Nos últimos 20 anos, o mundo sofreu mudanças e transformações que, em outros tempos, levariam séculos para ocorrer. De modo especial, a globalização tem se apresentado a nós, apenas pelo seu lado mais desumano, desafiando-nos a encontrar respostas mais imediatas a problemas que se tornam cada vez mais urgentes. Como não poderia deixar de ser, esse momento histórico provoca reflexos diretos nas relações das pessoas entre si e das instituições de todos os tipos com aqueles a quem deve atender.
Faz-se necessária, portanto, uma profunda reflexão acerca dos desafios e oportunidades que cercam os nossos dias para evitarmos as armadilhas fáceis dos sofismas que inibem o pensamento evolutivo ou reduzem a percepção da mudança como simples conseqüência dos novos tempos.
É certo que a escola deve ter uma atuação independente do mercado, mas a ausência da mentalidade gestão, a velocidade das transformações e o ambiente de permanente mudança surgem como os primeiros paradigmas a serem desafiados a partir da necessidade de uma nova proposta de organização do espaço administrativo da escola e de uma nova estruturação curricular e pedagógica.
Vencidas as atividades prévias, começarão a surgir os primeiros estranhamentos..Afinal, o que é missão? Para quê definir visão? O que são valores? O que são metas? Qual a importância do Projeto Educativo Institucional? O que é Comunicação Institucional e qual é a sua importância estratégica?
Essas e outras interrogações precisam ser cuidadosamente discutidas, assimiladas e compartilhadas por toda a COMUNIDADE EDUCACIONAL e serão fundamentais para consolidação do processo de transição que oriente a gestão para um futuro muito mais participativo onde o talento, as habilidades e competências das pessoas farão a diferença.