O ecletismo de Edvaldo

O ecletismo de Edvaldo
Muita gente ainda não entendeu essa agonia do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), de querer ver em seu palanque alhos e bugalhos. Aceita-se até o interesse que ele demonstra pelo PSDB do deputado federal Albano Franco, pois o partido tem um bom tempo de televisão. Além disso, a simpatia da juventude aracajuana pelo tucano Fabiano Oliveira pode render um punhado de votos a favor do prefeito. Não se entende, contudo, a tentativa do comunista de atrair para o seu palanque o ex-deputado federal João Fontes (PPS), que vive a criticar o governo do presidente Lula (PT) e não perde uma oportunidade para desancar a administração do governador Marcelo Déda (PT). Não fosse isso, tanto o PPS, quanto o próprio João Fontes, não possuem muitos votos na capital. Só resta uma explicação para o esforço de Nogueira: se transformar no senhor unanimidade. Aliás, pelo andar da carruagem, só falta Edvaldo pedir o apoio do ex-governador João Alves Filho (DEM). Brincadeiras à parte, resta saber se os radicais do PT vão querer subir em um palanque tão eclético.

Coletiva cancelada
Não será mais nesta segunda-feira (09) a entrevista coletiva que o ex-governador João Alves Filho (DEM) concederia para anunciar o candidato do partido a prefeito de Aracaju. O adiamento foi decidido ontem (08) durante uma reunião do Diretório Executivo do DEM. A assessoria de João não explicou os motivos que levaram ao cancelamento da coletiva, informando apenas que uma nova entrevista será marcada oportunamente.

Precisa de palanque
Enquanto os democratas continuam acreditando na candidatura de João Alves Filho a prefeito, muita gente aposta um picolé de graviola como ele não se aventurará nesse projeto, pois prefere se preservar para 2010. Com o ex-governador ou com outro nome, certo mesmo é que o DEM precisará de um concorrente à Prefeitura, mesmo que seja laranja, para garantir um palanque aos candidatos a vereador do partido. Na pior das hipóteses, os democratas apoiarão a candidatura do senador Almeida Lima (PMDB).

MPE nega troca
O Ministério Público de Sergipe nega que o disco rígido de um dos seus computadores tenha sido colocado, por engano, em um micro da Prefeitura de Ribeirópolis. Conforme o MPE, os aparelhos da Prefeitura, apreendidos por ordem judicial, foram examinados e devolvidos da forma como chegaram. Ainda bem que esta coluna não deu credibilidade à informação de que o pessoal da informática do Ministério Público havia se atrapalhado ao examinar os computadores da Prefeitura e devolvido um deles com o disco rígido do MPE.

Fórum reunido
O Fórum Empresarial de Sergipe vai se reunir amanhã (10). Será às 12h30 no Hotel Aquários, localizado na Praia de Atalaia, em Aracaju. Segundo o presidente da entidade, empresário Aroldo Franca, o encontro objetiva definir os nomes dos palestrantes para as reuniões do fórum até o final do ano e conhecer as ações desenvolvidas pelas comissões técnicas. O objetivo da entidade, que reúne diversos empresários sergipanos, é discutir e elaborar propostas para a promoção do desenvolvimento econômico e social de Sergipe.

Safra recorde
Sergipe deverá ter uma produção recorde de milho este ano. A previsão é do secretário estadual da Agricultura, Paulo Viana. Embora ainda não tenha fechado os números totais, ele acredita que a safra será superior a 600 mil toneladas, ou seja, 100 mil toneladas a mais do que foi produzido em 2007. Em conversa com este colunista, Viana informou que somente Simão Dias, considerado hoje como o maior produtor de milho de Sergipe, deverá colher cerca de 70 mil toneladas. Legal!

Semáforos novos
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está investindo R$ 1,8 milhão na renovação do sistema semafórico de Aracaju. Já foram adquiridos dezenas de semáforos modernos, gradativos e repetidores, com tecnologia Led – Ligth Emission by Dion (emissão de luz por diodo). O mecanismo consiste em um semicondutor de luz a frio. Os condutores de veículos já podem sentir a diferença da nova tecnologia em avenidas como a Beira Mar e a Barão de Maruim.

Dinheiro à vista
A Receita Federal vai liberar nesta segunda-feira (09) a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2008, com ano-base 2007. A maioria das restituições desse lote (77,1%) é formada por idosos que não apresentaram pendências em suas declarações. O resto é composto por contribuintes que entregaram as declarações nos primeiros dias. Os valores da restituição deste lote estarão disponíveis para o contribuinte no dia 16 de junho. A consulta estará disponível no site da Receita Federal.

Exposição milionária
Aracaju vai sediar a Exposição Nacional de Ovinos da Raça Santa Inês. Será de 21 a 28 de setembro, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, e deverá reunir cerca de dois mil animais. A organização aposta na participação de 800 a mil criadores vindos de todo o país. A exposição e os nove leilões, que acontecerão paralelamente, deverão movimentar algo em torno de R$ 30 milhões. Sergipe é um dos berços da raça Santa Inês.

Marginalizados
Cerca de 90% das travestis femininas (que se vestem de mulher) trabalham, hoje, como profissionais do sexo nas ruas, enquanto os outros 10% geralmente estão em profissões ligadas ao universo feminino, como cabeleireira. Essa conclusão é da Articulação Nacional de Travestis e Homossexuais. Conforme a entidade, discriminadas desde que se reconhecem como travestis e transexuais, essas pessoas geralmente são marginalizadas e sequer conseguem se qualificar profissionalmente. Lastimável!

Até mais!

A Infonet publica esta coluna todas as segundas e sextas-feiras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais