Os deputados estaduais estão se queixando que seus Projetos de Lei têm ficado engavetados anos a fio porque a Mesa Diretora da Assembleia não os coloca em votação. Também reclamam que requerimentos aprovados convocando gestores públicos não são cumpridos. Por causa disso, alguns parlamentares já pensam em boicotar a votação de Projetos do Executivo. Acham esse tipo de pressão pode ajudar a desengavetar suas proposituras. Na verdade, o que se percebe é que o Legislativo tem servido apenas para que os parlamentares façam discursos na tribuna e aprovem requerimentos de pesar e congratulações. É muito pouco. Aliás, a reclamação deixa claro que o contribuinte paga muito caro para os 24 deputados brincarem de legislar.
Revoada
Neste 19 de abril, Sergipe está meio vazio de autoridades. É que quase todo mundo avionou a Brasília para participar da posse do ministro Carlos Ayres de Britto como presidente do Supremo Tribunal Federal. O governador Marcelo Déda (PT) seguiu ontem para a capital federal onde participou à noite da posse da ministra Carmem Lúcia na presidência do Tribunal Superior Eleitoral.
Visita ilustre
E quem estará em Sergipe na próxima segunda-feira é a presidente Dilma Rousseff (PT). Vem participar da assinatura do contrato entre a Petrobras e a Vale para a implantação do projeto Carnalita, que visa aumentar a produção de potássio no estado. Orçado em 4 bilhões de dólares, o projeto deve gerar cinco mil empregos durante sua fase de implementação e outras 700 vagas permanentes quando entrar em operação.
Deserdado
Caso insista em disputar a Prefeitura de Riachão do Dantas, Hugo Morais (PMN) não contará com o apoio da família, que já se decidiu pelo pré-candidato Ruizinho Vieira (PSC). Pelo menos é o que garante o deputado estadual Zeca da Silva (PSC), que vem a ser primo dos dois. Segundo o parlamentar, toda a família já fechou apoio a Rui, decisão que é do conhecimento de Huguinho.
Tá com raiva
E quem está chateadíssimo com a direção do PSB é o deputado estadual Adelson Barreto. Ele não vai ao congresso que o partido realiza sábado para tratar sobre as eleições municipais. Barreto diz que o senador Antônio Carlos Valadares não cumpriu a palavra de usar as pesquisas como base para escolher o pré-candidato do PSB a prefeito de Aracaju. A raiva de Adelson beneficia o deputado federal Valadares Filho, que deve ser indicado como o nome do partido à sucessão municipal.
Descartado
O blog ficou sabendo que um pré-candidato a prefeito de um importante município sergipano perdeu o apoio financeiro que vinha recebendo de uma empresa do Sudeste. Os empresários teriam sido orientados por políticos governistas a deixarem de investir no cidadão. Obedientes, os financistas jogaram o pré-candidato no lixo. Que horror!
Nem te ligo
Há quatro dias em greve, os professores da rede estadual começam a ficar impacientes com o silêncio do governo sobre o movimento. Os grevistas já fizeram de tudo para que o Executivo os convoque visando discutir sobre suas reivindicações salariais, porém até agora nada. Pior para os mais de 200 mil estudantes, que estão sem aulas e podem ter o ano letivo seriamente comprometido.
De olho na Copa
O governador Marcelo Déda (PT) propôs ontem ao ministro dos esportes, Aldo Rebelo, que Sergipe abrigue uma das seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil. O petista tenta reverter a posição do Ministério do Turismo, que não incluiu o estado no roteiro turístico do evento. Naquele jeitão tranquilo, Aldo ouviu os argumentos de Déda e afirmou que Sergipe será beneficiado pela onda turística da Copa do Mundo de 2014. Só não disse como.
Concorrência
O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) apresentou ontem à imprensa o edital de concorrência para o transporte coletivo de Aracaju. Segundo ele, a licitação será analisada por preço e técnica, com prioridade para a segunda, pois o mais importante é que seja oferecido um serviço de qualidade. Agora é esperar para ver quais as empresas de ônibus que vão comprar o edital. Enquanto isso, o transporte coletivo continua de pior a pior.
Saiu da rabeira
E o Sergipe, hein? Largou a lanterna justamente agora que a tarifa da energia elétrica vai ser reajustada. Depois de vencer ontem o Guarany, o “Diabo Rubro” promete botar fogo pelas ventas para não arder um bom tempo na segunda divisão.
Do baú político
Os ex-vereadores aracajuanos Pedro Firmino e José Antônio de Souza, o “Sargento Souza”, sempre tiveram como principal reduto eleitoral o bairro 18 do Forte e adjacências, mas nem por isso eram inimigos. Davam-se bem, embora disputassem voto a voto daquele colegiado. Certo dia, ao entrar no plenário da Câmara, o vereador José Lopes encontrou os dois colegas conversando, sendo que “Sargento Souza” ajeitava cuidadosamente o nó da gravata de Pedro Firmino. Quando começou a sessão, Lopes fez questão de elogiar o bom relacionamento dos dois parlamentares. Foi então que “Sargento Souza” pediu um aparte e tascou essa: “Que nada colega, eu estava avaliando a firmeza da gravata de Pedro para o caso de ter que enforcá-lo”. Uma estridente risada ecoou no plenário e nas galerias, obrigando o presidente José Lopes a acionar várias vezes a sirene da mesa para pedir silêncio.
Resumo dos Jornais