Confira a entrevista com a candidata Niully Campos (PSOL)

Niully Campos (PSOL) destaca suas ações (Foto: Assessoria de Imprensa)

Portal Infonet entrevistou a candidata ao governo de Sergipe, Niully Campos (PSOL). Única mulher na disputa, a advogada tem como candidato a vice, Demétrio Varjão (PSOL).

O objetivo é conhecer um pouco mais sobre os objetivos do candidato quanto aos assuntos de interesse da sociedade, a exemplo da Educação, Emprego, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Transporte e Turismo. Confira a entrevista abaixo:

Portal Infonet – Caso eleita, como o senhora permite atuar no que diz respeito à melhoria da estrutura das escolas, à oferta de vagas e à valorização dos professores?

Niully Campos- Vamos lutar para zerar o analfabetismo, valorizando as professoras e professores por meio do pagamento do piso e da reestruturação do plano de carreira, investimento em formação inicial e continuada, retomada de concursos públicos para todas as funções da escola além de inserirmos nos currículos a diversidade de raça, gênero, que respeite as vivências da educação do campo, educação quilombola e indígena. Vamos também garantir investimento na educação especial, com acessibilidade, formação pedagógica, materiais e recursos necessários para uma efetiva inclusão. A ampliação e a construção de escolas também será uma prioridade em nosso governo e neste quesito pretendemos garantir acesso à água potável, banheiros e laboratórios, espaços livres de produção e socioterritorialização das escolas em todos os municípios. Vamos criar a Universidade Pública Estadual. Teremos escolas sendo construídas nos municípios que necessitam. Vamos criar novas unidades escolares do ensino fundamental e médio próximas às moradias para atender a toda a população do campo e da cidade também, facilitando assim o acesso à educação de qualidade. Em parceria com municípios vamos reduzir o déficit de creches. Em nosso governo além da gestão escolar, a gestão da própria educação será democrática, com fortalecimento dos conselhos, diálogo permanente com as categorias, alunos e comunidade escolar.

Portal Infonet- Segundo o IBGE, Sergipe possui a 3ª maior taxa de desemprego do Brasil. Quais suas propostas para ampliar oportunidades de emprego e geração de renda em Sergipe?

N.C- Vamos reestruturar a indústria em Sergipe, atrair investimento com melhoria de infraestrutura. Criaremos um grande Plano de Obras Públicas, para gerar emprego na construção de equipamentos públicos do Estado, como creches, restaurantes populares, escolas, postos de saúde, conjuntos habitacionais, praças, etc. Também vamos investir em educação, cursos de capacitação e profissionalização, tecnologia e inovação para criar oportunidade para a juventude. Vamos fortalecer nossos micro e pequenos empresários, investir nos pequenos produtores rurais, garantir crédito por meio do BANESE, fortalecer empresas públicas. Vamos aproveitar nossas belezas naturais, culturais e nosso patrimônio histórico para desenvolver um grande programa de desenvolvimento para o turismo, priorizando o turismo de base comunitária, envolvendo diretamente as comunidades na geração de emprego e renda, garantindo a preservação dos territórios de vida. A retomada dos concursos públicos será uma prioridade em nosso governo (para todas as áreas essenciais, fortalecendo o serviço público).

Portal Infonet- Quais os seus projetos para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde? Há projetos voltados ao tratamento de adultos e crianças com câncer?

N.C-A Saúde é feita de gente. Vamos humanizar o olhar de quem comanda o Estado. Nosso foco será na saúde preventiva, atenção básica e fortalecimento da carreira pública para os servidores da saúde de Sergipe. Vamos estruturar as carreiras dos médicos e profissionais da saúde, com realização de concurso público, pagamento do piso, estímulo à formação continuada e garantia de condições de trabalho. Vamos incorporar os profissionais da Fundação Hospitalar ao quadro dos servidores do Estado, caminhando para acabar com as terceirizações nessa atividade fim. Além de revitalizarmos todo o sistema de atendimento público, vamos promover acesso de populações excluídas do sistema de saúde, como as pessoas trans, com respeito ao nome social e identidade, garantindo inclusive tratamento ambulatorial, acessibilidade nas unidades de saúde com pessoal especializado além de promovermos política especial de atenção à saúde da população idosa e assistência integrada à saúde das pessoas com deficiência, seguindo as diretrizes da política antimanicomial. Nosso governo vai garantir assistência psicológica em todas as unidades básicas de saúde do Estado, por meio de concurso. Nosso trabalho será de fortalecimento do SUS, de forma coordenada com municípios, além de informatizarmos todos os sistemas para controle de prontuário, de insumos e medicamentos, e controle de despesas. Nosso governo vai reestruturar e garantir resolutividade nos hospitais regionais e investiremos em informatização e gestão integrada na atenção primária, especializada, ambulatorial e hospitalar. Dentro destas ações, certamente, priorizaremos os pacientes com câncer e buscaremos implantar uma política voltada para esses pacientes, dando-lhes atendimento humanizado, com equipamentos de última geração. Desta maneira, vamos reduzir filas de exames, cirurgias e consultas com especialidades (utilizando quando possível a telemedicina).

Portal Infonet – O efetivo de policiais, sobretudo, militares e penais, ainda é um problema em Sergipe e repercute em insegurança para a população. O que pretende fazer para mudar essa situação e solucionar outros problemas ligados à segurança pública em Sergipe?

N.C- Vamos trabalhar para acabar com a lógica do inimigo na segurança pública. Vamos investir numa segurança cidadã, antirracista e que respeita direitos humanos. Investir no sistema de inteligência e treinamento das polícias a partir da dignidade e dos direitos humanos, com valorização salarial, plano de carreira, pagamento de periculosidade. Por uma polícia promotora dos direitos humanos, com carreiras das Polícias Civil e Militar reestruturadas em nosso Estado. Vamos garantir condições de trabalho aos policiais, concurso público, para regularizar a falta de efetivo nas delegacias do interior, formação continuada, e principalmente, respeito ao servidor por meio de diálogo permanente com o governo. Vamos ainda ampliar e garantir que as Delegacias Regionais Especializadas no Atendimento as mulheres e grupos vulneráveis funcionem 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Portal Infonet- Durante a pandemia, o setor cultural – que já é carente de fomento – foi fortemente impactado pela pandemia. Aqui em Sergipe, o que o senhora pretende fazer para valorizar os artistas locais e fomentar a cultura sergipana?

N.C- Vamos implantar o Sistema Estadual de Cultura de Sergipe, incentivando a adesão dos municípios a criação de planos municipais de culturas; recriar da Secretaria Estadual de Cultura – SECULT, com aumento de orçamento, mais autonomia e servidores concursados; nomear Secretário ou Secretária ligada a cultura e referendada pela classe artística de Sergipe. Vamos reformular e profissionalizar a FUNCAP. Apoiar e fortalecer festivais públicos, a exemplo do FASC, Encontro cultural de Laranjeiras, bem como ocupações culturais realizadas no Estado (ex; Blocos de carnavais, Saraus, Batalhas de rima, Parada LGBTQIA+, Caminhada para Oxala). Temos compromisso com o fortalecimento e aumento do orçamento pra Radio e Tv Aperipe, como instrumentos de difusão da cultura sergipana; vamos implantar a Rede Sergipe Memória em até 2 (dois) anos atendendo as orientações expostas no Programa Estadual do Patrimônio Imaterial Sergipano/PEPIS; Faremos programas sociais, que atuem no âmbito cultural e que possam integrar a juventude negra periférica. Incentivaremos festivais, eventos públicos e toda a promoção cultural dos nossos artistas, voltando para a valorização das produções sergipanas, bem como trabalharemos para que essas produções sejam consumidas nos demais estados do Brasil.

Portal Infonet – O usuário que utiliza o transporte público reclama da frota insuficiente e da demora dos ônibus. A senhora acha que é possível a implantação de um transporte público mais adequado no estado, sobretudo, nas áreas mais carentes e na região metropolitana?

N.C- Acreditamos que é possível sim, por isso nosso programa se propõe a garantir a licitação do transporte e estatização do transporte público. Em parceria com municípios e o governo federal vamos ampliar o transporte público, inclusive com substituição progressiva do diesel por biocombustíveis. Vamos investir nos transportes coletivos e outros modais.

Portal Infonet- Sergipe tem um grande potencial turístico, mas ainda pouco explorado. Como a senhora atuará para estimular o turismo em nossa capital, mas também no interior do estado?

N.C-Sabemos que Sergipe é rico em belezas naturais, arquitetônicas e folclóricas, mas até hoje não vimos um plano de ação dos governos passados integrando todos esses pontos. Vamos desenvolver o Turismo de Base Comunitária, envolvendo diretamente as comunidades tradicionais, ribeirinhas, gerando assim emprego e renda para nossa população, respeitando a relação dessas comunidades e seus territórios. Faremos um grande programa de reconhecimento dos potenciais turísticos de cada município e investiremos para que esses potenciais sejam de conhecimento de todo o Estado e além-fronteiras. Vamos fazer os sergipanos sentirem orgulho de seu turismo, consumir o seu próprio Estado. Faremos uma ponte entre os potenciais turísticos de cada cidade e buscaremos apoio das empresas para que juntos tracemos ações de fomento. Investiremos no turismo de eventos na perspectiva de valorizar nossa Sergipanidade. Vamos expandir a visibilidade do nosso Estado, através desse programa, fazendo de nosso estado uma referência no turismo do país.

por João Paulo Schneider

 

Matéria originalmente publicada no dia 09/09/2022. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais