Disputa pelo Senado já começou

As eleições de domingo passada não serviram apenas para eleger prefeitos e vereadores. A classe política sergipana também aproveitou o pleito para medir força com vista à disputa de 2010, quando estarão em jogo a cadeira de governador, 24 de deputados estaduais, oito de federais e duas de senador. Estas últimas estão nos sonhos de muita gente. Além dos atuais ocupantes – Valadares e Almeida Lima – as cadeiras do Senado interessam diretamente aos deputados federais Jackson Barreto, Albano Franco e Eduardo Amorim. Fala-se que o ex-governador João Alves Filho poderia se interessar pelo “mimo”, mas há quem garanta que ele não terá fôlego político para enfrentar a disputa. Dentre os possíveis postulantes às duas vagas senatoriais, quem melhor se saiu na eleição passada foi Jackson Barreto. Ele não só ajudou a reeleger o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, como saiu vitorioso em redutos importantes como Socorro, São Cristóvão, Itaporanga, Itabaiana, Carmópolis, Laranjeiras e Rosário do Catete. Pelo visto a briga pelas vagas do senado vai ser boa.

Leite derramado

O segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Aracaju, Mendonça Prado (DEM), não esconde a sua contrariedade com os correligionários e aliados políticos. Segundo ele, a turma não acreditou em seu potencial política, fato que impediu a realização do 2º turno em Aracaju. ”Tem gente que só sabe estar no bem bom. Mas são nestes momentos que você sabe quem são os verdadeiros amigos e os que são partidários. Que sirva de exemplo”, reagiu Prado. É, pode ser!

O DEM encolheu

A exemplo de Sergipe, o DEM está encolhendo em todo o Nordeste. O vazio deixado pelo partido – que ficou 63% menor ao perder 262 prefeituras na região – foi ocupado principalmente por PT, PSB e PDT, que duplicaram o número de municípios sob seus comandos no Nordeste. Diante da visível derrocada do DEM, que em Sergipe só conseguiu eleger cinco Prefeituras, é certo que as poucas lideranças ainda com expressão política procurem abrigo em outro ninho político. A inanição dos Democratas é o fechamento de um ciclo.
 

Leão abre a mão

A Receita Federal libera, nesta quarta-feira (08), a consulta ao 5º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita ou ligar para o telefone 146. Basta informar o número do CPF. O dinheiro estará disponível para saque na próxima quarta-feira (15) e terá correção total de 6,03% referente à taxa Selic de maio a setembro e 1% de outubro. Esse valor não sofrerá mais qualquer acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte receba a sua restituição.

Mão no bolso

Uma péssima notícia para os servidores públicos: a partir de agora, eles terão que pagar imposto sindical no valor de um dia de salário. A decisão do governo federal é de 30 de setembro, mas só foi publicada na sexta-feira passada. É o que mostra a coluna Panorama Político, de Ilimar Franco, na edição desta quarta-feira do jornal O Globo. A cobrança do imposto sindical dos funcionários públicos está prevista na Constituição, mas não havia sido regulamentada até hoje.

Evento jurídico

O presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Brito, ministrará palestra na noite desta quarta-feira (08), em Aracaju. Será durante a abertura oficial da VI Conferência Estadual dos Advogados, promovida pela seccional sergipana da OAB. Serão três dias de intensos debates, palestras e painéis práticos que certamente contribuirão para o aperfeiçoamento do exercício profissional. Na abertura, Cezar Britto falará sobre “O papel da advocacia e da OAB na Sociedade Democrática”. As atividades da Conferência serão realizadas no Centro de Convenções.

Medo da crise

Os micro e pequenos empresários da indústria já manifestaram preocupação com a possibilidade de a crise financeira provocar uma diminuição das linhas de crédito. As micro e pequenas empresas, em geral, são responsáveis pela geração de 60% de emprego, têm 20% de participação na formação do Produto Interno Bruto (PIB) e somam 98% do total de companhias existentes no país. Pelo visto, a crise americana vai alcançar todo mundo e os pequenos serão as principais vítimas.

Violência menor

A Polícia Civil de Sergipe registrou uma redução de 17% no índice parcial de homicídios ocorridos nos municípios do interior do Estado este ano comparado aos dados de 2007. Enquanto que de janeiro a setembro de 2008 o número de assassinatos nas cidades interioranas foi de 208, o mesmo período do ano passado chegou a alcançar a marca dos 252. A contagem da Polícia Civil também revela uma queda de 7% nos indicadores de homicídios cometidos em todo território sergipano, se confrontados os dados dos primeiros nove meses de 2007 e de 2008. Até o mês de setembro deste ano, as estatísticas computaram 377 mortes por homicídio, o equivalente a um assassinato a cada 5.144 habitantes.

O velho e o moço

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), recebeu a visita ontem (07) do ex-governador Sebastião Celso de Carvalho. O encontro, que teve caráter de cortesia, incluiu abordagens sobre o cenário político sergipano após o pleito eleitoral do último domingo. O secretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, Jorge Araújo, também acompanhou a visita. Celso de Carvalho, hoje com 85 anos, foi governador de Sergipe no período de 1964 a 1967 e, assim como o governador Marcelo Déda, também é oriundo do município de Simão Dias.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais