Projeto Pijama

Finalmente o governo resolveu enviar para a Assembléia o “Projeto Pijama”, que reduz de quase 30 para oito o número de coronéis da Polícia Militar. Já aprovada pelas comissões temáticas do Legislativo, a propositura deverá ser votada em plenário ainda esta semana. Trata-se de uma antiga reivindicação da corporação que vinha sendo empurrada com a barriga pelo Executivo, talvez por conta de pressões políticas em favor de alguns apadrinhados. Ao reduzir o número de coronéis, o governo oxigena a PM, pois tenentes-coronéis e oficiais de patentes menores serão promovidos. Além do mais, o projeto manda para a reserva remunerada militares que já deram sua contribuição e que hoje vivem pelos corredores do quartel sem ter o que fazer.

Saco de gatos

A Deso promete intensificar a busca por ligações clandestinas de água em estabelecimentos comerciais de Aracaju. Até agora a fiscalização já descobriu enormes ‘gatos’ em quatro hotéis da orla de Atalaia. Há quem garanta que a Deso não precisará procurar muito para encontrar um grande número de ‘bichanos’, responsáveis pelo furto de grande quantidade de água tratada. Pelo visto, a estatal vai precisar adquirir um enorme saco para colocar os bem sevados gatos de hotéis.

Espaço maior

O governo vai vender o prédio onde funciona o Escritório de Representação do Estado em Brasília. Projeto neste sentido já está tramitando na Assembléia. A idéia é vender o imóvel e comprar outro mais espaçoso e melhor localizado, pois o atual é pequeno para abrigar os servidores e o pessoal da Procuradoria Geral, que defende em Brasília os interesses de Sergipe juntos aos tribunais.

Água no chope

Mais uma preocupação para os amigos biriteiros: está na Assembléia um projeto do Executivo aumentando dos atuais 17% para 25% o ICMS incidente na venda de cerveja e chope. O governo diz não ser justo que produtos supérfluos paguem menos imposto do que energia elétrica e comunicação. Portanto, quem gosta de uma ‘lourinha suada’ vai precisar desembolsar algo mais para molhar a garganta. Em sendo aprovado, o projeto entrará em vigor no 1º dia de 2012. Que lástima!

Sem médico

Invocados com os planos de saúde, que não reajustam seus salários, os médicos não vão trabalhar nesta quarta-feira. Quer dizer, como não conseguem ter suas reivindicações atendidas, os homens de branco decidiram punir o povo, deixando-o 24 horas sem atendimento. A solução é não adoecer até amanhã, mas quem não conseguir pode recorrer aos pais e mães de santo, ou as afamadas rezadeiras, que podem receitar chá de boldo para ressaca, arruda para mau olhado e vergonha para dor de corno. Ah! Pra cavalo velho o remédio é capim novo.

Rega bofe

O secretário estadual da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, recebe a imprensa às 12h de hoje para um almoço no restaurante do Hotel Mercure, na Orla da Atalaia. Durante o rega bofe, o secretário apresentará o novo edital do Prêmio SUS Sergipe de Jornalismo; falará sobre a 5ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (Confesa) e entregará o kit do Projeto Protagonistas da Imprensa – Construindo uma Saúde Melhor. Prestigie!

Comes e bebes

E amanhã será a vez de o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) recepcionar a imprensa com um jantar no restaurante Buana. Entre um petisco e outro, ele falará sobre a necessidade de implantação de um aterro sanitário metropolitano que comporte e trate adequadamente o lixo produzido em municípios da Grande Aracaju. Em seguida, se colocará à disposição dos coleguinhas para dirimir dúvidas sobre o aterro. Tá nessa?

Pé no freio

Prefeitos e governadores estão proibidos de aplicar em 2012, ano eleitoral, programas de recuperação fiscal, com redução total e parcial de juros de multa. Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que a proibição visa impedir a manipulação da máquina administrativa com o objetivo de conquistar simpatizantes em favor de certas candidaturas. Certíssimo!

Abra o olho

Quanto tempo faz que um político telefonou para você, parou o carrão com ar refrigerado para cumprimentá-lo, quis saber sobre sua família, o convidou para uma festa 0800? Não lembra? Avexe-se não. Ano que vem seu telefone vai ficar congestionado de tantas ligações amigáveis. Caso alguém buzine, é candidato querendo ser amável. Ademais, não fique surpreso se, ao chegar em casa, encontrar um engravatado, cercado de cabos eleitorais, aguardando-o para pedir seu voto. Tome cuidado com as panelas, pois essa gente costuma ‘filar’ uma ‘bóia’ para parecer muito familiar.

Vejam essa

Segundo o ex-deputado federal José Carlos Machado (DEM), o seu partido não tem influenciado em nada na formação do novo diretório do PSDB em Sergipe. Ele garante que nenhum partido se deixa influenciar por outro. Ô Machadão, conte outra, rapaz!

Do baú político

A coisa mais comum na Assembléia Legislativa é a aprovação de título de cidadania. Muitos dos homenageados jamais vieram a Sergipe, porém, mesmo assim, tiveram direito à honraria. O fato inusitado aconteceu em 1964, quando o Parlamento estadual se reuniu para cassar o título de cidadão concedido em 1962 ao ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola. De autoria do deputado José Nivaldo Santos (PR), a homenagem foi entregue em dia de grande festa. Após ser recebido no aeroporto pelas principais autoridades sergipanas, lideradas pelo governador Dionízio Machado, Brizola foi ao Palácio Olímpio Campos participar de um concorrido almoço. A Assembléia fez outra grande festa para entregar o título ao político gaúcho. Foi só acontecer o golpe militar de 1964 para o Legislativo cassar a cidadania sergipana concedida a Brizola. Na mesma sessão, os deputados aprovaram títulos de cidadão para o ministro da Guerra, Artur da Costa e Silva e o presidente da República, Castelo Branco.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais