Do perdido, a metade

O governador Marcelo Déda (PT) se reuniu ontem com quatro secretários para avaliar as sugestões dos deputados oposicionistas sobre o empréstimo que o Executivo pretende fazer junto à União. O petista deseja R$ 727 milhões, porém a oposição pretende autorizar pouco mais de R$ 500 milhões e, assim mesmo, definindo rigorosamente aonde e como a ‘grana’ será utilizada pelo governo. É bem menos do que o desejado, mas, como diz o adágio popular, ‘do perdido, a metade’. Sem maioria na Assembleia e já tendo sido derrotado na primeira tentativa de aprovar o Proinveste, espera-se que o governador aceite a proposta da maioria do Parlamento. Só assim Sergipe conseguirá finalmente o tão discutido empréstimo e os sergipanos poupam os ouvidos dessa cansativa lengalenga.

Onde andas?

E o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) não participou ontem da reunião promovida por Marcelo Déda com o chamado ‘núcleo de governança’ para discutir o Proinveste. O que teria acontecido? Será que Jackson estava viajando, ou não faz mais parte do tal ‘grupo’?

Maratá

O Grupo Maratá pretende aproveitar a implantação do frigorífico em Estância, projeto que foi anunciado recentemente, e abrir quatro fábricas: de alimentos pré-prontos; de ração; de sabão e detergentes; e de materiais de embalagens. A informação é do jornalista Eugênio Nascimento, em seu blog ‘Primeira Mão’.

Dia de posse

A Assembleia reinicia daqui a pouco os trabalhos legislativos depois de prolongadas férias. A sessão especial desta sexta-feira será apenas para empossar a nova Mesa Diretora. Além de Angélica Guimarães (PSC), que será mantida na presidência, serão empossados o pedetista Zé Franco (vice-presidente), Adelson Barreto (1º secretário), Goretti Reis (2ª secretária), Paulinho Filho (3º secretário) e Mundinho da Comase (4º secretário).

Sujeira

O Ministério Público Estadual que ‘fechar’ as feiras livres dos bairros Coroa do Meio, Grageru e Ponto Novo, sob a alegação de que a sujeira impera nos três locais. For por isso, o promotor de Justiça, Daniel Carneiro Duarte, deve pedir à Justiça o fechamento de todas as feiras livres de Aracaju, pois nenhuma oferece as mínimas condições de higiene.

Grande perda

O mundo político está de luto com a morte do ex-deputado federal e ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra. Ele morreu ontem em São Paulo, onde estava internado. Em 1980, ele integrou uma comissão de deputados federais do PMDB, que foi a Propriá se solidarizar com o então bispo Dom José Brandão de Castro. O religioso teria sido ameaçado de agressão por policiais militares. Na confusão com dom Brandão, o deputado estadual Nelson Araújo (PMDB) foi agredido e preso pela Polícia de Sergipe.

Tem água

A Deso informa ter mantido o abastecimento de água com êxito durante o período de Carnaval 2013. Mesmo atendendo a uma demanda maior de consumo em localidades como Pirambu e Atalaia Nova, onde a festa carnavalesca é tradicional e conta com grande presença de turistas, o fornecimento de água foi assegurado de forma ininterrupta. Segundo a Deso, isso foi possível graças aos investimentos feitos pela Companhia nos últimos anos. Legal!

ICMS ameaçado

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ingressou no Supremo Tribunal Federal com ação direta de inconstitucionalidade contra a cobrança de ICMS nas vendas pela internet. Segundo ele, a cobrança do imposto nessas operações viola dispositivos constitucionais e pode ocasionar a retenção de mercadorias nas barreiras fiscais. A ação foi contra o estado do Pará, mas se acatada afeta Sergipe e outros 17 estados que assinaram o Protocolo ICMS nº 21, de 2011.

Boicote

O Coletivo de Mulheres de Aracaju está sugerindo o boicote aos shows que a banda baiana New Hit fará hoje à noite em Socorro. Alega que os músicos foram indiciados sob a acusação de estupro coletivo em duas fãs de 16 anos, no município de Ruy Barbosa (BA). As garotas teriam ido tirar fotos e pedir autógrafos à banda. Em sendo assim, é bom não passar nem por perto da casa noturna Fest Club, onde acontecerá o show.

Essa é do baú

A coluna publica hoje trecho de um primoroso texto escrito pelo jornalista Luiz Eduardo Costa: “Na praia de Atalaia, em Aracaju, o biquíni fez sua avant-première no verão de 57/58. Foi uma linda e suave jovem que mostrou o seu corpo escultural num biquíni timidamente discreto. Era uma manhã ensolarada, e ali, bem em frente ao antigo balneário, hoje um prédio em ruínas, havia um cais de cimento protegendo um pedaço da orla recentemente asfaltada das ondas que às vezes vinham nele quebrar fortes. Vinte a trinta jovens curiosamente cúpidos, aglomerados sobre o cais, fitavam embevecidos a musa bronzeada embaixo, sobre a areia da praia, fingindo alheamento ao frisson causado à sua volta. No dia seguinte, o promotor público e cronista social Carlos Henrique, o ‘Bonequinha’, comentava em seu programa na Rádio Liberdade: Silvinha Simões exibindo um biquíni azul tornou ainda mais azuis o céu e o mar da Atalaia”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais