Alianças partidas

Como já era esperado, está ficando claro que boa parte dos candidatos e eleitores não vai respeitar as alianças políticas na disputa eleitoral. Quase todos os dias, a imprensa registra queixa de candidatos proporcionais ao tratamento dispensado pelos postulantes majoritários. O PPS, por exemplo, está dividido entre Eduardo Amorim (PSC) e Jackson Barreto (PMDB), tendo o grupo dissidente, inclusive, tirado uma nota favorável ao peemedebista. Há também quem se queixe que alguns candidatos estão fazendo campanha de forma isolada, valendo-se de suas histórias políticas. Portanto, os “casamentos” firmados perante a Justiça Eleitoral foram apenas para cumprir a lei. Na prática, o que se verá é o vale tudo. Portanto, como ensina o adágio popular, “em tempo de murici, cada qual cuida de si”.

Pra ganhar a eleição

Protegendo o monossílabo
De dedada e beliscão
A cavalo na cacunda
Chega o dono da eleição
Faz boca de fecho-ecler
E nesse querequequé
Vez por outra um foguetão.
Com voz de vento encanado
Com os vivas dos babão
É só dizer que é mentira
Sua fama de ladrão
Falar dos roubos dos outros
E tá ganha a eleição.

Trecho da poesia “Comício em beco estreito’ do poeta paraibano Jessier Quirino.

Liberados

Os candidatos a deputado estadual Edvan Amorim (PR), Luciano Bispo (PMDB) e Gilmar Carvalho (SDD) tiveram as candidaturas acatadas pelo TRE. O primeiro era acusado de não ter se afastado do comando da rádio Ilha/FM dentro do prazo de desincompatibilização, porém a defesa provou que a emissora não está em nome dele. Contra Bispo pesava a rejeição de suas contas quando ele foi prefeito de Itabaiana, enquanto Gilmar era acusado de ter renunciado o mandato em 2005, fato que o enquadraria na lei da Ficha Limpa.

Quase solto

O advogado Manoel Caccho acredita que ainda hoje será concedido o Habeas Corpus em favor do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PSB). O político está preso desde o último sábado sob a acusação de lavagem de dinheiro público. Detido junto com “Sukita”, o ex-secretário de finanças de Capela, José Edvaldo, ganhou a liberdade anteontem, graças a um Habeas Corpus concedido pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura. O ex-prefeito espera ser solto para tocar a campanha de deputado estadual.

Trabalho fiscalizado

Os Ministérios Público do Trabalho e Eleitoral estão de olho nas contratações de pessoas pelos partidos políticos. Ontem, representantes das legendas foram orientadas para não contratarem menores de idade, e para respeitarem a jornada diária de oito horas, garantindo o intervalo para o almoço e descanso. Também devem ser adotadas medidas visando proteger quem trabalha em via pública, como o fornecimento de protetor solar, boné e até guarda-chuva.

Processo Penal

O procurador do Estado, Evânio Moura, lança no próximo dia 28 o livro ‘Processo Penal Eleitoral – Crimes Eleitorais, Jurisdição e Competência’. Será às 20h no teatro Tobias Barreto e contará com sessão de autógrafos. Além de procurador, Evânio Moura é professor e secretário geral da seccional sergipana da OAB.

Na rabeira

Sergipe é o 22º estado em número de eleitores. Dos mais de 142,8 milhões de votantes no país, 1,4 milhão estão cadastrados no Estado. Aracaju é a cidade com maior número de eleitores: 389.268 pessoas. É atrás desse povo que andam os candidatos a cargos eletivos, a maioria municiada de boas conversas, recheadas com promessas mirabolantes.

Sem adiamento

A Justiça Eleitoral rejeitou o pedido do Partido Verde para adiar o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, prevista para começar na próxima terça. A proposta do PV visava permitir que o PSB pudesse reestruturar sua propaganda devido à morte do presidenciável Eduardo Campos. "Em que pese a relevância das razões apresentadas, não há como postergar o início da propaganda gratuita, pois a matéria é estabelecida pela legislação eleitoral”, afirmou o presidente do TSE, ministro Dias Tóffoli.

Venda proibida

A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e o uso do lote 2444350 do medicamento genérico cloridrato de amitriptilina 25mg, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro S/A e indicado para tratamento da depressão. O lote foi suspenso por conta do resultado insatisfatório obtido no teste de descrição da amostra, "onde foi constatada a presença de corpo estranho no comprimido blistado" (em cartela).

Tema de campanha

Um dos temas que deverá despertar a atenção do eleitorado é o Plano de Cargos e Salários dos servidores estaduais. Muitos acham que o governo “engabelou” a galera com o PCCV aprovado pela Assembleia, enquanto outros garantem que ao adotar a medida o Executivo atendeu a uma antiga aspiração dos servidores. Tomara que o assunto seja realmente debatido, para sanar as muitas dúvidas que povoam a cabeça do funcionalismo estadual.

Recorte de jornal

Publicado no jornal laranjeirense O Horizonte, em 12 de fevereiro de 1886

 

 

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais