O Ibope de Déda

Pesquisa do Ibope divulgada ontem, mostra o crescimento da vantagem do governador Marcelo Déda (PT) para João Alves Filho (DEM). Com 51% das intenções de votos, o candidato à reeleição aparece com 20 pontos à frente do demista (31%), afastando qualquer hipótese de segundo turno. Dos demais candidatos, apenas Avilete Cruz (`PSOL) pontua com 1%. Com a disputa para o governo praticamente consolidada, segundo todas as pesquisas, a expectativa é sobre a corrida para o Senado. O Ibope, realizado no período de 20 a 22 passado, mostra Valadares (PSB), Amorim (PSC) e Albano (PSDB) embolados. O primeiro tem 41%, seguido de perto pelo candidato cristão com 38%, enquanto o tucano aparece com 35%. Como a margem de erro é de 3%, está caracterizado um empate técnico entre Valadares e Amorim, e deste com Albano. Quer saber com quem ficarão as duas vagas para o Senado? Só as urnas dirão.

Mais que cidadão

O candidato a governador João Alves Filho (DEM) tentou ontem, entrar à força no Hospital de Urgência de Sergipe acompanhado por uma equipe de filmagem e vários aliados. Impedido pela assessora de comunicação da Secretaria da Saúde, Cristina Sampaio, o demista criou o maior tumulto. Em dado momento, gritou para a jornalista: “Vou entrar. Eu sou mais do que um cidadão”. Ouviu de Cristina que o acesso dele estava permitido, mas sem a equipe de filmagem e a ‘claque’, pois a legislação eleitoral proíbe campanha política em prédios públicos. Nervoso, João ameaçou acionar a Justiça, esperneou, mas não assustou a assessora. Terminou não entrando.

Laércio eleito

O empresário Laércio Oliveira, candidato a deputado federal, foi eleito ontem, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o quadriênio 2010-2014. A entidade responde por um vigoroso e reconhecido trabalho social, através do Sistema Sesc e Senac, que beneficia mais de 20 milhões de brasileiros por ano – trabalhadores do comércio e suas famílias -, com ações nas áreas de educação, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer.  

Vereador violento

O vereador estanciano Fabrício Soares (PR) está sendo acusado de agredir com um soco o idoso Clóvis Silveira da Silva. A vítima diz que foi procurá-lo na Câmara Municipal para cobrar R$ 2 mil que o parlamentar deve ao posto de combustíveis Estanciano, desde a campanha política de 2008. “Assim que perguntei quando a dívida seria paga, ele me deu um soco e começou a gritar comigo”, conta Clóvis, que promete denunciar o ‘valentão’ ao Ministério Público e prestar queixa na Polícia. Está certo!

Armando condenado

E quem foi condenado judicialmente outra vez foi o deputado estadual Armando Batalha (PSB). Acusado de improbidade administrativa, o parlamentar perdeu os direitos políticos. A condenação aplicada pelo juiz de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, foi motivada por denúncia dando conta que Armando reteve, ocultou e destruiu documentos públicos, particularmente processos de licitação, contratos, relação de bens móveis e imóveis e notas de empenho. Esta é a 13ª vez que o deputado é condenado. Vôte!

Deu empate

O Supremo Tribunal Federal (STF) está vivendo um impasse desde a madrugada de hoje, quando o julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa empatou. Cinco ministros votaram para que a lei já seja aplicada nesta eleição, enquanto outros cinco acham que é preciso respeitar a anualidade. Sem saída, o presidente do STF, Cezar Peluso, suspendeu a sessão: “Vamos esperar para ver o que vamos decidir”, disse. Existem três alternativas em estudo: Peluso votar novamente para desempatar, esperar a nomeação de um novo ministro do STF pelo presidente Lula (PT) ou acatar a posição do Tribunal Superior Eleitoral, que aprovou a aplicação da lei já nesta eleição.

Mais eleitoras

A mudança no perfil do eleitorado devido às alterações demográficas é uma das peculiaridades do pleito deste ano. Segundo o professor José Eustáquio Diniz Alves, está havendo uma proporção maior de mulheres e de pessoas com meia idade entre os eleitores. Ele explica que, em 1998, os homens estavam empatados com as mulheres. A situação começa a mudar em 2000, quando o número de mulheres passa a aumentar. A classe média, maioria da população, é a principal responsável pelas mudanças no perfil dos eleitores.

Acerto no almoço

Para definir pontos da campanha nesta reta final, almoçaram ontem o candidato a Senador Albano Franco (PSDB), o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT) e o candidato a deputado estadual José Franco (PDT). O encontro dos três colocou uma pá de cal no boato dando conta que os pedetistas haviam rompido politicamente com o tucano. Albano tem o apoio de Fábio e Zé Franco, que também votam em Eduardo Amorim para o Senado.

Corra das praias

Quer um conselho: evite freqüentar as praias neste final de semana. Elas estarão lotadas de candidatos e cabos eleitorais, todos tentando conquistar os votos dos banhistas, sem falar na chata distribuição de ‘santinhos’ e no barulho dos carros de som. Como este é o último final de semana antes das eleições, os candidatos vão promover carreatas em direção as praias mais movimentadas, o que significa que também haverá engarrafamentos. Procure um barzinho maneiro e curta o final de semana saboreando uma cerveja gelada, preparando-se para o dia 3 de outubro.

Do baú político

Há algum tempo, quando as pesquisas começaram a ser usadas para medir a popularidades dos candidatos, não faltavam ‘picaretas’ para manipular os índices ao gosto do freguês. Aconselhado por amigos, o então candidato a prefeito de Lagarto, Artur Reis, contratou um desses institutos fajutos para avaliar sua situação eleitoral no município. Ao receber a pesquisa, seu Artur discordou de alguns números, que mostravam favoritismo do seu adversário, José Raymundo Ribeiro, o “Cabo Zé”, em alguns povoados. Para agradá-lo, o ‘pesquisador’ prometeu fazer nova consulta nas localidades questionadas pelo cliente e, dias depois chegou com outra pesquisa mostrando seu Artur na dianteira. Acreditando serem os números reais, o candidato reduziu um volume da campanha. Resultado: quando as urnas foram abertas, “Cabo Zé” ganhou não apenas nos povoados onde Reis acreditava ser o favorito, mas em todo o município.

Resumo dos jornais

Clique aqui para ler os destaques de capa dos principais jornais do Brasil

 


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais