É comum no Brasil comprar imóveis com milhões em dinheiro vivo

                                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Além de um democrata nato e defensor das mulheres, Bolsonaro é um homem simples demais, gosta de comer pão com leite condensado, só anda de chinelo barato, como também camisas de times de futebol, especialmente do Palmeiras e, por isso, guarda o dinheiro no colchão como antigamente.

 

Aliás, triste de quem faz crítica a essas compras com dinheiro vivo. É pura inveja de quem não sabe guardar dinheiro embaixo do colchão. A matéria da Uol aqui.

Muita gente faz isso no Brasil. Guarda milhões em casa para pagar com dinheiro vivo os novos imóveis. Inclusive a classe média que nunca foi achatada e o trabalhador assalariado que nunca financiou um imóvel, só paga com dinheiro vivo.

 

É comum um comprador de um imóvel chegar com milhões em maletas. Por isso, a nota de R$ 200,00 ajudou muito.

E parem de criticar Bolsonaro com críticas evasivas, porque vocês não conseguem juntar dinheiro vivo. Aliás, é a mesma crítica sem noção que se faz ao clã Bolsonaro porque praticava “rachadinha” ficando com dinheiro dos servidores comissionados.



Obs: o leitor diário deste espaço sabe bem distinguir um texto direto de outro texto feito com o artifício do sarcasmo. Se algum leitor não entender o sentido do texto acima, é melhor aprimorar sua capacidade de análise. Chega de ignorância!

 

 

 

 

Incêndio continua na cozinha do PT de Sergipe E depois que o blog publicou ontem, 31, postagens de grupos de WhatsApp petistas com a indignação da dirigente histórica Maria do Céu e da filha dela, Dandara, candidata a deputada federal que recebeu menos recursos do que o firmado na primeira parcela, este espaço recebeu mais informações de candidatos revoltados.

Mobilização Alguns deles estão se mobilizando para realizar um protesto em frente à produtora do programa de TV e rádio do PT como também em frente a sede do partido.  O desabafo do candidato Dudu (13123) no grupo: “…Sacanagem comigo tem resposta. Não devo minha cabeça a ninguém. Sobre os recursos só depositaram pouco mais de cinquenta mil.” Dudu é um dirigente seríssimo da corrente Articulação de Esquerda,  que foi liderada por muito tempo pela professora e ex-deputada Ana Lúcia.

Os injustiçados do partido se rebelaram O problema do PT é o que o blog escreveu ontem: liderança. Veja um dos desabafos no grupo de WhatsApp: “João Daniel não tem atitude alguma, Rosângela não atende, nem responde WhatsApp. O majoritário Rogério quem atende o celular, quando atende, é a esposa Candisse Mattos aos desaforos e grosseria. Sem resposta a militância do PT vai para rua protestar”.

Os truques de Rogério O candidato ao governo pelo PT, Rogério Carvalho, está se utilizando de uma esperteza na TV para enganar o eleitor. O truque é fazer com que suas inserções comerciais pareçam ao eleitor que se trata de um direito de resposta conseguido pela sua coligação contra Fábio. Na verdade, trata-se apenas da tentativa do candidato fazer parecer que ele não deu o voto decisivo que possibilitou a aprovação do orçamento secreto no Congresso. O tipo do truque que se parece mais com aquelas camuflagens fajutas, na quais o gato se esconde, mas deixa a cauda de fora. Todos sabem que o voto de Rogério Carvalho foi decisivo para aprovação do Orçamento Secreto. Um dispositivo que, no dizer de Lula, trata-se de uma excrecência.

Os truques de Rogério II Como se diz nas redes “Você não precisa ser inimigo do Google”. Basta uma pesquisa rápida para o eleitor encontrar o voto de Rogério a favor do Orçamento Secreto, a repercussão nacional do voto e a reação de seu partido, o PT, que chegou a publicar nota oficial assinada pela presidente da sigla, Gleise Hofmann. A nota afirmava que o voto de Rogério foi de encontro à orientação partidária, que foi uma decisão individual e um fato grave.

 Os truques de Rogério III A mesma estratégia para enganar o eleitor é usada quando Rogério tenta se explicar sobre a Fundação Hospitalar. De fato, o senador nunca dirigiu a Fundação porque era secretário de Saúde, responsável pela implantação da Fundação e por devastar os dois órgãos. Os sergipanos se lembram da declaração de Marcelo Déda, reeleito, afirmando que ele próprio também seria o secretário de Saúde, que esse era um compromisso pessoal dele com o povo, pois reconhecia o fracasso da gestão de Rogério. O internauta não é inimigo Google, ainda bem!

ITPS precisa de equipamentos mais modernos para realizar análises mais detalhadas O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, tem em seu quadro técnicos altamente gabaritados, mas tem um grave problema atualmente: carece de equipamentos mais modernos para análises mais profundas em algumas áreas e, assim, cumprir com mais qualidade as análises que ajudam muitas cadeias produtivas no estado. 

Um exemplo: análise do pó de rocha como alternativa para a crise dos fertilizantes por conta da invasão da Ucrânia Em vários estados do país, principalmente MG, está dando certa a alternativa para a crise no fornecimento de fertilizantes para a agricultura brasileira, agravado com a guerra entre Ucrânia e Rússia, com a exploração do pó de rocha. Ou seja, o uso dos reminadores subprodutos ou co-produtos derivados das pedreiras e mineradoras.

Candidatos precisam assumir compromisso com o investimento material do ITPS  Os subprodutos das pedreiras e mineradoras se convertem em uma possibilidade, uma vez que tais produtos podem possuir minerais com ampla variedade de nutrientes entre os quais o fósforo, o potássio, o cálcio e o magnésio, além de uma série de micronutrientes, ocasionando uma espécie de rejuvenescimento para os solos de baixa fertilidade. Para detectar estes subprodutos é preciso alta tecnologia e no ITPS de Sergipe não tem equipamento para analisar alumínio, fósforo e outros elementos para que o pó de rocha tenha uma referência para sua venda. Com isso uma parte da cadeia produtiva de Sergipe  perde essa oportunidade de demanda comercial. Fica a dica!

Fábio propõe isenção das taxas de licenciamento e IPVA para motos de 50 cc até 150cc Em entrevista concedida, na quarta-feira, dia 31, à rádio Juventude FM de Lagarto, o candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, destacou o projeto para isenção do pagamento das taxas de licenciamento anual e IPVA para as motocicletas com até 150 cilindradas para pessoas que recebem até dois salários mínimos.

 Rode Bem Denominado Rode Bem, o projeto está descrito no plano de Governo do candidato para os próximos quatro anos. Fábio afirma que a isenção dessas taxas beneficiará as pessoas na mobilidade e no trabalho. O projeto prevê, ainda, ampliação do programa CNH Social, para reforçar a empregabilidade de pessoas em maior vulnerabilidade social.

 Isenção  “Com o programa Rode Bem, iremos isentar as pessoas que recebem até dois salários mínimos e possuem motos de até 150 cilindradas. Essa é uma demanda antiga da população do interior, principalmente, que usa moto como transporte e como trabalho para comércio, mototáxi. Com o CNH Social, o Estado paga habilitação para quem precisa trabalhar como motoboy, entregador ou mototáxi”, explica.

Outros temas Na entrevista, Fábio também falou sobre a Parceria Público Privada que pretende implantar na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), expansão do ensino médio integral nas escolas públicas da rede estadual e a ampliação dos programas de transferência de renda para os sergipanos.

Yandra de André recebe apoio de líderes políticos de Laranjeiras Durante visita ao município de Laranjeiras na terça-feira (30), a candidata a deputada federal Yandra de André (União) recebeu a confirmação do apoio dos principais líderes políticos da região, composto pelo candidato a vice-governador Zezinho Sobral, pela ex-prefeita Ione Sobral, seu filho Alexandre Sobral, pelo ex-prefeito Paulo Hagenbeck, o ex-deputado estadual Paulo Hagenbeck Filho, e pelo diretor da Usina Pinheiro, Osvaldo Franco.

Unificação Esta é a primeira vez que o grupo se une em torno da unificação e apoio de um nome para a disputa por um mandato na Câmara Federal em Brasília. “Yandra reúne todos os anseios da população de Laranjeiras e eu fico muito feliz pela união desse grupo que tem muito serviço prestado pelo município e que só vê o desenvolvimento da cidade e do nosso estado”, afirma André Moura.

Compromisso A candidata reforça que tem um compromisso ainda maior com o grupo. “Receber este apoio de todos vocês deixa o meu compromisso com Laranjeiras ainda maior. Eu vou honrar esse compromisso e a história de cada um que se faz presente. Agradeço pela confiança e sei que juntos traremos o progresso para a cidade”, acredita.

Prefeitura de Lagarto realiza licitação milionária para confecção de camisas, bonés e até bandeiras Deu no site “O Bolo é Grande”: A prefeitura de Lagarto realizou uma licitação no final do mês de agosto deste ano para confecção de camisas, bonés, jalecos, coletes e até bandeiras, além de outros itens. De acordo com o Portal da Transparência, a confecção desses materiais, que pode gastar R$ 2,6 milhões, é destinada aos servidores da gestão municipal, mas não vai atender, por exemplo, mesmo tendo o item fardamento, os alunos das escolas da rede municipal.

Sem fardamento escolar E conclui a matéria: “Desse modo, os estudantes mais humildes do município, sem condições financeiras para comprar o fardamento escolar, não estão recebendo o mesmo empenho da gestão da prefeita Hilda Ribeiro, que já teve sua administração envolvida em polêmica por não realizar a distribuição gratuita de fardas escolares, porém imprimindo o brasão da prefeitura nos uniformes das crianças e adolescentes. Pais e mães, muitos em situação de desemprego, chegaram até a pedir gratuidade no fardamento, mas tiveram infelizmente o pedido negado. Em outras gestões, o fardamento sempre foi disponibilizado sem custos, contudo Hilda optou por não seguir o exemplo.”

Ricardo Vasconcelos cobra reforma e ampliação da estrutura do canal Airton Teles em Aracaju  Ontem, 31, durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (REDE), utilizou a tribuna no grande expediente para solicitar melhorias no canal da avenida Airton Teles.

Enchentes O parlamentar chamou a atenção para os problemas das enchentes nos canais da capital e relembrou no primeiro semestre uma grande enchente no canal da avenida Airton Teles, “No início desse ano tivemos uma forte chuva e as águas adentraram nas casas da região, devido a uma enchente que transbordou o canal da Airton Teles, um problema crônico que quando chove enche, e quando procuramos entender os motivos nos deparamos com canal de pequena espessura e profundidade mínima”, pontuou Ricardo.

Momento certo O vereador finalizou a fala sobre o tema cobrando das autoridades uma reforma no canal, “Sei existem trâmites de licitação, mas a hora de resolver os problemas causados pelas fortes chuvas é no momento de estiagem, fazendo uma reforma necessária, ampliando e alargando para que a população não sofra mais com esses problemas de enchente da região”, registrou.

Historiadora toma posse na Academia de Letras de Aracaju hoje, 1º A Academia de Letras de Aracaju (ALA) realizará  hoje, 1°, sessão solene de posse da professora e historiadora Andreza Santos Cruz Maynard na cadeira n° 05 do quadro de Acadêmicos Efetivos. A cadeira, que tem como patrona Aurélia Dias Rollemberg, memorialista sergipana do século XIX, foi fundada pelo agora acadêmico honorário Samuel Albuquerque.

Saudação A cerimônia será realizada no auditório do Museu da Gente Sergipana, às 19h, e caberá ao acadêmico Fernando Aguiar proferir a saudação em nome do Sodalício, contando também com apresentação do Coro e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe.

Aspectos da história sergipana Andreza Maynard é licenciada, mestre e doutora em História. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe e do Mestrado Profissional em Ensino de História. Integra o Grupo de Estudos do Tempo Presente e o Instituto Histórico Geográfico de Sergipe. Suas produções estudam diversos aspectos da história sergipana: a educação militar no 28° Batalhão de Caçadores (localizado em Aracaju), a Revolta do 13 de Julho e o cinema aracajuano durante a Segunda Guerra Mundial, dentre outros temas.

7 Anos A solenidade abre o mês dedicado à comemoração dos 7 anos de fundação da Academia de Letras de Aracaju, instituição criada para apoiar e incentivar ações em prol do movimento cultural da capital sergipana.

Desenvolvimento Ao comentar sobre suas viagens pelos municípios sergipanos, o candidato a deputado estadual e ex-secretário da saúde de Aracaju, Luciano Paz (Podemos), destacou suas preocupações com o desenvolvimento econômico do Estado, com a geração de emprego e renda para a população.

Desenvolvimento II “As nossas viagens pelo interior não são para procissão, para participar de festas, datas comemorativas. Não que isso não tenha importância, não é isso que nós queremos dizer, mas nós estamos preocupados com o desenvolvimento do nosso Estado, com a geração de emprego, com a geração de renda de pequenos empreendedores”, ressaltou Luciano Paz.

Desenvolvimento III Para ele, os pequenos têm hoje dificuldades de se manter por falta de apoio. “Eles praticamente não têm estrutura técnica nem apoio técnico. É papel do Estado oferecer esse apoio, tem essa participação mais ativa junto a eles. E esse é o trabalho que nos propomos a fazer se nós chegarmos à Assembleia. se Deus quiser estaremos lá. Juntos, Podemos”, afirmou Luciano durante visita à queijaria Fazenda Nova, em Nossa Senhora da Glória.

Psiquiatra Dr. Milton Alves é empossado como professor da UFS O Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe ganhou um grande reforço na última semana, o psiquiatra Dr. Milton Alves tomou posse como professor do curso de Medicina da UFS-Lagarto e preceptor da residência em Psiquiatria da mesma instituição. “Ao assinar o termo de posse, um filme passou em minha cabeça, pois realizei um grande sonho que vem sendo construído há anos, minha família, amigos e professores foram essenciais nesse processo, foram muitas horas de estudo e de abdicação, mas hoje eu tenho a certeza de que tudo valeu a pena, pois sou apaixonado pela docência”, comemora. Ele também é preceptor da residência em Psiquiatria do Hospital Cirurgia.

Currículo Conhecido pelo vasto currículo, o Médico Psiquiatra pela Secretaria de Saúde de São Lourenço do Sul – RS, Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas – RS, também é médico do setor de perícias do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e atende em consultório particular na Clínica Rabelo e Clínica Physis em Aracaju e Matterclin em Itabaiana.

Justiça do Trabalho anula eleição da Fecomércio/SE Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região na quarta-feira, 31 de agosto, anulou a eleição da Federação Comércio do Estado do Estado de Sergipe – Fecomércio – e determinou que deve ser realizado um outro pleito para escolher o comando desta entidade pelos próximos quatro anos. A decisão é do juiz Ariel Salete de Moraes Junior e atende a uma ação da chapa encabeçada pelo empresário Breno França, que concorreu ao pleito com Marcos Andrade, candidato do grupo liderado pelo então presidente Laércio Oliveira e dado por eleito.

Afastamento Pela decisão do juiz, Marcos Andrade deve ser afastado do comando. “De acordo com o parágrafo 1º do artigo 15º do Estatuto da Federação e 5º do Regulamento Eleitoral, compete ao Conselho de Representantes deliberar sobre novas eleições, e até elas, quem conduzirá a Federação”, disse a sentença. O grupo de Laércio Oliveira e de Marcos Andrade inabilitou, à época, alguns sindicatos que votariam em Breno França, as eleições se deram sob contestação e foram vencidas por eles. Logo a seguir, ela foi judicializada, mas mesmo assim Marcos tomou posse e hoje saiu anulação de tudo.

O que o blog apurou Entre alguns dirigentes, a decisão, se mantida, pode ser usada para justificar a saída de alguns diretores e coordenadores que vêm “empacando” a federação há muito tempo e, inclusive, prejudicando o trabalho realizado pelo ex-presidente Laércio Oliveira. Ontem já circularam alguns nomes novos para dar um novo dinamismo na entidade.

Nota de Marcos Andrade

“Enquanto presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de Sergipe recebi com surpresa, na tarde desta quarta-feira, por grupos de Whatsapp, documento atribuído como decisão do Juízo da 6ª Vara do Trabalho de Aracaju, que declarou a nulidade das eleições que me alçaram à Presidência da entidade.

Verifica-se, na sentença, que o magistrado afirma que alguns candidatos da atual Diretoria não apresentaram documentação suficiente consoante estabelecido pelo estatuto.

Destaco que o processo eleitoral foi conduzido de forma ética, clara e transparente, tal qual a própria decisão informa que não foi constatada nenhuma fraude, como a oposição propagou para a sociedade. O processo eleitoral foi desenvolvido com correção e a justiça reconhece esse fato.

Reafirmo estar em condição de plena tranquilidade, ciente que todas as exigências estatutárias foram cumpridas. Tanto que confio no Poder Judiciário, para o qual será apresentado o competente recurso para o TRT 20ª Região, na certeza de que os equívocos apresentados na sentença sejam dirimidos e o pleno direito seja estabelecido.”

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

  

Assessoria Jurídica da ASPRA/SE obtém mais uma vitória para associado perante a Justiça Militar. Desta feita o sargento PM Rildo Batista dos Santos Do Blog Espaço Militar: Na quarta-feira, dia 31, a assessoria jurídica da ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), através do advogado Márlio Damasceno, responsável pela área criminal, obteve mais uma vitória para associado da entidade, desta feita para o Sargento PM Rildo Batista dos Santos, perante a Justiça Militar (6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju), no processo 202020600127. O militar havia sido denunciado pelo Ministério Público Militar, como incurso nas iras do artigo 319 do Código Penal Militar, pela suposta acusação de prevaricação, tendo o Representante do Órgão Ministerial sustentado a condenação do acusado durante sessão de julgamento ocorrida. Já o advogado Márlio Damasceno, sustentou a absolvição do associado da ASPRA/SE, com base no artigo 439, alínea B, do Código de Processo Penal Militar, alegando que o crime de prevaricação militar encontra-se previsto no art. 319 do CPM, cuja redação é a seguinte: “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra expressa disposição de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.  Para a consumação deste tipo penal, é imprescindível o elemento subjetivo do injusto, qual seja o dolo específico, consistente no fato de o agente agir ou deixar de agir para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Portanto, para ocorrer a consumação do crime de prevaricação militar, é imprescindível que o sujeito ativo tenha agido para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, fato que não ficou demonstrado no processo em tela pela acusação, a quem incumbe provar o alegado. Após os debates orais, o Conselho Permanente de Justiça Militar, por unanimidade, acatou a tese da defesa, absolvendo o Sargento PM Rildo Batista dos Santos da acusação que lhe era imputada. Matéria e foto do blog Espaço Militar (a foto e a divulgação foram devidamente autorizadas pelo policial militar)

 

  

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

João Fontes Júnior é candidato a deputado federal O ex-vereador do município de Boquim (2016/2019), bacharel em direito e tecnólogo em gestão de riscos ambientais João Fontes Júnior é candidato a deputado federal pelo Partido Verde (PV), coligação Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil – PT/ PcdoB /PV).  Se eleito, ele pretende integrar a frente ambientalista do Congresso Nacional. Dentre as propostas de campanha do candidato estão: a criação do Hospital Público Veterinário de Sergipe, a implantação do castramóvel nas dez maiores cidades sergipanas e a valorização da agricultura familiar sustentável no país.

Somação  “Pretendo somar com os deputados e as deputadas sensíveis a causa ambiental. Esse tema é muito importante e foi desestruturado pela gestão atual do Governo Federal. Quero reforçar o retorno da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ( SEMARH), extinta pelo atual governo. Vamos buscar o reconhecimento da educação ambiental, como fator preponderante para o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou o candidato a deputado federal João Fontes Júnior.

Tributos Além disso, o candidato a deputado federal vai atuar para diminuir a taxação tributária dos impostos em tecnologias renováveis e serviços ambientais. O objetivo é garantir que o território sergipano esteja sustentável para as futuras gerações.

Quem é o candidato?  João Batista de Farias Fontes Júnior, 42 anos, nasceu em 10 de março de 1980, na capital Sergipana. Ele é filho de dona Zilda dos Santos e de João Batista de Farias Fontes, conhecido como João de Parente. Dedicou-se aos estudos desde pequeno, tem formação em direito pela Faculdade PIO X e gestão de riscos ambientais pela Universidade Tiradentes. Além disso, fez especializações nas áreas do direito do trabalho e previdenciário, na Estácio de Sá; direito e gestão municipal, na Ciclo e engenharia de segurança do trabalho.

Carreira profissional – Aprovado em concurso público, o candidato a deputado federal João Fontes Júnior trabalhou como fiscal ambiental da Prefeitura Municipal de Lagarto. Ele já exerceu o cargo de educador profissionalizante, ministrando aulas sobre a prevenção de acidentes no trabalho na escola Agonalto Pacheco, no município de Neópolis. Ademais, atuou como radialista da Rádio Comunitária de Boquim, a emissora RCB FM 104,9, com foco nas questões socioambientais e atualidades.

Juventude Adquiriu experiência nas questões da juventude trabalhando em programas sociais, da Prefeitura e do Governo Federal, como PETI, AABB Comunidade, ProJovem adolescente e ProJovem Urbano, executando o projeto vigilantes das águas. Atualmente,  é fiscal ambiental do município de Lagarto, mas está cedido para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Cristóvão.

Trajetória Política  O candidato a deputado federal atua em prol da sociedade, meio ambiente e cidadania, desde dos anos 2000. Nesse período, ele fundou a primeira ONG Ambientalista de Boquim. Com mais de vinte anos engajado na política, João Fontes Júnior já participou da União Municipal dos Estudantes de Boquim (UMEB), que foi importante para a criação da lei de meia-entrada na cidade. Além disso, ajudou a criar a Associação dos Universitários de Boquim (AUB), na qual lutou pela união de todos os polos e por mais acesso aos direitos dos universitários Boquinenses.

Causa Ambiental  O candidato a deputado federal João Fontes Júnior, do Partido Verde (PV), é ambientalista e vai defender no Congresso Nacional o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a proteção da flora e fauna brasileira. “Defenderei o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a proteção da Amazônia no Congresso Nacional. Eu tenho uma vasta experiência na área. Eu já presidi o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, em Sergipe, e coordenei a Frente Parlamentar Ambientalista da União dos Vereadores do Brasil (UVB)”, afirmou.

Trabalho voluntário João Fontes Júnior contribuiu, de forma voluntária, como consultor ambiental parlamentar, prefeituras e promotorias públicas no poder legislativo municipal de Boquim.

OPINIÃO 

A formalidade da morte. Por Antônio Samarone, médico sanitarista 

“O que há em mim é sobretudo cansaço, não disto nem daquilo, nem sequer de tudo ou de nada: cansaço assim mesmo, ele mesmo, cansaço.” Fernando Pessoa.

O envelhecimento é um acontecimento abrupto, repentino, que ocorre aos pulos. Chega de vez. Pacheco vive numa fronteira entre o ontem e o amanhã, insiste em não perder o seu lugar no mundo. A aposentadoria foi um duro golpe, rompeu os últimos elos da vida social.

Pacheco estava de férias de si mesmo. Ninguém sabe onde a velhice leva. A gravidade do envelhecimento depende do apego a vida cotidiana e aos sonhos. A velhice é um cansaço que o descanso não resolve.

O silencio é um atalho que evita aborrecimentos. Pacheco vive pensativo, acabrunhado, entediado, luta para aprender a não ser mais nada.

Afastou-se do mundo, escondeu-se num puxadinho da casa de um filho rico. Tornou-se um peso para a família. Os filhos não podem amparar a decadência do pai.

Entretanto, Pacheco não quer morrer, deseja apenas o anonimato, a solidão ontológica.

Os filhos, numa crise de sinceridade, decidiram procurar uma casa de repouso para Pacheco. A justificativa era racional: o valor da aposentadoria custeava as despesas e lá, ele seria bem atendido. Banho na hora certa, fraldas limpas, sofás confortáveis nos corredores e TV na Globo.

O descanso eterno começa em vida.

Pacheco sentiu-se ameaçado e impotente. O asilo é o verdadeiro cemitérios dos vivo, disse ele. Enganou-se Lima Barreto, o cemitério dos vivos não é o manicômio.

A internação em asilos suprime a identidade social, apaga a história pessoal e rompe os vínculos familiares. A ameaça do asilo, levou Pacheco ao desespero. Era as profundas do inferno.

Pacheco emudeceu, parou de comer, desligou o telefone, e foi acometido de estranhos pesadelos. Em todos, a sombra da foice da morte estava como pano de fundo. Era o conhecido pressentimento: vou morrer!

Isso durou sete dias. No oitavo, Pacheco sentiu uma dor intensa no peito, puxando para as costas, suor frio, própria dos infartes fulminante. Não tinha dúvidas, era ela, a morte. O SAMU chegou em tempo recorde.

No hospital, Pacheco recebeu um tratamento de príncipe. Fez todos os exames em tempo recorde e o Leito na UTI reservado.

Pacheco se arrependeu de alguns pecados e rezou baixinho. Antes de subir na maca derradeira, gritou a todos pulmões: “Fora o fascismo!” E deitou-se conformado.

Para surpresa da medicina os exames de Pacheco estavam em ordem: o coração batia compassado, o pulmão respirava, o cérebro pensava, o rim filtrava as impurezas.

O corpo de Pacheco dava para o gasto. A ansiedade, era o medo da morte e dos sofrimentos naturais da velhice.

O médico, educado, cientificamente bem formado, disse convicto: “Pacheco, pode ir embora, você não infartou, não foi dessa vez.” Entretanto, Pacheco tinha convicções sólidas, nada o removia da ideia do infarte fulminante.

Pacheco lembrou-se das lições do sábio Aristeu, seu professor no ginásio da Estância.

“O nosso primeiro inimigo aparece sob a forma de lobo, nos ataca de fora; depois sob a forma de rato, o ataque é subterrâneo e se combate através da higiene; o estágio seguinte é o ataque sob a forma de besouro. Finalmente, o ataque é viral, mais difícil de defender-se.”

“Entretanto, na hora da morte, o ataque é neuronal, psíquico, é uma violência sistêmica e fulminante, torna a alma indefesa.”

Pacheco bradou na ante sala da enfermaria masculina: “doutor, quem infartou foi a minha alma. Os velhos não têm assento na Sociedade do desempenho, nem disputam.”

Em meu reencontro com o Pacheco, já em casa, ele foi sucinto: “estou tomado de melancolia e mau humor”, e deu uma gargalhada.

Deus proteja Pacheco desses aborrecimentos.

PELO TWITTER

 www.twitter.com.br/JoseRollemberg Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 31.08.2022, a primeira lei eleitoral brasileira, de 1822. Link para a versão web: https://ajn1.com.br/type_blogs/a-primeira-lei-eleitoral/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com.br/frednavarro É impressionante o número de “empresários” que aparecem metidos em encrencas (agressões, quase sempre) na mídia. Tudo que é filhinho de papai rico ou herdeiro de fortunas, incapazes de forrar a própria cama ou bater um prego, vira “empresário”.

www.twitter.com.br/brasil247 Bolsonaristas não conseguem mais defender “honestidade” de Bolsonaro após a descoberta de 51 imóveis comprados com dinheiro vivo

 

https://twitter.com/brasil247/status/1564904334164480000?s=20&t=ThXjVv51AMDRB2wygqibeQ

 

 

Frase do Dia

“A melhor filosofia, relativamente à sociedade, é a de aliar, a seu respeito, o sarcasmo da satisfação à indulgência do desprezo.”Sébastien-Roch Chamfort.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais