Maior obra Bolsonaro: orçamento secreto. Voto decisivo de Rogério

                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça               
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Iniciada a campanha eleitoral, o ex-presidente Lula tem como uma das principais bandeiras o combate ao orçamento secreto que, segundo ele,  foi “a maior bandidagem feita em 200 anos de república”.

E Lula tem razão, pois nunca antes na história os parlamentares federais direcionaram emendas de tantas formas obscuras e, nem menos, brigando para aparecer os nomes nos recursos destinados para seus estados.

É qual é a grande obra do governo Bolsonaro, seu legado? O orçamento secreto.

Por isso Lula ficou constrangido quando esteve em Sergipe chegando a trocar o orçamento secreto por participativo na presença de Rogério que deu o voto decisivo para que o Congresso aprovasse o projeto com novas regras para as emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”.

 


Mesmo na contramão do que orientou o PT, Rogério teve apenas uma advertência através de uma nota pública do partido e nada mais. Porém, o prejuízo causado pelo voto decisivo dele está aí e Lula sabe que a eleição já estaria definida neste momento se o orçamento secreto tivesse sido rejeitado.

Desesperado, Rogério manda sua assessoria anunciar nas mídias que é o único candidato de Lula em Sergipe, quando na verdade ele e a mídia nacional sabem que Lula tem palanques duplos no Estado.

Será que Rogério vai aguentar a pressão se Lula aparecer no horário eleitoral pedindo voto para o companheiro Fábio Mitidieri? O blog tem a certeza que muita gente vai “surtar”…



 

 

 

 

 

 

 




Atenção Emsurb! Como se não bastasse que o calçadão original da praia de Atalaia – do lado dos bares – tenha sido “invadido” vários metros pelos puxadinhos dos estabelecimentos ao longo dos anos, agora, em frente a escultura do gigantesco Caranguejo, alguns estabelecimentos resolveram tomar o restinho da calçada para colocar cavaletes e peças publicitárias. Quando tem muitos pedestres é preciso caminhar pela pista. E aí Emsurb? Pelo menos o restinho da calçada fiscalize. Os pedestres e turistas agradecem.

Gestores públicos Os gestores públicos de Sergipe se reunirão nesta terça-feira, 23, para celebrar o aniversário de 20 anos de criação da carreira aqui no estado. A solenidade organizada pelo Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública de Sergipe (Singeps) acontecerá no Delmar Hotel, a partir das 19h30, com a presença de toda a categoria e também de autoridades.

Gestores públicos II Atualmente, Sergipe tem 80 gestores públicos, que estão distribuídos em funções de assessoria e direção em escalões superiores de 16 órgãos da Administração Estadual. Esses profissionais atuam diretamente na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, contribuindo para a profissionalização da gestão pública e trazendo desenvolvimento para Sergipe, além de resultados concretos para a sociedade.

Projeto de Lei de senadora Maria propõe mais segurança jurídica em processos A senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP) protocolou, no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 2.300/2022, que acrescenta parágrafo único ao artigo 30 da Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Lei 9.099/1995), determinando que a contestação da defesa do réu em um processo poderá ser realizada até a audiência de instrução e julgamento. De acordo com a parlamentar, o objetivo da proposta é oferecer mais segurança jurídica a quem será julgado. 

Sem prazo “A razão de propormos essa adição à Lei 9.099/1995 é o fato de que ela não estabelece o prazo ou o evento final para a apresentação da defesa do réu. Essa omissão ocasiona insegurança jurídica, e deixa margem para diversas interpretações. E, na Justiça, precisamos ter clareza completa nos processos a fim de que nenhuma das partes envolvidas seja prejudicada”, afirmou Maria, ressaltando a importância da Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais para a sociedade brasileira. 

Previsão O que o PL 2.300/2022 prevê é baseado no décimo enunciado do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), o qual sugere que a contestação pode ser feita até a audiência de instrução e julgamento. “Com isso, também tornamos mais claro quando o réu passa à revelia, isto é, quando não apresenta nenhum elemento contra ao que lhe está sendo acusado, pois há prazo estabelecido para que, através da defesa, possa exercer o direito de contestar”. 

Conflito Segundo a senadora, é possível haver conflito de interpretações no tema quando considerado o que determina o Código de Processo Civil e o que diz a Lei 9.099/1995. “O nosso sistema jurídico é completo e tem apresentado avanços significativos ao longo das décadas, aprimorando-se através de revisões de juristas, apontamentos pela sociedade civil e proposições do Poder Legislativo. O que sugerimos é em prol do seu desenvolvimento”, enfatizou Maria do Carmo Alves. 

Laércio recebe apoio de membros da Igreja Universal O candidato ao senado Laércio Oliveira (PP) participou de um encontro com evangélicos da Igreja Universal do Reino de Deus no domingo, 21. O encontro aconteceu no Continguiba Esporte Clube, em Aracaju, onde ocorreu o lançamento da candidatura do vereador Léo Rocha para deputado estadual e Alex Melo deputado federal, ambos do Partido Republicanos. 

Importância Nascido numa família presbiteriana, Laércio destacou a importância do encontro que reuniu centenas de cristãos para discutir os rumos do Estado de Sergipe. “A igreja precisa se unir para eleger políticos que tenham como foco a defesa das famílias e dos princípios consagrados na palavra de Deus”, afirmou. 

Honra Durante o evento, também aconteceu a apresentação dos candidatos do Pastor Léo Rocha e membros da Igreja Universal. Laércio agradeceu o apoio e disse que atuará para trazer mais desenvolvimento, comida na mesa e oportunidades de trabalho. “Fiquei honrado em ter participado deste momento tão especial com os irmãos da Igreja Universal. Minha gratidão a todos vocês pelo carinho e acolhimento”, disse Laércio. 

 1ª Corrida Eu Amo Itabaiana Em parceria com o Governo de Itabaiana, aconteceu na manhã deste domingo (21), a 1ª corrida Eu Amo Itabaiana. A competição foi promovida e organizada pela Estampace.  De acordo com os organizadores, cerca de 1.100 pessoas se inscreveram para a corrida. A competição foi disputada nas categorias individual masculino e individual feminino nas provas 5km e 10km, com participação de corredores de ambos os gêneros. 

Incentivo Para o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, a corrida é mais um exemplo de incentivo da gestão ao esporte, “temos buscado incentivar e apoiar esse tipo de iniciativa no nosso município. O esporte é uma das áreas que mais investimos em Itabaiana. Somente neste ano, já realizamos o campeonato de futebol amador, de futebol de areia e atualmente estamos com campeonato de futsal. Também temos incentivado a prática de esportes e patrocinado atletas e paratletas itabaianenses que viajam para competir em outros lugares”, informou. 

Mais competições O evento contou com a participação de muitos atletas do estado e praticantes de Itabaiana. Para Natan Henrique, o evento possibilitará o surgimento de mais competições, “eu gosto dessas iniciativas. Felizmente, isso está trazendo novas competições e práticas esportivas. E a população ganha com isso, com a qualidade de vida”, destacou o esportista itabaianense.

Prefeitura de Aracaju realizará hoje, 23, ação integrada para enfrentamento à violência contra mulher  A campanha Agosto Lilás tem por objetivo conscientizar a população para o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Com o intuito de levar informações sobre a campanha para a população da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), promoverá hoje,, 23, uma ação integrada na Praça Fausto Cardoso, das 9h às 16h. 

Parceria A atividade contará com a participação e apoio de diversas secretarias e órgãos da administração municipal, a exemplo das secretarias da Saúde (SMS); Educação (Semed); Cidadania e Defesa Social (Semdec), por meio da Patrulha Maria da Penha (PMP) que integra a Guarda Municipal de Aracaju (GMA); das fundações Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e de Formação para o Trabalho (Fundat); e representantes da sociedade civil. 

Articulação A Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), órgão vinculado à Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Assistência Social de Aracaju, que atua para o  fortalecimento da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência na capital, contribui na articulação para a realização do evento. 

Sociedade “O evento tem como objeto dialogar com a sociedade sobre a necessidade da participação de todas e todos no enfrentamento à violência doméstica. A Coordenadoria estará presente na ação junto à Patrulha e ao Nupeva [Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes], orientando sobre as formas de denúncia e apoio às mulheres em situação de violência”, explica a coordenadora da CPM, Edlaine Sena. 

Exposição O evento contará com exposição de fotos, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), rodas de conversa sobre saúde da mulher e formação profissional, stand com informações sobre toda rede de atendimento, panfletagem e apresentações culturais. 

Enfrentamento “É importante a participação de todos que fazem parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher nesse evento porque vamos mostrar todos os mecanismos que utilizamos na tentativa de coibir essas ações de violência. Será um instrumento de informação e de levar ao conhecimento da população o que o município de Aracaju tem feito nesse enfrentamento à violência contra a mulher”, destaca a presidenta do CMDM, Joelma Dias. 

Agosto Lilás  O “Agosto Lilás” marca a campanha de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na qual o Município intensifica as ações de combate à violência com uma série de atividades realizadas de forma intersetorial, em vários pontos da cidade e equipamentos públicos municipais.

 

NOTA PÚBLICA – Eliane Aquino

 Ao povo sergipano,

 Com relação aos dois pedidos de impugnação de minha candidatura, ambos relacionados ao cumprimento de minhas obrigações como presidente de conselhos administrativos de autarquias e órgão públicos sergipanos, declaro: 

  1. As funções que desempenho nos conselhos possuem, por lei, total vinculação ao cargo de Vice-governadora do Estado de Sergipe, portanto são funções ligadas ao exercício do cargo e dele indissociáveis; 
  1. Sendo a função nos conselhos parte das atribuições diretas que me cabiam e cabem como Vice-governadora, entendi não haver a necessidade de desincompatibilização, uma vez que a legislação trata o exercício do cargo como desprovido dessa obrigatoriedade. Ela libera a Vice-governadora da necessidade de afastamento; 
  1. Não recebi nenhuma orientação no sentido da desincompatibilização, nem da parte dos operadores do direito que atuam no âmbito do estado, no assessoramento de governadores e vices; nem por parte das secretarias executivas desses conselhos, uma vez que os mesmos possuem memória administrativa sobre procedimentos a serem adotados por suas presidências em anos eleitorais. Isso reforça a desnecessidade de afastamento oficial; 
  1. Como em todos os espaços que ocupei e ocupo no poder público, minha participação nesses conselhos seguem as mais estritas práticas éticas, de responsabilidade e respeito ao erário público. Sempre atuei a partir dessas premissas, e assim pretendo seguir em minha vida pública; 
  1. Dito isto, comunico que a minha caminhada rumo à Câmara Federal seguirá firme, sem vacilos. Responderemos os questionamentos na Justiça Eleitoral, e respeitaremos, por óbvio, a decisão judicial que vier. Aprendi com Marcelo Déda, decisão judicial não se discute, cumpre-se. Tenho fé que ela virá rapidamente para dar tranquilidade à enorme quantidade de pessoas que estão conosco nessa jornada; 
  1. E já que falei de aprendizados com Marcelo, com ele aprendi sobre lealdade e respeito aos amigos e parceiros da política. Por isso, registro minha decepção com os que fazem o PSD em Sergipe, que num momento como esse engrossa fileiras para que me seja tirado o direito de disputar uma vaga na Câmara Federal. É no mínimo indigna tal postura, para usar um eufemismo ao classificar a atitude daqueles que foram à minha casa inúmeras vezes quando de mim precisaram. Chamaram-me para ser candidata ao lado deles e agora dizem que, por não estar no mesmo grupo que eles, não posso participar da disputa. Faça o povo o seu julgamento dessa atitude; 
  1. No mais, é isso. Como já disse antes, os cães ladram, a caravana passa. “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha erecta, e o coração tranquilo”. Seguirei, com a força de Deus. Em defesa da democracia, da justiça social e do povo sergipano

 Eliane Aquino

Vice-governadora de Sergipe e candidata a Deputada Federal

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Protesto em Nossa Senhora das Dores Vídeo acima enviado por populares: População 8 dias sem água e fazem protesto contra descaso da Deso. 

 

De cadeia… a comitê Deu no site Alô News: “Um vistoso imóvel com arquitetura neoclássica situado na Praça da Bandeira [esquina sul da Avenida Barão de Maruim com Avenida Desembargador Maynard, no coração de Aracaju] já abrigou uma repartição pública que era o horror de ladrões dos cofres públicos. Lá passou a funcionar em 2016 a sede do Deotap (Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública), que possuía em suas dependências quatro cartórios, três salas para delegados e até uma extensão do serviço de inteligência para acompanhar as investigações realizadas pelo órgão da SSP. Nomes notórios da política de Sergipe, alguns com fichas criminais extensas, conhecem bem o ambiente. Para a psicanálise, os seres humanos são governados pelo insciente, que por vezes induz a “atos falhos”. Talvez isso explique a escolha da postulante ao Senado Danielle Garcia pelo referido imóvel para servir de comitê central de sua campanha.”  Toda matéria: https://www.alonews.com.br/politica/2022/08/51890/de-cadeia-a-comite.html

 

  

Final de semana recheado de muita aventuraaaaaa… pra quem gosta do contato com a natureza, tem uma trilha leve, tranquila e muito gostosa… com banhos de cachoeiras deliciosos e muita diversão, Pilões da Ribeira, Cachoeira da Ribeira e Parque dos Falcões… sábado, dia 27. E no domingo, dia 28, tem o Desafio 28km, uma super trilha para quem gosta de superação… Confira!

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

OPINIÃO

A Universidade Federal de Sergipe na vanguarda  Por Antônio Carlos Sobral Sousa*

Recordo do meu orgulho, em 1976, ao transpor os umbrais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na aurora de uma nova vida, sob as auras da crença e o eflúvio das puras esperanças, seguindo a trilha de gerações que vêm consagrando a perpetuidade da nossa cultura na formação dos hodiernos discípulos de Hipócrates. Orgulho ainda maior eu senti, quando passei a integrar o corpo docente da referida Universidade, tanto no Departamento de Medicina, como no prestigiado Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Vale ressaltar que, uma das tarefas mais gratificantes do professor universitário, é a de também contribuir para a formação de mão de obra que possa dar continuidade à missão de ensinar a futuras gerações, a arte de ser guardião do bem mais precioso da humanidade: a vida.
A UFS mais uma vez volta a ser motivo de orgulho, não somente para mim, como para todos os sergipanos, ao ser destacada, nacionalmente, pelas relevantes atividades científicas e de ensino. Segundo o World University Rankings 2022, publicado pela revista inglesa Times Higher Education (THE), a UFS foi classificada entre as três melhores do Brasil, ao lado das Universidades Federais de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na referida classificação, a UFS se destaca como a melhor universidade do Nordeste e, globalmente, entre as 1.662 instituições escrutinadas, de 99 países, se encontra na faixa que vai de 601 a 800, entre as mais conceituadas universidades do mundo. A Universidade de Oxford, na Inglaterra, ocupa o topo da lista, pelo sexto ano consecutivo.

O ranking é baseado em 13 indicadores que mensuram o desempenho das entidades referentes a quatro esferas: ensino, pesquisa, citações científicas e reconhecimento internacional. Segundo relato do Prof. Lucindo Quintas, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UFS, o elemento que mais impactou na avaliação da UFS foi o critério “citações científicas”, demonstração inequívoca da qualidade de nossas pesquisas e do amadurecimento dos nossos pesquisadores. As citações refletem aspectos cognitivos ou epistemológicos e sociais da prática acadêmica que tem como produto primário textos que citam outros textos. Este caráter recursivo das operações que envolvem as citações faz com que seja constituída uma rede de difusão de pesquisas e, consequentemente, dos seus locais de produção. É importante frisar que essa rede de citações possui certa arquitetura, capaz de revelar alguns padrões e características de um determinado grupo de pesquisa.

Na esteira desta interlocução, vale ressaltar a valiosa e intensa produção científica dos pesquisadores da UFS, notadamente os pertencentes ao PPGCS por ocasião da pandemia da Covid-19. A despeito dos baixos investimentos e de condições muitas vezes desfavoráveis, as produções oriundas do referido grupo de cientistas têm contribuído para o enfrentamento desta enigmática virose e para a respeitada projeção internacional da nossa querida UFS. Finalizo citando o médico francês René Dumesnil: “A tarefa do médico não é somente a de defender a vida contra a morte, mas reanimar os que esquecem o respeito e o próprio sentido da vida. É preciso que ele se mantenha digno dessa tarefa cuja nobreza e desinteresse o colocam acima dos outros homens”.


*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação/publicado no JC no fim de semana. 

 

PELO TWITTER

 

www.twitter.com/marciatiburi Na época de Maquiavel o medo era a  tecnologia política dos poderosos, agora é o ódio. A política baseada nos afetos tristes visa a subjugação das massas e a destruição do mundo. Uma política da alegria há de vir, para erguer os escombros e construir um outro mundo possível.

 

www.twitter.com/LeonelRadde Triste notícia para os Fascistas da milícia do Bolsonaro: a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito está vigente e os atentados contra a democracia, as eleições e a Constituição têm punições severas. Aqui no RS estamos vigilantes e denunciaremos todos os casos!

 

Frase do Dia

“Um povo corrompido que atinge a liberdade tem maior dificuldade em mantê-la.” Niccolo Maquiavel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais