O rompimento do governador Marcelo Déda (PT) com os irmãos Amorim desarrumou o tabuleiro político sergipano. Foi como se tivessem embaralhado as cartas para começar um novo jogo. Agora é saber quem ficará com Déda e quais lideranças municipais vão preferir marchar ao lado dos Amorim nas eleições municipais deste ano. Já se sabe que em Itabaiana o prefeito Luciano Bispo (PMDB) deverá se juntar ao governador, mas como ficarão os políticos de Lagarto, Propriá, Canindé, Socorro, etc? Para atrair novos aliados, Marcelo Déda terá a seu favor a força da máquina, porém precisará jogar muito para superar a capacidade de articular do empresário Edvan Amorim, visto pelas lideranças políticas do interior como um homem de palavra. No momento, é prematuro fazer qualquer prognóstico enquanto as cartas estiverem embaralhadas.
Desempregado
A briga política motivada pela reeleição da presidente da Assembleia, Angélica Guimarães (PDC), prossegue causando desemprego. O Diário Oficial do Estado da última sexta-feira publica a exoneração do secretário adjunto do Trabalho, Zé Milton de Zé de Dona. Ele é o presidente estadual do PSL e perdeu o cargo porque seu aliado político, deputado Mundinho da Comase (PSL), votou na reeleição de Angélica.
Moderados
Os deputados que votaram na reeleição da presidente da Assembleia, Angélica Guimarães (PSC), se reuniram ontem com os irmãos Amorim – Edvan e Eduardo. Definiram se manter unidos e fazer uma oposição moderada ao governo estadual. “Não haverá radicalismo. O grupo votará em todos os projetos do governo que interessem aos sergipanos”, disse o deputado federal André Moura (PSC), após a reunião realizada na rádio Ilha/FM.
Plenária
Será na próxima sexta-feira a reunião plenária do PT aracajuano para discutir sobre as prévias para escolha do prefeiturável do partido. O encontro estava marcado para sexta-feira passada, mas foi adiado a pedido do governador Marcelo Déda em função do racha político entre ele e os irmãos Amorim. A prévia vai acontecer no auditório do Instituto Federal de Educação e promete ser muito agitada.
Luto
Será sepultado na manhã de hoje no Cemitério Colina da Saudade o corpo do ex-vereador aracajuano Milton Santos. Com 96 anos de idade, ele faleceu ontem no Hospital São Lucas, onde estava internado há vários dias. Comunicador, Milton Santos foi eleito vereador a primeira vez em 1955, tendo se reelegido sucessivas vezes até deixar a política em 1983. Ele era pai do professor Wilder Santos e sogro do jornalista Jairo Alves de Almeida. O blog se solidariza com a família enlutada.
Hospitalizada
A senadora sergipana Maria do Carmo Alves (DEM) está internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação está publicada hoje na coluna do jornalista político Cláudio Humberto. Segundo ele, com problemas cardíacos, a senadora demista foi atendida no Instituto do Coração de Brasília e depois conduzida ao hospital paulista, acompanhada do marido, o ex-governador João Alves Filho (DEM).
Casa nova
O mundo artístico e cultural sergipano ganha hoje uma casa de espetáculo novinha em folha. É o Teatro Atheneu, que será aberto ao público totalmente reformado. A Secretaria Estadual de Cultura programou apresentações artistas na área externa do teatro e uma performance no palco da companhia de dança 'Cubos'. O ator sergipano Harildo Déda fará uma leitura dramática do livro que leva seu nome. A solenidade termina no foyeur do teatro, ao som do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Sergipe.
Passeio ciclístico
Quer ganhar uma bicicleta novinha em folha? Pois se inscreva para participar do “Passeio Ciclístico Cidade de Aracaju – 157 anos”, que será promovido pela Prefeitura no próximo dia 11, como parte das comemorações do aniversário da capital sergipana. Parceira do evento, a rede Bompreço vai oferecer 20 bicicletas para serem sorteadas entre os participantes no encerramento do passeio ciclístico. Outras informações podem ser obtidas na SMTT. Participe!
Com empresários
O governador Marcelo Déda (PT) terá na próxima sexta-feira o primeiro encontro deste ano com os empresários do comércio sergipano. Será durante a 1ª edição do Almoço com Negócios organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Déda fará palestra sobre “Projetos e Perspectivas para Sergipe”. O evento está marcado para as 12h, no Hotel Mercure, localizado na Orla de Atalaia.
Educação
O Projeto Rondon abriu inscrições para instituições de ensino superior que queiram participar das operações no meio deste ano. As inscrições estarão abertas até 30 de março e o projeto ocorrerá entre 6 e 29 de julho. O Projeto Rondon tem como missão permitir que estudantes universitários e professores participem de processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, em municípios mais isolados e carentes do país.
Do baú político
Professor de desenho no ‘Atheneuzinho’, Napoleão Dórea era muito amigo do líder udenista Leandro Maciel. Quando este se elegeu governador de Sergipe, em 1955, o professor foi trabalhar no Palácio Olímpio Campos. Em 1959, estimulado pelo próprio Leandro, disputou com sucesso uma cadeira de deputado estadual, mas não tentou o segundo mandato. Na década de 60, se mudou para Brasília onde, anos depois, conheceu a senhora Maria Estéfano Maluf, mãe de Paulo Maluf. Segundo as pessoas que conheceram Napoleão Dórea, a amizade entre os dois nasceu numa mesa de pôquer. Contam que a mãe do político paulista adorava vencer, enquanto o sergipano, para agradá-la, não se incomodava de perder, tornando-se o parceiro de jogo ideal da milionária. A amizade ficou tão intensa que, ao ser eleito governador de São Paulo, Maluf o nomeou secretário particular. O professor de desenho do ‘Atheneuzinho’ praticamente morava no Palácio dos Bandeirantes, sendo pessoa influente no governo. Morreu em São Paulo, onde seu corpo foi cremado. A pedido dele, as cinzas foram lançadas nas águas da Bahia e de Sergipe.
Resumo dos jornais