Convênio entre PMA e ABIH consolida recuperação do turismo em Aracaju

Convênio entre PMA e ABIH (Foto: PMA)

Entre janeiro e julho deste ano, a rede hoteleira de Aracaju apresentou um crescimento de 116% da receita, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação a 2019, momento pré-pandemia, o crescimento é de 6,6%.

As agências de viagem registraram um aumento de 216% na arrecadação, quando comparados os primeiros semestres de 2022 e 2021. Com esse índice, o que foi arrecadado pelo setor praticamente se equipara ao mesmo período de 2019.

Os dados apresentados pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) demonstram a significativa recuperação do setor turístico na capital, que foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19. “Temos acompanhado a melhoria dos índices mês após mês dos setores ligados ao turismo. Em alguns casos, com a superação dos indicadores pré-pandemia”, enfatiza o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos.

Marinete do Forró (Foto: Marcelle Cristinne)

Além da reabertura possibilitada pelo avanço célere da vacinação na cidade, a retomada do crescimento das atividades ligadas ao turismo em Aracaju são frutos do investimento da Prefeitura, junto à Associação da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE), feito em outubro de 2021, para executar R$ 1 milhão em ações para reforçar a promoção da capital nacionalmente como destino turístico.

Trabalho conjunto

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, destaca que o investimento fruto da parceria com a ABIH/SE tem sido fundamental para fortalecer o turismo na capital, que foi fortemente atingido pela pandemia da covid-19. “Sem investimentos não tem como competir com os grandes estados e municípios”, ressalta.

Orla de Atalaia (Foto: André Moreira)

O gestor salienta que Aracaju apresenta inúmeras qualidades que o turista procura. “É uma cidade limpa, segura e organizada. A Prefeitura tem feito importantes melhorias, como a mudança da iluminação pública, modernizada com luminárias LED. Tudo isso é atrativo para que o turista se sinta convidado a conhecer a capital”, declara.

Fraga acrescenta que os investimentos no turismo fortalecem toda a cadeia econômica.“O turismo tem um retorno imediato, trazendo recursos para o município, aumentando a arrecadação de impostos e, consequentemente, lá na ponta, favorecendo a geração de empregos”, analisa Jorge.

Mercados de Aracaju (Foto: André Moreira)

O presidente da ABIH/SE, José Wilson dos Santos, comenta que a divulgação turística precisa ser estratégica e constante. “O trabalho que estamos realizando, agora, terá reflexos no aumento dos turistas em Sergipe e na ocupação dos hotéis a partir de novembro, com a chegada do verão”, detalha o presidente.

Ações efetivas

Ainda segundo José Wilson, a parceria da Prefeitura com a ABIH/SE possibilitou fazer o que precisa ser feito para divulgar Aracaju, que é a porta de entrada de Sergipe. “Com as ações que estamos desenvolvendo temos a garantia que os agentes estão orientados e têm o conhecimento para vender o destino Aracaju”, assevera Wilson.

Orla de Atalaia (Foto: André Moreira)

As ações do convênio são executadas por meio de um Plano de Trabalho elaborado pela ABIH/SE, com o acompanhamento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict). Entre as iniciativas realizadas com o investimento destacam-se a participação em feiras de turismo, roads shows e inserção em mídia especializada. Com a realização dessas ações, mais de 800 agentes de viagens e operadoras de turismo a nível nacional foram capacitados para vender o destino Aracaju.

O road show ‘Viva Aracaju’ já promoveu caravanas nos municípios de Divinópolis (MG), Belo Horizonte (MG), Brasília, Goiânia (GO), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP). Além de Arapiraca (AL), Maceió (AL) e Caruaru (PE) com o road show ‘Vem Pra Sergipe’, realizado pelo Governo do Estado, com apoio financeiro do convênio.

Os destinos escolhidos para os roads shows seguem estratégias de potencialidade de emissão de turistas para Aracaju. Definido o destino, as equipes fazem contato com as operadoras para definir a data da capacitação, contratação de um espaço com área privativa e com capacidade para receber o público convidado. Também na logística são providenciados itens como sonorização, iluminação e a contratação de trio pé de serra, para criar uma atmosfera nordestina durante a capacitação.

Até o encerramento do convênio, em agosto, serão realizados, ainda, roads shows nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná. Além da realização de três famtours; veiculação de comerciais em mídias digitais e sites de turismo; e parcerias com operadoras de turismo para realização de mídia compartilhada com vistas de vendas de pacotes para Aracaju.

Fonte: PMA

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