Ter coerência e caráter sempre se paga um alto preço. Parar não paro

                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma bela poesia do escritor português Sidónio Muralha. Ter coerência e caráter sempre se paga um alto preço. Parar não paro. Para alguns seres humanos invejosos e gananciosos: A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta, porque é eterna. Rui Barbosa.

Parar. Parar não paro. 
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se caráter custa caro
pago o preço.
Pago embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.
Um rio, só se for claro.
Correr sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
não paro nem mereço.
E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte se padeço.
Não sou nem serei avaro
se caráter custa caro
pago o preço.


Casca de banana para Flávio Conceição no TCE/SE E o blog foi informado que tem um (a) conselheiro (a) que  está mandando mais do que o presidente, Flávio Conceição, no TCE/SE. Um dos coordenadores comissionados dele (a) através de outro coordenador de gestão nomeou a filha dele (do coordenador) para o cargo de assessor II. Já tem gente juntando a documentação para fazer a denúncia de nepotismo. Será que Flávio tem conhecimento? Ou é uma casca de banana para prejudicá-lo?

 

 

 

 

 

 

 





Aracaju/Utilidade Pública Os moradores da Rua Francisco Félix da Silva, loteamento Índio Palentim, pedem providências para a Emsurb em relação a poda da árvore e da Emurb para tapar o buraco no leito da citada artéria.

Lei do Gás: Ministro de Minas e Energia destaca papel fundamental de Laércio na aprovação Com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi realizado ontem, 11, no Hotel Vidam, em Aracaju, o “Seminário 1 ano de Lei do Gás”. O evento, alusivo às comemorações pelo primeiro ano de aprovação da Lei 14.134/2021, sancionada pelo presidente da República no dia 8 de abril de 2021, contou com a presença de diversas autoridades políticas, secretários de Estado e representantes de entidades ligadas aos setores de gás e petróleo brasileiro.

Papel fundamental O ministro Bento Albuquerque destacou, em seu pronunciamento, o papel fundamental do deputado federal Laércio Oliveira como relator da Nova Lei do Gás. Segundo ele, a disposição, habilidade política e a seriedade de Laércio na condução das discussões foi fundamental para a aprovação da lei. “Foi um trabalho de praticamente dois anos em que deputado Laércio, trabalhando com o Governo Federal, com os seus pares, a indústria e associações, ou seja, com todos àqueles que tinham interesse na aprovação dessa lei, conseguiram obter êxito”, disse o ministro.

Mudanças Bento Albuquerque relatou as principais mudanças que a nova Lei do Gás já apresenta para o país. Segundo ele, o balanço é extremamente positivo, devido a abertura do mercado de gás, mas principalmente pelos investimentos, geração de emprego e renda para todas as regiões do Brasil. “Um dos principais benefícios que a nova lei vai proporcionar é um preço de gás mais acessível para consumidores residenciais, industriais e comerciais. Antigamente, só existia uma empresa, que era a Petrobrás. Hoje temos oito empresas no mercado. Aqui no estado nós tivemos alguns bilhões de investimentos, não só no gás natural, mas também na geração de energia”, comentou.

Marco Legal do Gás O deputado federal Laércio Oliveira destacou a importância da Lei do Gás para a retomada do crescimento da indústria nacional e sergipana. Segundo ele, a expectativa é de geração de mais de R$ 60 bilhões em investimentos. “Isso significa desenvolvimento para o nosso Estado, e eu celebro como brasileiro, mas eu olho para o nosso Estado e percebo oportunidade que a gente tem de promover riqueza, renda e geração de empregos, ou seja, colocar o Estado de Sergipe no eixo desenvolvimento do Brasil como a “Estrela do Gás””, afirmou.

Fertilizantes O deputado lembrou que após a aprovação da lei, as discussões agora se voltam para os fertilizantes. O Brasil, como potência agrícola, depende da importação de 85% dos fertilizantes que consome. A expectativa para resolver essa problemática, aponta Laércio, é o Plano Nacional de Fertilizantes, que foi um marco para o setor, chegando, segundo ele, em um momento oportuno quando o país enfrenta a maior crise dos fertilizantes, com altas de preços dos insumos e insegurança devido à guerra no Leste Europeu.

Polos “Já tem um projeto de minha autoria – o Profert – que coloca Sergipe como um dos polos de fertilizantes e Sergipe será um deles através de um projeto que eu já encaminhei e que em função desse momento que o mundo vive, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, esse processo poderá ser acelerado e a gente passa a ser um dos polos de desenvolvimento de produção de fertilizantes para suprir essa necessidade que o país todo tem. É a partir da contribuição de Sergipe que vai fazer com que a nossa agricultura não sofra tanto porque nós temos os minerais necessários para fazer essa realidade acontecer”, assegurou o deputado.

Ministro ressalta trabalho de Silvany para a ampliação da exploração de potássio em Sergipe O trabalho da prefeita de Capela, Silvany Mamlak, para a retomada da exploração de potássio em Capela, ampliando a produção de Sergipe, foi destacado pelo ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, em evento realizado ontem, 11, em Aracaju. Durante a fala do ministro sobre fertilizantes, Bento

Foto: Hugo Barbosa

destacou a importância de Sergipe no cenário nacional. “É aqui no Estado de Sergipe que se encontra, atualmente, a única produção de potássio do país e o Ministério e a Agência Nacional de Mineração têm atuado para que seja possível maximizar o aproveitamento de nossas reservas”, afirmou. E reforçou: “Tal esforço levou à retomada da produção, por exemplo, no município de Capela, da querida prefeita Silvany. Muito obrigado por todo o seu esforço e colaboração”.

Silvany comemorou a notícia “Estou muito feliz pela notícia trazida pelo ministro. É o início da retomada de um sonho que traz desenvolvimento para toda a região leste do Estado, tendo como núcleo o município de Capela”. Em março, Silvany esteve em Brasília, onde se reuniu com representantes do Ministério das Minas e Energia, acompanhada pelo então presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, Cristiano Cavalcante, com o objetivo de debater os potenciais do subsolo da região leste de Sergipe, em especial no município de Capela, para a exploração dos minerais de onde o potássio é extraído.

São Pedro Também ontem, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, confirmou a realização do tradicional São Pedro na cidade, uma das maiores manifestações culturais do Estado de Sergipe. “O São Pedro de Capela é nossa maior tradição. São 83 anos de identidade, cultura e tradição, levando o nosso município para o mundo. Quem estava com saudade, pode se preparar para o melhor São Pedro que Capela já fez”, afirmou Silvany. Conhecidos nacionalmente pela Festa do Mastro, que leva o São Pedro de Capela para o Brasil e para o mundo, os festejos no município são uma verdadeira manifestação cultural.

Mães desaprovam brasão da Prefeitura de Lagarto no fardamento escolar: “Em mandato nenhum teve isso!” Deu no “O Bolo é Grande”: O fardamento dos alunos da rede municipal de ensino de Lagarto está sendo confeccionado com o brasão da Prefeitura, e não somente com o emblema das respectivas escolas, como em outras gestões.Diversas mães desaprovam o brasão da Prefeitura de Lagarto no uniforme. “Como é que uma farda que nós pagamos, suamos, trabalhamos, vem com o símbolo da prefeitura? Eu acho que farda que vem com o símbolo da prefeitura deveria ser dada, mas nós pagamos por ela. Em mandato nenhum teve isso!”, disse uma mãe em vídeo compartilhado no WhatsApp.

Sem dinheiro Em áudio no WhatsApp, uma mãe afirma que em poucos meses a Prefeitura alterou o modelo de fardamento. “Em menos de seis meses duas fardas. Como assim? Isso é injusto! A gente não tem esse dinheiro”. “Isso não é justo, eu não vou comprar essa outra farda” , afirmou outra mãe sobre a mudança de uniformes.”Minha cunhada está revoltada, com quatro filhos e vai pagar R$ 40 reais em cada farda. Essa marca da Prefeitura é para fazer “comercial”?, questionou um morador do município.

Indiaroba: implantação de métodos inovadores e de gestão ágil! Indiaroba Município do Futuro é um programa de desenvolvimento local, iniciado pelo Prefeito Adinaldo Nascimento, que através de treinamento e consultoria presencial e on-line na gestão de projetos e processo ágeis e com plano de ações em todas as secretarias tem o objetivo de tornar Indiaroba uma cidade inteligente com foco nas pessoas, fortalecendo o ecossistema de inovação e desenvolvimento humano.

Idealizadores Os responsáveis pelo programa são os idealizadores do evento “Prefeitos do Futuro e Munícipio do Futuro’ que atuam desde 2018 com desenvolvimento de prefeitos e municípios de todas as regiões do Brasil. Alexandre Henrique Souza, cofundador, é empresário e professor de pós graduação e MBA nas área de gestão de projetos inovadores e mentor de inovação do Sebrae. Sol Sousa, cofundadora, é ex-prefeita e diretora de Inovação da Associação Brasileira dos Municípios e membro da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, juntos já capacitaram e desenvolveram prefeitos de mais de 450 cidades do Brasil.

Projeto Além da visita no município em Sergipe, a Consultoria conectou o Banco Central em Brasília com o projeto do Banco Popular de Indiaroba, e a moeda digital Aratu, sendo a tecnologia a ser desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Banco Central, e o Diretor de Inovação deste Laboratório, Rodrigo Henriques prometeu que uma das startups do Laboratório de Inovação do Banco Central irá desenvolver de forma gratuita toda a infraestrutura para o Banco Social e a moeda digital. Indiaroba está sendo pioneira e referência para todos os outros municípios do Brasil.

Fábio Reis inaugura pavimentação em Tobias Barreto Mais um final de semana de inauguração e acompanhamento de obras por parte do deputado federal Fábio Reis (PSD), no interior sergipano. O primeiro compromisso foi em Tobias Barreto, no Sul de Sergipe. Ao lado do prefeito Dilson de Agripino, do vereador Toinho Barreto e demais vereadores e secretários, ele celebrou, junto à população, a inauguração das obras de pavimentação em paralelepípedo das ruas João Hermenegildo Ramos; Rua Euripes Lopes de Almeida; Travessa Irineu Morais Santos e Travessa Daniel de Oliveira dos Santos.

Moradores e comércio Foram mais de 6.500 metros quadrados de pavimentação feita por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado, que gira em torno de quase R$ 500 mil. O vereador do município Toinho Barreto, reconhece a importância dessa obra e diz que é um grande avanço para a cidade. Os moradores não serão os únicos beneficiados, o comércio também. Isso porque as ruas pavimentadas dão acesso à Feira das Bananas e ao complexo da Feira da Coruja, lugares que retém o foco da economia da cidade. “É uma obra que vai gerar emprego e renda, além de trazer mais conforto e bem-estar para o povo”, ressalta o deputado Fábio Reis.

Pavimentação em Riachão do Dantas O segundo compromisso foi no povoado Curralinho em Riachão do Dantas, onde o deputado foi recebido pela prefeita Simone Andrade, pelo vereador Ninito e moradores para visitar outra obra de pavimentação em paralelepípedo que já está quase sendo finalizada. A emenda destinada para esse investimento foi de R$ 525 mil. “Desde que assumimos a gestão temos o compromisso de trabalhar por mais infraestrutura, e uma das prioridades é a questão dos calçamentos. Então, o deputado Fábio Reis atendeu esse pedido trazendo mais pavimentação para nossa comunidade, tirando a população da poeira, da lama, oferecendo mais qualidade de vida. Espero que mais benefícios como esses possam ser estendidos para os demais povoados do nosso município”, pontua Simone Andrade.

Avanços Essa aproximação com os municípios é uma forma de acompanhar de perto os avanços e conquistas realizadas por meio das emendas. “É com satisfação que me faço presente acompanhando sempre as obras que estão sendo feitas. Foi estabelecido um novo padrão de infraestrutura para as cidades e povoados e estamos trabalhando para garantir à população o que ela mais precisa que é a qualidade de vida”, finaliza o deputado Fábio Reis.

 

 

Socorro: entrega hoje de mil casas. Ato histórico no município E a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro entrega hoje, 12, às 10h, mil casas a população. . Um capítulo inédito na história do município de Nossa Senhora do Socorro.O Complexo habitacional padre Enaldo Menezes Resende será inaugurado com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira. “O sonho de morar na casa própria, com conforto e qualidade de vida, vai virar realida para as famílias contempladas”, destacou o prefeito Padre Inaldo.

 

Laranjeiras adota medidas de prevenção e se prepara para o inverno A Prefeitura de Laranjeiras vem adotando medidas de prevenção contra enchentes e outros efeitos que podem ser causados, caso este ano o inverno seja rigoroso. Para isso, a coordenadoria municipal de Defesa Civil já elaborou um levantamento de possíveis áreas de risco, vem fazendo a limpeza de bocas-de-lobo e canais, entre outras ações. Ainda como medida preventiva e apoio, o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca), o coordenador Municipal de Defesa Civil, Ricardo Galvão e o sub-coordenador, Ivo Augusto Sobrinho se reuniram na manhã De ontem, 11, com o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, Luciano Queiroz e o Capitão Carvalho, diretor-adjunto do Depec.

Mapeamento “Foi uma reunião bastante positiva, apresentamos um relatório com o mapeamento das áreas de risco e o plano de ação, caso haja algum incidente por conta da chuva. A nossa gestão planeja e trabalha para que a população tenha mais qualidade de vida e, neste caso, não sofra com as enchentes, como já ocorreram em anos anteriores. Por isso, fomos pedir apoio ao Estado e prontamente fomos atendidos pela equipe de Defesa Civil”, disse o prefeito Juca.

Brasil: Jucese é a mais rápida do mês de março no registro de empresas Depois de receber a missão do governo do estado de focar na desburocratização, a Junta Comercial de Sergipe (JUCESE) vem despontando entre as mais ágeis do Brasil. E no mês de março ficou com a primeira colocação como a Junta mais rápida de todo o país no registro de um contrato social. Com o tempo de 4 horas e 44 minutos, deixou os estados do Pará e do Piauí com a segunda e terceira colocação, respectivamente. O objetivo é de desburocratizar, de reduzir o tempo de abertura de uma empresa e o tempo de acesso do usuário. Vale lembrar que estas mudanças eliminam a obrigatoriedade de imprimir duas vias de uma papelada enorme e de deslocamento até a Junta. Gerando economia e praticidade para os clientes.

Engrenagem O resultado positivo passa por vários setores da Junta, que trabalham como pequenas peças fazendo com que toda a engrenagem funcione perfeitamente. O trabalho é iniciado na T.I (Tecnologia da Informação), onde foram feitos os avanços tecnológicos e as facilitações para a otimização desse tempo. Além disso, passa pelo setor de atendimento, o Call Center, que é completamente preparado para dar a assistência que cada processo necessita. A entidade ainda oferece um sistema virtual completo, com vídeos tutorias, através do canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCONU_INodr4rvLFU15opjqw ) contendo o passo a passo para a execução de todos os serviços disponíveis.

Critério Segundo Marco Freitas, todo o trabalho é feito de forma criteriosa. “Na condição de atual gestor, busquei atender todas as determinações do governo do estado. Desde 2019 abraçamos esta causa e acompanho cada setor, minunciosamente, para que possamos fazer aquilo que nos foi determinado. Claro que vibro demais com a colocação, até porque isso fala muito sobre aquilo que temos como missão”, finaliza. Os números do ranking são oficiais, coletados através da Rede Nacional para Simplificação de Registro de Empresas e Negócios (REDESIM).

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Dia Nacional da Caatinga Em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga, acontecerá no dia 28 de abril, um encontro com a proposta de discutir sobre a cadeia produtiva de restauração, conjuntura, perspectivas, desafios e potencialidades do bioma Caatinga. Será realizado no Teatro Raízes Nordestinas, localizado na cidade de Poço Redondo e reunirá representantes das unidades de conservação, UFS, IFS, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, Cadeia Florestal e atores da unidade conservadora da Grota do Angico. O evento realizado pela Idesa Brasil (Instituto de Desenvolvimento Sócio-Ambiental), será exclusivamente sobre o bioma Caatinga e vai se dividir em palestra, roda de conversa, apresentação de projeto e aula inaugural. O evento é gratuito e contará com certificado de participação. A inscrição para participar será no local do evento a partir das 8h. Participe!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Anos de Vacas Gordas! Por Antônio Samarone, médico sanitarista

A indústria de alimentos é a principal causa da epidemia de obesidade. A mudança dos hábitos, a transição alimentar é responsável pela emergência das doenças crônicas, a terrível síndrome metabólica.

A troca de uma alimentação natural, rica em fibras, culturalmente condicionada, por alimentos industrializados, rico em conservantes, quimicamente alterados foi a principal mudança dos hábitos alimentares.

O gosto, o olfato, os costumes devem ser reprimidos. São primitivos! A indústria alimentícia produziu uma narrativa pseudocientíficas sobre os alimentos, marketing agressivo e a adesão de profissionais especializados para estabelecer novos padrões alimentares.

Essa mudança do padrão alimentar foi lesiva para a Saúde Pública, com impacto epidemiológico negativo. Passamos comer o que era ofertado nas prateleiras dos supermercados.

A sede do lucro é criativa. A produção induz o consumo, cria as necessidades.

A indústria alimentícia percebeu a existência de um mercado mais lucrativo. Descobriram que os alimentos podem funcionar como remédios.

A ideologia da vida saudável através do consumo, produziu uma legião de consumidores de alimentos virtuosos, saudáveis, que reduzem o envelhecimento, elimina radicais, limpam o organismo e evitam celulites e estrias.

Em breve os alimentos vêm em pílulas, para facilitar a conservação e o consumo.

É a deturpação de um aforismo hipocrático: “Que seu remédio seja o seu alimento, e que seu alimento seja o seu remédio”.

A exigência única é que os alimentos sejam saudáveis. E quem determina essa virtude alimentar?

A descoberta do fogo e a invenção da agricultura produziram mudanças nos padrões alimentares, respeitando a cultura. Comer era um comportamento ritual, simbólico, que criou as comemorações.

A mudança atual do padrão alimentar, a passagem da produção artesanal da comida para a produção industrial foi lesiva para a saúde pública.

A produção industrial medicalizou os alimentos, criou um mercado de dependentes de produtos diet, light, sem glúten, sem lactose, sem gorduras saturadas, sem isso e com aquilo, um inferno tecnológico.

Comprei uma caixa de leite no supermercado, que de leite só possuía o nome e cor. Oitenta por cento dos componentes foram retirados para a produção de achocolatados e “Danones”. Não tinha gosto de leite, na verdade, não era leite, mas o marketing da indústria me garantiu que era saudável.

Depois de percorrer dezenas de adoçantes, chegamos no açúcar de coco. Aguardamos a cocada de cana.

O trágico dessa empulhação alimentar é o convencimento ilustrado da classe média escolarizada. Se sabe detalhes de cada novidade alimentar (tudo pelo Google), discursam com ares científicos sobre cada mudança, cada “benefício”, e desprezam os ignorantes que continuam comendo a moda antiga.

Numa roda de pequenos burgueses fui dizer que não dispensava o meu cuscuz com ovos e manteiga do sertão. Foi uma risada geral. Tolinho, o milho do seu cuscuz era transgênico, desses produzidos no sertão sergipano, os ovos são de galinhas de granjas, encharcadas de antibiótico e a manteiga foi feita com leite de vacas criadas com capim contaminado com agrotóxico.

Eita Peste! E agora?


PELO TWITTER

www.twitter.com/jgprates Esses trajes europeus foram impostos goela abaixo aqui nos trópicos e a gente já devia estar falando sobre abolir paletó, mas tem órgão que insiste em reforçar a posição de poder.

Acho que em todo edital deveria constar textos de Freud.

Ajudaria muito…

www.twitter.com/andrizek Olha só… Pode ser absurdo que o exército use o nosso dinheiro para “levantar o moral da tropa” com Viagra. Pelo menos, é um remédio com utilidade comprovada – só não tem utilidade pública… Duro, mesmo, é explicar o investimento em cloroquina, amigo! Aí que eu quero ver.

www.twitter.com/ayres_britto Quando é preciso cortar na própria carne, o corte demora mais a cicatrizar, mas a cicatriz demora menos a apagar.

 

www.twitter.com/frednavarro Nunca subestime um idiota político. Ele é capaz de tirar você do sério e, assim, provar que o idiota é você por ter discutido com ele.

 

www.twitter.com/palmeriodoria É possível nascer sem cérebro e sobreviver. O Genocida vem provando isso.



 

 

 




Frase do Dia
“A heresia não é uma negação completa da verdade e sim uma perversão da verdade.” Arthur W. Pink. Para reflexão de muitos nesta Semana Santa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais