Divina canetada

De uma só canetada, o desembargador Cezário Siqueira Neto transformou em pó as imorais verbas de subvenção distribuídas pela Assembleia. Concebida com o objetivo de ajudar entidades filantrópicas, esta excrescência, que tem feito a alegria dos deputados estaduais, representa um prejuízo anual de R$ 36 milhões aos cofres públicos. No despacho favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Ministério Público Estadual, o magistrado constatou possível usurpação da função administrativa na medida em que, ao distribuir as tais subvenções, o Legislativo exerce tarefa exclusiva do Executivo. Tudo bem que a decisão do desembargador foi em caráter liminar, mas, diante da série de denúncias contra o mau uso das subvenções e da visível fumaça do bom direito na ação do Ministério Público, certamente o Pleno do Tribunal de Justiça colocará um basta nessa ilegal e imoral farra patrocinada com o suado dinheiro do contribuinte.

Novo relator

O juiz Alcides Vasconcelos entregou ontem a relatoria das 23 ações movidas contra deputados estaduais acusados de fazerem mau uso das verbas de subvenção da Assembleia. Para substituí-lo, o Tribunal Regional Eleitoral indicou o juiz federal Fernando Escrivani Stefaniu. Nas ações, o Ministério Público Federal pede a cassação de 11 dos atuais parlamentares e a aplicação de multa a outros três.

Mais petróleo

A perfuração do terceiro poço de extensão na área de Farfan, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe, confirmou a extensão da descoberta de óleo leve e gás. Segundo a Petrobras, essa perfuração também constatou a presença de um novo reservatório, mais raso, também portador de óleo leve, com espessura total de 68 metros. O poço 3-SES-186 está localizado a 103 km de Aracaju, em profundidade de água de 2.467 metros.

Imortalidade

O ex-governador Albano Franco (PSDB) promete uma grande festa para comemorar seu ingresso na Academia Sergipana de Letras. Para tanto, tem feito pessoalmente o convite para a grandiosa solenidade, que acontecerá às 20h da próxima quinta-feira no Centro de Convenções de Sergipe. Ontem, o novo imortal fez o convite ao presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB). Albano vai ocupar a cadeira que era do falecido poeta Santos Souza.

Posse na SSP

O ex-deputado federal Mendonça Prado (DEM) será empossado daqui a pouco como o novo secretário da Segurança Pública. A solenidade está marcada para as 10h, no Centro de Convenções de Sergipe. Entre outros, Prado já escolheu como auxiliares diretos Everton Santos (delegado geral da Polícia Civil) coronéis Maurício Iunes e Reginaldo Dórea (comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros) e Rosenice Figueiredo (superintendênte executiva). Boa sorte a todos!

Sorteados

A Controladoria-Geral da União sorteou ontem os 60 municípios brasileiros para fiscalizar a aplicação de recursos federais nos últimos dois anos. De Sergipe foram sorteados Cristinápolis e General Maynard. Apenas municípios com até 100 mil habitantes participam do sorteio. O foco da fiscalização está nos recursos federais destinados à área social, como saúde e educação.

Quebradeira

A Prefeitura de Aracaju atrasou o pagamento de gratificações, férias e dos salários dos cargos comissionados. As gratificações a quem tem direito os guardas municipais estão atrasadas desde dezembro do ano passado, e nenhum servidor está recebendo o percentual de férias. Segundo a Prefeitura, os CCs só serão pagos no próximo dia 10. Esta informação é do site Nenotícias.

Carros bêbados

Deve aumentar de 25% para 27% a adição de etanol anidro na gasolina comum. A proposta ainda precisa ser aprovada pela presidenta Dilma Rousseff (PT), mas a previsão é que já entre em vigor a partir do próximo dia 15. Com tamanha mistura de álcool à gasolina, o motorista vai ficar bêbado assim que virar a chave na ignição!

Voto

Veja o que publica hoje o Jornal da Cidade: O ex-líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), depois de proclamada a vitória da nova Mesa Diretora da Assembleia, na qual ocupa a 3ª Secretaria, dirigiu-se à bancada da imprensa para fazer graça: “Só assim, consegui ser votado por Ana Lúcia e Gualberto”, disse às gargalhadas.

Água pelo ralo

O governo de Sergipe está preocupado com o elevado volume de água tratada que se perde literalmente pelo ralo. Segundo João Augusto Gama, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, a idéia é recorrer à iniciativa privada para reduzir o índice de perdas de água tratada, que chega a exagerados 60%. “Pensamos em fazer uma Parceria Público-Privada para diminuir este percentual”, promete Gama. Tomara!

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Gazeta do Povo em 30 de abril de 1926

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais