Moradores de Frei Paulo denunciam problemas no fornecimento de água

Algumas regiões do município já ficaram cerca de quinze dias sem água (Fotos: internauta Luciano Rocha)

Sem água nas torneiras, moradores do município de Frei Paulo, agreste sergipano, reclamam dos constantes problemas de abastecimento no município. Segundo relatos, algumas regiões já ficaram cerca de quinze dias sem água.

“Já estamos há quinze dias sem água, é uma luta. Às vezes, a água chega por um breve momento durante a madrugada e a população tem que acordar para encher os reservatórios, porque a água não tem força suficiente para subir para caixa. Moro aqui há dois anos e, desde que eu cheguei, a situação é essa durante o verão, a população sempre reclama”, conta o técnico em manutenção de celular Luciano Rocha.

De acordo com ele, em algumas partes da cidade, principalmente onde há indústria e criação de gado raramente falta água e quando falta, volta em cerca de dois dias. “A gente fica receoso, porque é muito estranho, como é que  agente sofre sem água por tanto tempo, enquanto outra parte da cidade tem água com mais facilidade? É estranho”, afirma Luciano.

Outra moradora do município, Lívia Pinheiro, conta que apesar de economizar e ter reservatórios, a água reserva já está no final. “É uma situação muito difícil. Aqui na minha casa existem dois reservatórios, um embaixo e outro em cima. Mas por causa do tempo que estamos sem água, a reserva que tenho aqui está no final. Eu tenho sorte por ainda ter os reservatórios mas e quem não tem?”, questiona.

Segundo relatos, muitas pessoas estão tendo que comprar água e outras, que não tem condições de comprar, estão contando com a bondade das pessoas que possuem reservatórios maiores e se dispõem a doar. “Quando a gente liga para lá, eles dão as mesmas desculpas. dizem que um cano quebrou ou que a adutora está com problema”, afirma Luciano.

Lívia conta que chegou a ligar para  a centra da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), mas foi informada que no sistema tudo estava normal. “Há um desencontro de informações. Quando eu ligo para central, eles informam que não há nenhum problema, mas quando eu procurei a unidade daqui, eles me informaram que tem um cano quebrado. Eu já não sei mais nem o que pensar”, relata a moradora.

Não é a primeira vez que populares de Frei Paulo entram em contato com o Portal Infonet relatando a falta de água no município. Em 2015, alguns comerciantes do município relataram a mesma situação e frisaram que havia pontos que nem chegavam água. Na ocasião, a Deso explicou que devido a seguidos rompimentos que aconteceram na adutora do Aemiárido, responsável pelo abastecimento da região, o município acabou ficando sem receber água.

A DESO

Segundo a companhia, o problema da falta de água desta vez também está ligado ao rompimento da adutora, que aconteceu há mais ou menos uma semana e afetou vários municípios sergipanos, dentre eles, Frei Paulo. No caso dos municípios que ficam no final da rede, Frei Paulo, Pedra Mole e Cariri, o reabastecimento se dá de forma gradativa, sendo normal que demore um pouco para a água chegar até as torneiras da população.

A companhia explica ainda que o município é dividido em quatro setores de abastecimentos, que funcionam em rodízio e que essa manobra já existe há muitos anos. No entanto, como houve o problema na adutora, todo o município foi afetado. Ainda segundo a Deso, o reabastecimento total deve levar alguns dias e caminhões pipa serão enviados ao município.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais