Laércio: direita, esquerda e liderança sem esconder o que representa

                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em Sergipe del Rey a incoerência se confunde com muitos políticos e lideranças. Um bom exemplo foi dado na semana passada, às vésperas das eleições para a Fecomércio, comandada pelo grupo do deputado federal Laércio Oliveira. Alguns poucos, no desespero, resolveram atacar Laércio, com o nítido propósito de tentarem intervir na eleição da federação.

Quem acompanha este espaço opinativo sabe que tem uma postura de combate ao governo Bolsonaro. Mas qual é o pecado de Laércio? Assumir que é empresário e de direita? Político não é para ser sincero? Desde que entrou na vida pública ele nunca escondeu que defende os interesses da categoria dele e muito menos que é de direita.

E um detalhe: alguns ditos de “esquerda” – principalmente petistas – criticam o alinhamento de Laércio a Bolsonaro “esquecendo” (ou não querem lembrar agora), que o PP, que hoje faz parte da base bolsonarista, já foi por muito tempo da base lulista. Ou seja, se não está comigo não presta. A história é cruel com a incoerência de alguns.

Deixar de reconhecer que a Fecomércio hoje é outra federação com visibilidade e ações em todo o Estado após o comando de Laércio Oliveira é uma pequenez enorme. Aliás, o amigo jornalista Anderson Christian, que comanda o “AndersonBlogs”, resumiu bem toda a verdade com a matéria: “Ataques a Laércio Oliveira miram não apenas a sua pré ao Senado, mas também o comando da Fecomércio com seus R$ 120 milhões em caixa”. Leia aqui.

Anderson Christian foi feliz quando escreveu: “…É que a sanha de conseguir substituí-lo na presidência da Fecomércio é grande. Tanto isso é verdade que depois que se tornou pública a informação que a instituição possui R$ 120 milhões no cofre, houve cisão e formou-se uma chapa de oposição contra Laércio e seu candidato à presidência, Marcos Andrade…”

É algo claro: Laércio conquistou o espaço dele como líder empresarial e político por competência sem esconder o que representa e defende.

Sobre a eleição da Fecomércio, o empresário Marcos Andrade foi eleito na última sexta-feira.

Sobre Laércio e a discussão ideológica de direita e de esquerda tem que ser respeitada, embora que o blog entende que no Brasil este discurso ideológico caiu no chão há muito tempo e, mais recentemente, com a receita “lula e chuchu”. É como Cazuza sacramentou em 1988: “Os meus sonhos foram todos vendidos…Ideologia eu quero uma pra viver…”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTA DE PESAR A Prefeitura de Socorro, em nome do prefeito Padre Inaldo, lamenta o falecimento de D. Terezinha Santos, mãe do secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Ferreira. D. Terezinha faleceu  domingo, 15, aos 82 anos de idade, na cidade de Penedo/AL, local onde residia. D. Terezinha deixa como legado o exemplo de mulher de firmeza, de quem lutou com bravura para criar os cinco filhos. A administração municipal se solidariza com os familiares e com todos aqueles que hoje sentem a partida dessa nobre alagoana.

Sem candidato próprio à Presidência da República, para onde aponta a bússola do PSD? Em Sergipe, Mitidieri e a maioria apoiam Lula, mas alguns poucos apoiam Ciro e Bolsonaro Levantamento feito pela Jovem Pan junto a pessedistas tenta responder ao seguinte questionamento: para onde apontará a bússola do PSD em outubro deste ano? Em Sergipe, segundo disse à reportagem o deputado federal Fabio Mitidieri, há um “agrupamento muito plural”. “Há partidários que apoiam o presidente Lula, outros que apoiam o Ciro, aliados que apoiam o Bolsonaro. Uma frente muito ampla que não deve fechar questão. Eu, particularmente, apoio o presidente Lula aqui”, afirmou. Aqui toda matéria: https://jovempan.com.br/noticias/politica/eleicoes-2020/sem-candidato-proprio-a-presidencia-da-republica-para-onde-aponta-a-bussola-do-psd.html

Um absurdo e um desrespeito aos lagartenses: vídeo da Prefeitura de Lagarto dos festejos juninos é um plágio da campanha do BANESE para os festejos no ano passado. Atenção MPE, entre em ação para que prefeita Hilda Ribeiro seja responsabilizada e devolva os recursos gastos do erário. Veja:


Nem mesmo dos dois suplentes Rogério tem o apoio para disputar o governo E o senador Rogério Carvalho – aquele que deu o voto decisivo para o orçamento secreto do presidente Bolsonaro, mesmo sendo “petista” – está com dificuldade até mesmo de agregar apoios do lado dele. O primeiro suplente, o empresário Jorge Mitidieri é lógico que votará no sobrinho, Fábio, mas a segunda suplente Maria da Taiçoca, de Socorro, não quer nem ouvir falar no nome de Rogério após o chute eleitoral dado por ele apoiando outro candidato a prefeito. “O troco chegou”.

Transparência zero E o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, vai ganhar o troféu “transparência zero”. Tudo por causa na demora em responder às perguntas preparadas por vários leigos e enviadas publicamente por este blog. Hoje, 16, completa 14 semanas que o blog espera ansioso as respostas. A falta de transparência do arcebispo continua sendo um mau exemplo para o clero e os leigos de Sergipe. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo.

Diga ao papa Já que irá viajar a Roma para participar do encontro obrigatório com o papa Francisco, o arcebispo deveria aproveitar a oportunidade e dizer ao papa qual foi o motivo da demissão do ecônomo da arquidiocese “perito em economia e insigne por sua probidade”, qual foi o valor e quem recebeu a comissão do colégio arquidiocesano, qual o motivo de vender parte do patrimônio da arquidiocese, o porquê de ter comprado um carro luxuoso durante a pandemia, o porquê de ter expulsado e perseguido vários padres e leigos e leigas e outras coisas mais que virão à tona num futuro próximo.



O Blog torce para que a nova contratação da empresa que vai instalar radares nas rodovias estaduais esteja isenta às corrupções e irregularidades apuradas pela extinta Controladoria-Geral do Estado, cujos processos “dormem” sono profundo no TCE/SE, ninados pela condescendência! Até quando?

 

 

 

 



Indiaroba: inauguração de quadra poliesportiva e pavimentação asfáltica E a gestão de Indiaroba, que virou referência nacional por conta de um projeto de fomento econômico para microempreendedores individuais, comandada pelo prefeito Adinaldo Nascimento, continua com uma série de inaugurações.

 Colônia Sergipe: sonho antigo realizado Na última sexta-feira, 13, foi a vez da comunidade Colônia Sergipe receber a reforma da quadra poliesportiva e a inauguração da pavimentação granítica das ruas João Vilanova Filho e São Francisco de Assis. A quadra poliesportiva foi totalmente reconstruída, recebeu novo piso, pintura, alambrados, tela de proteção, acessibilidade e iluminação de led de última geração.

 “Inovação e sustentabilidade”, 1º lugar E a Prefeitura de Indiaroba ficou em primeiro lugar na premiação do evento “Prefeito Empreendedor” do Sebrae/SE na categoria “Inovação e Sustentabilidade” realizada  também na última sexta-feira,13.  A iniciativa tem o objetivo reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Este ano foram inscritas 35 propostas, representando 25 municípios.

Psol terá pré-candidatura ao Governo de Sergipe O Psol, em Sergipe, tem avançado bastante na elaboração programática e estratégica para as Eleições 2022. O partido está construindo um programa em diálogo com o povo e pretende formar chapas proporcionais completas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Além disso, nomes importantes estão sendo ventilados para a pré-candidatura ao Governo. A definição do nome acontecerá ainda neste mês durante a Conferência Eleitoral do partido, cuja data será marcada pelo Diretório Estadual. Segundo o Psol, a decisão se dará em consenso progressivo, baseando-se em critérios objetivos e estratégia política.

Pré-candidaturas O Psol já definiu a pré-candidatura ao Senado do ex-presidente da OAB, Henri Clay Andrade, que é, inclusive, prioridade nacional do partido. Agora, para a pré-candidatura ao Governo, são ventilados nomes como Mário Leony, delegado de Polícia Civil; José Alvino, professor e advogado; Izadora Brito, advogada e integrante do MTST; Sérgio Barreto, defensor público e presidente do Psol Sergipe; Igor Baima, sindicalista; Marcos Póvoas, professor e procurador do Estado; e Jossimário Mick, servidor público.

Construindo com a sociedade: debate hoje, 16, no Bairro Grageru Enquanto isso, o partido tem construído um programa em diálogo aberto com a sociedade. Na última segunda-feira, 9, o Psol deu início, em Aracaju, ao Ciclo de Debate Programático para as eleições deste ano. Na ocasião, sob o tema “Segurança pública e Direitos Humanos”, a violência urbana e rural foi abordada como um alarmante problema social no Estado e no país. Na próxima segunda-feira, 16, às 18h30, o debate será sobre os altos índices de desemprego e insegurança alimentar no Estado. O encontro acontecerá na Rua Lourival Chagas, nº 233, no Bairro Grageru. As discussões do Ciclo, que subsidiarão o Programa de Governo do Psol, ocorrem às segundas-feiras e contam com a participação de especialistas sobre os temas.


Bispo do Rosário ganha retrospectiva no Itaú Cultural Mostra do artista, que passou 50 anos como interno num hospício, tem mais de 400 obras expostas ao lado de contemporâneos. Matéria ontem, 15, Estadão: Hoje um dos artistas brasileiros mais requisitados para exposições internacionais – a próxima será em janeiro, no Americas Society (EUA) –, o sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) ganha, a partir do dia 18, uma ampla retrospectiva com 404 obras suas no Itaú Cultural, justamente no dia em que se comemora a Luta Antimanicomial. Bispo é um exemplo da crueldade de instituições que confinam doentes mentais, condenando-os ao isolamento. Passou 50 anos de sua vida na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, por onde passaram também o escritor Lima Barreto (1881-1922) e o compositor Ernesto Nazareth (1863-1943), que fugiu do manicômio e foi encontrado três dias depois boiando nas águas da represa local.

A exposição Bispo do Rosário – Eu Vim: Aparição, Impregnação e Impacto tem como curadores Ricardo Resende, também diretor do Museu Bispo do Rosário, e Diana Koller. Eles também selecionaram para a mostra, que ocupa três andares do Itaú Cultural, obras de contemporâneos que dialogam com as peças criadas por Bispo em sua pequena cela na Colônia Juliano Moreira.

 


Laranjeiras realiza a Micareme no próximo fim de semana No próximo fim de semana (21 e 22), a Prefeitura de Laranjeiras realiza a tradicional Micareme, que, este ano completa 86 anos de história, assim como, volta a acontecer de forma presencial, com o desfile dos blocos Laranjeirense, Bota Fogo, Flores de Outrora, Águia de Ouro e o mais antigo, o Ninho dos Gaviões. O clima na cidade histórica é de euforia e expectativa, já que esta é uma das festas mais aguardadas pela população. Este ano, além dos desfiles dos blocos no sábado, 21, a Prefeitura preparou uma programação especial no domingo, com o arrastão da cantora baiana Margareth Menezes, às 15h e shows na praça de eventos a partir das 18h, com Manuh Araújo, Mara Pavanelly, P10, Edson Gomes e Isaac Gomes (50 anos de história), além de Guigó e Jardim dos Leões.

A Micareme (carnaval fora de época) reúne blocos, tocando músicas de frevo e marchinhas O evento preserva até os dias de hoje a rivalidade entre os blocos, principalmente Laranjeirense e Bota Fogo. Os foliões guardam segredos e histórias, a exemplo da confecção das fantasias, as diversas estratégias para descobrir as novidades do bloco rival e a criação de paródias para insultar os oponentes.   O mais curioso é que não existe jurados para eleger quem é o melhor, o mais bonito e o vencedor. Portanto, todos se acham vencedores. Também fizeram parte da história da Micareme, os blocos ‘As Malandrinhas’, o ‘Ferro Velho’, ‘Broto do frevo’, ‘As Moreninhas’ e ‘Mangueira’.

 

Lançada pré-candidatura de Sérgio Reis à Assembleia Ontem, 15, aconteceu uma reunião em Lagarto, onde Sérgio Reis teve a oportunidade de conversar com a população e abordar alguns pontos como, a possível pré-candidatura para deputado estadual, já que a tia, a deputada estadual Goretti Reis, devido a algumas questões pessoais, decidiu desistir da sua pré-candidatura. “Quem acompanhou o meu mandato como deputado federal, sabe a forma como trabalhei e tudo que fiz por Sergipe durante todos os anos que se passaram. Por isso, estou aqui para dizer a vocês que se depender de mim, teremos muito o que fazer para melhorar ainda mais o nosso estado.  Uma nova etapa se inicia e eu estou pronto para enfrentar os obstáculos que a acompanham. Vamos juntos nessa!”, anunciou.

 

Pré-candidato a deputado federal Anderson Góis faz caminhada pelo interior Sergipe tem seus encantos, mas, também suas necessidades. Desde a cultura à saúde nosso povo carece de políticas públicas e valorização. Por isso, o pré-candidato ao cargo de deputado federal, Anderson Góis (União Brasil), esteve percorrendo dois municípios sergipanos, Ribeirópolis e Frei Paulo. Anderson Góis, que já iniciou os trabalhos de campanha aqui em terras dos cajueiros e dos papagaios, ouviu a população desses municípios e estreitou suas relações com a comunidade.

Encontros Durante a manhã, foi convidado para um café com a advogada e conselheira da Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB/SE), Jaqueline Santana, na cidade de Ribeirópolis. Projetos políticos para jovens e mulheres, além de políticas públicas que assegurem esses direitos foram questões abordadas, tendo uma maior reflexão sobre o feminicidio e Lei Maria da Penha. Já, no período da tarde, a rota foi a cidade de Frei Paulo, para um encontro com a ex-secretária de Saúde do Município de Frei Paulo, Carla Menezes, que falou de sua experiência como gestora na saúde pública do município.

Atenção “Foi um encontro produtivo, pois, ouvi de perto os relatos de uma gestora pública, e, ainda mais da saúde, pasta essa, que sabemos que necessita de uma maior atenção pelo executivo. Como deputado federal, vou buscar que a saúde seja tratada com a importância que merece. Profissionais da saúde devem ser valorizados, esse é um grande cerne da questão que envolve a saúde: garantias aos profissionais da saúde e o fortalecinento do SUS. Entendo, que como deputado federal, essa pasta será prioridade para trazer recurso ao nosso amado Sergipe, para que quando surgir crises como a da Covid-19, estejamos preparados”, garantiu o pré-candidato ao cargo de deputado federal, Anderson Góis.

Turismo Ainda foi possível trocar ideias com o ex-vereador de Aracaju, Ivaldo José, que é jornalista há 40 anos, uma referência na área da comunicação no estado. Em um encontro agradável e único, Anderson seguiu com o ex-vereador, Ivaldo José, para o povoado Alagadiço, conhecendo o Museu do Gangaço e ouvindo as histórias que cercam Lampião e os personagens do seu bando, como o do famoso Zé Baiano. E, ainda, conheceu um lugar que fomenta o turismo sergipano, como o Restaurante Chácara Fazenda. A agenda é cheia, Sergipe tem que caminhar e avançar e, por isso, Anderson Góis não para e, como um verdadeiro apaixonado por Sergipe, o objetivo é formar projetos políticos que tragam recursos fundamentais para o estado.


Maio celebra o Mês da Europa no Nordeste A cada ano, a data de 9 de maio celebra o Dia da Europa, em que se comemora a declaração de Robert Schuman de 1950, considerada como o texto fundador da construção europeia. Ao longo do mês de maio, portanto, os parceiros europeus se reúnem para o Mês da Europa, celebrando seu vínculo comum em torno do respeito da dignidade humana e dos valores da democracia, do Estado de Direito, da diversidade cultural e do plurilinguismo. No mundo inteiro, a União Europeia está engajada pela defesa desses valores. Em Aracaju e Maceió, será realizada a pré-estreia da Mostra de Cinema Europeu Online, que acontece de 13 a 22 de maio de 2022. Em Aracaju, o filme escolhido para a avant-première é “Rouge”, de Farid Bentoumi, cuja exibição será feita presencialmente, de forma gratuita e aberta ao público, no Cinema Vitória, na segunda-feira, dia 16 de maio, às 18h30.Para consultar a programação completa e as instituições parceiras, confira: https://recife.consulfrance.org/Maio-celebra-o-Mes-da-Europa-no-Nordeste

 

 

 

 

 

Radialistas brasileiros. Atenção! Chegou sua vez de participar da instituição da 𝗜𝗗𝗘𝗡𝗧𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗜𝗦𝗦𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗥𝗔𝗗𝗜𝗔𝗟𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗕𝗥𝗔𝗦𝗜𝗟𝗘𝗜𝗥𝗢. Participe do nosso esforço para sensibilizar o Senador Rodrigo Pacheco – @rodrigopacheco – que tem a prerrogativa de pautar o nosso PLC153/2017 para votação no Plenário do Senado Federal. Use sua força, suas redes sociais e marque os (as) senadores (as) do seu Estado.



 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Um aparte! Por Antônio Samarone, médico sanitarista : “Contei no texto de ontem que Graciliano Ramos, em um momento de fúria, desejou que o estado de Alagoas afundasse no Oceano. Pelo menos o Brasil ganharia um Golfo. O mundo é pequeno! Recebi uma mensagem de Cibalena (Luciano Oliveira) um intelectual de bata longa, ceboleiro exilado em Recife, me corrigindo. Segundo ele a história é mais longa. Graciliano disse essa heresia numa roda de cachaça entre comunistas, onde o sergipano Joel Silveira estava presente. Segundo Cibalena, Joel Silveira acrescentou: “Eu defendo que Sergipe afunde junto com Alagoas, o Golfo seria maior e o Brasil mais rico.” Joel dizia também que Sergipe era uma fazenda iluminada, propriedade de meia dúzia de usineiros. E era! Quando Joel Silveira retornou à Sergipe para ser o Secretário da Cultura do Governo Valadares. Saiu contando que só encontrou para conversar em alto nível em Sergipe, o arcebispo conservador Luciano Duarte. Fizeram um pacto: nem Joel falava de sexo, nem o Bispo de política. Joel Silveira, filho de Lagarto, foi o último intelectual sergipano com brilho nacional. Déda o homenageou, dando seu nome á Ponte do Mosqueiro. Esses intelectuais…”

 

 

Telemedicina Na última sexta-feira dia 13/05,a Federação dos Servidores Públicos Municipais de Sergipe e o SINTRANGEM ,reuniu-se com o prefeito Valmir de Nira de General Maynard, para apresentar o plano de TELEMEDICINA para os servidores públicos municipais e a população de General Maynard, um preço bem aquisitivo para atender as demandas da população, o prefeito gostou da proposta e ficou de estudar de como instalar no município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Homenagem a UFS, que completou 54 anos de existência ontem, 15 (15/5/1968).

A AUGUSTA ANIVERSARIANTE DO DIA

— 15 DE MAIO —

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS

“Em formação cultural, sou genicamente ligado à UFS. Logo, se a ofenderem, ofendem-me; se a louvarem, louvam-me.”

Clarkson Ramos Moura

PRÉVIA E AZADA CONSIDERAÇÃO

A despeito da curta memória ou da amnésia coletiva, espera-se não haver um, unzinho serpipano que não se recorde ou não tenha tomado conhecimento das infundadas e afrontosas declarações do ex-ministro da Casa Civil, Onys Lorenzoni, em 1° de maio de 2019 — Dia Mundial do Trabalho — em entrevista à Globo News. Mediante essas equivocadas e injuriosas afirmações, “Sua Sapiência”, ao ser questionado, pelos entrevistadores, sobre o deliberado, improcrdente, malicioso e impactante corte de verbas nos já combalidos orçamentos das universidades públicas — ostentando ele, plena, total e irrestrita ignorância da realidade da Educação Superior do Sistema Federal de Ensino e, em particular, da modelar efetividade finalística da Universidade Federal de Sergipe (o que tem sido regra para os perleúdos e oniscientes “mulistros” do atual desgoverno federal), chegou ao dislate de pretextar a UFS como convincente e péssimo exemplo de negativa relação custo—benefício, comparando-a, inapropriadamente, com uma não menos exitosa universidade particular, também, do nosso Estado, a Universidade Tirandentes – Unit.

A propósito, eis extrato da descabida e insultuosa argumentação do Dr. “Onyx Fênix”, consoante texto de 2/5/2019, de autoria de Fernando Araújo, da “F5 News”, reproduzido “ipsis litteris:

“Na fala dele [Onys Lorenzoni], a UFS possui 30 mil alunos, 1.500 profissionais com doutorado em tempo integral, mas não tem nenhum curso de mestrado e doutorado com nota máxima do MEC – e receberia R$ 980 milhões em repasses por ano. Já a Unit, ainda conforme o ministro, com 28 mil estudantes e 250 doutores, possui quatro cursos de mestrado e quatro de doutorado com notas 5 e custos menores – R$ 310 milhões de orçamento anual.”

Como não poderia ser diferente, o episódio teve tonitruante e efervescente repercussão, quer na Comunidade Acadêmica da UFS, quer nos meios políticos do Estado, quer na Sociedade Sergipana com um todo. Tanto foi assim, que, no dia seguinte, em 2/5/2019, alguns docentes da UFS, entre eles, Marcelo Ennes e Antônio Samarone não deixaram por menos: fizeram azados e contundentes protestos nas redes sociais. Na mesma data, a Reitoria da Instituição, por seu turno, emitiu nota oficial rechaçando a abominável e despropositada afronta, resenhando e cotejando os verdadeiros fatos e dados, bem como dirimindo eventuais dúvidas sobre o invejável desempenho da Entidade representada, irresponsavel e publicamente ofendida na sua objetiva reputação institucional. Simultaneamente, o então vereador aracajuano, Hélber Batalha, e o Deputado Federal Fábio Henrique subiram às respectivas tribunas parlamentares e, em alto e bom som, refutaram, à altura, as assertivas levianas e ofensivas do desinformado e temerário ex-ministro-chefe da Casa Civil. Na mesma pegada, o modesto autor deste escrito, enquanto ex-aluno e perene beneficiário da UFS, externei minha repulsa pelo meu perfil no Facebook, comentando postagens do médico Antônio Samarone e do Deputado Fábio Henrique.

Aliás, conhecedor e admirador que sou da linha editorial e estilo webjornalístico deste bem-avaliado Blog, não me remanesce a mais tênue dúvida de que tal veículo midiático-digital, à simile de outros tantos similares e de alguns meios de comunicação convencionais, sediados neste Estado, haja compatilhado, em tempo, a cruzada midiática na intransigente, imediata e equânime defesa da UFS nesse lamentável e inusitado acontecimento.

De mais a mais, para se ter uma ideia das notórias magnitudes didático-científica, técnico-cultural e socioassistencial da Universidade Federal de Sergipe, basta ressaltar, de bom lembrete, que, recentemente, no ranque de desempenho — “The Impact Rankings 2022” — criteriosamente organizado pela “Times Higher Education”, credenciada entidade britânica, a UFS figura entre as 25 instituições de ensino superior com melhor performance educacional no Brasil. Acrescente-se que o mencionado ranque, em sua 4.ª edição, abrangeu 1406 universidades de 16 países e respectivas regiões. Para a salutar e incontida altivez de nós, sergipanos, na Região Nordeste, a UFS se coloca entre as quatro primeiras.

UM BREVE PREITO DE VERAZ GRATIDÃO

Conquanto não seja — nem pretenda ou tenha cogitado sê-lo — um exemplar de personalidade, notável, intelectual, “vip” etc. ou coisa que o valha, ouso reconhecer-me, sem exagero e figura de linguagem, premiado e, por conseguinte, perenemente grato para com a exitosa, benfeitora e paradigmática Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Assim, esse pioneiro templo-mor educacional da Sergipanidade e eu, inato, simples, finito, autêntico, declarado e juramentado diletante do saber, mantemos, “saecula saeculorum”, um íntimo, indelével e correlativo caso amoroso entre nós — uma espécie de cumplicidade afetiva correspondida.

A respeito, considero-me um atemporal e confesso educando do contínuo corpo discente desse público espaço didático-multidisciplinar da “Atenas Sergipense” (Aracaju).

Desvencilhado da ilusória vaidade de pretender aparecer, mas, antes, comprometido com o imprescindível dever de revelar a verdade; ouso ressaltar que, por esse consagrado e cinquentenário centro gerador e irradiador dos saberes humanístico, científico, tecnológico, artístico etc., em carne e osso, tive o prazer e a felicidade, sinceramente incontidos e grantificantes, de haver passado — diga-se de bom alvitre e sem falsa mdéstia, de forma marcante e perceptível — durante a segunda metade dos anos 70, até o final do decênio de 80, do sec. xx.

Portanto, não hesito em sustentar, em voz alta, por um absoluto imperativo de sincera gratidão, que a UFS faz parte de minha preciosa vida, sobretudo, imaterial, haja vista me ter propiciado a suficiente evolução dos meus bastantes atributos intelectuais e do meu satisfatorio acervo cognitivo-cultural. em outras palavras, ela chega a ser uma extensão de meu lar.

Oh! quanta saudade sinto dessa fonte de conhecimento e saber!

Sou-te infinitamente grato!

Parabéns! Patrimônio Cultural da brava Gente Sergipana!

Salve! Salve! Santuário Educacional do Ensino Superior de “Sergipe del Pueblo”!

 

OPINIÃO

Sabores Ancestrais. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

Dona Rosita da Cova da Onça me presenteou com uma raridade: uma porção de mangas “pingos de mel” (vejam a foto). São mangas silvestres, não comerciais. A polpa é fina e fibrosa, o sabor adstringente e forte, com aspecto franzino. O cheiro é bom!

Rosita é um velha amiga dos meus parentes do extinto povoado Matêbe. Na casa da minha avó Gina, tinha um pé dessas mangas. Só Betinho de Bebé dos Passarinho, um amigo do Beco Novo, especialista em frutos tropicais, que está exilado na Flórida, pode fornecer detalhes científicos dessa manga raiz.

A manga Pingo de Mel está para a manga Tommy, como o Araticum está para a Atemoia. No meio da escala agronômica ficam a manga Espada e a Pinha.

Existem no mundo 1600 tipos de mangas, quase todas na Índia. No Nordeste temos uma dezena. As mais apreciadas são as mangas Espada e Rosa. Comercialmente a Tommy e a Palmer. As mangas Maria e a Pão tem o seu valor.

Como diz o poeta: “da manga Rosa eu quero o gosto e sumo”. Eu prefiro a manga Espada da Ilha Mem de Sá, na Enseada do Vaza Barris, em Sergipe. As melhores do Brasil.

A manga Espada se chupa fazendo um furinho na casca, aspirando-se gulosamente a seiva. Depois tira-se a casca com os dedos e enfia-se o carroço na boca, até sujar o pau da venta. As “frepas” ficam entre os dentes. A manga Espada cortada de faca perde o gosto natural.

O cheiro da manga Espada chupada no caroço invade a alma. As mangas de dona Rosita reavivaram a minha memória olfativa e gustativa de infância. Sem esquecer das mangas chupadas, Eu trepado na mangueira.

Cresci sabendo que manga com leite era um veneno. Mamãe tinha certeza de que ninguém escapava. Nunca arrisquei.

Manga com farinha era merenda. Quando a fome apertava comíamos até manga verde.

Sempre soube que um abençoado muito feio e desmantelado, era o Cão chupando manga.


PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto Se masoquista é aquele que se sente bem quando está mal, e sente mal quando está bem, tá explicado esse desagrado todo com o fato de que seja de fabricação nacional a mais eficiente vacina contra o vírus da fraude eleitoral: a urna eletrônica.

www.twitter.com/da_goiabeira O chamado Orçamento Secreto não passa do maior Caixa 2 da história.

www.twitter.com/jgprates Nunca vi o TSE dando dicas de como capinar lotes baldios nem sobre como puxar pelotão de corrida com cantoria que acorda todo mundo de manhã cedo. Por que o exército que dar pitaco sobre urna eletrônica?
É cada um na sua…

 

 

 

 




Frase do Dia
“Eu não falo de vingança nem de perdão, o esquecimento é a única vingança e o único perdão.” Jorge Luis Borges.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-05/papa-francisco-missa-canonizacao-santidade-servico-santos.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais