USES não concorda com retorno dos alunos às aulas presenciais

A presidente da USES, Lisandra Dawany, conta que os estudantes apoiam a greve dos professores (Foto: Arquivo pessoal)

Existe um impasse entre o Governo do Estado e os professores da rede pública sobre o retorno das aulas presenciais. Os professores, em greve, mantêm aulas no ensino remoto, já o Governo mantêm a decisão de voltar às aulas presenciais em agosto. Em meio ao impasse os estudantes, que também não se sentem seguros para retornar às escolas.

O Portal Infonet conversou com a presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundários (USES), Lizandra Dawany. A representante dos estudantes entende que esse ainda não é o momento para voltar às aulas presenciais e apoia a decisão dos professores.

“Nossa avaliação, pelo atual cenário, é que ainda não é o momento seguro para o retorno presencial. Muitos professores e trabalhadores ainda não foram vacinados, e os alunos, que têm menos de 18 anos, também não receberam a vacina. A escola é um grande foco da covid. Estamos falando de escolas que não têm estrutura nenhuma, escolas que não tem sabão e nem papel higiênico no banheiro, então voltar é colocar em risco os estudantes, trabalhadores e as famílias. Não é porque a situação da pandemia está um pouco melhor que a escola é segura”, ressalta.

Lizandra conta que a recomendação da USES é que os estudantes, que puderem ficar em casa no ensino remoto, não voltem à escola por enquanto. “ Sabemos que, infelizmente, o ensino remoto não é a realidade de todo mundo. Muitos estudantes não tiveram acesso ao processo de ensino aprendizagem durante a pandemia e nada foi feito. A preocupação maior são com as notas do Ideb e não com o processo de ensino aprendizagem. Por isso, nossa orientação é que quem puder, fique em casa. Quem não puder, que adote todos os cuidados sanitários”, conclui.

O Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que informou que o retorno das aulas presenciais está mantido para o dia 17 de agosto.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais