Senhora surpresa

Com tantas surpresas, a presidente da Assembleia, Angélica Guimarães (PSC), vai terminar matando de susto algum deputado da bancada governista. Primeiro antecipou em um ano a eleição da Mesa Diretora da Casa. Ontem, ela estabeleceu prazo até 14 de setembro, às vésperas das eleições municipais, para inscrição dos candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Esta é a primeira vez que esse tipo de escolha vai demorar tanto. E por que Angélica agiu assim? Porque seu grupo político, liderado pelos irmãos Amorim, sabe que se a eleição do novo conselheiro acontecer agora o governador Marcelo Déda (PT) emplaca o secretário da Educação, Belivaldo Chagas. Como o tempo é o senhor da razão, a presidente e seus líderes acreditam que o vento pode mudar e aí, então, eles darão uma nova rasteira no petista e, de quebra, no senador Antônio Carlos Valadares (PSB), a quem Belivaldo é ligado politicamente.

Renunciou

Fábio Mitidieri (PDT) não é mais secretário de Esporte e Lazer de Aracaju. Ele entregou o cargo ontem ao prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) para retomar suas atividades como vereador. Com o retorno de Mitidieri à Câmara, o médico Manuel Messias (PRP) volta à condição de suplente. Ao receber o pedido de renúncia, Nogueira disse que Mitidieri deixa uma marca muito significativa na história dos esportes em Aracaju.

Mais grana

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou ontem o reajuste dos servidores municipais. Os percentuais variam entre 7% e 43,57% e, após a aprovação pela Câmara de Vereadores, o aumento começa a ser pago em folha suplementar no mês de abril, com valores retroativos a janeiro. A nova folha irá gerar um acréscimo de R$ 50 milhões de despesas anuais com o pagamento de salários. Resta agora aguardar o reajuste que o governo estadual vai conceder aos servidores. Há quem garanta que não passará dos 7%. Uma miséria!

Comerciários

Os comerciários sergipanos definiram a pauta de reivindicações para negociação com o setor patronal com vista à data base da categoria, que é 1º de maio. Para esta campanha, as principais reivindicações são: aumento real de 10%, reposição de perda salarial de 1º de maio de 2011 a 30 de abril de 2012, alteração da data base para janeiro, vale refeição, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais (pleito nacional dos trabalhadores), além da ratificação das conquistas da Convenção Coletiva em vigor.

Caminho das Índias

O jornalista Otávio Costa escreve o seguinte na revista Istoé: Nas últimas semanas, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), bateu de frente com o Ministério da Fazenda ao discutir a renegociação da dívida estadual. Não se conforma com o custo da dívida e exige que a correção dos valores seja feita em condições mais favoráveis. Diante do mau humor de Déda, a presidenta Dilma o convidou para a viagem à Índia. Ele terá excelente oportunidade para falar com quem decide.

Aracaju é modelo

Como uma tentativa de diminuir a taxa de congestionamento de processos de cobrança de tributos estaduais e municipais, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sugeriu a construção de um projeto-piloto para estudar práticas de conciliação que reduzam as execuções fiscais em tramitação na primeira instância. No próximo mês, o CNJ ouvirá as experiências registradas em Aracaju, cuja vara de execução fiscal tem alto grau de informatização e podem servir como modelo para o restante do país.

Apoio verde

O Partido Verde fechou apoio à reeleição do prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT). O PV votou com o pedetista nas eleições de 2008 e participa da administração socorrense com Rodrigo Paixão, que é secretário adjunto de Comunicação Social. Os verdes têm 42 pré-candidatos a vereador em Socorro.

Prepare o bolso

A Petrobras já solicitou o reajuste no preço da gasolina ao governo, que avalia o pedido. O argumento da estatal é que o valor do combustível não pode ser mantido caso o barril de petróleo tipo brent continue por muito tempo cotado a 120 dólares. A Petrobras pressiona o governo para aumentar os preços por conta da diferença entre os valores no mercado nacional e no internacional, já que paga mais caro para importar gasolina e revender no mercado interno a um preço menor.

Desoneração

O governo federal prorrogou ontem por três meses a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos da linha branca. A desoneração estava em vigor desde janeiro e acabaria no final deste mês. Também foi retirado o IPI para a linha de móveis por três meses, até então o imposto era 5%. As desonerações atingem também os revestimentos laminados, que tiveram a alíquota do imposto zerada, luminárias e lustres, que passaram de 15% para 5%, e os papéis de parede, de 20% para 10%.

Pouco tempo

Os eleitores têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação de seu título eleitoral.
Dentro dos próximos 45 dias, os cidadãos que irão votar pela primeira vez também devem solicitar o documento. Já os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida precisam pedir até o dia 9 de maio sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada. Para evitar as enormes filas, não deixe para ir aos cartórios eleitorais na última hora.

Má vontade

Por que será que a maioria dos garçons não gosta de atender a mesa de quem bebe refrigerante e água de coco? Talvez seja por isso que a galera prefere beber cerveja e uma boa cachaça mineira. Neste caso, os amigos garçons atendem com uma fidalguia supimpa.

Do baú político

Os líderes políticos do PSD e do PTB nunca engoliram a derrota nas eleições governamentais de 1954, vencidas pelo udenista Leandro Maciel. Em seu livro ‘Júlio Leite, o chefe invisível’, o jornalista Ricardo Leite revela que várias urnas foram trazidas do sertão da Bahia e trocadas nas seções. Antes eram emprenhadas com votos de Leandro. A coisa chegou a tal ponto que uma das urnas foi esquecida num jipe de um udenista. Revoltados, os políticos do PSD e PTB recorreram à Justiça contra as fraudes.  Em seu jornal Folha Trabalhista, de Estância, os petebistas denunciaram que na eleição votaram mais de 100 defuntos. Apesar das queixas dos derrotados, Leandro tomou posse, cumpriu o mandato e, na eleição seguinte, venceu novamente com a eleição de Luiz Garcia para o governador.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais