Blog opinativo e ñ é hipócrita! Brasil precisa se livrar do genocida

                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Desde que surgiu, em maio de 2006, este espaço nunca ficou em cima do muro numa eleição em qualquer nível. Muitas vezes perdeu amigos e leitores por ser autêntico e ter posição política claríssima.

Como já abordou por várias vezes aqui neste espaço, jornalista e jornais em todo o mundo têm posições políticas bem claras. Ser verdadeiro é uma coisa, dissimular é covardia. E este blog jamais será covarde. 

Portanto, este espaço entende que o Brasil precisa se livrar do genocida chamado Bolsonaro, por vários motivos:


– no início da pandemia da Covid-19, Bolsonaro fez campanha contra o isolamento e o pior, foi omisso intencionalmente. Em agosto de 2020 a imprensa noticiou que a Pfizer ofereceu 70 milhões de doses ao Brasil. Ele não respondeu e muita gente foi embora por conta desta omissão. É ou não é um genocida e negacionista?

– Um presidente que incita sua base radical, a manada inconsequente, a pedir o fechamento do Congresso e do STF merece algum tratamento digno? Um presidente que tem feitiche ao lado de uma pequena parcela da população pelo retorno do AI-5 e do governo militar.

– Um presidente que criou o orçamento secreto um verdadeiro caixa 2 e uma sangria nunca vista dos cofres públicos sem transparência com o aval de um sergipano, o senador Rogério Carvalho, PT, que virou o padrinho do orçamento secreto.

– O Brasil vive hoje uma das maiores crises econômicas com milhares de brasileiros desempregados e o pior: retornaram a passar fome. Alimentos, gás de cozinha e energia elétrica viraram luxo.

– Fala em corrupção e esquece as “rachadinhas” dele e de toda a família, os ministros que deixaram os cargos por conta das denúncias de corrupção.

– Nunca a PF foi tão aparelhada. O delegado que cumprir a lei, como no caso do filho mais novo de Bolsonaro recentemente denunciado por um empresário que pagou o escritório dele, é logo retirado do caso e transferido para bem longe.

– Os ataques desmedidos às urnas eletrônicas e ao TSE mostram o desespero de um louco que foi colocado na presidência por conta da ojeriza de muitos pelo PT. A presidência não pode ser palco de experimentos e de instrumentos de raiva de eleitores com um grupo colocando um genocida no comando.

Portanto, pelas razões acima e muitas outras, aqui não tem espaço para racista, homofóbico e genocida.

O que se espera é que a maioria do eleitorado brasileiro tenha juízo e que Bolsonaro perca a eleição e suma do Brasil com sua família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção Ministério Público Eleitoral: pré-candidato a deputado estadual, Marcelo Sobral, filho do prefeito de Itaporanga D`Ajuda, faz propaganda nas redes sociais como se fosse o prefeito: “Sou incentivador do futsal de Itaporanga, durante quatro anos do meu mandato fomos quatro vezes campeões sergipanos.”  No print acima que foi rechaçado pela população local, ele mostra que quem é o prefeito é ele e que o pai, Otávio Sobral, é mera figura decorativa.

Nossa Senhora do Socorro: Prefeitura entrega hoje mais uma obra para comunidade E hoje, 18, às 19h, a comunidade do loteamento Palmares em Nossa Senhora do Socorro estará em festa. A Prefeitura entregará mais uma obra, desta vez a conclusão do calçamento de vias da localidade e a construção da praça. É mais um sonho da comunidade realizado pela gestão comandada pelo padre Inaldo que vem dialogando com as comunidades e atendendo suas reivindicações.




VI Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS). Em Nossa Senhora da Glória, sábado, 21 A Academia Gloriense de Letras (AGL) realizará no dia 21/05/22, das 8h às 12h, no Auditório do SENAC, o VI Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS). O evento terá como tema “A leitura e a escrita: um encontro com o outro”. Ao longo dos últimos anos este evento vem se consolidando devido à dinâmica utilizada, pois o envolvimento de crianças, jovens e adultos dá um novo aspecto para a caminhada pela literatura do nosso sertão e do nosso estado.

Palestra Nesta edição, haverá uma palestra com o escritor André Comanche, que falará sobre o universo da leitura e da escrita, buscando apresentar ao público presente o quão é encantador embarcar nesta jornada. Após a palestra, haverá uma mesa-redonda com a participação de jovens leitores (as) e escritores(as). Como protagonistas do evento, ele(a)s apresentarão os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em suas respectivas comunidades. Esse momento é de grande importância, porque são as vozes desses(as) jovens leitores(as) e escritores(as) que reavivam nossas esperanças.

Certificados Além dessas rodas de conversa, haverá a concessão de certificados a coordenadores (as) e instituições que desenvolvem projetos dedicados à leitura e à escrita nos municípios sergipanos. O intuito da Academia Gloriense de Letras é reconhecer e valorizar as ações desenvolvidas por homens e mulheres destemidos (as) e transformadores (as). Qualquer cidadão (ã) poderá participar do evento. É só agendar a data e conferir mais uma edição do EJEASS.


Moradores discutirão sobre o IPTU da antiga Zona de Expansão, amanhã, 19 Com o resultado da decisão do Supremo Tribunal Federal, em que o Município de Aracaju não pode cobrar IPTU dos imóveis localizados em área desmembrada do município de São Cristóvão, fixando tese, em linhas gerais, de que o desmembramento, aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da Emenda Constitucional nº.16, de 30 de junho de 1998, da área geográfica da então Zona de Expansão, de São Cristóvão para Aracaju, sem a realização de plebiscito, não dá direito ao município que incorporou a área cobrar IPTU, moradores das comunidades limítrofes com o município de São Cristóvão começam a realizar uma série de atividades visando ter acesso às informações mais seguras.

Moradores discutirão sobre o IPTU da antiga Zona de Expansão, amanhã, 19 II No entendimento dos integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, que acompanham a questão desde o início e que são parte da ação, por meio da OAB Sergipe, como “amicus curiae”, esta decisão vem estabelecer que Aracaju não tem legitimidade para cobrar o IPTU sobre imóveis que pertenciam a São Cristóvão antes da alteração procedida pelo Poder Legislativo de Sergipe, mas algumas questões ainda precisam ser resolvidas.Por isso, na noite da próxima quinta-feira, 19, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Terezinha, no Robalo, acontecerá uma reunião com a presença de lideranças, dirigentes e entidades, comerciantes, síndicos, religiosos, a fim de discutir a questão.

Pauta Na pauta estão esclarecimentos sobre o que decidiu o STF e os rumos que os moradores daquelas localidades deverão adotar.“ A ideia inicial é fazermos um nivelamento, ou seja, é trocarmos informações a fim de que todas as comunidades tenham acesso ao que realmente está acontecendo”, informa José Firmo, morador do bairro Robalo e integrante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju. Ainda nesta semana uma comissão de moradores e membros do Fórum em Defesa da Grande Aracaju deverão se reunir com a OAB/SE para solicitar esclarecimentos e também para definir as próximas estratégias e, em seguida, estabelecer um cronograma de reuniões dos moradores dos bairros afetados. Em outra frente, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju pretende estabelecer debates com as prefeituras e as câmaras municipais de Aracaju e de São Cristóvão, bem como com a Assembleia Legislativa visando a resolução do problema.

Laranjeiras: clima de euforia e expectativa na cidade histórica para a Micareme No próximo fim de semana (21 e 22), a Prefeitura de Laranjeiras realiza a tradicional Micareme, que, este ano completa 86 anos de história, assim como, volta a acontecer de forma presencial, com o desfile dos blocos Laranjeirense, Bota Fogo, Flores de Outrora, Águia de Ouro e o mais antigo, o Ninho dos Gaviões. O clima na cidade histórica é de euforia e expectativa, já que esta é uma das festas mais aguardadas pela população. Este ano, além dos desfiles dos blocos no sábado, 21, a Prefeitura preparou uma programação especial no domingo, com o arrastão da cantora baiana Margareth Menezes, às 15h e shows na praça de eventos a partir das 18h, com Manuh Araújo, Mara Pavanelly, P10, Edson Gomes e Isaac Gomes (50 anos de história), além de Guigó e Jardim dos Leões.

A Micareme (carnaval fora de época) reúne blocos, tocando músicas de frevo e marchinhas O evento preserva até os dias de hoje a rivalidade entre os blocos, principalmente Laranjeirense e Bota Fogo. Os foliões guardam segredos e histórias, a exemplo da confecção das fantasias, as diversas estratégias para descobrir as novidades do bloco rival e a criação de paródias para insultar os oponentes. O mais curioso é que não existe jurados para eleger quem é o melhor, o mais bonito e o vencedor. Portanto, todos se acham vencedores. Também fizeram parte da história da Micareme, os blocos ‘As Malandrinhas’, o ‘Ferro Velho’, ‘Broto do frevo’, ‘As Moreninhas’ e ‘Mangueira’.



No Sergipe Rural de sábado, 21, tem dia de campo sobre mastite em bovinos e a dica do veterinário aborda a doença em ovinos. O programa traz informações sobre linhas de crédito rural do BNB e uma dica de passeio de barco refrescante desbravando quatro ilhas na região da grande Aracaju. O seu programa agropecuário é exibido aos sábados 7h da manhã na Aperipê TV e também no canal do YouTube. Você também pode assistir as reprises nos domingos e quartas feiras sempre às 8h da manhã.


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

Foto: Ascom Segrase

 

 

 

 

 

 

 




ESPECIAL

GILFRANCISCO recebe nesta quarta-feira o título de Doutor Honoris Causa da UFS

Do site Evidenciese:

Nesta quarta-feira, 18, às 17h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe – UFS –, o jornalista, historiador e escritor, Gilberto Francisco Santos, conhecido como GILFRANCISCO, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe em reconhecimento a sua trajetória e produção cultural, bem como pela sua relevante contribuição à pesquisa, produção jornalística e historiografia documental.

Vale salientar que a concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário – Consu – da UFS, por meio da Resolução 31/2021. Entre as justificativas para a aprovação estava a grande contribuição dada por GILFRANCISCO como escritor, pesquisador, com extensa produção jornalística e literária, com artigos publicados em jornais, revistas e periódicos, livros publicados e banco de dados privado, com atividade de pesquisa de cunho biográfico, documental e bibliográfico de personalidades sociais, políticas e culturais de Sergipe e da Bahia.

Para GILFRANCISCO receber da Universidade Federal de Sergipe o título de Doutor Honoris Causa é uma satisfação e uma grande honra. “Agradeço a UFS, na pessoa do reitor o Professor Dr. Joviniano de Santana Filho, através do qual eu saúdo todos os demais representantes dessa ilustre e notável instituição de ensino superior”, afirmou.


 

 

 

 

 

 

 



Para o jornalista e escritor, Luiz Eduardo Costa, é “Merecidissima homenagem. GILFRANCISCO é hoje um dos que substituem o valoroso Luiz Antônio Barreto, no remexer dos baús da nossa História, e, nisso, valorizando os grandes vultos que a fizeram, e indo às raízes da evolução da nossa gente. A UFS, o magnífico Reitor, professor Joviniano e todo o corpo dirigente, estão de parabéns pelo título conferido a GILFRANCISCO”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O jornalista, escritor, Doutor pela USP e Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia. Editor do site Linguagens, Cid Seixas, em artigo publicado em dezembro de 2021, intitulado Doutor Gilberto Francisco, o popular GILFRANCISCO, destaca a importância do trabalho de pesquisa realizado pelo amigo GILFRANCISCO.

“A vida cultural dos estados da Bahia e de Sergipe, ainda hoje, está umbilicalmente ligada, como se formássemos uma só unidade da federação, que poderia ser chamada de BASE. Muitas personalidades culturais da Bahia são, na verdade, sergipanos natos, a exemplo do José Calazans, autoridade nacionalmente referenciada pelos estudos sobre a Guerra de Canudos, e Nelson Araújo, outro importante estudioso que veio de Sergipe para enriquecer a seara dos estudos da história do teatro, das manifestações populares e também do mundo clássico greco-romano.

Coincidentemente, estes dois mestres sergipanos – que se tornaram referências capitais no contexto acadêmico e intelectual da Bahia – foram responsáveis pela iniciação de um jovem estudante de Salvador que fez um percurso de retorno às terras de Sergipe Del Rey. Vejamos então a trajetória desta figura multifacetada que traz na sua bagagem a herança de dois admirados intelectuais sergipanos.

O jornalista, pesquisador e professor GILFRANCISCO, ilustre cidadão sergipano nascido na Bahia, está prestes a completar 70 anos de idade. No que pesem as muitas libras e arrobas temporais de anos vividos, ele continua arguto e produtivo. José Calasans e Nelson Araújo, infelizmente, não viveram mais tempo para testemunhar como os seus trabalhos de pioneiros retornaram à sua sempre lembrada terra natal, através do discípulo baiano – que a exemplo dos dois mestres também se vê sergipano.

Neste ano de 2021, a Universidade Federal de Sergipe, importante instituição cultural sediada no Estado, conferiu a GILFRANCISCO a sua mais expressiva e elevada distinção acadêmica, o título de Doutor Honoris Causa”.


 

 

 

 

 

 

 



O Professor Dr. do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe – UFS ­–, Antônio Fernando de Araújo Sá, também ressaltou no artigo GILBERTO FRANCISCO DOS SANTOS (GILFRANCISCO): Contribuições para a história cultural em Sergipe, a relevância das pesquisas de GILFRANCISCO para o Estado de Sergipe.

“Escrita à margem da universidade, o jornalista Gilfrancisco tem contribuído, significativamente, para o avanço da pesquisa da história cultural em Sergipe, recuperando práticas e representações forjadas por escritores, movimentos intelectuais e instituições culturais.

Ao ser convidado a prefaciar um dos seus últimos livros, uma compilação de notícias do bando de Lampião, durante os anos 1930, no Diário Oficial de Sergipe, travei contato com um pesquisador que vai às fontes históricas nos arquivos públicos e privados, publicando textos de outros autores ao lado de uma documentação, que, no mais das vezes, ficaria restrita à “crítica roedora dos ratos de bibliotecas”.

Incansável pesquisador, Gilfrancisco pode ser considerado como um arquivo vivo, como certa vez disse o professor Gildeci de Oliveira Leite, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sua trajetória intelectual aproxima-se dos pesquisadores José Calasans e Nelson Araújo, sergipanos que se destacaram no cenário intelectual baiano, só que ele fez o caminho inverso, tornando-se uma referência para a história cultural de Sergipe mesmo baiano.

Com um extenso acervo de documentos históricos e bibliográficos, o pesquisador recebe, com presteza, a todos os que precisam compulsar a extensa documentação depositada em seu apartamento. São inúmeras as menções de agradecimento nos programas de pós-graduação de Sergipe e Bahia a esse pesquisador infatigável. Sua generosidade em atender telefonemas para dirimir dúvidas já foram registradas por professores e estudantes.

Dentre os inúmeros temas a que se debruçou, posso destacar seu profundo conhecimento sobre a obra de Alina Paim, romancista sergipana que militou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e conviveu com escritores de renome como Jorge Amado e Graciliano Ramos. O saber construído nos arquivos e bibliotecas, além de entrevistas com os personagens próximos da escritora, foi fundamental para a confecção da dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Letras, de Ninacilra de Lemos Sampaio, e de monografia no Departamento de História, realizada por Samah de Oliveira Santos, da Universidade Federal de Sergipe, sob minha orientação.

Chegando próximo aos setenta anos, a intensa produção de livros nos últimos anos indica maturidade intelectual, marcada pela diversidade temática, como podemos observar, entre outros, nos trabalhos sobre o historiador e geógrafo Bernardino José de Souza (2019), a imprensa estudantil (2019) e Lampião no Diário Oficial (2021).

Em tempos bicudos de globalização e desterritorialização, a defesa e divulgação da cultura regional para a formação da consciência histórica e identitária das novas gerações são fundamentais para a visão crítica do contexto social em que estamos imersos. Sem o menor favor, afirmo que as obras de Gilfrancisco sobre a história cultural sergipana têm, efetivamente, colaborado e muito para essa empreitada”.

Outros condecorados

O título de Doutor Honoris Causa da UFS já foi entregue ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu a condecoração no Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, no dia 21 de agosto de 2017.

Mais recentemente, em 20 de novembro de 2021, José Severo dos Santos, mais conhecido como Severo D’Acelino, fundador do movimento negro em Sergipe, Bahia e Alagoas, ativista dos direitos humanos, poeta, dramaturgo, diretor teatral, coreógrafo, ator e pesquisador das culturas afro e indígena de Sergipe também recebeu da UFS o título de Doutor Honoris Causa”, por sua atuação na luta antirracista.

 

OPINIÃO

***** DIA DA FECUNDAÇÃO DO SUS ******  Clarkson Ramos Moura

— 17 DE MAIO —

34 ANOS DE PROTEÇÃO DA SAÚDE

(17/5/1988)

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS, É O “NOMEN JURIS” (art. 198, § 1º c/c art. 200, “caput”, da CF/88), DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE BRASILEIRO, QUE FOI INSTITUÍDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (arts. 196 a 200) E CUJO TEXTO FORA ELABORADO PELA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE DE 1987-1988, NA SESSÃO 267.ª, NO DIA 17 DE MAIO DE 1988.

ANTE UM DOS MAIORES FLAGELOS SANITÁRIOS DO MUNDO, A COVID-19, A TRAGÉDIA PANDÊMICA BRASILEIRA, ATÉ ONTEM (17/5), CONTABILIZAVA MAIS DE 665 MIL VIDAS CEIFADAS PRECOCEMENTE.

EIS, POIS, A INDAGAÇÃO QUE NÃO QUER CALAR:

SE NÃO FOSSE O SUS — INJUSTIFICADAMENTE, TÃO SUBESTIMADO E POUCO EXALTADO PELO ATUAL (DES)GOVERNO FEDERAL — O QUE SERIA DE NÓS, BRASILEIROS SOBREVIVENTES, A ESTA ALTURA?!

EM REMATE, FAZ-SE-NOS, IMPERIOSO RECONHECER A IMPORTÂNCIA E O MÉRITO DO SUS, BEM COMO A ÉTICA, O HEROISMO E A VOCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, O ESFORÇO HERCÚLEO E PÚBLICO DA MAIORIA DOS GOVERNADORES E PREFEITOS, DOS DEMAIS LÍDIMOS AGENTES ESTATAIS, INTEGRANTES DAS OPERANTES INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS, DA NOSSA FEDERAÇÃO, POR MAIS FORTE RAZÃO, PELAS CONTRAPRODUCENTES E DELIBERADAS MEDIDAS DO GOVERNO FEDERAL DE COMBATE À ATERRORIZANTE, DEVASTADORA E VELOCÍSSIMA PANDEMIA DA COVID-19.

“LAUS SCIENTIA!”

LOUVADA SEJA A CIÊNCIA!

PARABÉNS! PUJANTE E EFETIVO SUS!

PARABÉNS! HERÓIS E MÁRTIRES QUE TÊM PERSONIFICADO, AO LONGO DESSES 34 PRECIOSOS E EXAUSTIVOS ANOS, O MAIOR, O MELHOR E MAIS DEMOCRÁTICO SISTEMA DE SAÚDE DO MUNDO!

 

OPINIÃO

BESTA-FERA X BETY CUSCUZ 

ESTE PAÍS TERIA LUZ: BETY CUSCUZ

– ELA, SIM! ELE, NÃO! –

Clarkson Ramos Moura

SE, JÁ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO,
BETY CUSCUZ E BESTA-FERA
DISPUTASSEM A PRESIDÊNCIA,
EU IRIA VOTAR NELA, GALERA.

SUA FAMA, TODO PAÍS CONHECE:
É CANTADA EM VERSO E PROSA.
QUE TAL, TROCAR A BESTA-FERA,
POR ESSA CAFETINA VITORIOSA?


NINGUÉM AQUI MAIS SUPORTA
DA BESTA, SUA BANAL FACÉCIA.
O MITO É TÃO BOÇAL E BURRO
QUE AFERE BRASIL COM SUÉCIA.

PELOS CRIMES JÁ COMETIDOS,
PARA BESTA, HAJA PROCESSO!
NO RELINCHO QUE DEU NA ONU,
SE DECLAROU: RÉU CONFESSO.

ALÉM DE RECESSÃO E PANDEMIA,
O BRASIL VEM DE MARCHA À RÉ.
BETY CUSCUZ SERIA A FAVORITA,
POIS SABE RECUPERAR CABARÉ!

 



PELO TWITTER

www.twitter.com/luciopradodias Lançamento dos livros “Anisio Dário – a chacina da Rua João Pessoa”, de Gilfrancisco e “A margem da História Contemporânea de Sergipe: Memória e Democracia”, de Fernando Sá, no Sebo Chic. Obras importantes para a historiografia sergipana.

 

 

 




www.twitter.com/BlogdoNoblat Bolsonaro disse, esta tarde, a empresários paulistas: “Os que tentaram nos roubar em 64 tentam nos roubar agora. Lá atrás pelas armas, hoje pelas canetas”. Em 64, eram os militares que tinham armas. Agora, é ele, Bolsonaro, quem tem as canetas.

www.twitter.com/Ancelmocom No mais : a Justiça arquivou o processo de rachadinha no gabinete de Flavio Bolsonaro. Deve ter sido por…excesso de provas.

www.twitter.com/J_LIVRES Por Bacellar @BacellarArte E no fundo do poço havia um buraco…
#guerrahibrida #ForaBolsonaroVagabundo #bolsonaro

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/BohnGass Supermercado. O melhor lugar para se dar conta do desastre que é o governo do Jair.

 

 




Frase do Dia
“Somos um povo generoso, mas devemos ser justos – Tenho medo dessas grandes palavras – disse Stephen- que nos fazem tão infelizes.” James Joyce.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-05/papa-francisco-mensagem-conferencia-durban-trabalho-infantil.html


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais