Bradesco volta a invadir calçada. Desrespeito idosos que recebem INSS

                                     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O Bradesco, um dos bancos que tem mais lucro no Brasil, é caso de polícia. Voltou a invadir a calçada e parte da rua na Praça General Valadão, no centro de Aracaju. Voltou a colocar toldos num espaço apertado parecendo mais um confinamento de gado para atender os clientes aposentados do INSS que o banco tem uma carteira.

No início do ano passado, o blog denunciou e o MPE abriu um procedimento para que o banco disponibilizasse um espaço digno para atendimentos dos clientes sem invadir a calçada e a rua. O banco retirou os toldos e o blog não sabe se o banco alugou algum terreno no local, já que tem muitos espaços que poderiam ser usados e montada uma estrutura digna.

A rua tem trânsito constante, onde motoristas param em fila dupla, com a invasão do Bradesco os pedestres ficaram sem calçada e transitam no meio da rua com acidentes diariamente, por enquanto apenas pequenos, mas algo mais sério vai ocorrer em breve.

Os aposentados que recebem no Bradesco não podem ser manejados como gado desta forma.

Cadê o MPE? Já que a Prefeitura, que deveria proibir o uso da calçada e da rua silencia em suas barbas: ao lado é a Secretaria da Fazenda. Ou seja, não tem como dizer que não viu e não sabe.

E o prefeito Edvaldo Nogueira ainda fala em mobilidade… também ele não anda pela cidade como pedestre…



Agradecimento a Emsurb! E da mesma forma que o blog cobra e critica, elogia quando necessário. Na última sexta-feira o blog publicou um pedido de motoristas que trafegam diariamente na Avenida Gonçalo Prado Rolemberg, próximo a rotatória com a Rua de Lagarto da necessidade da podagem de algumas árvores que estavam prejudicando a visibilidade e o trânsito. Uma equipe da Emsurb esteve no local e fez a podagem.

 

 

 

 


 


Atenção SMTT! Enquanto muitos agentes de trânsito preferem seus celulares no horário de trabalho, na Rua Itabaiana o caos no trânsito é diário devido a falta de fiscalização, principalmente em frente ao Hospital Hap Vida, de um lado e de outro é proibido estacionar, mas ninguém respeita as faixas amarelas, inclusive no ponto de ônibus. Edvaldo, mande seu concunhado que é superintendente da SMTT trabalhar.

 

 

 


Valmir de Francisquinho e sua aguardada decisão E o irreverente jornalista Anderson Christian publicou ontem no blog dele AndersonsBlog uma análise sobre o retorno do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho a Sergipe e a aguardada decisão dele de qual cargo disputará na eleição deste ano. Este espaço entende que tem muita gente torcendo e pedindo para que ele seja candidato ao governo por razões variadas: alguns realmente se sentem órfãos de um candidato ao governo que o represente, outros querem apenas se livrar de Valmir como adversário para deputado federal e – estes são os piores – querem apenas a candidatura dele ao governo para tentar pegar o espólio eleitoral para a Câmara dos Deputados. Dois deles só serão candidatos a deputado federal se Valmir não disputar uma cadeira. Sabem que em todo o Estado e na região agreste ele vai estourar de votos. Como bem Anderson escreveu a janela partidária segue aberta até sábado e até lá tudo e até nada pode acontecer. É aguardar!

Movimento defendendo Jackson Barreto para a Academia Sergipana de Letras E um grupo de amigos do ex-governador Jackson Barreto – aquele que entrou para a histórica como o pior de Sergipe – criou um movimento em defesa do nome dele para assumir uma das cadeiras da Academia Sergipana de Letras – ASL. Desta forma Jackson teria como passar os finais de tarde regado a um bom chá e conversas com amigos de longa data. Mas Jackson escreveu algum livro? Questiona o leitor atento. E precisa? Veja quantos que estão lá que não escreveram ou apenas assinaram livros feitos por amigos e assessores. Sem contar com o feudo familiar. Não tem lugar melhor para Jackson neste momento que deixou a via pública do que a Academia de Sergipe.

Força feminina Causou estranhamento à médica, recém filiada do Republicanos e pré-candidata a deputada estadual, Lidiane Lucena, a declaração do também pré-candidato a deputado estadual e presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, Adriano Bandeira, ao dizer que se coloca contra a candidatura de Lidiane e de mais duas outras recém-filiadas, quando declara: “não serei burro de carga e nem sou pagador de promessas para carregar essas três cruzes pesadonas”. O comentário foi recebido pela médica com repúdio. “Em 2022, ter que ouvir isso é inadmissível. Queria entender em qual momento as nossas filiações foram vinculadas a pessoa dele com algum nível de obrigação. Somos cruzes pesadas por ele menosprezar nossa força feminina? O comentário foi de extremo mau gosto e com um tom bastante misógino”, declara Lidiane.

Atenção integral à mulher no SUS E o ex-deputado federal André Moura comemorou nas redes sociais a aprovação pelo Senado Federal do projeto que amplia o atendimento de atenção integral à mulher pelo SUS na prevenção e no tratamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal. Mamografia, Citopatologia e Colonoscopia serão asseguradas a todas as mulheres a partir da puberdade. “O texto se tornou mais genérico para incluir todo o procedimento necessário para diagnóstico dos cânceres. Além disso, dá ao médico a permissão de solicitar substituição ou complementação dos exames”, explicou.

Pavimentação A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza o recapeamento asfáltico da avenida Dr. José Domingos Maia, localizada no bairro Mosqueiro. O serviço foi iniciado no último fim de semana. Por ser uma avenida antiga e apresentar elevado nível de desgaste, causado pelo fluxo de veículos e pela ação do tempo, a Diretoria de Operações da Emurb promove mais esta intervenção. Estratégica na região, a via possui 1,1 km de extensão e fica situada entre a rodovia dos Náufragos e a avenida Inácio Barbosa. O trabalho consiste na repavimentação, ou seja, na aplicação de uma camada de Cimento Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ) para recuperar a via.

Pastor Antônio dos Santos é pré-candidato a deputado federal O ex-deputado Pastor Antônio dos Santos estará na disputa por uma vaga de deputado federal. Após analisar diversos convites, ele optou em filiar-se ao Partido Progressistas (PP) e é um dos nomes fortes que o agrupamento apresentou durante reunião com os pré-candidatos no último dia 25, no Delmar Hotel, em Aracaju. Com larga experiência na política, tendo sido eleito deputado estadual por quatro mandatos, também foi vereador de Aracaju, Pastor Antônio dos Santos é representante do segmento evangélico como membro da Igreja Assembleia de Deus Missão.

Princípios e valores Segundo ele, chegou o momento de buscar uma vaga na Câmara dos Deputados e o Progressistas foi a melhor opção por se identificar com seus princípios e valores. “Para mim, será honroso exercer um possível mandato pelo Progressistas, que demostrou muita força e união. Além de apoiar esse homem preparado, que muito tem contribuído para Sergipe e para o Brasil, que é o pré-candidato ao Senado Federal, Laércio Oliveira, dono de uma história política invejável e honrada”, disse Pastor Antônio.

Palestras sobre a administração pública A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), através da Escola de Gestão Governador João Alves Filho, realizou na terça-feira, 29, no Teatro Tobias Barreto, a Prosa da FAMES “Integrar para Crescer”, um evento de integração entre as áreas de conhecimento da administração pública que reuniu autoridades, gestores e equipes técnicas das gestões municipais de todo o estado de Sergipe. O presidente da Federação, Christiano Cavalcante, explicou que a Prosa se trata de um evento de disseminação de conhecimento, e que este foi o maior evento da história do municipalismo sergipano. “Este é o nosso papel, contribuir para que as gestões possam prestar serviços públicos determinantes na melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem em seus municípios”, destacou.

Formato Com um formato inédito de eventos promovidos pela Federação, a Prosa contou com 14 palestras com durações breves e de temas distintos da administração pública, com uma configuração dinâmica e de diálogo com a sociedade, com as equipes municipais, com os prefeitos e vereadores, promovendo discussões sobre o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o Siafic (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle); governança, gestão municipal da saúde, controle externo, cultura, comunicação, desenvolvimento e turismo religioso.

Especialistas O evento contou com a participação de palestrantes especialistas nas áreas das gestões, autoridades e representantes de entidades, entre eles, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe (SEDUC), Josué Modesto, o diácono Romulo Canuto, o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE), João Augusto dos Anjos de Mello, a procuradora da República, Lívia Tinôco, entre outros.

Informações O diretor da Escola de Gestão, Jorge Teles, revelou que a seleção dos palestrantes aconteceu de forma estratégica, de forma a atender os municípios com informações pós-pandemia. “A pandemia nos mostrou a necessidade de promover a integração entre todas as áreas da administração municipal, para que as políticas públicas sejam efetivas, para que a gente consiga fortalecer os municípios, o municipalismo e a prestação de serviços a toda população”, ressaltou o diretor.

Gestão O prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, elogiou a realização do evento e ressaltou a importância do feito para a população. “O evento visa o aperfeiçoamento da gestão pública como uma das prioridades, que é exatamente a melhoria da gestão dos municípios de Sergipe, e este encontro da FAMES vai muito neste sentido, de integrar todas as áreas da gestão, exatamente para que os cidadãos sergipanos sejam beneficiados”, pontuou o prefeito.


A entrega de títulos de terra definitivos pela ministra da agricultura e a entrevista com o presidente da FAESE sobre a possível redução da oferta de fertilizantes em Sergipe são destaques no programa Sergipe Rural. O programa agropecuário da Aperipê TV ainda mostra o aumento do preço do coco para o consumidor depois da alta nas fazendas produtoras e a capacitação de pequenos agricultores na aplicação de defensivos agrícolas. O Sergipe Rural vai ao ar às 7h da manhã do sábado, com reprises aos domingos e quartas – feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa dá para ver e rever tudo em nosso canal YouTube.

Hoje, 31: Quinta Juriscultural terá exposição sobre os 432 anos de São Cristóvão O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe realiza nesta quinta-feira, 31, às 17 horas, no memorial do Poder Judiciário, localizado na praça “Olímpio Campos”, 417, centro de Aracaju, mais uma edição do Projeto “Quinta Juriscultural”, que tem como curadoras Maria do Carmo Deda Chagas de Melo e Sayonara Viana, Diretora do Memorial. Na oportunidade será aberta a exposição ‘São Cristóvão – 432 anos: Relicário da arte, da fé e da história’.

 Obras  A exposição contará com obras dos artistas plásticos Vesta Viana, Nivaldo Oliveira, Mestre Passos, Gladston Barroso, Mestre Jorge, Jeancarlo, Pinto Santeiro, Felizola, Jorge Luiz Barros, Luiz Mangueira, Luiz Carlos Santos, Pedro Silva, Adauto Machado, Ricardo Lins e Lucas Roniery. Fotos de Francisco Moreira da Costa, Mozart Daltro, Seiji Hiratsuka e Raphael Faria. Artesanato de Álvaro Lima, Maria de Lurdes, Maria Anair (Tatá), Carmen Verônica, Lizete, Núbia, Ana Alice e Neide Quitéria Silva. Tapete de Corpus Christi produzido por Vânia Dias Correia. Na mesma ocasião haverá a posse dos novos membros da Confraria Sancristovense de História e Memória e apresentações artísticas de Mateus Santana e Grupo Caceteira. 

Instituições Entre as instituições participantes estarão o Arquivo Geral do Judiciário, Biblioteca Epifânio Dória, Fundação de Cultura e Turismo de São Cristóvão, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e Museu da Gente Sergipana. O Projeto “Quinta Juriscultural” foi lançado em julho de 2021, e acontece sempre às últimas quintas-feiras de cada mês, no memorial do Poder Judiciário, e tem como objetivo principal valorizar e levar ao público todas as expressões artísticas e culturais do Estado de Sergipe, nas suas mais variadas formas, tais como música, artes plásticas, literatura, dança, fotografia, artesanato, folclore e tantas outras. Além disso, cultuar e propagar valores e figuras exponenciais do nosso Estado ligadas às artes e à cultura jurídica.




PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Amanhã, 01: Raquel Diniz e o Jardim Elétrico reverenciam Rita Lee no Café da Gente A Rainha do Rock será homenageada em solo sergipano amanhã, 01. Raquel Diniz e o Jardim Elétrico apresentam, no Café da Gente, a partir das 20h, o show ‘LoveLEE Rita’. Considerada um ícone do rock nacional, em seus mais de 50 anos de carreira a cantora paulista já lançou 32 discos e alcançou a marca de 55 milhões de cópias vendidas. O tributo reúne um repertório escolhido a dedo para marcar as muitas e grandiosas fases da trajetória de Rita Lee.Cinco talentos da música sergipana se uniram em torno do tributo, e prometem uma reverência à altura da arte e irreverência da Rainha do Rock. A cantora Raquel Diniz, o baterista Rafael Júnior, o baixista Fábio Oliveira, o guitarrista Vini Bufato e o pianista Italo Neno trazem um show com duas horas de duração, em que todas as fases de Rita Lee serão relembradas.

Clássicos “Do seu início com os Mutantes, relembramos clássicos como Panis Et Circensis e Ando Meio Desligado. Da fase mais rockeira, nos anos 70, à frente do grupo Tutti-Frutti, não poderiam faltar Mamãe Natureza e Ovelha Negra. E, claro, também têm lugar garantido no repertório os grandes hits da parceria de Rita com o marido Roberto de Carvalho, a exemplo de Mania de Você, Lança Perfume, Saúde, Cor de Rosa Choque”, conta Raquel. Uma carreira tão longa e intensa, repleta de hits no repertório, não pode gerar nada diferente de uma noite altamente divertida, capaz de fazer “um monte de gente feliz”, como canta Rita em uma de suas músicas. O show tem início previsto para as 20h, com participações especiais das cantoras Rebecca Melo e Mamah. Os ingressos serão vendidos na hora, pelo valor de R$ 30.




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Estudantes das escolas estaduais situadas em Monte Alegre de Sergipe lançarão Antologia de Crônicas

Nesta quinta-feira, 31/03/22, às 19h, na quadra do Centro de Excelência 28 de Janeiro, Monte Alegre de Sergipe, será lançada a obra “Jovens Olhares do Sertão: antologia de crônicas”, produzida por 23 estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais situadas no município de Monte Alegre de Sergipe (Centro de Excelência 28 de Janeiro e Colégio Estadual José Inácio de Farias).

A obra é fruto do projeto “Eu conto, Tu contas, Nós escrevemos: produção interescolar” que foi aprovado no Edital FAPITEC/SE/SEDUC/SE Nº 03/2020 com o intuito de despertar os jovens estudantes para o universo da leitura e da escrita, através da leitura e discussão de crônicas, procurando mostrar o quanto esses processos são essenciais para a formação cidadã.

Os estudantes desbravaram o universo da crônica através da leitura de alguns textos e da aula ministrada pela professora Drª Christina Ramalho (UFS). Esta etapa era importante para mais adiante haver a produção de crônicas sobre o sertão, pois a ideia do projeto tinha como referência o projeto desenvolvido em 2015-2016, no então Colégio Estadual 28 de Janeiro, denominado “Jovens Cronistas do Sertão”.

Com o intuito de auxiliar os participantes quanto ao conhecimento sobre os aspectos culturais, geográficos e históricos do sertão desenvolvemos três encontros voltados a este olhar. O primeiro foi sobre a história do sertão com a colaboração da professora de História do Centro de Excelência 28 de Janeiro, Daiane Oliveira. O segundo abordou os aspectos geográficos do sertão e foi mediado pela professora de Geografia do Colégio Estadual José Inácio Farias, Adnoã da Cruz. No terceiro aconteceu uma visita virtual ao Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), mediado pelos monitores e a coordenadora Railda.

Após esses momentos, ocorreu uma roda de conversa, virtualmente, com alguns membros participantes do projeto “Jovens Cronistas do Sertão” para eles relatarem sobre a experiência e como foram adentrando ao gênero textual crônica.

A experiência foi muito positiva graças ao apoio das equipes gestoras, professor e professoras envolvidos (Carlos Alexandre, Daiane Porto, Janeilma Silva, Jussara de Freitas e Martha Danielly), professoras colaboradoras (Adnoã da Cruz, Christina Ramalho e Daiane Oliveira), aos monitores e à coordenadora do MAX, aos jovens cronistas Aécio Júnior, Calyne Porto e Lucas Messias, à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC/SE) e à Fundação de Apoio à Pesquisa à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) pelo lançamento do Edital FAPITEC/SE/SEDUC/SE Nº 03/2020, à Diretoria Regional de Educação – DRE9 pelo incentivo e apoio, ao professor e poeta Jorge Henrique pela construção da capa, ao escritor e vice-presidente da Academia Gloriense de Letras, Lucas Lamonier, pela diagramação da obra, às equipes diretivas pelo apoio e parceria. Por fim, ao abraço que os jovens estudantes deram ao projeto. Esse foi fundamental para a concretização da ideia.

Esperamos que novas oportunidades surjam, que esses jovens cronistas não deixem a chama se apagar e sempre vejam o sertão pela sua ótica e não de um alguém que o desconhece ou por querer atender a um deus midiático, porque o sertão é plural.

Carlos Alexandre Nascimento Aragão
Coordenador do Projeto

OPINIÃO

Aracaju: um ano sem a Zona de Expansão. Por José Firmo dos Santos*

No último dia 24 completamos um ano sem a Zona de Expansão Urbana de Aracaju.

Não que o STF já tenha julgado em definitivo a ação que trata da “propriedade” da área e tenha conferido a São Cristóvão esse direito.

É que há um ano, após a aprovação pela maioria dos vereadores de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira sancionou a Lei 5.373, que transformou o que restava de Zona de Expansão em seis novos bairros.

Mesmo tendo sido o tempo entre o envio e a aprovação do projeto de lei muito curto e nem mesmo os vereadores conheciam o que aprovaram, nós, moradores e militantes, advertimos a Câmara Municipal e quase a totalidade dos vereadores sobre os riscos de aprovar o projeto de lei da forma como estava e com toda aquela pressa.

De nada adiantou. Em sessão relâmpago, em 10 de março de 2021, a esmagadora maioria dos vereadores aprovou, às escuras, em primeira, segunda, terceira votações e Redação Final, o Projeto de Lei 31/2021. Antes já havia (aquela maioria) aprovado o Requerimento nº 98/2021, de autoria da liderança do prefeito, que pedia urgência na aprovação do Projeto de Lei.

Ao longo deste ano houve muita mobilização, muita tentativa de convencer tanto a Prefeitura Municipal de Aracaju, quanto a Câmara Municipal a proceder as correções necessárias.

Vale destacar a ampla mobilização e organização feita pelos moradores do Robalo, localidade mais afetada pela mudança, que mesmo com o distanciamento causado pela pandemia, conseguiu de forma ordeira chamar a atenção da sociedade aracajuana.

Um dos pontos altos e de muita emoção foi a realização de uma oficina de mapas, sob a coordenação de professores, pesquisadores e outros estudiosos. Alí os moradores mais antigos deram uma verdadeira aula sobre o conhecimento da comunidade e sobre a cultura e o pertencimento.

Paralelamente o Fórum em Defesa da Grande Aracaju também realizou estudos acerca do tema, culminando com uma Notícia de Fato, protocolada na Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Sergipe, em 20/04/2021.

A Notícia de Fato, por Portaria do Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, em 17/12/2021, foi transforma em Inquérito, que tramita no âmbito daquele órgão. No nosso entendimento de ansiosos demandantes e de leigos, uma tramitação lenta.

Além da comunidade do Robalo e do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, destaquem-se alguns vereadores e as vereadoras de Aracaju; professores das universidades públicas e privadas; conselhos de classes; sindicatos e outras entidades que se uniram em torno da questão.

Na última audiência pública para a revisão do Plano Diretor, na escola Florentino Menezes, na Areia Branca, os moradores do Robalo fizeram uma grande mobilização e ali começava uma abertura efetiva de diálogo com o Poder Executivo, intermediada pelo vereador Antonio Bittencourt.

Como todo processo de negociação, as partes vêm mantendo entendimentos com vistas aos tão esperados – pelos moradores do Robalo – ajustes.

Foi e vem sendo uma luta organizada, ordeira e com objetivo claro: restabelecer os limites originais e centrais do Robalo, eliminando os problemas que causados pela forma como as mudanças se deram.


*Integrante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju e morador do Robalo.


PELO TWITTER

www.twitter.com/pedalmario “Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.” (Nelson Rodrigues)

www.twitter.com/J_LIVRES O deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (União-RJ) dormiu no Congresso para evitar a colocação de tornozeleira eletrônica por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele é um dos acusados na ação dos atos antidemocráticos que tramita no Supremo Tribunal Federal.

 

 

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/marciatiburi E a deputada que foi levar travesseiro e passar a noite acompanhando o deputado da tornozeleira foragindo, sem vergonha nenhuma? Precisamos de mais feministas na política e não de mulheres apoiando canalhas.

www.twitter.com/fdiemerson “os afectos atravessam o corpo como flechas, são armas de guerra” (DELEUZE; GUATTARI, 2012c, p. 18).

www.twitter.com/JoseRollemberg Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 30.03.2022, a peça Agamemnon, de Ésquilo, a etapa inicial da Oresteia, narrativa mítica do nascimento do primeiro tribunal e dos problemas de fazer justiça com as próprias mãos. Link para a versão web: https://ajn1.com.br/type_blogs/agamemnon/

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/AntonioSamarone O jornalista @coelhoelton fez uma denúncia: “As quadrilhas juninas estão acabando em Sergipe!” O fim de uma tradição! Não é a hora do Poder Público ajudar?


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 


Frase do Dia
“Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta.” Nelson Rodrigues.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-03/papa-francisco-apelo-criancas-ucranianas-guerra-puer-santa-se.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais