Saúde doente

As mazelas da saúde pública insistem em ocupar generosos espaços na mídia sergipana. Dia sim, outro também, são feitas denúncias sobre ausência de médicos especialistas, equipamentos hospitalares quebrados, pacientes que são jogados no chão em toscas macas, demoradas filas de espera por atendimento, falta de remédios, etc, etc e tal. Embora o Governo do Estado se esforce para mudar esse triste quadro, a saúde pública permanece um caos, para alegria da oposição, que usa o tema como mote de pré-campanha eleitoral. Não se nega que nos últimos anos foram feitos grandes investimentos no setor, mas insuficientes para mudar a triste realidade estampada diariamente nas manchetes dos jornais. Uma lástima!

Nova UTI

O governador Jackson Barreto (PMDB) inaugurará nesta segunda-feira a nova UTI do Hospital de Urgência de Sergipe. A unidade integra 65 leitos estruturados, com moderno parque tecnológico, privacidade para pacientes e acompanhantes, além de uma ambiência que proporciona condições de trabalho aos profissionais. O novo espaço é fruto do investimento de R$ 9,5 milhões.

Bolas da vez

Os prefeitos de Capela e Itabaiana, respectivamente, Ezequiel Leite e Valmir de Francisquinho – ambos do PSC – estão apanhando mais do que pandeiro em samba. O primeiro negou autorização para a Vale instalar no município o Projeto Carnalita visando a produção de potássio, enquanto o outro aumentou o IPTU em mais de mil por cento. Os dois tentaram justificar seus atos, mas a saraivada de críticas contra os atos de ambos é bem maior.

Reunião adiada

Ficou para a próxima quinta-feira o encontro entre o governador Jackson Barreto (PMDB) e o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Os dois vão tratar sobre o arranca-rabo entre o senador e o PT depois da exoneração do superintendente da Caixa Econômica em Sergipe, Luciano Pimentel (PSC). Antes de sair de férias, Valadares ameaçou romper com a coligação governista, fato que preocupou Jackson.

Palestra

Quem está hoje em Aracaju é o historiador Valter Pomar (PT). Vai proferir palestra sobre a conjuntura nacional, realidade latino-americana e a necessidade de uma ampla reforma política no Brasil. Será às 20h na sede da CUT. Amanhã ele concederá entrevista à imprensa durante um café servido na Casa do Poeta, ali na Praça Tobias Barreto.

No grito

E o PC do B quer mesmo ganhar no grito o direito de indicar o candidato a senador na chapa governista. Amanhã, estarão em Aracaju o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, o senador Inácio Arruda e a deputada federal Luciana Santos. Os três comunistas vão fazer coro durante entrevista coletiva em favor da candidatura ao Senado do ex-prefeito Edvaldo Nogueira. O encontro dos dirigentes do PC do B com a imprensa está marcado para as 10h, na Assembléia Legislativa.

Candidata

Nas próximas duas semanas o PT de Sergipe espera ter uma conversa com Eliane Aquino, viúva do governador Marcelo Déda, para saber se ela aceita disputar o Senado na chapa do governador Jackson Barreto (PMDB). Esta informação está na revista Exame desta semana, Ouvido sobre o assunto, o deputado federal Márcio Macedo disse que, se Eliane tomar a empreitada, será um consenso tanto no PT quanto na base aliada.

Na disputa

O deputado estadual Luiz Mitidieri (PMDB) é mesmo candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na vaga de Reinaldo Moura. Foi o que garantiu agora há pouco na rádio Ilha/FM o secretário estadual do trabalho, Fábio Mititieri. Segundo ele, o pai vem conversando com os colegas deputados e está empolgado em disputar o cargo, que também interessa à presidente da Assembléia, Angélica Guimarães (PSC).

Fique ligado

Os segurados do INSS devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Quem não fizer, terá o benefício bloqueado pela Previdência Social. Os bancos têm até o dia 28 de fevereiro próximo para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários.

Caravana

As inaugurações de obras feitas pelo governador Jackson Barreto no interior sergipano têm atraído cada vez mais deputados governista. Os eventos realizados sábado passado em Salgado, Riachão do Dantas e São Domingos foram prestigiados pelos deputados Gustinho Ribeiro (PSD), Mundinho da Comase (PSL), Zezinho Guimarães e Garibalde Mendonça – ambos do PMDB, Conceição Vieira (PT) e pelo deputado federal Valadares Filho (PSB).

Do baú político

Quando visitou Sergipe em 1860, o imperador Dom Pedro II não levou a melhor impressão de Aracaju, que tinha apenas cinco anos como capital da Província e era desprovida de infraestrutura. Já Maruim o deixou encantado pela pujança de sua economia, forjada na cana-de-açúcar. Em seu diário de viagem, Dom Pedro escreveu que naquele município “todas as ruas estavam calçadas e limpas, e as casas pintadas ou caiadas”. Diferente da capital, Maruim possuía no século XIX negociantes portugueses, italianos, alemães, ingleses e, até mesmo, três paraguaios. Além disso, existiam na cidade consulados da Alemanha, Suíça, França, África Inglesa, Inglaterra, Noruega, Itália, Áustria e Portugal. Diferentemente, em Aracaju faltava quase tudo, a ponto de o imperador ter registrado em seu diário de viagem a “meia sola” feita pelas autoridades para agradá-lo: “Agora é que botaram terra sobre o areial das ruas: não contavam com a chuva de hoje”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais