Debate Band: Bolsonaro, Lula e o Brasil sem propostas

                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O debate realizado pela rede Band, no último domingo, serviu para confirmar que os 2 principais candidatos não têm coragem de abdicar de suas ambições para que o Brasil tenha uma luz no fim do túnel. Bolsonaro e Lula se esquivaram do tema corrupção e trocaram adjetivos ofensivos sem o menor respeito ao eleitor que estava assistindo ao malfadado debate.

O que se vê até agora é a discussão do presente e do passado dos candidatos. Todos com erros, uns mais do que os outros.

E o Brasil?

Quem quer discutir propostas para o futuro?

Até agora só composições políticas, conchavos de todos os tipos e de todos os gostos. Todos misturados no mesmo saco de todas as correntes. Ideologia? Cazuza ainda quer uma para viver.

Tem algum líder?

Leia-se líder, não populismo e muito mesmo mito ou porteira fechada do gado. Se for avaliar o histórico dos candidatos aí ninguém vota.

O titular deste espaço está ouvindo muito de amigos e leitores que decidiram votar em Lula, não pelo governo passado, mas por conta de que o principal adversário é Bolsonaro, que é contra a democracia, negacionista, contra as urnas eletrônicas, a liberdade de imprensa, desrespeita as mulheres e desmoralizou o Brasil internacionalmente.

Porém, ninguém pense que o governo Lula será diferente do primeiro, em caso de vitória do petista. Taxar o governo de Lula como esquerdista é uma piada pronta. Lula está mais para a social democracia, que, aliás, ele está desnudando agora com os afagos e o casamento com Geraldo Alckmin.

O governo Lula continuará com a política da economia liberal. Então este discurso de esquerda, socialismo, comunismo e tudo mais é birra eleitoreira.

Acreditar que o Brasil tem jeito é o mesmo que acreditar em Papai Noel, Saci Pererê, Curupira…

Ministro do TSE mantém inelegibilidade de Valmir de Francisquinho. Infonet: O Ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou concessão de liminar e manteve a inelegibilidade de Valmir de Francisquinho, ex-prefeito de Itabaiana e candidato ao Governo de Sergipe. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 29. A defesa de Valmir formulou pedido de tutela cautelar antecedente visando restabelecer a elegibilidade do político e prosseguir com a sua candidatura ao governo do Estado. No pedido, os advogados defenderam a “plausibilidade do direito na medida em que o acórdão do TSE conferiu interpretação equivocada a dispositivos constitucionais para aplicar a inelegibilidade fora das hipóteses previstas na Constituição”.

Em nota, coligação informa que aguarda julgamento dos embargos de declaração A COLIGAÇÃO O POVO QUER, composta pelos partidos PTB, PL, PATRIOTA, PROS e PMN e VALMIR DOS SANTOS COSTA, candidato ao cargo de governador do Estado de Sergipe, considerando a decisão denegatória de liminar do Exmo. Min. Alexandre de Moraes, vêm informar ao público que aguardam, com serenidade, o julgamento dos Embargos de Declaração que foram interpostos perante o Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Referida decisão em nada altera o pedido de registro de candidatura ao governo do estado de Sergipe e a estratégia jurídica anteriormente adotada. Importante registrar que o candidato VALMIR DE FRANCISQUINHO continuará praticando todos os atos de campanha previamente agendados. Por acreditarem nas instituições e em atenção ao carinho do povo sergipano, divulgam-se estes esclarecimentos na esperança de que a justiça seja feita e os recursos pendentes venham a ser brevemente julgados. Aracaju/SE, 29 de agosto de 2022.

21° Parada LGBTQIAP+ O candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, foi um dos poucos candidatos majoritários a marcar presença na 21° Parada LGBTQIAP+ no último domingo, dia 28. Em seu plano de Governo, Fábio propõe políticas públicas que assegurem respeito, acolhimento, acompanhamento psicossocial, além de levantamento dessa comunidade para direcionamento de projetos e combate a todas as formas de violências contra o segmento.

Valorização dos delegados de polícia e reestruturação das delegacias O candidato ao governo pelo PSD, Fábio Mitidieri, participou de um debate com a Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol), na manhã  de ontem, 29. Fábio respondeu a questionamentos dos delegados sobre a equiparação dos salários, plano de carreira e reestruturação das delegacias do estado.

Compromisso O candidato se comprometeu com a manutenção do diálogo e com atitudes efetivas desde o primeiro ano do futuro mandato. “Enquanto deputado federal, não tinha uma autoridade constituída para resolver todas as demandas da categoria. Tentei intermediar muitas vezes o diálogo e compactuo com essa ideia de que manter o diálogo aberto é o melhor caminho para atender todas as demandas necessárias e importantes para os dois lados. No meu futuro mandato como governador, iremos manter um diálogo aberto com a categoria e me comprometo com a valorização dos servidores da segurança nesses quatro anos. Não posso dizer que vou fazer tudo no primeiro ano de gestão, mas me comprometo com o progresso ano a ano”, afirmou.

Plano de governo Quando questionado sobre a estrutura das delegacias do estado, Fábio reforçou que o tema já está citado em seu plano de governo. “Nós estamos cientes que as delegacias estão precisando de melhores serviços de manutenção. Por isso, esse assunto já está exposto em meu plano de governo para Sergipe avançar. Iremos criar um padrão estrutural para a construção de novas e a manutenção predial das unidades já existentes e ligadas à Segurança Pública”, disse.

Plano de governo II O plano de governo de Fábio e Zezinho também dispõe sobre a atualização da frota e aparelhamento das forças de Segurança, além da melhoria da infraestrutura tecnológica dos órgãos ligados à Segurança Pública, como a Polícia Civil, Perícia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal, e a promoção do reaparelhamento dos setores de inteligência Estratégica e Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Alessandro Vieira propõe isenções de impostos para sergipanos do CadÚnico e motoristas profissionais em seu governo O candidato a governador, Alessandro Vieira (PSDB), destaca que, entre suas propostas de governo, está a criação de dois tipos de isenções de impostos. Uma delas, vai beneficiar os sergipanos inscritos no CadÚnico, programa de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Já outro tipo de isenção será voltado para motoristas profissionais de Sergipe.

Devolução Segundo o candidato, a primeira proposta é a devolução total dos impostos estaduais cobrados dos sergipanos que estão inscritos no CadÚnico. “A população mais pobre vai deixar de pagar imposto em Sergipe. Tudo que essas pessoas comprarem, que tiver imposto estadual, o valor referente ao tributo vai ser devolvido”, detalha.

Isenção total Já a segunda proposta do candidato a governador é a isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Licenciamento e da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas profissionais, o que inclui taxistas, rodoviários, aplicativos, mototaxistas, entre outros. “São os motoristas profissionais os maiores afetados com as oscilações constantes dos preços dos combustíveis. Nada mais justo do que facilitar, de alguma forma, que eles tenham algum tipo de isenção que diminua os seus custos e que os ajude a continuar mantendo o sustento de suas famílias”, salienta.

Dr. Andress Amadeus participa do 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário  Referência no Direito Imobiliário em Sergipe, o advogado imobiliário e sócio do Amadeus & Santos Advogados Associados, Dr. Andress Amadeus, participou do 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário que aconteceu no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

Programação A programação contou com dias intensos repletos de painéis em 3 salas simultâneas e dezenas de palestrantes renomados que debateram os temas mais relevantes da atualidade. “Levar esse conhecimento para Sergipe através do nosso trabalho, é uma honra, a área do Direito Imobiliário tem avançado muito no nosso estado e estamos em constante atualização para que esse movimento só cresça”, afirma o advogado.  O congresso foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim).

Estância: engajamento dos estudantes Iniciado em 2018, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Educação, investe em momentos formativos para estudantes selecionados nas 11 unidades de ensino com atendimento ao fundamental – anos finais.

Protagonistas A edição 2022 conta com 88 protagonistas que assumem papel de liderança nas suas turmas, cuja ideia principal é promover o engajamento dos estudantes não só com conteúdo, mas com a formação de pessoas mais autônomas e colaborativas. É mister lembrar que todos são protagonistas e reforçamos o compromisso das escolas com a formação dos estudantes desenvolvendo a autonomia, a capacidade de tomar decisões relativas ao bem comum, seja na escola ou na sociedade.

Aracaju recebe missão da Agência Francesa de Desenvolvimento Aracaju recebeu ontem, 29, a visita de dirigentes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que vieram à cidade conhecer as potencialidades do município e discutir possíveis parcerias para financiamento de projetos em diversas áreas. Mobilidade Urbana, recuperação do Centro e igualdade de gênero foram as pautas definidas como prioritárias para início das discussões entre a AFD e a Prefeitura de Aracaju. A diretora regional Brasil – Cone Sul, Laetitia Dufay, e o gerente de projetos da agência, Fernando Pacheco, participaram da reunião coordenada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Exposição No encontro, Edvaldo fez uma rápida exposição das ações desenvolvidas pela Prefeitura, sobretudo nas áreas de Habitação, Infraestrutura, Sustentabilidade, Saúde, Mobilidade Urbana e Educação. O prefeito apontou a necessidade de avançar em temas relacionados ao Meio Ambiente, à Saúde da Mulher, sobretudo a gravidez na adolescência, à reabilitação do Centro da cidade e à maior integração dos modais de transporte.

Inclusão social Os representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento apresentaram as áreas sobre as quais atuam, com destaque para a Inclusão Social, com foco no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A AFD financia projetos conduzidos por Estados, municípios, estatais e bancos de desenvolvimento locais, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Diálogo Dufay, que havia recebido o prefeito, no escritório da AFD, em Brasília, no último dia 11 de maio, se disse muito satisfeita com a abertura do diálogo com a Prefeitura de Aracaju. Para ela, “a vinda a Aracaju ocorre para conhecer o que a Prefeitura precisa e de que forma a AFD pode auxiliar na execução e financiamento de projetos”. Pacheco, por sua vez, destacou que a agência “prioriza o Nordeste, sobretudo as capitais, na definição das suas parcerias”.

Mobilidade urbana Para Edvaldo, a reunião foi “muito importante, pois já foi possível dar alguns passos, no sentido de definir o que é prioridade para a cidade”. “O primeiro tema é a Mobilidade Urbana, que casa com o nosso projeto de realizar a licitação do transporte público, mas avançar na integração dos modais para permitir uma efetiva melhora do sistema como um todo. Na questão do Centro, uma pauta que considero fundamental, a gente pretende discutir a reabilitação daquela área, para que a cidade possa ter ali um importante polo de desenvolvimento. Já sobre as questões de gênero, a ideia é avançar em políticas públicas que oportunizem o protagonismo maior das mulheres”, explicou Edvaldo.

Reunião produtiva Da mesma forma, a diretora regional da AFD avaliou a reunião como “muito produtiva”. “Foi bem interessante este segundo encontro com o prefeito de Aracaju, pois definimos sobre o que iremos trabalhar. A mobilidade, a reabilitação do Centro e a igualdade das mulheres são temas que nos interessam e o prefeito e sua equipe têm muitas ideias e projetos sobre os quais a AFD está pronta para ajudar e apoiar. Vamos agora discutir cada pauta, discutir os projetos iniciais e preparar um calendário”, disse.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Macambira: Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha, hoje 30 A Prefeitura de Macambira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, convida toda a população para fazer parte da “Roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha e a participação da sociedade em seu combate”. Será hoje, 30, no CRAS (Centro dos Idosos), a partir das 10 horas da manhã. Palestras com Carla Viviane e Murilo Gouveia – Delegados de Polícia Civil do município de Macambira e Caroline Costa – Delegada de Polícia Civil do DAGV do município de Maruim e Santo Amaro das Brotas.

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

OPINIÃO

 O tempora! O mores! Por Antônio Samarone, médico sanitarista

 

A psiquiatria reconhece dez transtornos distintos da personalidade: paranoide; esquizoide; esquizotípica; antissocial; histriônica; narcisista; evitativa; dependente; obsessivo-compulssivo e borderline.

 Fiquei aborrecido: e os canalhas, por que ficaram de fora dos transtornos da personalidade? Quem são os canalhas? Segundo Nelson Rodrigues: “O canalha é sempre cordial, um ameno, um amorável”.

 O canalha não tem peso na consciência, remorsos, não sofre, é um desmemoriado. O pulha não está ao alcance da clínica psiquiátrica?

O patife escapou até da psiquiatria. “Quem deve a Deus, paga ao diabo.”

 O que a psiquiatria considera transtorno da personalidade?

 Uma definição clássica: são portadores de transtorno da personalidade ou caráter todo o indivíduo que se desvia das expectativas da cultura, nos aspectos cognitivos e afetivos, nos relacionamentos interpessoais e no controle dos impulsos.

 Um adendo importante: e que esse desvio das expectativas da cultura leve ao sofrimento da pessoa.

 O canalha não se desvia da cultura, está na média, e o mais importante, a canalhice não causa sofrimentos. Ao contrário… Falta-lhes os escrúpulos.

 Personalidade, caráter, índole e temperamento são sinônimos, é tudo a mesma coisa, só depende da época e das circunstâncias. Hipócrates já descrevia os temperamentos.

 O senso comum acredita que a personalidade é herdada: “o que o berço dá, só o túmulo o leva”.

 “Homo homini lúpus.”

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/AntonioSamarone O debate da Bandeirante foi insosso, domesticado e irrelevante. Nada de novo! A realidade brasileira foi omitida.

Se a política não tem propostas, não apresenta saídas, é sinal que o Brasil caminha para o precipício. Despolitizaram a política!

 www.twitter.com/brealt Sejamos sinceros. Lula não foi bem no debate, depois de ter dado um show na sabatina na Globo. Demasiadamente contido e cauteloso, com raros lampejos de sua proverbial capacidade de comunicação. Até Pelé tinha dias que não jogava como Pelé…

 www.twitter.com/AntonioSamarone Sejamos sinceros. A tentativa de agradar a direita, rebaixou o programa do PT a generalidades.

A promessa é que o povo poderá fazer um churrasquinho no final de semana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/thiamparo Em suma. Candidatos se ofendendo brigando por voto feminino sem ter políticas, monotemáticos, total ausência de debate sobre negros e povos indígenas, líder nas pesquisas apagado, presidente misógino, candidatos/as com linguagem distante da população. Foi tudo ruim ontem.

 www.twitter.com/frednavarro O agro é fascista. O PSDB “era” fascista. Quem não vota em Lula no 1ºT também é fascista, assim como o são os eleitores de Ciro e Tebet. “Fascista” é a palavra mais desmoralizada do século 21. Enquanto isso, os verdadeiros fascistas sorriem e fazem planos para o futuro.

 www.twitter.com/gcamarotti    A jornalista @veramagalhaes  fez uma pergunta fundamental sobre o enfraquecimento da cultura vacinal no país. Sem responder, o candidato Bolsonaro atacou a jornalista de forma covarde. Essa agressividade não vai intimidar a imprensa de cumprir o seu papel na cobertura eleitoral.

www.twitter.com/Eulavomeucarv  Será que Bolsonaro quando se reúne com Valdemar da Costa Neto, presidente do seu partido, também o chama de ex-presidiário ?

 

 

Frase do Dia

“No Brasil o fundo do poço é apenas uma etapa.” Luís Fernando Verissimo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São pouco menos de 200 cardeais, dos 226 do Colégio, que participam entre hoje e amanhã, 29 e 30 de agosto, do encontro a portas fechadas desejado e convocado pelo Papa para aprofundar a Constituição apostólica Praedicate Evangelium, com a qual Francisco reformou a Cúria Romana. Este é provavelmente o maior e mais participado encontro do Papa com o Colégio cardinalício. Nunca nos dez anos de pontificado de Jorge Mario Bergoglio um encontro desse tipo e uma participação assim tão ampla tinha sido vista apenas oito anos atrás, quando o Pontífice convocou o duplo Sínodo sobre a família (2014-15), convidando cerca de 180 bispos e cardeais. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-08/papa-francisco-encontro-cardeais-praedicate-evangelium-vaticano.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais