Hipocrisia

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Leandro Karnal – cultura e comportamento Estadão

 

Hipocrisia


O termo remete à falsidade. Pensamos no hipócrita como alguém que diz uma coisa e sente outra. Pode ser a pessoa diferente do que prega. Um fariseu, um dissimulado, uma pessoa de duas caras: eis a primeira aproximação do hipócrita. Outra boa aproximação é acompanhar discursos de alguns políticos.

Trato do termo em outro caminho. Somos obrigados a elaborar e cumprir regras pela vida em sociedade. A tendência da norma é funcionar para o interesse coletivo. Claro, aqui e ali, o dispositivo fica autônomo e cumpri-lo passa a ser o objeto em si, independente do que o gerou e seus objetivos.

Explico-me. Durante a pandemia, as companhias aéreas tiveram de seguir novas diretivas. Eram boas medidas de segurança: quando o avião pousava, todos deveríamos aguardar em grupos para desembarcar. Terminava o lufa-lufa tradicional e forçava-se, com motivos sanitários corretos, um modelo mais lento e mais seguro para sair da aeronave. A regra é muito boa. Problemas: a) estávamos encostados uns nos outros dentro do avião. Ao meu lado, duas pessoas desconhecidas que roçaram no meu braço por uma, duas ou três horas. Passamos a descer de cinco e cinco fileiras e ficamos de pé junto a pessoas de cinco fileiras (cada uma, em média, com 6 lugares, logo, 30 pessoas). Seria mais seguro estar apertado de pé com 30 pessoas? Ainda mais grave: muita vez vamos do avião para um ônibus. Depois de termos descido com ordem e metodicamente, civilizados e obedientes, voltamos a aglomerar um ao lado do outro, apertado, dezenas de pessoas. Qual a utilidade da regra de descida? Alimentar nossa hipocrisia, suprir a cena pública, destacar a teatralidade sanitária social. É importante o isolamento social? Fundamental! Seria bom que não aglomerássemos? Sem dúvida! O que ocorre ao chegar difere de tudo que desejávamos.

Não se pode tirar a máscara durante o voo! Sabemos ser medida adequada, bem concebida e defensável ao extremo. A não ser… que estejamos bebendo água. Minha vizinha de assento hidratou-se por 50 minutos, de Congonhas ao Santos Dumont. Bebericava em quantidades homeopáticas cada precioso gole e, assim, não precisou de máscara durante todo o trajeto. Uma estratégia? Uma sede imensa? Alguém que lutava contra a desidratação ou que tinha angústia com o uso da máscara. Nunca saberei, todavia, coloco na conta da hipocrisia. Se ela estivesse sem o copo na mão, poderia ser alvo de todas as críticas e até forçada a desembarcar se o avião estivesse no solo. O copo vira um habeas corpus, uma suspensão da pena e da moralidade sanitária.

Vivemos da cena pública. A cozinheira toca centenas de vezes nos alimentos ao prepará-los. Quando chegam até a mesa, usam-se luvas, garfos, colheres e outras coisas para simbolizar o caráter asséptico e imaculado ali, na minha frente. Equivale a um atestado de pureza depois de uma vida pouco recomendável. Precisamos ver o cuidado de higiene. Não é necessário que ele tenha existido há 15 minutos. Nossa demanda por hipocrisia existe.

O objetivo da crônica não é a denúncia. Poucas coisas são tão hipócritas como a denúncia. O objetivo é entender a teatralidade da nossa exigência, as regras sem sentido que implantamos e a necessidade que cada um de nós, a começar por mim, estabelece para aceitar que as coisas funcionem.

Há um filme histórico que se passa em 1610, por exemplo. Eis que, sobre a mesa, o observador arguto nota um relógio e identifica um grave erro: um ponteiro de minutos. Faltavam ainda mais de 50 anos para que surgisse o ponteiro de minutos! Filme anacrônico! Erro! Absurdo! O observador indica o dislate, publica nas redes, denuncia e escreve aos produtores. Todo o fato de que estamos gravando em um estúdio com luzes elétricas e câmeras digitais e que as falas são produzidas em um computador e apresentadas por pessoas do século 21 é irrelevante. Preciso que não exista o ponteiro de minutos para eu acreditar. De alguma forma, é nossa hipocrisia teatral. Importa o que está na regra, na minha frente no restaurante ou diante das câmeras. Hipocrisia exige a cena pública e ignora o resto. Hipócritas são atores no sentido negativo do termo.

Com exceção de você, querida leitora, e também de você, estimado leitor, o mundo é dominado por hipócritas. Continuamos nos horrorizando pelas mentiras contadas e, pista importante, reações intensas revelam muito sobre nossos medos e sombras.

Confesso, para encerrar, antiga inveja. Tive um colega professor que recusava convites inconvenientes com histórias tão comoventes que a pessoa o dispensava com lágrimas nos olhos. Eu, incapaz de inventar algo, lá estava no batizado que durava horas e com muitas pessoas. A cada olhada no relógio quase imóvel, tinha um pouco de desejo de ter o dom do meu colega, um pouco de raiva de mim ou de quem tinha me convidado para aquele sofrimento interminável. Tenho inveja do hipócrita bem resolvido que, geralmente, é conhecido como muito educado. Até a hipocrisia comporta esperança, afinal, ela já foi definida como a homenagem do vício à virtude.



Contas equilibradas E ontem, 19, pelo twitter, o governador Belivaldo Chagas anunciou que vai enviar a Alese projeto retirando a contribuição para aposentados e pensionistas: “Na próxima semana, vamos encaminhar para a Alese projeto de lei que retira a contribuição previdenciária de 14% para todos os aposentados e pensionistas. Com equilíbrio nas contas e planejamento, conseguimos antecipar o prazo da contribuição, que se encerraria em dezembro.”

Em reunião organizada pelo governador Belivaldo Chagas, o deputado federal Fábio Reis esteve com alguns prefeitos de Sergipe para debater sobre as necessidades dos seus respectivos municípios Com o objetivo de continuar levando melhorias para o Estado de Sergipe, o deputado federal Fábio Reis participou de reunião com o governador Belivaldo Chagas e os prefeitos, Laerte do município de Nossa Senhora de Lourdes, Adauto de Santa Luzia, Careca de Japoatã, Petinho de Riachuelo e Diogo de Carira. “Durante a reunião pude entender as principais carências de cada município para que dessa forma eu possa buscar recursos específicos para cada um, assim, posso ter uma visão mais ampla sobre essas necessidades e fazer um trabalho que continue beneficiando nosso povo”, disse o parlamentar.

Identidade Nacional dos Radialistas Na última quarta-feira, 18, foi aprovado no plenário do Senado um projeto que estende a todo o território nacional a validade da carteira profissional de radialista como prova de identidade. O Projeto de Lei teve origem na Câmara dos Deputados e foi de autoria do então deputado federal André Moura.

Anseio da categoria “A ação representa uma conquista histórica para a categoria dos radialistas profissionais de todo o país. Como radialista e enquanto deputado, atendemos ao anseio da categoria, apresentamos o projeto, trabalhamos e conseguimos sua aprovação na Casa. Fico feliz em ver que o Senado deu continuidade ao nosso trabalho, aprovando o projeto nesta quarta”, comemora André Moura.

Habilitação e registro O modelo da carteira deverá ser aprovado pela Federação da categoria, trazendo a inscrição “válida em todo o território nacional”. A carteira deverá ser emitida pelo sindicato da categoria e, onde não houver sindicato, pela Federação credenciada e registrada no Ministério do Trabalho e Previdência. O profissional que não for sindicalizado também tem direito de receber a carteira de radialista, desde que seja habilitado e registrado no órgão regional do Ministério do Trabalho e Previdência. A medida agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Feira dos Caminhoneiros Itabaiana. Após 2 anos de pandemia expectativa é enorme E de 10 a 12 de junho será realizada a maior festa dos caminhoneiros do Brasil, a Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana e Feira do Caminhão. Na segunda-feira, 23, o prefeito, Adailton Sousa, vai reunir a imprensa sergipana para anunciar toda programação e as atrações da festa. Itabaiana é considerada a Capital Nacional do Caminhão e a festa já referência nacional por conta dos negócios realizados, as atrações culturais e musicais. Se tornando uma grande confraternização dos caminhoneiros brasileiros. O anúncio acontecerá no Sesc (Itabaiana), às 7h.

Amanhã, 21: VI Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS) em Nossa Senhora da Glória  A Academia Gloriense de Letras (AGL) realizará amanhã, 21, das 8h às 12h, no Auditório do SENAC, o VI Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS). O evento terá como tema “A leitura e a escrita: um encontro com o outro”. Ao longo dos últimos anos este evento vem se consolidando devido à dinâmica utilizada, pois o envolvimento de crianças, jovens e adultos dá um novo aspecto para a caminhada pela literatura do nosso sertão e do nosso estado.

Palestra Nesta edição, haverá uma palestra com o escritor André Comanche, que falará sobre o universo da leitura e da escrita, buscando apresentar ao público presente o quão é encantador embarcar nesta jornada. Após a palestra, haverá uma mesa-redonda com a participação de jovens leitores (as) e escritores(as). Como protagonistas do evento, ele(a)s apresentarão os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em suas respectivas comunidades. Esse momento é de grande importância, porque são as vozes desses(as) jovens leitores(as) e escritores(as) que reavivam nossas esperanças.

Certificados Além dessas rodas de conversa, haverá a concessão de certificados a coordenadores (as) e instituições que desenvolvem projetos dedicados à leitura e à escrita nos municípios sergipanos. O intuito da Academia Gloriense de Letras é reconhecer e valorizar as ações desenvolvidas por homens e mulheres destemidos (as) e transformadores (as). Qualquer cidadão (ã) poderá participar do evento. É só agendar a data e conferir mais uma edição do EJEASS.


Gracinha Garcez declara apoio à aprovação do Piso Salarial do Assistente Social em Sergipe Na Sessão Plenária da quinta-feira, 19, a deputada estadual, Gracinha Garcez, declarou

Fotos: Jadilson Simões – Alese

apoio à aprovação do Projeto de Lei n° 288/2021, que visa instituir o Piso Salarial do Assistente Social em Sergipe. Para ela, a medida é vital para dignificar a profissão e fortalecer as políticas sociais. “Valorizar e dar dignidade a esses profissionais contribui diretamente para a coordenação e execução de planos, programas e projetos que viabilizem os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como saúde, educação, moradia, etc. A categoria tem meu total apoio”, diz.

Explanação O PL n° 288/2021 foi assunto das palestras ministradas, na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, pela presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe, Itanamara Guedes, e pelo coordenador geral do Sindicato dos Assistes Sociais de Sergipe, Ygor Machado. A atuação dos assistentes sociais em Sergipe foi destacada na explanação de Ygor Machado. ”Há profissionais atuando na saúde, na política de assistência social nos 75 municípios de Sergipe, nas mais diversas vulnerabilidades da população tentando viabilizar direitos”, explicou.

Politicas públicas Em sua fala, a presidente da Fetam/SE, Itanamara Guedes, frisou que a profissão alcança diversas políticas públicas e auxilia a população no à direitos. Segundo ela, a categoria sofre com contratos de trabalho precarizados e baixos salários. “Por isso estamos aqui para dialogar com os parlamentares”, expôs.A norma que regulamenta a profissão é prevista na Lei 8.662/93, que exige o diploma de nível superior em Serviço Social e define a jornada semanal em 30 horas, mas não trata da remuneração. Por isso, o PL n° 288/2021, de autoria do deputado estadual, Iran Barbosa, visa instituir em Sergipe o piso salarial do Assistente Social.

 

Mais dignidade: Prefeitura de Socorro pavimenta ruas do Loteamento Palmares e entrega praça aos moradores Após mais de 30 anos de convívio diário com a lama e poeira, os moradores do Loteamento Palmares vivem uma nova realidade. A atenção dada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está possibilitando que a comunidade tenha uma melhor qualidade de vida. Nos últimos meses, a gestão municipal dedicou-se à construção da praça e na pavimentação de todas as ruas do Palmares. Na quarta-feira, 18, a Prefeitura realizou uma solenidade para comemorar e entregar as duas grandes obras.

Atenção do poder público A abertura da cerimônia contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Nossa Senhora de Socorro e do trio pé de serra Sururu com Coco. Além de dar mais dignidade aos moradores, as obras também transformam por completo a imagem do loteamento. “O Palmares é uma comunidade carente que precisava com urgência dessas duas obras. Quem antes passava pela BR percebia essa carência, essa necessidade de uma maior atenção do poder público. Fico feliz por testemunhar e ter contribuído para melhorar a vida dessas pessoas. O nosso maior compromisso com a população é a de transformar realidades e realizar sonhos. Saiu daqui emocionado com o testemunho da comunidade”, externou o prefeito Padre Inaldo.

Recursos A pavimentação das ruas foi fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal João Daniel, onde foram aplicados recursos federais e do município. Nesta obra, além da pavimentação, foi realizada a drenagem e a aplicação de calçadas. Já o novo espaço de lazer, construído pelas equipes de manutenção da Seminfra, deu-se somente com recursos próprios da Prefeitura. A praça conta com acentos para que famílias e amigos possam se reunir, passeio para permitir o deslocamento dos moradores, balanços que irão garantir a diversão das crianças e a iluminação de led, implantada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb).

Prefeitura de Socorro fará entrega de novos armamentos para a Guarda Municipal Na manhã desta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Socorro, por meio da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS), realizará, às 09h, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado na sede do município, a solenidade de entrega e apresentação dos novos armamentos do órgão de segurança pública municipal.

Emendas Durante o evento, a GMS fará a entrega de 20 armas, sendo 12 pistolas .40, 04 espingardas calibre 12 e 04 carabinas CTT 40. A chegada do armamento é fruto de emenda parlamentar do Senador da República Alessandro Vieira, por meio das emendas participativas. O valor total do investimento é de R$200 mil. Esta é a primeira compra de armas de fogo realizada pela Prefeitura na história do órgão e deu-se por meio de processo licitatório. O prefeito Padre Inaldo também já autorizou a compra de munições, com recursos próprios, para serem utilizadas nas novas armas. No primeiro mandato do prefeito Padre Inaldo, em 2017, a GMS havia recebido doação de armas da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).

Outros investimentos A Prefeitura de Socorro construiu, por meio de recursos próprios, a Central de Videomonitoramento, que funciona 24h e monitora mais de 100 locais do município, sendo prédios da Educação, da Assistência Social e da Saúde. O sistema conta com sistema de pânico e alarme. A gestão municipal planeja ampliar a cobertura de videomonitoramento para que todas as secretarias municipais passem a ser monitoradas.

Capacitação e reforma Além de investir em cursos de capacitação e formação para os guardas municipais, a Prefeitura também realizou a reforma da base administrativa da Guarda, local onde também está a Central de Videomonitoramento, otimizando assim o local de trabalho dos guardas municipais. Somente neste ano de 2022, a gestão municipal renovou e ampliou a frota dos veículos da Guarda, que agora conta com sete viaturas para proporcionar uma melhor rotina aos servidores e uma melhor prestação de serviço à população.

 

 

O Legado à saúde e a espiritualidade. Imperdível! Canal Renovando Consciências em parceria com a Associação Médico-Espírita de Sergipe (AME-SE), lançará no dia 23.05.22 (segunda-feira) – 19h30, o programa PEDAÇOS DO ESPELHO, um estudo baseado na obra de Marlene Nobre. Convidado: Gilson Luis Roberto, com a apresentação de Carlos Alberto Santiago. Agende aí! Link: https://www.youtube.com/watch?v=AzCqDp9aG5E

 

 

Prorrogadas as inscrições para estágio em Mídias Digitais As inscrições para a vaga de estágio nos cursos de Cinema e Audiovisual ou Designer para trabalhar na Assessoria de Comunicação da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) foram prorrogadas até quarta-feira, 25. Aqueles que forem flexíveis, criativos, gostam de mídias digitais e querem trabalhar numa assessoria de comunicação ativa devem enviar currículo, histórico escolar e, se tiver, algum material de portfólio até esta sexta-feira, 20 de maio, para o e-mail ascom.adepolse@gmail.com .

Matrícula Para participar é necessário estar matriculado no curso de Cinema e Audiovisual ou Designer numa das instituições de ensino superior do Estado e cursando do 5º ao 8º período. O estagiário receberá bolsa e auxílio-transporte. Haverá uma seleção de currículos e, posteriormente, os pré-selecionados passarão por entrevista.

 

 

 

 

 


Delegação de Sergipe conquista o Campeonato Nacional de Artes Marciais E Aracaju foi é quente para a delegação sergipana no Campeonato Nacional de Artes Marciais realizado de 13 a 15 deste mês no Aracaju Shopping. Promovido pela Confederação de Artes Educativas do Brasil – CONFAME, o evento teve a participação de mais de 200 atletas e várias delegações de todo o país. No evento foram selecionados para o campeonato internacional que será realizado na Argentina no fim do ano. O público e os atletas elogiaram o local e toda estrutura montada com a eficiência pelo Aracaju Shopping. Além da parceria com o Aracaju Parque Shopping contou com as seguintes patrocínios: UPHOUSE; ÓTICAS CAROL; SESI; ESPETINHO AJU; MIDIA AJU; MAAC; VIAÇÃO PROGRESSO, HOTEL DA COSTA e ACORDA SAÚDE.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 



Quadrilha Junina Xodó da Vila promove evento de lançamento do tema e traje em Aracaju A Quadrilha Junina Xodó da Vila realiza no dia 21 de maio a sua festa de lançamento do tema e traje para o ano de 2022. O objetivo é mostrar para a população, entidades e autoridades da área cultural, o que o nosso grupo vai apresentar nos arraiás, e além de promover a cultura sergipana. O evento também terá apresentações especiais de trios pés de serra e convidados, após ensaio da Junina Xodó da Vila. O evento será realizado na Associação de Moradores do conjunto habitacional Inácio Barbosa, situada na rua Victor Meireles, a partir das 18h com acesso a mesa (R$ 40) e individual (R$ 10).



Hoje, 20, tem arrasta pé no Boteco Aruana com Rick Nascimento. E no fim de semana o Boteco Aruana é a opção para quem deseja cerveja super gelada e uma comida com qualidade e preço justo. Neste fim de semana confira os destaques: https://www.instagram.com/botecoaruana/ Reservas e delivery: 79 99912 – 25-25.

 

 

 

 

 


The Maupi Lançamento do novo SINGLE LETRA & CANÇÃO do cantor The Maupi no dia 27 de maio em todas as plataformas digitais. “as uma nova música feita com muito amor para todos os meus fãs e seguidores . Letra & Canção é autoria minha e do poeta e grande músico @walberdamatta , com a produção dos músicos maravilhosos , @bigpaulinhoalmeida e @walberdamatta”, escreveu o cantor nas redes sociais. Mais aqui: https://www.instagram.com/tv/CdOHt61M0_c/?igshid=MDJmNzVkMjY=


 

 

 



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

 


Crenças limitantes Nesta sexta-feira, 20, a Unimed Sergipe promoverá uma live em seu perfil do instagram (@unimedse) para falar sobre um assunto que, ultimamente, tem permeado conversas, principalmente quando se fala em saúde mental: as crenças limitantes. A partir das 16h, a jornalista Priscila Andrade conversará sobre o assunto com a psicóloga, Catarina Barros, que atende no Unimed Pleno e no programa Viver Bem. O bate papo será interativo, com participação do público e promete esclarecer como essas crenças limitantes podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do indivíduo.

 

 


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO



Em busca dos sonhos. Por Antônio Samarone.

Sonhei com a Revolução de Outubro e com o surrealismo. A militância política era inspirada pelas utopias e na luta pelos interesses das classes subalternas.

Herdei o DNA de Totonho de Bernardinho, meu avô. Um ferreiro sonhador, que cantava excelências na Matapuã. A sua biblioteca era lotada de Cordel, uma coleção memorável. Não sei que fim levou.

Aprendi a ler com esses Cordéis. Já cheguei na escola lendo de carreirinha e cantando. A professora pensava ser uma habilidade inata.

Totonho criava abelhas e passarinhos, plantava flores, ouvia os sapos na lagoa, plantou um pomar e deu o nome de suas filhas as jabuticabeiras. A primeira, recebeu o nome de mamãe. Bota até hoje. “Jabuticabeira Maria de Lourdes”, foi a única homenagem que mamãe recebeu em vida.”

O povo das Flechas dizia: “Totonho é doido”.

Na noite da sua morte, as abelhas saíram dos cortiços, sobrevoaram ruidosamente o seu corpo inerte e foram embora para sempre. Os cortiços ficaram vazios. Eu vi!

Ao amanhecer, o seu corpo foi levado numa rede, por homens treinados, num sacolejo harmônico e cadenciado. Na entrada da cidade o corpo passou para um ataúde cinza, seguindo até o sepultamento no Cemitério de Santo Antonio e Almas.

Não sei as razões de não sepultarem o meu avô no Cemitério do Rumo, no Pé do Veado, onde repousa parte da família.

Herdei parte do DNA do velho ferreiro. Ando em busca de novas utopias.


OPINIÃO


DIA DA LÍNGUA NACIONAL Por Clarkson Ramos Moura 

— 21 DE MAIO —

Sou mais um confesso e juramentado gigolô das palavras.

“Minha Língua, a Língua Luso-nacional, é a minha principal, eficiente e prazerosa ferramenta de trabalho.”

Neste “Sergipe del Pueblo”, gosto de ler os textos da lavra dos seguintes “gigolôs das palavras”:

Luiz Eduardo Costa, Cristian Góes, Jozailto Lima, Claúdio Nunes, Adiberto de Souza Oliveira, Cláudio Messias, Cláudio Leite, Jerônimo Peixoto, José Lima, Antônio Samarone, Elito Vasconcelos, Gilvan Manoel, Marcos Cardoso, Marcos Melo, Abreu Mendes, Antônio Carlos Valadares, Habacuque Villacorte, Ivan Bezerra Sant Anna, Milton Alves, João Santana Filho, Antonio Carlos Nascimento Santos, Joseilton Nery Rocha, Roosevelt Batista de Carvalho, Antonio Santos Souza Neto, João Augusto Freitas, Edson Ulisses, Antônio Saracura, Raymundo Mello, Djalma Maciel, Ilton Marques, Firmo Santos, Sílvio Santos, Jorge Bomfim Menezes, José Rollemberg Neto, Jouberto Uchôa de Mendonça, Anderson Nascimento, Carlos Rêgo, Fábio de Jesus Machado, Rinaldo Prado, Afonso Nascimento, Jorge Carvalho, Marcelo Ribeiro, Sérgio Lucas, José Aderval Aragão, José dos Santos Menezes, Lizaldo Vieira Santos, Adail Vilela de Almeida, Murillo Melin, Terezinha Oliva, Kátia Santana, Susane Vidal, Aída Campos, Fátima F. de Barros, Adélia Pessoa, Aglaé D’ávila Fontes, Clara Leite Resende etc.

Com efeito, pedindo a curial compreensão aos circunstanciais leitores deste frugal escrito, por justificável e inevitável falha de minha anosa, falível, desgastada e regressiva memória, ousei fazer uma exemplificativa enumeração de jornalistas, articulistas, blogueiros, redatores, autores e/ou literatos, sergipanos natos ou radicados (domiciliados), cujos textos — na minha humana e modesta intelecção — costumam trazer continente claro, correto e conciso, bem como conteúdo relevante, convincente e pertinente.

Em tempo, peço azadas escusas aos possíveis e injustiçados “gigolôs da palavras” — omitidos, tão somente, por “lapsus memoriae” — e, sobretudo, aos notórios “jabaculezeiros”, “focas” e escrevinhadores da Terra do “Cacique Serigy”, pelo meu incontido e corriqueiro rompante de sinceridade.

Por remate, transcrevo elucidativo extrato da crônica literária “O Gigolô das Palavras”, do genial escritor gaúcho, Luís Fernando Veríssimo, “in verbis”:

“Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que eu conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas reflexões inomináveis para satisfazer um gesto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. Não me interessa seu passado, suas origens, sua família nem o que outros já fizeram com elas. Se bem que não tenha também o mínimo escrúpulo em roubá-las de outro, quando acho que vou ganhar com isto. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito.”

Parabéns! Cultores das Belas Letras!

Parabéns! Profissionais que têm a língua oficial como instrumento de trabalho!

Parabéns! Entusiastas da Língua-Mãe!

 

 

 

 


Frase do Dia
“Sou amanhã, ou noutro dia futuro, o que estabeleço hoje. Sou hoje o que estabeleci ontem ou noutro dia anterior.” James Joyce.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais