Maluco beleza

O candidato derrotado à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), voltou a defender a legalização da maconha e do aborto. De passagem por Aracaju para lançar um livro e proferir palestra, ele criticou a presidente Dilma Rousseff (PT) por ter afastado o secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay, que se declarou favorável a não criminalizar o usuário de maconha. “Da mesma forma que existe tabacaria, por que não maconharia, também?”, questionou Sampaio, que se disse assustado com a reação de parte da sociedade contra seu discurso em favor da legalização do aborto. Ao provocar o debate sobre temas tão polêmicos, Plínio tem consciência de terreno árido que está pisado, mas sabe que só provocando a sociedade é possível atraí-la para debate tão necessário. Não se trata aqui se é certo ou não legalizar a maconha e o aborto, mas que se discuta tais hipóteses sem paixões nem preconceitos, como tem feito Plínio de Arruda Sampaio e tantos outros malucos belezas.

 

Convite aceito

 

A presidente Dilma Rousseff (PT) vem a Sergipe no dia 21 de fevereiro. Ela aceitou o convite que lhe foi feito ontem, pelo governador Marcelo Déda (PT) para participar do Fórum de Governadores do Nordeste. Durante a audiência, ficou acertado que o governador de Minas, Antônio Anastásia (PSDB), também será convidado para o evento que vai discutir, entre outras coisas, os compromissos prioritários da presidente para a região.

 

Prefeitura explica

 

A coluna recebeu e publica e-mail do secretário municipal de Comunicação, Marcos Cardoso, sobre nota aqui publicada: “Respondendo à sua nota “dois pesos”, informo que a Prefeitura de Aracaju não dispensa das obrigações nenhuma das partes envolvidas com o Pré-Caju. Aliás, a cidade de Aracaju também ganha com a arrecadação de tributos. Vejamos: todos os blocos que desfilam no Corredor da Folia recolhem ISS, sendo que o recolhimento do tributo pelos blocos de fora é feito antecipadamente; a maior arrecadação com a festa é paga de forma indireta, já que um evento grandioso como o Pré-Caju movimenta hotelaria, receptivos, prestadores de serviços como montadores das estruturas, seguranças etc., e todos pagam impostos”. Então, tá!

 

Crime na Igreja

 

Uma indefesa cobra coral de quase um metro, perdeu a vida ao tentar assistir missa na Igreja do Senhor do Bomfim, em Estância. Os cerca de 500 fiéis entraram em pânico quando o belo réptil apareceu com aquela cara de quem queria confessar alguma coisa ao reverendo. Assustado com o alvoroço, o bispo Dom Marco Eugênio ameaçou suspender a missa se a bagunça continuasse, porém a paz só voltou ao templo quando trucidaram a cobra. Cometeu-se assim um crime ecológico diante do altar do Senhor. Misericórdia!

 

Reajuste gordo

 

Os empregados das empresas de ônibus de Aracaju devem ter seus salários reajustados em, no mínimo, 16,67%. Se os empregadores acham que o trabalhador suporta este percentual de reajuste no preço da passagem, é porque podem aumentar os salários do pessoal neste mesmo patamar, ou até mais um pouco. Portanto, o sindicato dos motoristas e cobradores já deve preparar a proposta de acordo salarial reivindicando 16,67% de reajuste salarial, pois as concessionárias, certamente, atenderão de pronto.

 

Já era

 

A chance de o deputado estadual Adelson Barreto (PSB) se eleger para a 1ª Secretaria da Assembléia é a mesma que tem o deputado federal Sandro Mabel (PL) de ser eleito presidente da Câmara Federal. O projeto de Adelson foi completamente ‘melado’ ontem, durante reunião entre o governador Marcelo Déda (PT) e os irmãos Amorim (PSC). Os três decidiram que os deputados sob suas lideranças votarão em Angélica Guimarães (PSC) para a presidência da Casa e em Conceição Vieira (PT) para a 1ª Secretaria.

 

Maconha líquida

 

Um refrigerante de maconha, o “Canna Cola”, estará nas lojas já no próximo mês. Custará entre R$ 17 e R$ 25 e terá de 35 a 65 miligramas de THC (tetrahidrocanabinol), o principal ingrediente psicoativo do cannabis, o gênero botânico utilizado para produzir haxixe e maconha. Onde comprá-la? Ali pertinho, no estado americano de Colorado, onde o uso da cannabis já é liderado para fins medicinais.

 

Mordomia

 

O presidente da seccional sergipana da OAB, Carlos Augusto Monteiro, considera que as aposentadorias dos ex-governadores ferem princípios da Constituição Federal que, ao ser promulga em 1988, colocou um fim a este privilégio. Ele entende que o Estado deveria ter tomado a iniciativa e impetrar ação judicial semelhante a que a OAB ingressará para que o benefício seja efetivamente declarado inconstitucional, desde a sua criação. A pergunta é: e se acabarem com esse absurdo legal, os beneficiários vão devolver a grana que já receberam?

 

Dá-lhe Mengão!

 

Com dois gols de Wanderley, que não é o Luxemburgo, o Mengão venceu ontem o Americano, em jogo válido pelo campeonato carioca. No começo da partida, os rubro-negros tiveram dificuldades para acertar o gol, mas no 2º tempo aniquilaram o adversário, com direito a olé. Aliás, este parecer que será mesmo o ano do Flamengo, que já começou conquistado a Copa São Paulo de Juniores. E a coisa vai ficar boa mesmo depois da estréia de Ronaldinho Gaúcho. Alguém duvida?

 

Do baú político

 

Aracaju é hoje a capital Sergipe por causa de um preconceituoso discurso proferido pelo major Botocudo no engenho Jesus, Maria e José, em Laranjeiras. Segundo o padre Filadelfo Jônatas de Oliveira, em seu livro ‘Registros dos Fatos Históricos de Laranjeiras’, aquele município foi objetivo das cogitações do presidente de Sergipe, Ignácio Barbosa, para ser a capital da Província. Isso não aconteceu por motivos políticos e, talvez, por causa do célebre brinde no banquete em homenagem ao presidente. É que, saudando Ignácio Barbosa, o major Botocudo declarou “conhecer bem toda a sua família, composta de honrados e dignos mestiços”. Ao ouvir aquilo, o presidente retirou-se precipitadamente do recinto, deixando desiludida a noiva, jovem branca e prendada. Desgostoso e envergonhado, Ignácio Barbosa deu com os costados no povoado de Santo Antônio. Gostou das praias e transferiu a capital de São Cristóvão para Aracaju.

 

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais