Longas filas, pilhas de papel, burocracia no andamento dos processos, tudo isso ficou para trás na oferta dos serviços públicos municipais da capital sergipana com a implantação do AjuInteligente, lançado pela Prefeitura de Aracaju em maio de 2019. Desde então, a plataforma passou por aperfeiçoamentos e atualizações e hoje reúne mais de 900 serviços de todas as secretarias e empresas da gestão municipal.
Em pouco mais de dois anos de implantação, o AjuInteligente se tornou referência, servindo de modelo para outras prefeituras, e, no dia 26 de setembro, foi reconhecido como case de sucesso, premiado com o Trófeu OnDoc na categoria Transformação, que destacou ações inovadoras, criativas e com bons resultados envolvendo a digitalização de documentos e serviços que, antes, eram tramitados de maneira física.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, explica que o AjuInteligente é fruto de uma ação intersetorial, desenvolvido para que o cidadão pudesse realmente ser o protagonista. “Tornar-se referência nacional e o reconhecimento com o prêmio é fruto de um trabalho contínuo de modernização, encabeçado pela Prefeitura de Aracaju em todos os setores, que levou à otimização dos processos, à melhoria da navegação, e isso foi feito ouvindo sugestões da população para o aperfeiçoamento”, detalha.
Para o secretário, esse reconhecimento destaca um trabalho de longo tempo, marcado pela dedicação dos servidores e pelo incentivo da gestão à criatividade, à inovação e à modernização. “Se não fosse o AjuInteligente, como iríamos receber e atender milhares de solicitações e demandas, principalmente agora, durante a pandemia, quando o atendimento presencial foi suspenso? Se fosse tudo no papel, nós não teríamos atendido às necessidades da população”, ressalta Augusto Fábio.
Aperfeiçoamento constante
Em julho, o AjuInteligente passou por mais uma atualização. Agora, o cidadão poderá visualizar todos os passos do processo na aba “Minhas Solicitações”, acompanhando o histórico com detalhes sobre os setores que percorreu e servidor responsável pelo despacho.
Além de garantir mais transparência, essa atualização possibilita que o cidadão tenha interação com o setor responsável pela solicitação no momento. Essa alteração é útil, por exemplo, quando o solicitante se esquece de anexar um documento, ou quando precisar atualizar alguma informação sobre a demanda.
Augusto Fábio enfatiza que a inovação faz parte da visão estratégica da gestão da Prefeitura de Aracaju. “No que diz respeito ao AjuInteligente, a inovação e aperfeiçoamento é, e sempre será, uma constante. Hoje podemos dizer que o AjuInteligente não é um projeto, mas um produto, que constantemente está passando por atualizações e melhorias”, ressalta.
Como exemplo desse aperfeiçoamento, o secretário cita a redefinição de conceito da plataforma, que possibilita ao usuário encontrar o que precisa em, no máximo, três cliques. Antes dessa atualização, em alguns casos, era necessário dar até 15 cliques.
“O AjuInteligente se tornou uma plataforma extremamente funcional, os serviços mais utilizados no período passam a ser destaque de forma automática. Na época do pagamento do IPTU, por exemplo, a opção estará nos serviços mais acessados. É uma plataforma realmente inteligente que está adequada às necessidades sazonais dos usuários”, salienta Augusto Fábio.
Acesso
De agendamento da vacina à solicitação de poda de árvores, de licenciamento ambiental à expedição de alvarás, basta acessar ajuinteligente.aracaju.se.gov.br, fazer o cadastro, informando os dados pessoais e definindo uma senha, e solicitar o serviço desejado. A plataforma está disponível 24 horas, sete dias por semana.