Até o quartel da PM é roubado

É feia a coisa. Nem o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe escapa dos roubos. Pelo menos é o que revela o Boletim Ostensivo da PM assinado pelo comandante da Corporação, coronel Magno. Veja o trecho do BO: “A Polícia Militar, nos últimos anos, tem intensificado as ações voltadas para a valorização profissional e o bem-estar dos policiais militares. Dentro destas ações, destacam-se as reformas que foram e estão sendo desencadeadas em diversas unidades da capital e do interior. Contudo, algumas ações isoladas têm gerado indignação – a falta de zelo, higiene, depredação do bem público e até mesmo furto de objetos (o que já ocorreu no banheiro do Quartel do Comando Geral, que está sendo reformado), motiva-nos a solicitar aos comandantes, chefes e diretores de OPMs que orientem os seus subordinados a intensificarem as fiscalizações no âmbito de suas unidades, inclusive implementando normas, com o objetivo de inibir tais atos”. Sem comentários.

 

Não sai

 

Diante de tantos boatos dando com certa a saída do secretário estadual da Fazenda, Nilson Lima, a coluna aposta uma mariola como o homem vai permanecer tomando conta do cofre do Estado. Aliás, o próprio governador Marcelo Déda (PT) disse ontem que a reforma do secretariado está guardada a sete chaves e que as notícias divulgadas em torno do assunto – algumas até com diálogos ocorridos no gabinete dele – não passam de meras especulações. Em outras palavras: chutes sem pontaria.

 

PIB nas alturas

 

O PIB brasileiro subiu 6,8% em relação a igual período de 2007. O desempenho, o melhor em quatro anos, superou todas as expectativas, empurrado pelo consumo das famílias e pelos investimentos públicos e privados. Lideraram os setores de construção (11,7%), extração mineral (7,8%) e indústria da transformação (5,9%). O resultado, na opinião de economistas, ajudará o país a enfrentar um período ainda indefinido de forte declínio, mas não deverá ser suficiente para evitar a recessão. Para o quarto trimestre, a previsão é de crescimento próximo de zero.

 

A volta do consórcio

 

Em tempos de aperto no crédito, os consórcios voltaram a se tornar atrativos para quem deseja comprar eletrodomésticos, imóveis, motos, caminhões e automóveis. A informação foi publicada hoje (10) pelo Valor Econômico. Só em outubro, foram negociadas 168,7 mil cotas, o maior volume mensal desde maio de 2005, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). As novas adesões no segmento de veículos pesados somaram 6,3 mil, o maior volume mensal da história do setor. Nas motocicletas, foram 100 mil vendas. Nos consórcios não há juros, apenas uma taxa de administração (de 0,15% a 0,20% ao mês).

 

Licença maior

A licença-maternidade das servidoras estaduais de Sergipe agora é de 180 dias. O benefício começou a valer ontem (09), com a publicação no Diário Oficial da Lei Complementar nº 161, de 5 de dezembro de 2008. A licença-maternidade de seis meses também será concedida para as servidoras que já estavam no gozo da sua licença durante a data de publicação da Lei. Durante o período da licença-maternidade, a servidora terá direito a remuneração integral, como já determinava o Estatuto do Servidor Público mesmo antes da ampliação do direito.

“Cabo” é condenado

O juiz federal, Fernando Stefaniu, condenou hoje (09) o ex-prefeito de Lagarto, José Raymundo Ribeiro, o “Cabo Zé”, a pagar uma multa de R$ 20 mil e devolver R$ 43 mil aos cofres públicos. Na sentença, o juiz federal Fernando Stefaniu também suspendeu os direitos políticos de “Cabo Zé” por cinco anos. A punição foi motivada uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal. Segundo o MPF, o ex-prefeito desviou recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Eleito é processado

O Ministério Público Federal em Sergipe ajuizou ações de improbidade administrativa contra o prefeito eleito de Itabaiana, Luciano Bispo de Lima (PMDB), e o irmão dele, Roberto Bispo de Lima. As ações são referentes à gestão anterior de Luciano, quando Roberto era presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura. Eles são acusados de terem utilizado incorretamente verbas públicas federais de programas executados em Itabaiana e supervisionados pelo Ministério da Educação (MEC) entre os anos de 2003 e 2004.

Farol regulado

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) editou uma série de medidas que regulamentam e limitam a utilização do farol de xenônio. A partir de 1° de janeiro de 2009, os veículos com esses faróis só poderão transitar se tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas quando há desnível na pista ou sobrecarga no porta-malas. O objetivo é impedir que o facho de luz suba e ofusque outros condutores, pois o contato direto com os olhos causa uma cegueira momentânea, podendo gerar acidentes.

 

Hospital na UTI

 

Querem intervir novamente na Fundação Beneficência Hospital de Cirurgia, em Aracaju. Ontem, os Ministérios Públicos Federal e Estadual solicitaram a concessão de liminar determinando que o Governo de Sergipe assuma a administração daquela unidade hospitalar. Os promotores também solicitam a intervenção em todo o patrimônio da Fundação. A coluna lembra que, no governo Albano Franco (PSDB), ocorreu uma intervenção branca do Estado no Cirurgia. Foram promovidas mudanças drásticas no hospital, que voltou a funcionar normalmente. Anos depois, a Fundação volta a bater biela. É uma pena!

 

Sem royalties

 

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, negou o pedido do município de Santa Luzia do Itanhy (SE) para que fosse suspensa a determinação que impediu sua inclusão na lista de pagamento de royalties devidos pela ANP. Segundo o ministro, não procede a alegação do município de grave lesão à ordem e à economia públicas, uma vez que o pagamento de royalties tem natureza jurídica indenizatória. O município sergipano alegou que os valores referentes ao pagamento de royalties representaram, em abril de 2008, 27% de sua receita orçamentária.

 

Patrocínio certo

 

Com Dentinho e Dentão no comando do ataque do Corinthians, bem que a Colgate poderia patrocinar o Timão.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais