cristinne)

Moradores e comerciantes da avenida Nestor Sampaio, na capital, dizem que foram pegos de surpresa e discordam da decisão da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em tornar o trânsito de veículos na via em sentido único.

De acordo com o representante da Federação do Conselho de Segurança da Comunidade, Ailton Figueroa, em fevereiro foi enviado um ofício à Prefeitura solicitando uma audiência para que a comunidade conhecesse o projeto, elaborado pela SMTT para tornar a via sentido único.

“Nunca fomos atendidos e com isso buscamos o Ministério Público. Nós, enquanto moradores e comerciantes, queremos apenas conhecer o projeto, mas esse direito foi negado. Pedimos também uma audiência pública para que a população pudesse votar e expor sua opinião sobre essa mudança, já que trata sobre a vida de várias pessoas, mas também não fomos atendidos”, conta.

Ailton acredita que com a mudança da via para sentido único, os comerciantes vão fechar seus negócios, assim como aconteceu com os comerciantes da Rua Rafael de Aguiar. “Isso vai acabar com o fluxo da via e o comércio vai acabar. Tá aí a Rua Rafael de Aguiar como exemplo.  Outra coisa que ninguém sabe, já que não há projeto, é se as vias laterais, para onde o trânsito será desviado, vão suportar o fluxo de veículos. A Nestor Sampaio é uma avenida enorme e parece que isso não está sendo levado em consideração”, aponta o representante que afirma que todos foram pegos de surpresa.

“Na audiência que tivemos em outubro do ano passado, o superintendente da SMTT disse que não tinha projeto de mudança e entendemos que a mudança da via não seria feita, mas essa semana fomos surpreendidos com equipes da prefeitura, à noite, instalando novas placas de sinalização. Pedimos a instalação de lombadas, sinalização e semáforos na via e nunca fomos atendidos, e agora recebemos essa novidade”, reclama.

Ailton conta que na próxima segunda-feira, 12, está marcada uma audiência virtual com o promotor de justiça Eduardo Matos, para tratar desse assunto. O Portal Infonet não conseguiu confirmar com Ministério Público Estadual a realização da audiência.

SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju esclarece que o estudo técnico e o projeto de mudança de circulação da avenida Nestor Sampaio e vias próximas foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano (Condurb) em 2016.

A SMTT reforça que o objetivo da mudança de circulação é melhorar, coletivamente, o tráfego de veículos e aumentar a segurança viária em uma das regiões mais movimentadas da cidade. A SMTT afirma, que por diversas vezes, se reuniu com comerciantes e moradores da localidade, inclusive, algumas delas com mediação do Ministério Público do Estado (MPE).

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais