JB sem oposição

Não fosse a falta de recursos para custear a máquina e pagar a folha de pessoal, o governador Jackson Barreto (PMDB) navegaria em águas calmas, pois seu mandato não sofre qualquer cobrança da oposição. Abatida pelo escândalo das verbas de subvenção, a Assembleia se transformou numa Casa de suspeitos. Em breve, mais da metade dos deputados estaduais pode sentar no banco dos réus para explicar como foram gastos os milhões distribuídos por eles com suspeitas associações comunitárias. Sem oposição para azucriná-lo, Jackson Barreto tem tranqüilidade, inclusive, para se afastar do Governo por quase um mês, visando operar o tendão do pé esquerdo. A situação de JB é bem diferente da de seu antecessor, o saudoso Marcelo Déda (PT). Mesmo padecendo de um câncer que terminou matando-o, o petista passou os últimos dias de vida às voltas com a forte oposição exercida pela maioria de um combativo Parlamento.

Transparência

Você sabe quantos cargos comissionados existem na Prefeitura de Aracaju e na Câmara Municipal? O vereador aracajuano Emerson Ferreira (PT) também não sabe. Ontem, ele anunciou que vai apresentar requerimento solicitando à Prefeitura e ao Legislativo a relação nominal dos apadrinhados. Recente auditoria feita pelo Tribunal de Contas de Sergipe constatou que somente na Câmara existem mais de 600 comissionados para servir aos 24 vereadores. Muita gente, né?

Doentes do pé

Depois do governador Jackson Barreto, que vai se licenciar para operar o pé, o vereador aracajuano Max Prejuízo (PSB) resolveu fazer o mesmo. Ele explica que sofreu uma lesão no tendão do pé esquerdo enquanto comemorava o Dia dos Pais. O pé foi imobilizado, devendo permanecer assim por 10 dias. Só depois disso, ele retomará às atividades parlamentares.

Friagem

Sergipe está vivendo a semana mais fria do ano. Segundo o Centro Estadual de Meteorologia, até o próximo sábado as temperaturas permanecerão baixas, devendo ser registrados 14ºC na Região Centro Sul. Essa “friagem” é causada pela grande nebulosidade apresentada no Oceano Atlântico e que sobe no sentido do Nordeste. Amanhã, Aracaju deverá apresentar a mínima de 16,5 ºC no período da manhã. Vai um conhaque com café quente?

Por fora

Pesquisa constatou que 25% dos consultados – um em cada quatro – ignoram que pagam impostos no seu dia a dia, contra 73% que sabem estar pagando algum tipo de imposto. Segundo a consulta feita pela Fecomércio (RJ), dentre os 73% que afirmam pagar algum tipo de imposto, 69% destacaram tributos municipais, como IPTU e taxas de iluminação e de lixo; 54% citaram impostos indiretos sobre serviços e produtos; 39% salientaram impostos estaduais; e 17% lembraram dos impostos federais, como o Imposto de Renda.

Indireta bíblica

E quem anda recorrendo a Bíblia para mandar recados é o deputado estadual Capitão Samuel (PSL). Ele tem postado nas redes sociais salmos como o que segue: “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar”. Há quem diga que o destinatário da mensagem é o ex-deputado estadual Mundinho da Comase (PSL), que dedurou Samuel e outros parlamentares na delação premiada feita ao Ministério Público Estadual. Será?

De olho no futuro

Sexta-feira próxima, antes de passar o governo ao vice Belivaldo Chagas (PSB), Jackson Barreto reúne o secretariado visando discutir o plano estratégico do Executivo para os próximos três anos e meio. Também vai pedir a todos que não esmoreçam com a crise econômica e colaborem com Belivaldo durante o período em que ele, Jackson, estará de licença médica para cuidar do pé esquerdo.

PSC cai fora

O líder do PSC no Senado, Eduardo Amorim, anunciou ontem que a legenda está deixando a base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). “O partido fez uma convenção recentemente e tomou essa decisão. Já vínhamos fazendo uma oposição de fato, mas vamos continuar fazendo oposição de forma responsável e construtiva”, afirmou o senador. O líder Eduardo Amorim é o único representante do PSC no Senado. Na Câmara dos Deputados, a sigla tem 13 representantes.

Duas missas

Serão celebradas amanhã em Aracaju missas pelas almas de dois ilustres sergipanos.  Ás 17h, na Igreja São Pedro e São Paulo, acontece o ato religioso em memória do ex-deputado federal Pedrinho Valadares, morto há um ano, no acidente de avião que também ceifou a vida do presidenciável Eduardo Campos (PSB). Ás 19h ocorre a Missa de 7º Dia em sufrágio da alma do empresário José Carlos Silva, fundador da Construtora Cosil. Esta celebração vai acontecer na Igreja São José. Prestigie!

Roça proibida

E a casa caiu para o jovem Fábio Vieira Bitencourt. Ele foi preso depois que policiais militares descobriram num dos quartos de seu apartamento uma viçosa plantação de maconha. Eram 14 bem criados pés de Canabis cultivados numa estufa totalmente climatizada e equipada com controle de temperatura e de luminosidade. Levado à delegacia, o “agricultor” defendeu-se dizendo que ia colher a droga somente para consumo próprio. Então, tá!

Recorte de jornal

Publicado no Estado de Sergipe em 31 de maio de 1933

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais