Feijão de cego

Na época da UDN e PSD, quem era de um lado não dirigia sequer a palavra a alguém de outra facção. Com a reabertura política, veio o pluripartidarismo, tendo a convivência entre os adversários se tornado respeitosa. Hoje, com a ideologia em desuso na maioria dos partidos, formam-se coligações que mais parecem feijão de cego, tamanha a variedade de pensamentos entre os integrantes do mesmo bloco político. Portanto, nas eleições deste ano o voto ideológico ficará ainda mais em desuso. Como os caciques partidários estarão preocupados unicamente em vencer o pleito, se juntarão com adversários de ontem e enfrentarão aliados de hoje. Será nessas alianças políticas assemelhadas a um balaio de gatos que o eleitor terá a difícil missão de escolher o melhor candidato a prefeito de sua cidade.

De volta

O governador Marcelo Déda (PT) reassume hoje o comando político e administrativo do Estado, após um descanso de 10 dias nas praias de Pernambuco. Em solenidade simples marcada para daqui a pouco ele recebe o governo de seu vice Jackson Barreto (PMDB). Durante o período em que chefiou o Executivo, Jackson visitou obras, concedeu audiência a lideranças políticas e participou de várias festas religiosas no interior do Estado.

Braços cruzados

Boa parte dos policiais militares não está fazendo patrulhamento nas ruas. Eles se recusam a circular nas viaturas que estão com o licenciamento atrasado. Segundo as associações dos militares, mais de 90% dos carros não estão licenciados e por isso permanecem estacionados. Batizado de “Tolerância Zero”, o movimento dos PM’s visa pressionar o governo a mandar para a Assembléia um projeto definindo a carga horária da categoria. Enquanto isso a população fica entregue à própria sorte.

Prêmio Sebrae

As inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo foram prorrogadas até o próximo dia 31 e devem ser feitas pela internet. O prêmio reconhece trabalhos desenvolvidos para mídias tradicionais, como revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV, de todo o país. Entre as novidades desta quarta edição está o reconhecimento da cobertura jornalística em blogs e mídias sociais. O prêmio conta com a participação promocional da Revista Imprensa.

Posse no TRE

Em solenidade marcada para as 17h de hoje, a desembargadora Maria Aparecida Gama será empossada como a nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ela substitui a também desembargadora Suzana Maria Carvalho de Oliveira. A posse, que promete ser das mais concorridas, vai acontecer no auditório do TRE, no bairro Capucho, em Aracaju.

Sem valor

A partir de fevereiro, os cheques preenchidos, por erro, com data de 2011 serão devolvidos pelos bancos. Neste mês, os cheques serão compensados normalmente, mesmo que tenham a data do ano passado. A orientação do Banco Central é que, ao perceber que a data ficou errada no cheque, o cliente faça uma ressalva no verso da folha com nova assinatura e data correta.

Novo horário

O Shopping Jardins vai alterar seu horário de funcionamento durante o Pré-Caju. Na próxima quinta-feira, todas as lojas do shopping funcionam em horário normal, das 10h às 22h. Na sexta e no sábado, o Jardins abre às 10h e fecha às 19h. No domingo, as praças de alimentação operam a partir do meio-dia, e as outras lojas abrem às 14h. O fechamento das lojas no domingo também acontece às 19h. Estes horários não são válidos para o Restaurante Ferreiro e o Cinemark.

Mala pronta

A partir de 1º de fevereiro, Poço Redondo terá um novo prefeito. É que frei Enoque Salvador (PPS) vai renunciar em favor do vice Roberto Araújo (PT). O prefeito decidiu deixar o cargo em atendimento à orientação da Igreja, que entende ser inviável conciliar a carreira política com as atribuições religiosas.

Bebidas caras

A categoria de bebidas foi a que sofreu o maior reajuste de preços em 2011 nos supermercados. Pesquisa mostra que houve alta de 1,34% nos estabelecimentos em dezembro passado, contra a elevação de 0,77% no mesmo mês de 2010. As bebidas não alcoólicas registram alta de 9,45%. Os principais impactos vieram de suco de frutas (15,80%), refrigerante (10,67%) e bebidas isotônicas (7,79%).

Do baú político

Nos anos 50, quem mandava no município sergipano de Espírito Santo, hoje Indiaroba, era o senhor de engenho Zeca da Boa Vista, um udenista que esbravejava só de ouvir alguém falar em PSD e PTB. Apesar desse radicalismo, ele mantinha boas relações com Nozinho Araújo, parente do principal líder do PTB no Estado, Francisco Araújo Macedo. E foi essa amizade entre os dois que fez Zeca da Boa Vista ir à casa do amigo convidá-lo para a inauguração do mercado municipal. Antes da festa na praça, o anfitrião ofereceu um almoço para os convidados, com direito a muita cerveja, uísque e cachaça da boa. Já ‘tungado’, Zeca da Boa Vista apossa-se do microfone, manda a banda de música parar de tocar e reclama: “Tem gente aqui que não é da UDN!”. Repetiu a frase três vezes seguidas, até que o pacato Nozinho notou que era com ele e saiu de fininho. Ao perceber que o ‘convidado’ tinha ido embora, o velho Zeca mandou a banda voltar a tocar e a festa udenista entrou noite adentro.

Resumo dos jornais   

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais