Maria propõe criação de teste vocacional para alunos da rede estadual

O Projeto de Lei (PL) 135/2022 é de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PDT) (Foto: assessoria de comunicação)

Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei (PL) 135/2022, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PDT), que institui o programa “Teste Vocacional para os alunos das Escolas Públicas Estaduais de Sergipe”.

A propositura passará por análise das Comissões Parlamentares da Casa, como a Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir à apreciação em plenário, quando será colocada em votação.

De acordo com Maria, o intuito da iniciativa é oferecer aos estudantes da rede estadual de ensino subsídios para que exerçam o autoconhecimento, e, assim, possam tomar decisões mais conscientes tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. “O teste vocacional será o aperfeiçoamento da formação dos jovens, que, muitas vezes, não possuem os recursos financeiros necessários para realizá-lo”, explicou a deputada estadual, que ressaltou que o direito de condições iguais de acesso à educação inclui, também, esse tipo de instrumento.

O texto do PL prevê que o teste vocacional seja aplicado a partir das turmas do 9º ano das escolas estaduais de Sergipe. Para a parlamentar, esses estudantes “possuem o discernimento necessário para a realização do teste, que os orientará para o ingresso em cursos técnicos profissionalizantes ou em instituições de ensino superior e, ainda, no mercado de trabalho”, defendeu Maria.

Além disso, a propositura da deputada estadual determina que o teste seja aplicado por professores da própria rede de ensino do Estado de Sergipe, desde que sejam devidamente habilitados ou treinados para esse tipo de atividade. O PL define, também, que, se aprovada, o Poder Executivo tem prazo máximo de 90 dias para regulamentação da Lei, contados a partir da data de sua publicação.

“É uma matéria de grande importância para a população sergipana, em especial para a juventude. É conhecendo a nós mesmos que podemos traçar nossos objetivos pessoais e profissionais, e não é prudente deixarmos nossos estudantes às escuras. O teste vocacional não definirá de forma cabal e absoluta o destino do aluno, mas lhe dará um norte muito rico de que caminhos poderá trilhar. Será um guia fundamental”, destacou Maria Mendonça.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais