Aracaju registra redução na média móvel de novos casos da Covid-19

(Foto: Sérgio Silva)

A partir da avaliação epidemiológica de casos de Covid-19 em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde identificou uma queda na média móvel de novos casos da doença. Comparando a semana de 6 a 12 de fevereiro com os sete dias anteriores, houve uma queda de 33,2% na média de novos casos. Nesse mesmo período, a positividade de casos também sofreu uma redução de 21,4% em relação a 15 dias.

Nos primeiros dois meses do ano, a Prefeitura de Aracaju tem intensificado as ações e estratégias de enfrentamento dos surtos gripais que ocasionaram a alta na procura por esse tipo de atendimento. Dentre as ações, estão a reformulação do fluxo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), priorizando os casos de síndromes gripais, e a ampliação da testagem, as quais evitaram o colapso na rede de urgência e emergência dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

Dos 65.630 atendimentos realizados na rede municipal de saúde entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro, 39.892 foram realizados pelas Unidades Básicas de Saúde, o que equivale a 60,7% do total. Nesse mesmo período, os hospitais municipais realizaram 25.738 atendimentos.

Além do novo fluxo nas UBSs, outra ação para ampliar atendimento foi a implantação do Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, em 27 de janeiro. Com mais esse equipamento, dos 36.896 atendimentos realizados de 27 de janeiro a 13 de fevereiro, as UBSs e o Centro de Triagem atenderam 25.959, ou seja, 70,3% do total geral de pessoas atendidas na rede de saúde nesse período, enquanto os hospitais municipais realizaram 10.937 atendimentos.

De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, o redirecionamento da população que necessita desse atendimento para as Unidades Básicas evitou a sobrecarga nas portas de urgência, “o que comprometeria seriamente o atendimento nos hospitais”, frisa. “Priorizamos essa medida nas UBSs, e ela segue vigente até que esse cenário epidemiológico apresente uma queda crescente”, explica.

Com esse novo fluxo, já é possível identificar uma queda no número de atendimentos nos hospitais municipais. Na semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, os hospitais Fernando Franco e Nestor Piva realizaram 4.546 atendimentos, e na semana seguinte, de 6 a 12 de fevereiro, esse número caiu para 3.105 atendimentos, uma redução de 31,6%.

“O município tem lançado estratégias para cuidar da população com sintomas gripais o mais rápido e da maneira mais eficaz possível. Ampliando testagem, dispensando medicamentos para continuidade do tratamento em casa, o que auxilia na resposta positiva e evita que os casos se agravem. O avanço da vacinação, na aplicação da segunda dose e do reforço, também contribui para esse quadro mais leve da maioria dos casos”, avalia Waneska.

Atendimento e testagem

Atualmente, as pessoas residentes em Aracaju que apresentam sintomas gripais podem receber atendimento em todas as 45 UBSs e ter acesso ao teste para detecção da covid-19 em 41 delas, assim como no novo Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal.

Ainda nesses locais de testagem, o usuário tem acesso à farmácia, recebendo o medicamento prescrito, mesmo sem estar vinculado à unidade a qual foi atendido.

Para os quadros com sintomas mais graves, o atendimento é realizado nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais