Paraíso dos bandidos

Diferente do que o governo estadual tem tentando mostrar no 38º Encontro do Conselho de Segurança Pública do Nordeste, realizado em Aracaju, Sergipe não é uma ilha de tranquilidade, mas um paraíso para os bandidos. Aqui eles pintam e bordam, a ponto de policiais evitarem dormir nas delegacias do interior temendo ser assassinados por assaltantes de bancos. De fato, nos últimos anos, o governo investiu algumas dezenas de milhões em segurança, porém a dinheirama não fez reduzir o medo da população. É o caso dos motoristas de ônibus que se recusam a dirigir à noite pela periferia da grande Aracaju. A própria Orla de Atalaia, onde acontece o evento, é um terreno perigoso, pois marginais de várias ‘especialidades’ tiram o sustento atacando banhistas iludidos pela propaganda oficial. Encastelados em hotéis de luxo e cercados por seguranças, os participantes do Encontro devem estar pensando que Sergipe é um pedacinho do Céu. Ledo engano, senhores!

Lei mais dura

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participa em Aracaju do 38º Encontro do Conselho de Segurança Pública do Nordeste, disse que o governo vai encaminhar ao Congresso um projeto de lei para combater o vandalismo nas manifestações. Segundo ele, a nova norma pretende punir com mais rigor atos ilícitos praticados nos protestos, mas garantirá a liberdade de manifestação de quem vai aos atos públicos para protestar de forma pacífica. Aguardemos, portanto!

Tá na parada

E o deputado estadual Antônio Santos (PSC) desmentiu que vai desistir da reeleição. Segundo ele, a objetivo de quem espalhou a fofoca “é tumultuar o agrupamento político que mais cresceu em Sergipe e que conta com a maioria na Assembleia”. O parlamentar garante que o boato não desestabilizará o grupo comandado pelos irmãos Amorim. Tá explicado.

Propina

Tem construtora mais preocupada em corromper e oferecer propinas do que executar as obras contratadas. A grave denúncia foi feita numa emissora de rádio pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinha (PSC). Ele disse ser este o motivo de algumas obras estarem paralisadas. Informado sobre a denúncia, o presidente da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas, empresário Luciano Barreto, sugeriu que Valmir divulgue os nomes das construtoras acusadas. É, faça isso prefeito!

Acerte o ‘bobo’

O horário de verão termina na madrugada do próximo domingo, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. Iniciado em 20 de outubro passado, o novo horário visou reduzir o consumo de energia. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. Em Sergipe, haverá mudanças no horário bancário, na programação televisiva e na chegada e saída dos aviões.

Condenado

Acusado de improbidade administrativa, o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias (PSB), o “Sukita”, foi condenado pela 6ª Vara Federal à perda dos direitos políticos e ao pagamento de multa. Contra ele pesam acusações de usar incorretamente recursos do Ministério da Educação, além de superfaturar em até 181% os valores da merenda escolar. Há 15 dias, o político capelense teve que se retratar na Justiça estadual para não ser processado pelo jornal Cinform. É, ‘Sukita’, ex-prefeito vale menos do que coca-cola sem gás.

Onde andas?

O deputado federal Almeida Lima (PMDB) está entre os 42 parlamentares que não deram o ar da graça na votação que cassou mandato do ladrão Natan Donadon, condenado e preso. Na lista dos ausentes também aparecem figurinhas carimbadas como Paulo Maluf (PP) e Eduardo Azeredo (PSDB), este último envolvido no mensalão tucano. Alguém aí sabe dizer por que Almeidinha não apareceu na sessão plenária da última quarta-feira?

Campanha

A proteção às crianças e aos adolescentes contra a exploração sexual durante o carnaval será reforçada pela campanha "Proteja Brasil", do governo federal. Maior atenção será dada aos locais de grande circulação de pessoas, como aeroportos, rodoviárias, hotéis e nos circuitos de carnaval. Os foliões vão receber material informativo alertando para a necessidade de prevenir e denunciar. Além da violência sexual, os organizadores pretendem alertar para outros tipos de violência, como o trabalho infantil. Legal!

Vavá indeciso

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) ainda não decidiu se será candidato ao governo de Sergipe. Pelo menos foi o que revelou o filho dele, deputado federal e presidente estadual do PSB, Valadares Filho. O moço garante que, apesar da boataria, o partido não rompeu com o governador Jackson Barreto (PMDB) e não definiu com quem marchará na campanha eleitoral que se avizinha. Então tá!

Mal na fita

Sergipe está entre os estados que não conseguiram atingir nem a metade da meta de contrações até 2012 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Relatório da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que, apesar de o governo atingir as metas da primeira fase do programa entre 2009 e 2010, Sergipe e outros quatro estados tiveram volume de contratações abaixo de seus déficits habitacionais.

Presentão

Um estudante universitário dizia ontem que o prefeito João Alves Filho (DEM) está preparando um presentão para os aracajuanos agora no aniversário da capital: o aumento da passagem dos ônibus. Seu menino, será verdade uma barbaridade dessa?

Do baú político

Essa quem contou foi o saudoso advogado, boêmio e jornalista Hugo Costa: Ex-deputado estadual, ex-vice e ex-governador de Sergipe, general Djenal Tavares de Queiroz não era homem de levar desaforo para casa. Certa feita, um cronista esportivo, conhecido em Aracaju por “Movimento”, fez duras criticas ao Olímpico Futebol Clube. O general, que era secretário da Segurança Pública, não gostou dos ataques ao seu time. Mondou chamar o cronista e o ordenou que engolisse a página do jornal, ‘sem água, sem nada’. “Movimento” era uma pessoa bem humorada e, antes de atender à ordem, argumentou: ‘General, o artigo aqui desse lado eu fiz, mas do outro lado tem a propaganda de um trator da Casa da Lavoura. Sou obrigado a engolir o trator também?’. Entrevistado depois pelo próprio Hugo, Djenal Queiroz negou que tivesse forçado o cronista a engolir a página do jornal: “Ele engoliu, mas não fui eu quem o obrigou, foram os meus amigos”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais