Iemanjá, por Jorge Amado. Homenagem blog dia 02 de Fevereiro

                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Diante do sincretismo religioso que é expressivo no Brasil por conta da colonização e formação do povo brasileiro, o blog publica hoje o texto do conterrâneo baiano e grapiúna Jorge Amado transcrito do livro Mar Morto para homenagear Iemanjá no dia dela, 02 de fevereiro. Hoje também é o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, mãe de Jesus.

Para quem não sabe, Itabuna teve uma enorme colonização sergipana, entre os colonizadores está Félix Severino de Oliveira, conhecido como Felix Severino do Amor Divino, que chegou em Ilhéus em 1857 oriundo da Chapada dos Índios (hoje Cristinápolis/SE). E junto com Manoel Constantino  desbravaram a área que chamaram de Marimbeta e construíram a primeira casa no local que virou Itabuna. (Fonte: documentário histórico ilustrado de Itabuna – José Dantas de Andrade/1968 – Terras de Itabuna, Carlos Pereira Filho/1960).

Além da mãe do titular deste espaço, que era de Itabuna, o tio, Hélio Nunes –que faleceu prematuramente aos 42 anos por um infarto do miocárdio – promoveu encontros culturais em Itabuna e Ilhéus, convidando artistas e escritores do Sul, entre os quais Zora Seljan, Eneide, Osório Borba e Jorge Amado, tendo este levado a Itabuna os escritores e filósofos franceses Jean Paul-Sartre e Simone Beauvoir, que foram recepcionados por Hélio Nunes.


Jorge Amado, no livro Mar Morto:

“Iemanjá, que é dona do cais, dos saveiros, da vida deles todos, tem cinco nomes, cinco nomes doces que todo o mundo sabe. Ela se chama Iemanjá, sempre foi chamada assim e esse é seu verdadeiro nome, de dona das águas, de senhora dos oceanos. No entanto, os canoeiros amam chamá-la de dona Janaína, e os pretos, que são seus filhos mais diletos, que dançam para ela e mais que todos a temem, a chamam de Inaê, com devoção, ou fazem suas súplicas à Princesa de Aiocá, rainha dessas terras misteriosas que se escondem na linha azul que as separa das outras terras. Porém, as mulheres do cais, que são simples e valentes, Rosa Palmeirão, as mulheres da vida, as mulheres casadas, as moças que esperam noivos, a tratam de dona Maria, que Maria é um nome bonito, é mesmo o mais bonito de todos, o mais venerado, e assim dão a Iemanjá como um presente, como se lhe levassem uma caixa de sabonetes à sua pedra no Dique. Ela é sereia, é a mãe-d’água, a dona do mar, Iemanjá, dona Janaína, dona Maria, Inaê, Princesa de Aiocá. Ela domina esses mares, ela adora a lua, que vem ver nas noites sem nuvens, ela ama as músicas dos negros. (…)

O Oceano é muito grande, o mar é uma estrada sem fim, as águas são muito mais que metade do mundo, são três quartas partes e tudo isso é de Iemanjá. No entanto, ela mora é na pedra do Dique do cais da Bahia ou na sua loca em Mont Serrat. Podia morar nas cidades do Mediterrâneo, nos mares da China, na Califórnia, no mar Egeu, no golfo do México. Antigamente ela morava nas costas da África que dizem que é perto das terras de Aiocá. Mas veio para a Bahia ver as águas do rio Paraguaçu. E ficou morando no cais, perto do dique, numa pedra que é sagrada. Lá ela penteia os cabelos (vêm mucamas lindas com pentes de prata e marfim), ela ouve as preces das mulheres marítimas, desencadeia as tempestades, escolhe os homens que há de levar para o passeio infindável no fundo do mar. E é ali que se realiza sua festa, mais bonita que todas as procissões da Bahia, mais bonita que todas as macumbas, que ela é dos orixás mais poderosos, ela é dos primeiros, daqueles de onde os outros vieram. (…)

Porque é uma beleza a noite da festa de Iemanjá. Nessas noites o mar fica de uma cor entre azul e verde, a lua está sempre no céu, as estrelas acompanham as lanternas dos saveiros, Iemanjá estira preguiçosamente os cabelos pelo mar e não há no mundo nada mais bonito (os marinheiros dos grandes navios que viajam todas as terras sempre dizem) que a cor que sai da mistura dos cabelos de Iemanjá com o mar.”


Eliane confirma candidatura a deputada federal e diz que eleição nacional é prioritária para todo o partido Em Entrevista ontem, 01, ao radialista Narcizo Machado, no Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, a vice-governadora Eliane Aquino confirmou o desejo de ser candidata a deputada federal. Eliane também manifestou a preocupação com a atual situação do Brasil onde é visível que os índices sociais e econômicos só pioraram nos últimos 7 anos. “E isso coloca a eleição nacional como prioritária para todo o partido”, disse afirmando que em Sergipe, Rogério Carvalho foi o nome que se colocou na disputa e é o candidato do PT.



Para a política de Sergipe, a semana começou na terça, 1º: Valmir de Francisquinho encabeça comitiva em reunião com Valdemar Costa Neto Deu no Andersonsblog: Esse, seguramente, será um de alguns posts que devem circular por AndersonsBlog – bem como o assunto deve render muito na imprensa em geral – até a próxima quinta, 3. É que, até lá, uma movimentação intensa estará ocorrendo em Brasília. E se seria excessivo dizer que ela, a movimentação, definirá as eleições de 22, com certeza cai exato como uma luva a afirmação de que essa semana pode, sim, mexer diretamente com as eleições deste ano como muito pouca coisa conseguirá fazer daqui por diante. Aos fatos: o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, está em Brasília no comando de uma comitiva de políticos do seu partido, o PL. Toda a opinião de Anderson Christian aqui.



Segurança para banhistas na praia do Saco: Prefeitura de Estância vai delimitar a área de acordo com normas da marinha O médico, escritor e jornalista Lúcio Prado Dias levantou o problema na rede social twitter postando a foto ao lado onde lanchas estão ao lado de banhistas, principalmente, crianças na Praia do Saco, em Estância. Ele escreveu: “Na Praia do Saco, em frente ao Bar Piratas, lanchas possantes e banhistas desavisados dividem o mar sem nenhuma proteção para estes, a maioria crianças. O ALERTA está dado! Atenção Marinha e autoridades antes que seja tarde!” Ontem, 01, após a republicação da postagem do médico por este jornalista no twitter a assessoria do prefeito de Estância, Gilson Andrade, informou que a Prefeitura vai delimitar a área de acordo com as normas de segurança da marinha para garantir a segurança dos banhistas e a boa convivência de todos os frequentadores.


Oficiais superiores da PM e BM entregam Manifesto de apoio ao Movimento Polícia Unidade Na tarde de ontem, (01), os oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Sergipe estiveram reunidos na ASSOMISE – Associação dos Oficiais Militares de Sergipe. Em pauta, reestruturação da carreira Militar, atendendo ativos e inativos.O mediador do encontro foi o presidente da Assomise, e um dos líderes do Movimento Polícia Unida, Cel Adriano Reis, fez um relato da reunião ocorrida na semana passada com a cúpula da Secretaria de Segurança Publica de Sergipe sec. João Eloy, superintendente Executivo da SSP, Cel Andrade, comandante Geral do Corpo de Bombeiro, Cel Alexandre e comandante Geral da PM – Cel Marcony Cabral e o Delegado Geral Thiago Leandro com os representantes das associações PM/BM e Sindicato dos Policiais Civis – SINPOL e Associação dos Delegados Polícia Civil de Sergipe – ADEPOL.

Apoio incondicional Logo após, os presentes tiraram suas dúvidas e discutiram os pontos de anuência e discordância das propostas que atenderia todo corpo das forças de segurança pública e salvamento do Estado de Sergipe. O ponto alto do evento foi a entrega do MANIFESTO PÚBLICO DOS OFICIAIS SUPERIORES DA PM/BM DE SERGIPE, ao cel Adriano Reis, dando apoio incondicional ao Movimento Polícia Unida, sendo assinado por 164 tenentes Coronéis e Majores Militares, correspondendo a 76% do oficialato das duas corporações PM/BM. Representante dos tenentes e capitães da PM/BM, cap Ezequiel informou que o manifesto destes oficiais já está sendo preparado, dando apoio incondicional ao Movimento Polícia Unida.

Saúde: FAMES realizará palestra sobre programa de financiamento de Atenção Primária A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), promoverá a palestra “Previne Brasil: Novo modelo de financiamento de APS”, que será realizada no dia 4 de fevereiro, às 8h, no auditório do Museu da Gente Sergipana, Aracaju. O evento pretende reunir gestores e gestoras municipais e secretários e secretárias de Saúde para esclarecer e discutir as novas regras de repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal.

Apoio A palestra que recebe o apoio cultural do Museu e do Instituto Banese, será ministrada pelo supervisor da área técnica de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Guimarães. Para o presidente da FAMES, Christiano Cavalcante, este evento será uma grande oportunidade para que os gestores municipais possam receber esclarecimentos e orientações sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), setor responsável pela atenção integral dos indivíduos, famílias e comunidades.

Inscrição gratuita O programa do Ministério da Saúde foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e começou a ser implantado em 2020. As novas regras alteram algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Para participar da palestra é necessário realizar a inscrição gratuita disponível no site: www.fames.org.br

 

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Aracaju receberá Copa Brasil de Kart em julho Aracaju entrará para o circuito internacional de automobilismo. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta terça-feira, 1º, após reunião com dirigentes da Federação Sergipana de Automobilismo. No encontro, ficou definido que a gestão municipal fará a reforma do kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na Orla da Atalaia, para dotar o local das condições de infraestrutura para receber, em julho, entre os dias 20 e 30, a Copa Brasil de Kart.

Circuito “Estou muito feliz de poder fazer este importante anúncio de que a nossa cidade passará a fazer parte do circuito internacional de kart. Iremos reformar o nosso kartódromo, com recuperação das pistas, pintura e toda a infraestrutura, dotando assim o espaço das condições necessárias para se tornar um kartódromo internacional. Será o terceiro do país. E assim poderemos receber dois grandes eventos da área, o que movimentará não só os atletas e apaixonados pelo esporte, como toda a cadeia produtiva do turismo e a cidade como um todo”, afirmou o prefeito.

Parceria Presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, Kennedy Fonseca agradeceu ao prefeito pelo apoio e disposição da administração municipal em somar forças para que Aracaju possa receber a Copa Brasil de Kart. “Estamos muito satisfeitos porque teremos condições de receber dois grandes eventos. Agora em abril a Copa Nordeste e em julho a Copa Brasil. Sem a ajuda da Prefeitura, seria impossível trazer estes eventos”, disse. A Copa Nordeste de Kart ocorrerá de 21 a 23 de abril, já a Copa Brasil está agendada para acontecer de 20 a 30 de julho. Antes, no início de julho, o kartódromo de Aracaju receberá os eventos preparatórios. B Participaram da reunião o presidente da Associação Sergipana de Kart, Renan Tavares, e o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale.

Candidatos fazendo a prova escrita.

Prova para residência médica no Hospital Primavera. Especialidade: terapia intensiva À exemplo do que ocorreu nos dois anos anteriores (2020-2021), hoje estamos realizando a prova com vistas a seleção de médicos para a nossa Residência Médica na área de UTI para o ano de 2022.À partir deste ano será exigido para os aprovados 3 anos de frequência dentro da grade curricular que oferecemos com o objetivo de receber o Certificado de Conclusão. Anteriormente eram somente dois anos. Por conta da qualidade cada vez melhor dos serviços oferecidos pelo Hospital Primavera, a disputa por esta residência cresceu bastante. A partir de então teremos residentes, durante as suas preparações, alocados por todo o hospital, quer seja, na Emergência, Internamento e UTI’s, o que fortemente trará mais segurança e outros ganhos de curto e longo prazo para os serviços que ofereceremos aos nossos pacientes.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Região das pedras da Coroa do Meio: lixão a céu aberto Do cidadão Antônio: “Venho através deste externar minha indignação em relação a região do molhe das pedras da Coroa do Meio. Recentemente estive no local e percebi o descaso com a limpeza daquela região. As pedras do molhe se tornaram uma verdadeira lixeira a céu aberto. São garrafas de cerveja, copos plásticos, latas, sacos de lixo, e animais mortos que são jogados nas pedras. Não existe nenhum tipo de sinalização (placas) orientando para que as pessoas não descartem dejetos no local. Um verdadeiro crime ambiental que vem passando despercebido pela PMA e órgãos ambientais. Outra questão visualizada por mim foi a grande quantidade de pescadores amadores que se arriscam pescando no local. Eles sobem nas pedras com suas varas, correndo grande risco de cair e perderem a vida. A prefeitura deveria construir pontos de pesca, com base de cimento e parapeito, para proporcionar maior segurança aos amantes da pesca. É uma sugestão simples, mas que se fosse colocada em prática, evitaria possíveis acidentes e mortes no local, além de proporcionar uma área de lazer a mais na cidade. Outro ponto crítico é a iluminação pública que não existe naquele local. A noite é um grande perigo para quem mora na região. Informo ainda, que copiei por e-mail o prefeito de Aracaju, vereadores e secretários municipais sobre o problema relatado. Espero que os mesmos adotem algum tipo de providência.”

Radialista questiona ausência da prefeita Hilda de Gustinho na Prefeitura de Lagarto. “Não confiam no vice?”, indagou Aclécio Prata. Fonte: O Bolo é Grande: Na terça-feira (1º) o apresentador do Programa Sergipe em Destaque, 102.7 FM, o radialista Aclécio Prata, questionou informações de bastidores que dão conta de uma suspeita de que a prefeita Hilda de Gustinho (SOLIDARIEDADE), esposa do vice-líder do governo Bolsonaro, deputado Gustinho Ribeiro (SOLIDARIEDADE), está há 25 dias sem comparecer ao local de trabalho, ou seja, a Prefeitura de Lagarto. Até então, segundo Prata, não se tem notícia de que ela esteja de férias ou de atestado médico. Ainda de acordo com o radialista, Hilda está “sumida” enquanto há várias pendências para se resolver no município, como por exemplo, os inúmeros acidentes na Nova Entrada de Lagarto, a fumaça tóxica do lixão no bairro Santo Antônio, os mototaxistas que tentam falar com Hilda para tratar da questão dos alvarás, o rateio do FUNDEB aos professores e a prorrogação do IPTU, que está gerando preocupação aos lagartenses. Outro questionamento nos bastidores da política lagartense é o fato do vice Fábio Frank não assumir a Prefeitura, enquanto Hilda de Gustinho está ausente. “Não confiam no vice?”, indagou Aclécio Prata.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Sindijor/SE – NOTA DE REPÚDIO

01 de fevereiro de 2022

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE), e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), vêm a público protestar com votos de repúdio tamanha ausência de respeito por parte do JORNAL CORREIO DE SERGIPE junto aos seus profissionais que atuam diariamente na elaboração, produção e publicação de conteúdos jornalísticos.

Em total sinal de desrespeito à legislação brasileira, sobretudo quanto aos direitos e deveres da classe trabalhadora, a empresa permanece, ainda que nesta data, sem concluir a folha salarial referente ao mês de dezembro do ano de 2021. É inadmissível que este tipo de conduta administrativa permaneça gerando sucessíveis impactos financeiros na vida dos jornalistas que, por esta empresa, doam as suas respectivas qualificações profissionais.

Ao longo das últimas semanas esta entidade de classe buscou dialogar com a direção geral da empresa, quando, em duas oportunidades, foi informado que todos os débitos ainda em aberto seriam sanados até a noite de ontem, dia 31 de janeiro de 2022. Promessa que lamentavelmente não foi cumprida. Em decorrência de mais este descaso, o Sindijor e a FENAJ irão adotar as devidas medidas jurídicas a fim de garantir aos jornalistas o que é seu de direito.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Inicia-se mais um mês e os bombeiros militares não têm previsão de quando os créditos do ticket alimentação serão depositados.

Só para se ter uma ideia do problema, no mês de dezembro depois de denúncia feita pelo blog Espaço Militar e pela ASPRA/SE, foram creditados somente 70% do valor, com a promessa que seria creditado no final de janeiro deste ano.

Agora vem a “desculpa” que estão licitando outra empresa para fornecer os valores do ticket alimentação dos bombeiros militares, o que mostra claramente a falta de gerenciamento e zelo com os profissionais que estão a linha de frente do serviço, que, mais uma vez, vão ter que tirar do próprio bolso para custear suas alimentações, cuja obrigação é do Estado, juntamente com a corporação.

Pelo que se observa, gerenciamento e organização estão passando longe no Estado de Sergipe, pois mais um mês dos bombeiros militares são prejudicados com os valores do ticket alimentação em atraso. Até quando esse problema vai persistir?

O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE exigem respeito e tratamento digno aos bombeiros militares que tanto se sacrificam em prol da sociedade.

Só para o esclarecimento dos leitores, na PMSE, não houve solução de continuidade no que concerne aos valores do ticket alimentação dos policiais militares.

O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE estão à disposição do Estado de Sergipe e do CBMSE para os esclarecimentos que porventura acharem necessários, através do e-mail: espacomilitar@hotmail.com

Matéria do blog Espaço Militar

OPINIÃO

RIBEIRÓPOLIS – Rogério Sobral: quando a pecha vira um símbolo Por Mateus Melo, jornalista e social media.

“O orgulho do homem o humilha, mas o espírito humilde obtém honra”. Provérbios 29:23

Que durante as eleições, principalmente nas cidades menores, os adversários se utilizam de pechas ou apelidos pejorativos para minorar seus oponentes, isso é fato comum. Mas é também fato comum que várias dessas tentativas de manchar imagens e destruir reputações saem pela culatra.

Em Ribeirópolis, cidade do agreste sergipano, não foi diferente. No período das eleições para prefeito ainda em 2020, o grupo dos Passos, adversários de Rogério Sobral, o intitularam de forma pejorativa como “O Prefeito Sonhador”, mas mal sabiam eles que a pecha viraria um dos seus maiores símbolos à frente da gestão do município.

Vários movimentos e pessoas já receberam pechas e as reutilizaram para afirmar ainda mais quem eram. Na história são vários os movimentos que são chamados até hoje por seus “apelidos pejorativos”: o Fauvismo e Impressionismo, movimentos vanguardistas de pintura, a Inconfidência Mineira no Brasil, a alcunha de “Jegue” em Itabaiana de Luciano Bispo e até “Pato rouco” de Valmir de Francisquinho. Os exemplos estão por toda parte. Em Ribeirópolis não é diferente.

No período eleitoral de 2020, os adversários do então candidato Rogério o apelidaram – de forma pejorativa – de “Prefeito Sonhador”, por não admitirem que um cara que estava desempregado e sem um nome “feito” ou de família tradicional, fosse candidato a prefeito. Durante a campanha zombaram de Rogério por sua simplicidade e humildade, duas das suas maiores marcas hoje. De vídeos com “sonhos de padaria” até áudios em grupos de WhatsApp enfatizando a “sua falta de atributos (dinheiro e nome) para o cargo”, teve de tudo um pouco.

Mas Rogério não se rendeu, continuou “na sua pisada” e convenceu a cada ribeiropolense que ele era diferente, que estava com vontade de trabalhar e que não se importava com as humilhações e zombarias dos seus oponentes. Ele reutilizou a pecha que lhe incutiram, usou cada dificuldade como degrau e hoje ele usa o símbolo dos sonhos para mostrar que Ribeirópolis pode sonhar e deve sonhar com o futuro.

A prova disso é que no seu primeiro ano à frente da cidade mais de 22 ruas já foram pavimentadas, o município conta com uma Unidade Básica de Saúde que funciona 24h durante todos os dias, piso salarial dos enfermeiros pago, valorização salarial de outras categorias, salários pagos em dia, transporte gratuito para os universitários, conclusão de várias obras inacabadas, patrolamento das estradas vicinais, reconstrução da Praça Frei José, no centro da cidade, reforma de toda a praça da Bandeira, entrega de cestas básicas na sede e nos povoados, incentivo ao esporte, busca incansável pela instalação de novas fábricas, valorização da agricultura local e, pra finalizar, atenção dedicada aos que mais precisam da presença do poder público.

Mais recentemente, Rogério foi premiado, em Aracaju, com o título “Prefeito Amigo do Turismo”, por ter, já em seu primeiro ano de mandato, se empenhado em adaptar o município ao Mapa do Turismo, junto ao Ministério do Turismo. Além desse prêmio, ele também recebeu o prêmio de “Melhor Prefeito de 2021”. “Graças aos ribeiropolenses, que acreditaram e ainda acreditam no nosso sonho e no nosso trabalho”, destaca Rogério em suas redes sociais.

Após gestões elitistas e despreocupadas com o futuro da cidade, Rogério tem mostrado a que veio, têm mostrado que sonhar é importante, mas mais importante ainda é realizar sonhos. Com seu trabalho, ele tem dito aos quatro cantos do estado que Ribeirópolis acordou, que vive um novo tempo e isso é graças não ao sonho de uma só pessoa, mas de todas as que sentem nas veias o amor por sua cidade, pela sua terra e, principalmente, por sua gente. Fernando Pessoa, poeta português, dizia “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, pois é, para aqueles que acreditam – e para os que não acreditaram – Ribeirópolis hoje é outra, voltou a sonhar com Rogério Sobral, o Prefeito Sonhador.

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Gente Sergipana – Dr. Helvécio Ferreira de Andrade.

O primeiro Homeopata em Sergipe. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

Helvécio Ferreira de Andrade nasceu em 06 de maio de 1864, no sítio Chapada do Engenho Boa Sorte, Capela/SE. Faleceu aos 76 anos, em Aracaju, em 19 de agosto de 1940.

Formou-se inicialmente em Farmácia e logo depois recebeu o grau de doutor em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1886. Defendeu tese sobre a tuberculose. Foi colega de turma de Theodoreto Archanjo do Nascimento, outro sergipano ilustre.

Depois de formado, exerceu a medicina em Própria, entre os anos de 1887 a 1900. Emigrou para São Paulo, como era comum entre os médicos sergipanos, indo residir na cidade de Santos. Em seu exílio, atuou como médico da Santa Casa de Misericórdia. Exerceu também os cargos de Inspetor Sanitário e de Inspetor Geral do Ensino Público, em Santos.

Em sua passagem por Santos publicou os seguintes trabalhos: “Epidemia de Febre Amarela” – Santos, 1892; “Tuberculose, estudos das causas de sua frequência” – Tipografia Brasil -Santos, 1894; Leituras Médicas: o que é Homeopatia”, Tipografia Brasil -Santos, 1899; História da Peste Bubônica em Santos.

Nesse período, Helvécio Andrade publicou o primeiro trabalho sobre a história da medicina em Sergipe: “Climatologia e Geografia Médica do Estado de Sergipe” – 1906; trabalho apresentado no 4º Congresso Médico Latino-americano.

Retornou à Sergipe. Entre 1900 e 1910 exerceu a medicina na cidade de Maruim. A partir de 1910, já experiente e com grande bagagem cultural, foi nomeado para o cargo de Delegado Fiscal do Governo Federal, junto ao Atheneu Sergipense, passando a residir em Aracaju.

Exerceu uma grande influência intelectual em Aracaju. Publicou o primeiro Jornal de Medicina em Sergipe, em 1911, e participou da fundação de uma primeira Sociedade Médica em Sergipe. Foi um polemista na imprensa, sempre em defesa da homeopatia.

Exerceu a homeopatia desde o final do século XIX.

No anúncio do “Consultório e Laboratório Homeopático” de Helvécio de Andrade, localizado à rua São Cristóvão nº 7, constava as seguintes informações:

“Dispõe de completa ambulância, para uso clínico, de medicamentos em tinturas, diluições e triturações, segundo a posologia da Terapêutica Positiva”. “Medicamentos homeopáticos absolutamente puros em tinturas, dinamizações e triturações, preparado com material recebido dos principais laboratórios do Rio de Janeiro”.

“Nossas dinamizações, sendo todas ao décimo, garantem os mais prontos resultados no tratamento das moléstias agudas”.

O Doutor Helvécio de Andrade começou a empregar o Arseno-benzol (606) no tratamento da sífilis, homeopaticamente, em injeções hipodérmicas. Fez o mesmo com o ”Tuberculinum“no tratamento da tuberculose pulmonar.

No mesmo período, o Doutor Berílio Leite anunciava o uso dos mesmos medicamentos, para as mesmas doenças, só que usando alopaticamente.

O 606 (Salvarsan) era um medicamento famoso no Mundo no tratamento da sífilis, em substituição aos tratamentos mercuriais. O Salvarsan foi descoberto pelo médico alemão Paul Ehrlich, grande precursor da quimioterapia.

Depois se provou que a eficácia do 606 era muito reduzida ou quase nula. Entretanto, apresentava a vantagem de possuir efeitos colaterais reduzidos.

A grande polêmica:

O falecimento do Jovem Everton Coelho em 12 de abril de 1918, filho de um rico comerciante, membro da loja maçônica Cotinguiba, foi um escândalo em Aracaju.

A família de Everton procurou o Doutor Helvécio de Andrade, que diagnosticou o rapaz como portador de sífilis, complicada com nefrite, onde a primeira providência seria a suspensão do medicamento à base de mercúrio que vinha recebendo.

O problema é que o medicamento tinha sido prescrito pelo famoso Dr. Augusto Leite.

O paciente morreu e a família se convenceu de que foi efeito do uso inadequado do medicamento, colocando no túmulo um verso de Camões: “Mas debaixo o veneno vem coberto, segundo foi o engano descoberto, oh! Caso grande, estranho e não cuidado”.

Dr. Augusto Leite reagiu, sentiu-se vítima de denuncia infundada, por parte de Helvécio Andrade.

Augusto Leite enviou uma carta para todos os médicos de Sergipe, com a seguinte pergunta: “Afirma você que o cianeto de mercúrio por mim administrado em 12 injeções, tenha sido a causa determinante da crise e do óbito?”

Todos responderam negativamente, mesmo assim, o Dr. Augusto deu ampla divulgação na imprensa. Só Antonio Militão de Bragança se absteve.

O Dr. Augusto Leite, não satisfeito, convocou uma Conferência Pública para o dia 14 de julho de 1919, às sete horas da noite, na Biblioteca Pública, onde ele apresentaria o caso clínico para todos os interessados, especialmente para a classe médica, que serviria de tribunal para o julgamento do caso. O Dr. Augusto cobrava a presença do facultativo acusador e da família do morto.

“Quero ser julgado pelos médicos e pelo povo desta infelicíssima Terra, onde se forjam em bronze e se perpetuam as mais feias injúrias” – Dizia Augusto Leite.

O caso foi parar na justiça. A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Sergipe, por unanimidade, deu apoio ao Dr. Augusto Leite.

O Dr. Augusto Leite foi absolvido pelos colegas, mesmo assim, sentiu-se ofendido, e foi exercer a sua clinica em Recife, por uns tempos.

O que a medicina já sabia naquele tempo sobre o cianeto de mercúrio?

O mercúrio era empregado na medicina desde a antiguidade, mas já estava sendo substituído por outros medicamentos mais potentes e menos tóxicos.

O cianeto de mercúrio Hg (CN)2 utilizado pelo Dr. Augusto Leite no paciente que faleceu, já estava em desuso. Helvécio de Andrade acertou em orientar a suspensão.

Cianeto ou cianureto é o nome de qualquer composto químico que contém o grupo ciano C≡N, com uma ligação tríplice entre o átomo de carbono e o de nitrogênio. Por sua vez, o mercúrio, uma vez absolvido e passando ao sangue, é oxidado e forma compostos solúveis, os quais se combinam com as proteínas sais e álcalis dos tecidos.

Os mercuriais interferem no metabolismo e função celular pela sua capacidade de inativar as sulfidrilas das enzimas, deprimindo o mecanismo enzimático celular.

Isso não significa que a causa do óbito de Everton Coelho tenha sido as injeções de cianeto de mercúrio prescritas por Augusto Leite. O caso não foi investigado. Entretanto, Helvécio de Andrade não acusou Augusto Leite. Apenas aconselhou a família que suspendesse o medicamento em uso.

A inscrição no túmulo de Everton no Cemitério Santa Isabel, já foi apagada. O episódio não reduziu a importância de Augusto Leite para a consolidação da medicina em Sergipe. O Hospital de Cirurgia, obra dele, foi o berço da medicina científica.

O conselho do homeopata Helvécio de Andrade foi sensato. O salvarsan (606) existia desde 1911. Mesmo assim, Helvécio de Andrade, nunca foi perdoado pela elite médica sergipana.

Por outro lado, Helvécio de Andrade é festejado pelo seu trabalho na Educação em Sergipe.

PELO TWITTER

www.twitter.com/DalaiLama We live in hope, hope that something good will happen. As human beings we must be realistic and use our intelligence to look at things from different angles in order to see a more complete picture, but it is more constructive to remain hopeful than to become pessimistic.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/valter_jornal VACINAS SALVAM VIDAS! O número de óbitos em janeiro deste ano 10 vezes menor do que no pico da doença em 2021, mesmo com o aumento exponencial de casos por causa da Ômicron

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




www.twitter.com/RicMarques_RM A conta de água vai ficar mais cara a partir de março. O aumento será de 5,26%. Infelizmente mais um aumento para o sergipano, isso sem falar na absurda taxa de esgoto e uma prestação de serviço com muitas reclamações.

www.twitter.com/Emersonbalzac O Brasil é um País as avessas…Quem tenta fazer o bem de forma genuína é retaliado e ameaçado…Quem comete atrocidades e até crimes graves é defendido e preservado…O País de Bolsonaro…Sinto nojo.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“Dia dois de fevereiro, dia de festa do mar. Eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá!” Dorival Caymmi.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-02/papa-francisco-intencao-oracao-fevereiro-religiosas-consagradas.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais