Falcon sai do governo

Lúcia Falcon deixou a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos da Presidência da República. Ela entendeu que já havia cumprido sua missão no cargo após ter coordenado com sucesso o Plano Plurianual 2012 – 2015 e todo o planejamento de investimentos para o Cone Sul, que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ex-secretária estadual de Planejamento, Lúcia Falcon foi cotada, no início do governo Dilma Rousseff (PT), para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, porém um ruído de comunicação na base do PT terminou deixando-a de fora do primeiro escalão. Convidada para assumir a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Falcon aceitou e se debruçou sobre o Plano Plurianual, que concluiu recentemente. Agora ela está de volta a Sergipe para lecionar na Universidade Federal de Sergipe e ficar no seio da família. Seja bem vinda!

Sempre ausente

Dois projetos do deputado estadual Gilmar Carvalho (PR) deixaram de ser votados na última quarta-feira porque ele não compareceu na Assembléia. Antes da votação, a presidente do Legislativo, Angélica Guimarães (PSC), retirou as matérias da pauta alegando que atendia um apelo do próprio parlamentar para que seus projetos só fossem a votação na presença dele. Nas galerias, um gaiato disse que isso vai ser difícil, pois Gilmar raramente aparece no plenário. Que maldade!

Vende pouco

Ainda é pequeno o movimento de consumidores nas barracas de fogos de artifícios instaladas no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Os comerciantes, contudo, acreditam que a procura pelos fogos vai aumentar no final do mês, pois os aracajuanos costumam adquirir o produto para festejar a chegada do Ano Novo com muita luz e barulho. Que seja!

Reunião no Denit

Deputados estaduais e lideranças de Estância vão se reunir hoje com a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e transporte (Dnit), em Aracaju. A reunião foi marcada depois que o deputado estadual Gilson Andrade (PTC) denunciou o risco que estão correndo mais de 20 mil habitantes do bairro Cidade Nova, em Estância, por conta de uma mal projetada mureta que divide a BR-101. Como não há passarela no local, as pessoas se obrigam a pular a tal mureta para cruzar a movimentada rodovia. Um absurdo!

Potássio

O governador Marcelo Déda (PT) visita nesta sexta-feira a plataforma de sondagem da empresa Rio Verde Minerals, em São Cristóvão. A companhia está perfurando o primeiro poço de três previstos no Projeto Sergi, visando definir o tipo de material disponível na região. O poço possui 1.350 metros de profundidade e ocupa uma área de 5.625 m². Além dos royalties da extração mineral, Sergipe será beneficiado com a comercialização do produto.

Açúcar amargo

A Anvisa proibiu a distribuição e comercialização do açúcar cristal marca Levesucar, com data de validade de 4/2013. Laudo do Instituto Adolfo Lutz constatou a presença de grânulos irregulares com formatos diversos de partículas metálicas que indicam "falha na adoção de boas práticas de fabricação". De acordo com a Anvisa, a depender da dimensão e formato desses fragmentos, pode haver lesão no trato gastrointestinal do consumidor. Misericórdia!

Protesto na PGE

Os trabalhadores da Fundação Aperipê de Rádio e TV estão por aqui com o governo estadual. Cansados de esperar o envio para a Assembleia do projeto de lei criando o Plano de Carreira da categoria, eles vão promover segunda-feira um protesto na porta da Procuradoria Geral do Estado. No período da tarde, se deslocam para o Legislativo visando pedir o apoio dos deputados. Os trabalhadores da Aperipê já pensam, inclusive, em cruzar os braços nos próximos dias. Estão certíssimos!

Sem menores

O Tribunal Superior do Trabalho liberou a Nordeste Segurança e Transportes de Valores Sergipe de cumprir a cota legal de contratação de menor aprendiz. Em seu voto, a ministra relatora Dora Maria da Costa manteve a anulação do auto de infração sofrida pela Nordeste Segurança. Segundo ela, empresas de segurança privada desenvolvem atividades consideradas de risco, com “ambiente impróprio para o convívio de menor aprendiz”.

Gol de placa

Deputados federais, políticos sergipanos e jogadores veteranos promoveram ontem à noite um grande espetáculo no Batistão. Eles atraíram milhares de pessoas, que foram assistir ao Jogo da Solidariedade em  prol do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) e da Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae). A festa contou com as presenças de Romário, Washington, Nininho, Luiz Carlos Bossa Nova, entre tantos outros. O Time das Estrelas derrotou o combinado sergipano por 6 a 5. Legal!

Do baú político

A música ‘Propriá’ foi resultado das andanças de Luiz Gonzaga pela região ribeirinha e pela sólida amizade que ele fez com o ex-prefeito propriaense Pedro Chaves (UDN). Os dois se conheceram no início da década de 50, quando ‘Lula’ colocou os pés na estrada para divulgar o vermute Martini, bebida muito apreciada na época. O prefeito fez uma praça e colocou o nome de Luiz Gonzaga, convidando-o para inaugurá-la. Segundo Luiz Chaves, filho de Pedro, a inauguração foi uma das maiores festas já vistas na região. Para desgosto do udenista, seus adversários mandaram arrancar a placa com o nome do Rei do Baião. O novo prefeito Nelson D’Ávila Melo (UDN) resolveu reparar o mal feito e consultou Pedro sobre a possibilidade de chamar Luiz Gonzaga para reinaugurar o logradouro. O convite foi aceito e a praça reinaugurada com uma festa mais estrondosa que a primeira. Foi nesta época que Gonzagão concebeu a música ‘Propriá’ que diz numa de suas estrofes: “E com a Rosinha eu deixei meu coração/ Por isso eu vou voltar pra lá/ Não posso mais ficar/ Rosinha ficou lá em Propriá”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais