Novos municípios

O Senado aprovou ontem projeto prevendo a criação de novos municípios. Agora, depende somente da sanção presidencial para se sair por aí criando despesas com prefeituras, câmaras municipais e contratação de servidores públicos. Em Sergipe, a Constituição Estadual de 1989 já prevê a instalação de 15 novos municípios: Jenipapo e Treze (Lagarto), São Mateus da Palestina (Gararu), Sítios Novos e Santa Rosa do Ermírio (Polo Redondo), Escurial (Nossa Senhora de Lourdes), Veracruz (Riachão do Dantas), Rosa Elze (São Cristóvão), Mocambo e Alagadiço (Frei Paulo), Samambaia (Tobias Barreto), Luzinópolis e Nossa Senhora de Fátima (Porto da Folha), São José do Itamirim (Itabaianinha) e Nossa Senhora do Patrocínio (Brejo Grande). Será que estes povoados têm condições de se sustentarem como município, ou serão mais 15 prefeituras de pires nas mãos atrás de recursos federais?

Ê boi

A Lei que reconhece a atividade profissional de vaqueiro foi sancionada ontem pela presidente Dilma Rousseff (PT). Pela lei, é considerado vaqueiro o profissional que trabalha em atividades relacionadas ao trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas. Entre as atribuições deste profissional estão alimentar os animais, fazer a ordenha e treinar e preparar animais para eventos culturais.

Novo PTB

O deputado estadual Adelson Barreto aparece no horário reservado às inserções do PTB como o novo presidente do partido em Sergipe. Diz que agora tem como defender os interesses do povo. Em outra inserção petebista quem dá as caras é o empresário Ricardo Franco, filho do ex-governador Albano Franco (PSDB). O jovem diz ter feito opção pelo novo e convida os sergipanos a se filiarem ao PTB.

Nova CPMF

Criação de uma nova CPMF para custear a saúde no país. Esta foi a proposta apresentada ontem pelo deputado federal Rogério Carvalho (PT/SE). Ele sugere um novo nome para o imposto: Contribuição Social para a Saúde (CSS), e que alíquota seja de 0,2%. A única diferença entre a velha CPMF é que a nova terá toda a arrecadação vinculada ao custeio das despesas com saúde pública. Então tá!

Latas velhas

Enquanto não resolver os graves problemas do transporte coletivo, a Prefeitura de Aracaju segue alimentando o sonho da implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus). Quase um ano após ter tomado posse, o prefeito João Alves Filho (DEM) não consegue avançar na promessa de oferecer transporte público de qualidade, mas insiste que “em breve” a capital terá o BRT. Enquanto isso, o povo continua sendo transportado igual a sardinhas em lata.

Sem risco

Não passam de boatos as informações dando conta que a barragem de Lagarto corre o risco de rompimento. Pelo menos é o que garante o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil. “A barragem está segura, porém no limite máximo de armazenamento”, garante o coordenador da Defesa Civil, tenente coronel Erivaldo Mendes. Ainda bem, né?

Cabeça cheia

O governador Jackson Barreto (PMDB) deve anunciar até o final do mês medidas visando adequar a receita estadual às despesas com pessoal. Segundo publica hoje no Jornal do Dia a colega Rita Oliveira, o peemedebista ainda não decidiu se fundirá secretárias, mas garantiu já ter “muita coisa na cabeça sobre cortes de gastos”. Aguardemos, portanto!

Empreendedor

Começa hoje a 5ª edição da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae de Sergipe. Instalado no Centro de Convenções de Aracaju, o evento vai oferecer gratuitamente capacitações e orientações técnicas, além de apresentar oportunidades para quem deseja ingressar no mundo dos negócios ou expandir os investimentos. A Feira prossegue até o dia 20 de outubro, sempre das 16 às 22hs, com expectativa de público de 10 mil pessoas. Prestigie!

CD gospel

O multimídia Ledinaldo Almeidha está lançando sua 20ª obra artístico-literária e o primeiro CD musical-autoral-gospel, cantando e louvando a Deus e a Jesus Cristo. Intitulado "Louvores de Led", o CD é composto de 10 faixas e recebeu arranjos do músico Wilson Cordeiro.

Greve

Os funcionários da Petrobras e subsidiárias entram em greve hoje por tempo indeterminado, em protesto contra o leilão do Campo de Libra, previsto para o próximo dia 21. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a categoria exige a suspensão imediata do primeiro leilão do pré-sal, sob o regime de partilha. Nesta quinta-feira, os petroleiros farão atos e manifestações contra o leilão.

Campanha

Com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”, começou a ser veiculada ontem nas emissoras de rádio e TV a Campanha do Jovem Eleitor. Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a iniciativa busca incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014. Legal!

Do baú político

Antes de ser governador de Sergipe (1911-1914) e senador (1915-1923), o general Siqueira de Menezes teve destacada atuação na quarta expedição do Exército que esmagou Canudos, matando Antônio Conselheiro e seus milhares de seguidores (1897). Filho de São Cristóvão, o general é citado por Euclides da Cunha, em ‘Os Sertões’, como um dos heróis do sangrento conflito. “A firme educação teórica e espírito observador tornavam-no guia exclusivo daqueles milhares de homens, tateantes em região desconhecida e bárbara”. Euclides também escreve: “Fisionomia nazarena”, “pensador contemplativo”, “olhar da expedição”, “jagunço alourado”. Em 1911, o escritor sergipano Gilberto Amado vai pedir o apoio de Siqueira de Menezes para disputar uma cadeira na Câmara Federal por Sergipe. Para agradá-lo, afirma: “General… não posso, olhando pela primeira vez o senhor, deixar de pensar no tenente-coronel da expedição de Canudos. Euclides…”. E Ouve na bucha: “Não me fale nesse…! Mentira! Não viu nada! Nada daquilo é verdade”, reagiu o ‘jagunço louro’. Segundo o saudoso jornalista Luiz Antônio Barreto, a conversa repercutiu nos ambientes intelectuais, porém nunca mereceu o desmentido do general e jamais foi aceita pelos estudiosos de Canudos.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais