Previsão eleição deputado federal Sergipe. Seis vagas definidas.

                                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E a pedido dos leitores que esperam toda eleição os prognósticos sobre a disputa proporcional o blog divulga hoje a análise sobre a disputa para as 8 cadeiras de Sergipe na Câmara dos Deputados. Amanhã, 6, será a vez do prognóstico para a Assembleia Legislativa.

O coeficiente eleitoral aproximado para eleger o primeiro deputado federal ficará em torno de 135 mil votos.

Muitos partidos e até federações provavelmente não atingirão este coeficiente e nem mesmo na média não elegerá um parlamentar federal.

O blog alerta para o leitor algumas situações ainda pendentes. Por exemplo, a vice-governador Eliane Aquino, PT. já entrou com recurso para manter a candidatura. No PL, ainda se espera o recurso de Talysson de Valmir, mas se não for ele, será outro filho de Valmir. No União Brasil o atual deputado federal Fábio Henrique entrou com recurso e parece que já conseguiu uma liminar para manter a candidatura.

Outro detalhe importante que pode prejudicar alguns partidos não eleger um deputado: tem vários candidatos insatisfeitos com a divisão e o não cumprimento dos valores dos recursos para a campanha eleitoral. A desistência de alguns candidatos pode ser fatal para alguns partidos e, com isso, ocorrer algumas mudanças.

Seis Vagas já definidas. Cinco partidos (PSD, PL, Republicanos, União Brasil e PP), além de uma Federação (PT/PCdoB e PV), elegem o primeiro deputado federal. E as duas outras vagas serão definidas na média restante. 



PSD – ELEGE 01, PODENDO ELEGER O SEGUNDO NA MÉDIA.

Fábio Reis, Nitinho, Francisco Gualberto, Delegada Katarina, Alexandre Figueiredo, Dênisson Pereira, Juju Estourada, professor Jônatas e Suely Ouro são os candidatos.

FEDERAÇÃO FÉ BRASIL (PT, PCDOB, PV) – ELEGE 01.

João Daniel e Eliane disputam a vaga que tem ainda os candidatos: Andrea Modesto, Bagadal, Cláudia Rodrigues, coronel Luís Fernando, Dandara, João Fontes Júnior e professor Marival Matos.

PL – ELEGE 01, PODENDO FAZER O SEGUNDO NA MÉDIA.

Um dos filhos de Valmir de Francisquinho, Bosco Costa, Zezinho Guimarães, capitão Araújo Lima, coronel Mano, Licia Melo, Stephany Teixeira, Veronica de Gilmar Carvalho,

REPUBLICANOS – ELEGE 01, PODENDO FAZER O SEGUNDO NA MÉDIA.

Delegado André David, Gustinho Ribeiro, pastor Heleno, pastor Jony, Adriana Batista, Alex Melo, Livia Menezes, , Rosa Reis e sargento Byron Estrelas do Mar.

UNIÃO BRASIL – ELEGE 01 PODENDO FAZER O SEGUNDO NA MÉDIA.

Yandra de André, Fábio Henrique, Rodrigo Valadares, Toinho Nery, Anderson Gois, Daniel Fortes, Eliana da Sopa, Gedalva Umbaubá e Jota Jota da Ronda da Notícia.

PP – MESMO SE NÃO ATINGIR O COEFICIENTE, ELEGERÁ 01 NA MÉDIA.

Thiago de Joaldo, capitão Samuel, pastor Antônio dos Santos, Washington Coração Valente, Gabriela Passos, Luciano de Menininha, dra. Tatiane de Vavá do Algodão, Geisa Kaline, Ilani Paulina Enfermeira e Simone Linhares.

PDT – PROVAVELMENTE NÃO ATINGIRÁ O COEFICIENTE NEM OS 80% EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Mesmo que Luís Roberto – ex-presidente da Emsurb e candidato de Edvaldo Nogueira tenha uma boa votação. Concorrem também: – Arleide do Santa Maria, Astrogildo da Farmácia, Coelhinho, Cristiano Prime, frei Edson Luiz, Natalia Dalto, Priscilla Mendonça e professor Antônio Bittencourt.

FEDERAÇÃ0 PSOL/REDE -PROVAVELMENTE NÃO ATINGIRÁ O COEFICIENTE NEM OS 80% EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Ailton Sena, Dimas Corretor, Juliana Motorista, Mano Sinho, professor Otávio Sales, professora Sônia Meire, professora Vanusa e Werden.

FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA – PROVAVELMENTE NÃO ATINGIRÁ O COEFICIENTE NEM OS 80% EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Daniel Max, Hebert coletivo somos mais, Itamar Santana, Jordana de Neópolis, Layse Santiago, Leandro Murad, Nalva do Orelhinha Dog, Pituxo e Tenente Elisângela.

DEMAIS PARTIDOS – PROVAVELMENTE NÃO ATINGIRÃO O COEFICIENTE NEM OS 80% EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO ELEITORAL.

Patriota Dorinha do queijo, dra, Eroneide Brito, Gilmar Doido, Hamilton da Nozestur, Ismael Silva, Marlene Calumby, professora Avilete, Ricardo Mota o Caminhoneiro e sargento Valfran.

Podemos Adriana Mallezan, Aline dos Santos, China da Borracharia, Cristiane Almeida, dra. Lazara, Fabricio Cardoso, Francisco Navarro, pastor Moisés e professor Fred Teles.

PTB Braulio Felizola, doutor Petronio Gomes, Emerson Fontes Tampa, Jailson Filho, Julia Braz, Lucas Vieira, Marcelo Manga, professora Denise Albano e professora Tia Rose.

MDB André “Meu Neguinho” , dr. Ronald Vieira, Eder Matos, Eugene Mendes Bacana, Mãe Mary de Xangô, Neide Barbosa, Paz, Rebeca Moraes e Titó.

Solidariedade Chico Lima, dra. Thayná Silveira, Fenelon, Luana Santos, Sidney Souza, Sérgio Bezerra, Serjão, Susy Menezes e Vovó Monteiro.

PMN  Coronel Bonfim, dr. Adiel Sales, Keline Gonçalves, professor Pimpim, Ricardo do Santa Maria, Sandra Lima, Sandra Rosa, sargento Secundo e Zica de João de Ziza.

PSB Costinha, Gilton da Padaria, Isis Nataly, Joaldo Barbosa, Junior Farias, Priscila Boaventura, Robson Santana, Tathiane Aquino e Zé Oliva.

Pros Anna Van, Carla do Mosqueiro, coronel Augusto, Denise Nascimento, Melhozinho, professor Jorge Sotero e Sifu Marcelo Ramos.

DC Bila, dra. Teresa Neuma, Eloi, Gilvan Bispo, Kelly Quilombolas, Mikinha do Povo, Nenê, professor Cristiano Bispo e Severo Dacelino.

UP  Jennifer Bomfim e Vagner Gastão.

PSTU  Carlos dos Santos.

PCO  Iuçara Pereira.

 

Constrangimento geral E hoje, 5, o blog não pretende nem mencionar que completam 30 semanas que o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, não responde ao questionário publicado por este espaço sobre

Foto de d. João Costa na Assembleia dos bispos em Salvador (BA).

perguntas enviadas por vários leitores. Porém, vai comentar sobre um fato ocorrido em Salvador, na Bahia, durante a Assembleia dos bispos do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), realizada de 22 a 25 de agosto. O arcebispo de Aracaju causou o maior vexame e constrangimento na assembleia e teve que ser levado embora para Sergipe.

Boca furada O vigário-geral da arquidiocese de Aracaju, o pe. Genário, conhecido por ser um carreirista profissional da igreja sergipana, recebeu uma ligação da Bahia pedindo para ir buscar imediatamente o arcebispo, pois o mesmo estava fora de si e atrapalhando os trabalhos. Mas o pe. Genário, que deveria manter o ocorrido em segredo, encarregou-se de espalhar o fato com os seus amigos da cúpula. E todos bateram com a língua nos dentes. Que amigo da onça é esse?

Mudança à vista O vigário-geral, que deveria ser uma pessoa de extrema confiança do arcebispo, já comentou, inclusive, que haverá mudança na arquidiocese de Aracaju, pois o arcebispo não está com a sua faculdade mental perfeita. E já está fazendo política com outros colegas para garantir a sua permanência na cúpula da arquidiocese como vigário-geral, pois é um carreirista nato.

Alianças para garantir o cargo Pe. Genário está investindo agora na sua “amizade” com um outro padre que é sobrinho de um bispo e que poderia ser o sucessor de d. João Costa na arquidiocese. A aliança é tão certa que o sobrinho do bispo virou um dos homens fortes da cúpula da igreja sergipana e junto com o vigário-geral mandam e desmandam na arquidiocese de Aracaju.

Especulação Também se especula que outro bispo, que está pelas bandas da Bahia, poderá ser o novo arcebispo de Aracaju. Porém, a situação desse bispo não é nada boa, pois a improbidade administrativa parece que irá atrapalhar os seus planos e o queimará para sempre na embaixada do Papa em Brasília. A luta pelo poder na arquidiocese de Aracaju parece que não tem data para terminar. Já pensou se a Rede Record tomar conhecimento de tudo isso? Misericórdia.

 

 

 

 

 

 

 

Quem fiscaliza o Shopping Jardins? O cliente paga R$ 4,00/hora para estacionar seu veículo no Shopping Jardins e o piso da área externa cheio de buracos. Quem fiscaliza? Se rasgar um pneu? Será que o shopping está “quebrado” com tanto dinheiro? Ou é descaso mesmo com o usuário?

O egoísta Rogério  Não bastasse o voto no orçamento secreto, contrariando a orientação do Partido dos Trabalhadores, Rogério Carvalho age mostrando descompromisso com a candidatura nacional. Em um momento que Lula estaciona nas pesquisas, Ciro e Simone Tebet cresceram, reduzindo a probabilidade de as eleições serem encerradas no primeiro turno, Rogério diz abertamente que quem vota em Fábio Mitidieri não vota em Lula. Diante de todo o caos social e econômico vivido nos últimos anos, é possível abrir mão de voto em Lula quando ele é o único candidato capaz de vencer Bolsonaro e de pacificar o País? É egoísmo político de Rogério limitar o eleitor de Lula em Sergipe a seu voto para governador. Podemos mais!

 Novos ventos na Fecomércio/SE O grupo que apoia Marcos Andrade na Fecomércio/SE, que impetrou recursos conta a decisão da Justiça do Trabalho que determinou a nulidade da eleição, já se alertou para a necessidade de mudanças em algumas superintendências da entidade. A ideia é que as mudanças sejam feitas independente da espera do recurso ou até mesmo da necessidade de outra eleição. A verdade é que a insatisfação é grande com alguns dirigentes que “sentaram” em seus cargos esquecendo da necessidade da atuação coletiva. Essa situação já foi alertada ao ex-presidente Laércio Oliveira. Bons ventos à vista!

 Consórcio da Conasa e Allonda inicia operação de saneamento do Bloco B de Alagoas Valor: O consórcio “Águas do Sertão”, formado pela Conasa Infraestrutura e pela Allonda Ambiental, inicia na semana passada a concessão de água e esgoto em 34 municípios de Alagoas. O grupo venceu o leilão pelo Bloco B, nas regiões Agreste e Sertão do estado, em dezembro do ano passado. O contrato foi firmado em março e, agora, se inicia a operação de forma integral, após um período de transição.

 Investimentos Ao todo, a concessão prevê investimentos de aproximadamente R$ 1,9 bilhão, ao longo dos 35 anos de contrato. Para o abastecimento de água, estima-se um aporte de R$ 883,4 milhões, enquanto, para a coleta e tratamento de esgoto, o valor previsto é de R$ 1,014 bilhão.

 Queda de energia A  Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que, em decorrência de uma queda de energia na rede que assiste o conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, por volta das 16h de sábado (3), houve problemas nos sistemas elétrico e hidráulico do Mercado Municipal Vereador Milton Santos e boxes anexos, os quais já estão devidamente solucionados desde às 7h da manhã deste domingo (4).

 Itabaianinha e a gratidão Aconteceu no último fim de semana, em Itabaianinha a 7ª Edição da Moda Mix. . Durante a realização do evento, o prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo, foi enquadrado pelo empresário Paco da Ilha, que disse a Danilo que ele deveria respeitar quem mais realizou por Itabaianinha. A discussão ganhou grande proporção bastante acalorada e chamou a atenção de todos que ali estavam presentes.

 Itabaianinha e a gratidão II O empresário Paco da Ilha disse que o deputado Zezinho Guimarães foi quem trouxe o desenvolvimento para Itabaianinha e completou que se o pai do prefeito (Joaldo Carvalho) ainda fosse vivo jamais deixaria Zezinho Guimarães de lado.  Quem presenciou a discussão disse que o prefeito Danilo saiu do evento de cabeça baixa e bastante pensativo.

Moita Bonita: Prefeito oficializa apoio a Jorginho Araujo O prefeito de Moita Bonita, Dr. Vagner, reuniu amigos e lideranças, no último sábado, 3, em um evento no município para apresentar os candidatos escolhidos por ele nestas eleições. Um dos nomes é o do candidato a deputado estadual Jorginho Araujo (PSD). 

Representatividade “Por não precisar da política, consigo olhar para a política com olhar diferenciado. Não preciso dela para viver bem. Eu jamais iria apresentar um candidato que não representasse aquilo que a gente acredita. Um jovem que traz nas veias um sangue de um caráter inabalável do pai Jorge Araujo, e que agora tem como seu representante seu filho. Jorginho, você tem uma responsabilidade muito grande de manter o legado do seu pai. É um orgulho para nós, de Moita Bonita, ajudarmos a eleger um deputado estadual que vai ajudar Fábio a governar Sergipe. E queremos ter na Alese alguém que dedique um espacinho para Moita”, declara Dr. Vagner.

 Necessidades O candidato a governador de Sergipe, Fábio Mitidieri também esteve presente e validou a escolha do prefeito. “Esse eu tiro o chapéu. Conheço muito bem. Conhece bem política, é preparado, atencioso, humilde, e vai me ajudar muito a governar nosso Estado. Ele conhece as necessidades do povo, de cada município. E com certeza vai lutar pelo povo de Moita Bonita. Ele tem nome e número: é Jorginho Araujo, 55777”, pontua. 

Compromisso Para Jorginho, o compromisso está firmado. “Publicamente, vou fazer um reconhecimento. Vocês foram um dos primeiros grupos políticos a acreditarem em meu projeto. Há mais de dois anos reforçamos os laços de amizade e, acima de tudo, de lealdade. Meu coração está cheio de gratidão pela confiança. Vou retribuir isso ao povo de Moita Bonita. Assim como Doutor Vagner, não tenho a política como profissão, mas como instrumentos de mudar vidas. E com muito amor vamos em frente, juntos”, enfatiza o candidato.

 Socorro No sábado, 3, o candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP), esteve ao lado do candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e o candidato a vice-governador, Zezinho Sobral (PDT), na carreata realizada em Nossa Senhora do Socorro. O evento também contou com aliados como o prefeito Padre Inaldo, a candidata a deputada estadual Carminha Paiva, os ex-prefeitos Zé Franco e Tonho da Caixa, vereadores de Socorro, lideranças e candidados a deputado estadual e federal.

 Socorro II “Nós temos um palanque de pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Sergipe e de Nossa Senhora do Socorro. Eu particularmente fico muito feliz em voltar mais uma vez aqui para abraçar os amigos queridos que ajudaram a construir a nossa história política, que se fortaleceu muito a partir de 2010 através da população de Socorro que acreditou em mim”, disse Laércio.

 Poço Redondo Seguindo a agenda de campanha, Laércio participou do evento “Amigos do Leite”, em Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano. O candidato ao Senado cumprimentou os participantes e aliados que também prestigiaram o evento. O presidente do sistema Faese/Senar-AR/SE, Ivan Sobral, falou sobre a importância de Laércio para o agronegócio sergipano.

 Poço Redondo II “Laércio defendeu pautas muito importantes, atuando no Congresso Nacional em defesa do agronegócio. Pautas representativas que surtiram efeito para alavancar nossa produção, para melhorar o ambiente de produção no estado de Sergipe. Sem sombra de dúvidas é o representante legítimo da nossa categoria. É atuante, desenvolvimentista, que pensa no nosso Estado e em especial o agro que tem boa participação no PIB. Tenho certeza que ele dará continuidade a esse trabalho junto ao produtor rural no senado”, disse Ivan.

 Capela No último evento do dia, Laércio esteve em Capela onde foi apresentado à população pelo ex-prefeito Sukita e por sua irmã, a candidata a deputada estadual Clara Sukita, como candidato ao Senado. O evento começou com uma caminhada pelas principais ruas de Capela, onde várias pessoas acompanharam o cortejo declarando apoio a Laércio.

 Capela II “Você é meu amigo. Um homem que gera mais de 5 mil empregos, é o senador que Sergipe precisa. Você merece o meu apoio e da minha irmã, Clara, e não é a minha família de sangue apenas que eu falo, é esse povo que sempre esteve do lado de Sukita. Tenho certeza que será através de você que essa região voltará a ser feliz novamente. Conte comigo “, disse Sukita.

 Setembro Amarelo em Aracaju contará com seminário aberto ao público sobre abordagem multiprofissional A Campanha Setembro Amarelo em Aracaju terá ação especial, no dia 24 de setembro data que acontecerá o II Seminário da Equilíbrio Clínica Dia, que neste ano tem como tema a abordagem multiprofissional em prol da saúde mental e prevenção ao suicídio.

 Atrações A programação do evento irá durar o dia inteiro e está repleta de atrações com atividades e palestras com psiquiatras e psicólogos renomados, assistente social, enfermeiros, yogoterapeuta, musicoterapeuta, arteterapeuta, instrutores de teatro, dança e artesanato. O evento será sediado na Universidade Tiradentes, UNIT no Campus Farolândia- Bloco F. O público interessado deve fazer a inscrição a partir desta quinta-feira (01), doando 2 kgs de alimentos não perecíveis antecipadamente na Equilíbrio Clínica Dia, que fica na Rua José Pachêco, n. 491 no Bairro Jabutiana em Aracaju.

 Vagas limitadas Em entrevista a organizadora do evento informou que as vagas são limitadas. “Essa é uma excelente oportunidade para que as pessoas entendam como deve ser feita a prevenção ao suicídio e quais as novas possibilidades terapêuticas, não só medicamentosas, para a prevenção desse tipo de problema. As palestras acontecerão simultaneamente e estão abertas não só para estudantes, mas para o público em geral. Vale ressaltar que temos apenas 300 vagas e todos receberão certificado via e-mail”, informa.

 

HOMENAGEM – José Nivaldo Vieira

 E o blog se soma a Família e os amigos do senhor José Nivaldo Vieira, que aos 72 anos (casado há 53 anos, com 3 filhos e 8 netos) se formou no curso de administração de empresas no último fim de semana. Ele passou em seu primeiro vestibular quando aos 26 anos, dois filhos pequenos, muitos sonhos e a necessidade imperiosa de trabalhar para sustento da família em formação teve que adiar o sonho.

 José Nivaldo é pai do médico oncologista Nivaldo Vieira que tem uma aura humana que irradia só coisas boas por onde passa. Leia o que ele escreveu para o pai: “Porém um homem se mede pelo tamanho de seus sonhos. Formou família, nos deu educação, formação humana e moral, custeou nossa vida, nossos estudos e pós graduações. E seus sonhos iam se adiando. Ontem ele foi lá merecer seu canudo como Administrador de Empresas. O mundo precisa dessa rara e disputada matéria da qual são feitos os homens de bem!”

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Comitê inaugurado em prédio da antiga delegacia que combatia corrupção autuado por propaganda irregular Através de representação do PDT, PSC, União, Avante, Republicanos e outros partidos o juiz auxiliar de propaganda, Leonardo Souza Santana Almeida determinou que o candidato ao governo Alessandro Vieira e a coligação Esperança na Mudança prazo de 24 (vinte e quatro) horas, adequem o seu comitê central de campanha ao que dispõe o art. 37, § 1º, da Resolução-TSE nº 23.610/2019, sob pena de multa diária pelo descumprimento em R$ 2 mil. Segundo a análise e das fotografias do comitê de campanha dos representados constata-se que a justaposição da propaganda impugnada excede a 4m²(quatro metros quadrados), gerando efeito de outdoor, contrariando, assim, a legislação eleitoral. O comitê está localizado no prédio onde funcionou a Deotap.

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os 292 bispos católicos do Brasil reunidos na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde o último domingo, 28 de agosto, divulgaram na manhã desta sexta-feira, 2 de setembro, “a mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual”.

 Reunidos, em colegialidade e comunhão, os bispos católicos se dirigem na mensagem aos homens e mulheres de boa vontade. “Nossas alegrias e esperanças, tristezas e angústias (cf. Gaudium et Spes, 1) são as mesmas de cada brasileira e brasileiro. Com esta mensagem, queremos falar ao coração de todos”, escreveram. 

Na mensagem, os bispos afirmam que “nossa fé comporta exigências éticas que se traduzem em compaixão e solidariedade concretas. O compromisso com a promoção, o cuidado e a defesa da vida, desde a concepção até o seu término natural, bem como, da família, da ecologia integral e do estado democrático de direito está  intrinsicamente vinculado à nossa missão apostólica. “Todas as vezes que esses compromissos têm sido abalados, não nos furtamos em levantar nossa voz”, afirmaram.  A integra da mensagem aqui.

 

OPINIÃO

 O Poder emana do Povo? Por Antônio Samarone, médico sanitarista

 Cientistas políticos, jornalistas especializados e palpiteiros em geral tem quebrado a cabeça para explicar o fenômeno Valmir de Francisquinho. Cada um diz uma coisa. Nada consistente.

O fato é que Valmir caiu nas graças do povo. Numa época em que o eleitor desconfia dos políticos, fala mal de quase todos, diz que são farinha do mesmo saco, embusteiros e que só aparecem em tempo de eleição.

Valmir se tornou a vingança do povo contra os políticos.

Os Gregos acreditavam que a sorte era uma dádiva divina, distribuída por uma deusa chamada Fortuna. Ela distribuía aleatoriamente a sorte entre os humanas, de forma caprichosa, ao seu modo. Perdemos a crença na deusa Fortuna, não significando obrigatoriamente que ela deixasse de existir.

Os letrados não acreditam em sorte e azar, no máximo, acreditam no acaso. O pensamento científico trabalha com a noção de probabilidade estatística. Os cristãos acreditam nas Graças de Deus. As ciências sociais, com as suas diversas metodologias, acreditam no saber acadêmico.

Eu, suspeito que a deusa Fortuna não morreu.

O velho Maquiavel ensinava que a vitória dos Príncipes dependia da deusa Fortuna, do bafejar dessa deusa, que ora dar e ora tira a sorte dos Príncipes. Acho que Maquiavel sabia o que estava dizendo. Ele achava também que a “Virtú”, isto é, a competência e o talento, ajudavam na vitória.

Não há dúvidas, que nessas eleições a deusa Fortuna escolheu Valmir. Numa metáfora rural, o cavalo selado passou em sua porta e ele montou. Os seus adversários lutam para derrubá-lo no tapetão, pois no voto está difícil.

Os velhos políticos em Sergipe estão usando de tudo para impedirem a candidatura de Valmir. Ninguém os subestime, eles são poderosos. Uma velha raposa da política sergipana, me disse convicto: “Valmir não será candidato! Dinheiro só não resolve quando é pouco.”

A Justiça sendo cega, acredita no que lhe dizem. A denúncia é que Valmir em 2018, pintou um povoado de azul, para ajudar a eleição do seu filho. Isso não pode ficar por isso mesmo, vamos cassá-lo, dizem os donos do poder.

A condição humana é perversa: ao mesmo tempo que Valmir saboreia a maior glória de um político, ser amado pelo povo; por outro lado, Valmir padece de uma ansiedade devastadora, ficar esperando uma decisão imprevisível e incerta.

 

OPINIÃO 

DIA DA AMAZÔNIA 

5 DE SETEMBRO

QUE ESSA DATA SIRVA DE ALERTA PERMANENTE PARA QUE O BRASIL, O POVO BRASILEIRO, A ONU E A HUMANIDADE PROTEJAM E PRESERVEM A AMAZÔNIA:

PATRIMÔNIO NATURAL DO BRASIL E DO MUNDO.

LEMBRETE DA AMAZÔNIA  Por Clarkson Ramos Moura 

A deslumbrante e pródiga Amazônia é a região fisiográfica da América do Sul, formada pela bacia hidrográfica do Rio Amazonas e revestida pela maior floresta equatorial do Mundo. Para se ter uma ideia dessa magnitude, basta citar que, na direção norte-sul, ela mede de 2.000 a 2.500 km; na leste-oeste, cerca de 3.000 km. A superfície da bacia encerra uma área de 6.915.000 km², da qual 4.787.000 km² repousam no Território Nacional.

A desordenada e desenfreada ocupação e o deliberado e injusto caos latifundiário da Região já destruíram mais de 1.500.000 km² de floresta virgem, por causa do desmatamento e queimada frequentes e criminosos, do exaustivo extrativismo vegetal e mineral predatórios, bem como da agricultura e pecuária extensivas e devastadoras.

Os indiscriminados e crescentes cortes e queimadas têm sido responsáveis pelo vertiginoso e ascedente percentual de 4 a 6% das emissões globais de carbono para Atmosfera, contribuindo, assim, para o agravamento do maléfico “efeito-estufa”.

A mudança contínua do cenário natural tem reduzido a pluviosidade na Amazônia, devido às decrescentes evapotranspiração e absorção de energia solar realizadas pela vegetação. Assim, há um incremento da drenagem d’água pelos rios. Episódio esse, que acarreta enchentes depois do períodos chuvosos. Esses eventos produzem impactos ainda pouco esclarecidos nos recursos aquíferos.

Pesquisas e estudos especializados acerca dos diversos impactos ambientais na Região, realizados sistematicamente pelas as mais consagradas instituições científicas daqui e do Primeiro Mundo, estatais e privadas, mantidas pelo Poder Público e, predominantemente, pelas notórias Organizações Não Governamentais – ONGs, em parceria com as populações locais, têm ajudado a conhecer mais a monumental Floresta e a implementar e fomentar o tão almejado e racional desenvolvimento socioeconômico da imensa e rica Amazônia de forma sustentável e harmoniosa, com vistas a preservá-la para a atual e as vindouras gerações, em âmbito planetário.

Como é de conhecimento amplo, na abençoada Região, está situado o maior rio do Brasil, o mais caudaloso do Mundo e o segundo em extensão, contendo em torno de duzentos afluentes. O rio Amazonas, após nascer no planalto de La Raya, no Peru, se estende por 7.025 km e alcança, na foz, 30 km de largura.

Oficialmente, atribui-se o descobrimento do Amazonas a Francisco Orellana, que o denominou “rio das amazonas”, em 1542. Conta-se que, ao descer o rio, esse navegador foi atacado por uma tribo indígena, e, então, acreditou tratar-se de mulheres guerreiras que — conforme a Mitologia grega, teriam vindo do Ponto (Ásia Menor) — e escravizavam os homens. Dedicadas à caça e à pesca, amputavam a mama direita (daí o termo “amazonas”, em grego, “sem mamas”), a fim de manejar o arco e a fecha, mais facilmente.

Em tempo, ressalte-se, de bom lembrete, que a Amazônia abriga a maior biodiversidade da Terra e no seu vasto subsolo jaz uma uma colossal e incalculável reserva dos mais preciosos, inusitados e variegados minerais da Crosta Terrestre.

Por essas óbvias e relevantes razões, a Amazônia tem despertado a volúpia materialista do insaciável e poderoso Capitalismo global.

Em contrapartida, ativistas, cientistas, voluntários e entidades estrangeiras têm protagonizado uma ostensiva e audaciosa cruzada na defesa da preservação e conservação de ecossistemas integrantes da maior floresta equatorial do Mundo, de tal.modo a, pelo menos, mitigar a determinada e condescente política oficial de desmonte do sistema de fiscalização e repressão de grupos invasores e de organizações criminosas que agem em toda a Região, desmatando para os mais diferentes fins ilícitos, inclusive para o exercício predatório de atividades de garmpagem, de grilagem de terras virgens destinadas à pecuária extensiva e à extração de madeiras de lei.

Deploravelmente, em 5 de junho deste mesmo ano (2022), uma notícia comovente se tornaria manchete, ocupando as extraordinárias e ordinárias edições noticiosas e as imediatas postagens das mais diversas mídias pelo Mundo afora, as quais passaram a divulgar e repercutir o impactante e nebuloso desparecimento do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que realizavam expedição ambiental pela região do Vale do Javari, na Amazônia.

Consoante era de fácil ilação, dias após o sumiço, afloraria a confirmação da traiçoeira, ordenada e contratada execução de Dom Phillips e de Bruno Pereira, ambos heróis e mártires planetários da intrasigente, imprescindível e diuturna defesa da nobre causa do “Meio Ambiente” e da subsistência de primitivas, restantes, atacadas e trucidadas “etnias indígenas” da rica Floresta Amazônica.

E mais, o que fora deduzido e confirmado, inicialmente negado, acabou sendo, depois, oficialmente admitido pelas competentes autoridades envolvidas nas investigações, o sinistro desfecho da pré-elaborada, determinada, letal, estratégica e eficaz emboscada, resultante no abjeto, torpe e bestial caso de trucidação sumária, mediante pistolagem de aluguel, de dois seres humanos, por ignominiosa, asquerosa e torpe motivação, os correspondentes fatos e circunstâncias sobressaíram mais convincentes, exuberantes e ostensivos do que a perceptível, inviolável, inevitável e imperativa radiação fotossolar.

Com efeito, a conservação da Amazônia, a preservação das terras indígenas e a sobrevivência das remanescentes e respectivas Comunidades nativas, constitucionalmente titulares do natural “habitat”, ameaçadas de extinção, terminaram por constituir a única e lógica motivação do hediondo e duplo homicídio dos indefesos, inocentes, e surpreendidos ambientalistas.

Por remate, com a palavra, “Sua Prepotência Sapiencial”, a Besta Apocalíptica, protótipo de ditador, capitão, sargentão, estúpido, incendiário, sanguinário, torturador, truculento, caluniador, difamador, injuriante, beligerante, arrogante, racista, fundamentalista, preconceituoso, sadista, machista, homofóbico.

PELO TWITTER

 www.twitter.com/emirsader

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/ayres_britto GULA QUÂNTICA

Só a democracia é assim: quanto mais a gente come da sua mesa farta, mais o nosso apetite cívico aumenta, mais o corpo social fica saudável.

 www.twitter.com/cezar_britto  POR SABER PRÓPRIO

O Brasil, que viveu duas décadas de ditadura civil-militar, sabe bem o que significa fortalecer os que detêm o poder das armas, os que querem subjugar a imprensa e os sonham controlar as rédeas dos julgamentos.

www.twitter.com/MirtiMedeiros O brasileiro que fica indignado com o ocorre na Nicarágua (que é condenável, sem dúvida), mas exalta os torturadores da ditadura brasileira, tem alguma moral para bancar o solidário? Não existe ditadura do bem. Seja de direita, de esquerda, do que for.

 www.twitter.com/AntonioSamarone    Setembro Amarelo.

 Nabucodonosor, (605 – 562 a.C) padecia de licantropia, um delírio onde acreditava ser um lobo.  Von Martius (1844) descreveu a licantropia entre os índios: “Encontrei nativos fora de si, correndo ao ar livre, imitando os modos do lobo, virando lobisomem.”

 

Frase do Dia

“Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes. Mário Quintana. 05 de setembro – Dia da Amazônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na manhã do domingo, 4 de setembro, foi realizada a Santa Missa com o Rito de Beatificação do Papa João Paulo I na Praça São Pedro no Vaticano. Na sua homilia, o Papa Francisco comentou o Evangelho do dia recordando das exigências de Jesus para segui-l’O perguntando-se o significado das suas advertências.

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-09/papa-francisco-beatificacao-joao-paulo-i-albino-luciani.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais