Aracaju conta hoje com a coleta regular de lixo em mais de 99% das residências. Esse cenário é bem diferente de anos atrás, quando atrasos no recolhimento dos resíduos fizeram com que mais dois mil pontos de descarte irregular se espalhassem pela capital.
Com planejamento e a execução de ações integradas, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), conseguiu reverter esse quadro, erradicando mais de 99% dos pontos de descarte irregular. O estabelecimento de uma rigorosa rotina de limpeza urbana possibilitou que Aracaju voltasse a ser reconhecida como uma cidade limpa pelos moradores e turistas.
O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, relembra que, em 2017, foi necessário fazer a reformulação de todo o planejamento da limpeza da cidade. “Desenvolvemos uma série de ações, que envolveram estratégias da Prefeitura e o apoio da população. Isso possibilitou que Aracaju voltasse a ser referência na limpeza pública. Com toda a cidade, de Norte a Sul, sendo assistida com o mesmo equilíbrio”, comemora.
Coleta domiciliar regular, mutirões nos bairros, manutenção preventiva dos canais, combate aos pontos de descarte irregulares, construção de Ecopontos, limpeza das praias e a iniciativa do Cata-Treco são algumas das ações regulares executadas pela Emsurb para garantir a limpeza pública da capital.
O diretor de operações da empresa, Bruno Moraes, destaca que os resultados alcançados são fruto do planejamento, feito a partir de visitas aos bairros, para ver quais as reais necessidades de cada um. “Assim, pudemos desenvolver um cronograma de coleta que leva em conta a necessidade de cada bairro, por isso que os resultados têm sido efetivos”, avalia.
Múltiplos benefícios
O combate ao descarte irregular contou com uma ação integrada que envolveu a coleta do lixo amontoado, a reurbanização dos espaços com jardins e o processo educativo da população. “Esse diálogo com a comunidade foi fundamental para que as ações fossem efetivas, evitando a reincidência dos pontos de descarte irregular”, pontua Bruno.
O diretor ressalta a importância da boa gestão da limpeza pública como um ganho em todas as áreas. “Com a cidade limpa, garantimos mais segurança para a saúde pública, maior resiliência durante o período de chuvas com a manutenção preventiva dos canais. Além da economia, pois quando a coleta funciona, não é necessário gastar dinheiro público para conter o descarte irregular”, detalha.
Segundo Bruno, a manutenção da cidade limpa é um dever de todos. “É necessário que o poder público mantenha o planejamento para que a coleta seja feita de forma regular, e isso tem sido feito rigorosamente, e cabe à população fazer sua parte, descartando o lixo no local certo, no horário certo, para que o caminhão possa recolher de forma ágil”, enfatiza.