A alta temperatura no verão torna necessários alguns cuidados com a alimentação e, principalmente, com a hidratação. Hábitos alimentares inadequados são os grandes responsáveis por viroses, gripes, resfriados, entre outros.
“Do ponto de vista nutricional, alimentação pobre em frutas e vegetais e rica em alimentos ultraprocessados podem influenciar na má qualidade imunitária”, ressalta o professor de Nutrição da Faculdade São Luís de França, Washington Santos.
A recomendação é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que reponham os nutrientes que o corpo libera. Com o aumento da temperatura corporal, o organismo produz mais suor, na tentativa de equilibrar o excesso de calor. Por isso, é importante repor a água e os eletrólitos que são eliminados.
As frutas são importantes nesse processo, já que ajudam na hidratação. A ingestão de três a cinco porções por dia é uma ótima opção para compensar essas perdas. “Os alimentos ricos em vitamina C (ex: laranja, acerola, abacaxi, goiaba) e vegetais ricos em compostos ativos (brócolis, rúcula, cebola e alho crus, tomate). Além de alimentos com boa quantidade de zinco, como as castanhas, ajudam no fortalecimento da imunidade”, orienta Prof. Washington.
Uma boa escolha para se alimentar bem e economizar é aproveitar as frutas da estação. A melancia, por exemplo, ajuda a hidratar por ter um teor de água de 92%. A fruta é rica em vitaminas A e C e rica em potássio, que equilibra os níveis de água no corpo. Outra opção é o abacaxi, uma fruta com grande quantidade de líquido e perfeito para hidratar. Também é diurético e auxilia no processo digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre.
De olho na imunidade:
Um dos principais sinais de que o sistema imunológico está fraco são: queda de cabelo; unhas fracas; cansaço excessivo; febres frequentes; herpes na região genital ou nos lábios; náuseas, vômitos ou diarreia; inflamações respiratórias frequentes e inflamação no ouvido e perda ou ganho de peso.
O professor da FSLF ainda cita algumas dicas para fortalecer o sistema imunológico, que são:
1) Se hidrate de forma adequada priorizando ingerir água;
2) Preserve um sono de qualidade;
3) Exercite-se regularmente;
4) Procure alimentar-se prioritariamente de alimentos in natura e minimamente processados em detrimentos dos processados e ultraprocessados; 5) Mantenha-se equilibrado emocionalmente.
Economia e alimentação balanceada
Para economizar na feira de alimentos essenciais, basta ficar de olho no calendário promocional das redes de supermercados. Toda segunda e terça-feira, por exemplo, o GBarbosa tem ofertas na seção de hortifrúti. Já na terça e quarta é a vez do Mercantil Atacado oferecer descontos em frutas, verduras e legumes. As redes dispõem de produtos orgânicos e com rastreamento direto do fornecedor/produtor.
Fonte: Ascom/FSLF
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B