Cabeça a cabeça

Todo o Estado discute a disputa pela segunda vaga para o Senado. Conforme a pesquisa do Instituto Única, divulgada ontem pelo Jornal do Dia, Eduardo Amorim (PSC) e Albano Franco (PSDB) estão cabeça a cabeça, empatados com cerca de 35 pontos. Segundo a consulta, Marcelo Déda (PT) está com 12 pontos à frente de João Alves Filho (DEM), vantagem elevada para ser tirada em apenas 20 dias, particularmente porque o petista tem a seu favor o mito Lula (PT) e as principais lideranças políticas de Sergipe. O senador Valadares (PSB) nada de braçadas largas rumo a mais uma reeleição, com folgados 43 pontos. Quanto a Amorim e Albano, a disputa está aberta, principalmente porque o número de eleitores indecisos ainda é muito grande (48,5%). Ambos têm chances, mas vencerá quem errar menos até o próximo dia 3. Taí uma aposta que só faz quem tiver nervos de aço, bala na agulha e conhecer como ninguém do tabuleiro político. É jogo para profissional.

 

Mala preta

 

Políticos experientes garantem que nesta reta final da campanha a “mala preta’ correrá solta pelo Estado. Segundo eles, a disputa acirrada pela segunda vaga para o Senado vai estimular a compra de votos, principalmente nos últimos dias da campanha. O sinal que o dinheiro chegou no município será a decisão repentina do chefe político de mudar de candidato.

 

Esperam o resto

 

Twiteiros têm revelado que lideranças políticas do interior estão aguardando as 2ª e 3ª parcelas do acerto para votar em determinado candidato majoritário. Também informam que se o dinheiro prometido não chegar no dia acertado, quem pagou a 1ª parcela não apenas perde a ‘grana’ como verá o safado do líder político migrar para o lado adversário. Como se vê, embora seja uma prática proibida, a compra de consciência corre solta no interior de Sergipe.

 

Agenda política

 

Os empresários sergipanos têm três compromissos políticos esta semana. Nestas segunda e terça, a Federação do Comércio promove palestras com os candidatos a governador Marcelo Déda (PT) e João Alves Filho (DEM). Será a partir das 20h no auditório do Senac, na avenida Ivo do Prado. Na próxima sexta-feira, Marcelo Déda falará durante o ‘Café com Negócios’ promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Será no Mercuri Hotel Aracaju Del Mar, na Orla de Atalaia.

 

Petróleo e Gás

 

A Rede Petróleo e Gás de Sergipe e a Rede Sergipe Biodiesel realizarão em Aracaju, de 10 a 12 de novembro, a 3ª Jornada Sergipana de Energia. Durante o evento serão apresentados trabalhos científicos (orais e em painel), além de palestras e exposições de equipamento ligadas à área de energia. Os interessados em participar da palestras, deverão enviar os resumos até o próximo dia 20 para o e-mail cursos@sergipetec.org.br.

 

Criador de caso

 

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), está tiririca com o candidato a deputado federal Almeida Lima (PMDB). É que carros de som do peemedebista espalharam no município que Fábio teria impedido a realização de um comício almedista. “Isso é mentira. O candidato deveria falar a verdade em seus panfletos e não informar que colocou uma emenda de R$ 3 milhões para Socorro, quando isso nunca aconteceu”, reage o prefeito. Ele também disse que Almeida cita outra emenda de R$ 6,1 milhões como sendo sua, mas, na verdade, é de autoria do deputado Eduardo Anorim (PSC). Aí é dose pra elefante!

 

Tudo ou nada

 

Vocês já perceberam como em Aracaju a campanha de rua do candidato a deputado federal Mendonça Prado (DEM) é mais vistosa do que a do majoritário João Alves Filho? Segundo analistas políticos, os demistas estão fazendo das tripas coração para tentar reeleger Mendoncinha. É que o partido precisa de algo em torno de 130 mil votos para fazer o primeiro deputado federal. Será uma tarefa muito difícil, pois os demais candidatos a federal do DEM não são tidos como puxadores de votos para ajudar a empreitada de Mendonça.

 

Todos na praia

 

Apesar do tempo chuvoso e frio, a maioria dos candidatos passou o domingo nas praias de Aracaju. Não levaram bronzeador nem sombreiro. Todos estavam munidos de material de propaganda, sorriso largo no rosto e acompanhados por cabos eleitorais planfletando na areia. É a reta final da campanha que faz os políticos se aproximarem do cidadão prometendo um paraíso na terra. A coluna oferece uma mariola a quem encontrar um desses candidatos nas praias no próximo dia 10, domingo posterior ao das eleições.

 

Carro de corrida

 

Sergipe vai sediar a reunião do Conselho da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes – Fecombustíveis. Será a partir das 13h30 da próxima quinta-feira, antecedendo a solenidade de abertura do V Encontro de Revendedores de Combustíveis Nordeste – Brasil, que se prolongará até o sábado, no Starfish Resort Hotel, na Barra dos Coqueiros. Será exposto no local do evento um carro de corrida da Shell, que participa da Fórmula Racing. É um Linea da Fiat, abastecido por V Power Etanol.

 

Do baú político

 

E quem abre o próprio baú político nesta segunda-feira é o advogado Gilton Garcia. “AI-5 em Sergipe 40 anos depois”, é o título do livro que o ex-deputado estadual cassado pelo golpe militar de 1964, lança às 18 horas de hoje na sede da OAB. É um baú cheio de informações, pois seu ‘dono’ teve coragem para mergulhar na horrenda história da escuridão política, que baniu a democracia do país, cassou mandatos, prendeu e assassinou milhares de pessoas. Gilton Garcia dá uma grande contribuição à história política de Sergipe, pois escreve sobre as diabruras do golpe militar na condição de testemunha sem, contudo, transformar o livro numa biografia sem graça. 

Resumo dos jornais


Clique aqui para ler os destaques de capa dos principais jornais do Brasil

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais