SSP diz que morte de gatos na Sementeira foi provocada por cachorros

(Foto: Jorge Henrique)

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), divulgou nesta quinta-feira, 7, que a ocorrência mais recente de morte de gatos no Parque Augusto Franco, Parque da Sementeira, foi provocada pela ação de cachorros que adentraram o parque pelo lado em que há falhas na cerca.

As investigações são conduzidas pela Depama com o apoio de voluntários de entidades civis, a exemplo do Projeto Manjedoura e da Comissão do Direito Animal da OAB/SE. De acordo com a delegada titular da Depama, Georlize Teles, a ocorrência anterior apontava para a ação humana. Já no caso mais recente, as mortes remetiam à ação de cachorros. “Alguns desses gatos apresentavam sinais que, aparentemente, eram devido a uma ação humana. Não há ainda laudo que comprove, mas os indícios davam a entender, a supor, que havia ação humana”, relembrou.

Agora houve uma nova ocorrência. Diante do primeiro momento, câmeras foram colocadas. Foram captadas imagens de uma matilha, com 10 a 12 cães, que entram no parque se aproveitando de que em um dos lados do parque não há cerca. O fenômeno ocorre pela madrugada, talvez pela presença humana durante o dia, que inibe o ataque dos cachorros”, acrescentou a delegada.

Georlize Teles reforçou que a Depama está acompanhando e investigando os casos. “A delegacia busca apurar as infrações criminais e, no caso de morte, a delegacia precisa atuar, pois até para descartar autoria humana, é preciso investigar. A materialidade ocorre pelas perícias nos animais. Havendo a possibilidade de ação humana, a Depama busca a autoria desses crimes. No segundo caso, a Polícia Civil busca saber se os animais têm responsáveis por eles, havendo isso a Depama aciona a delegacia da área”, especificou.

Depama

A Polícia Civil conta com uma unidade especializada na investigação de crimes contra os animais e contra o meio ambiente. A Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) funciona na Rua Central 2, no conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado. As denúncias de crimes contra os animais podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia (181) ou pelo WhatsApp (79) 9 8819-4576.

Com informações da SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais