Feliz ano velho

Passado o Carnaval, espera-se que 2009 comece para valer no Brasil. Até a semana passada, quando o país parou para festejar o reinado de Momo, pouco se produziu. Janeiro começou com as festas de posse dos prefeitos, que levaram quase todo o mês reclamando da herança recebida, escolhendo auxiliares e elaborando planos de ação. O governo federal não tem feito outra coisa senão buscar alternativas para não se afogar na “marolinha” econômica, enquanto a iniciativa privada praticamente parou com medo dos efeitos da crise financeira. Como no Brasil o ano só começa, de fato, quando se varre o confete e a serpentina, a coluna deseja a todos um feliz 2009, que já não é tão novo assim.

 

Dia de sufoco

 

As agências bancárias vão reabrir ao meio dia desta quarta-feira (25) depois de quatro dias fechadas por conta do carnaval. As contas de consumo (água, luz, telefone) e os carnês que vencem nos dias 23 e 24 podem ser pagos hoje sem acréscimo de multa. Como acontece nos feriadões, esta quarta-feira é dia de agonia para os que exageraram na dose e saíram por aí soltando cheques sem fundo. Quem fez isso, tem até o meio dia para arranjar o dinheiro e cobrir o borrachudo.

 

Chegou a Quaresma

 

Depois do Carnaval, que foi uma festa e tanto, chegamos à Quaresma. A palavra que vem do latim “quadragésima” é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV. Em penitência, os católicos trocam a carne pelo peixe nesta Quarta-Feira de Cinzas.

 

O quatro e as provações

 

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, são relatadas as passagens dos 40 dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, dos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Fonte: Salesianos.

 

Tempo de Lobisomem

Dizem os mais velhos que a Quaresma também é tempo de Lobisomem. Segundo a crendice popular, a maldição atinge o filho caçula de uma prole de sete, desde que seis sejam mulheres. O danado se transforma em lobo e vagueia nas noites de lua cheia pelas estradas assustando as pessoas, só voltando ao normal com os primeiros raios de sol. Para matar um lobisomem, dizem que é preciso atirar nele com um revólver. A bala tem que ser de prata e benzida por um padre. Falando sério, este é um mito europeu que veio para o Brasil com os primeiros colonos portugueses.

O Leão vem aí

Já está na hora de começar a separar os documentos necessários à declaração do Imposto de Renda. É bom lembrar que a Receita Federal sempre libera nos primeiros lotes, após processar a declaração dos idosos, a restituição dos contribuintes que entregam a declaração no início do prazo, que começa na próxima segunda-feira. O programa para preencher a declaração e enviar o documento também deve estar na internet no mesmo dia. O prazo final para a entrega pela internet também foi estendido para as 24 horas do dia 30 de abril.

 

Data marcada

 

O Itaú Unibanco marcou para o dia 31 de março a unificação dos códigos de negociação das suas ações com as do Unibanco. Na mesma data se dará a troca efetiva dos papéis, cuja relação foi determinada no momento do anúncio da fusão. Os detentores de ações ordinárias de Unibanco (UBBR3) e da Unibanco Holdings (UBDH3) receberão uma ação ON do Itaú Unibanco (código ITAU3) para cada 1,1797 ação ON possuída. Aqueles que detiverem ações preferenciais do Unibanco (UBBR4) e da Unibanco Holdings (UBDH4) receberão uma ação do novo banco (ITAU4) para cada 3,4782 ações PN em carteira.

 

Bico seco

 

Beber apenas uma dose de álcool por dia não evita que aumente o risco de várias formas de câncer em mulheres. Pelo menos é isso que mostra um estudo publicado na revista do Instituto Nacional do Câncer. O trabalho revela que os riscos provocados pela bebida podem superar quaisquer benefícios associados com o consumo moderado de álcool. Segundo os cientistas, essas conclusões sugerem que mesmo níveis baixos de consumo de álcool aumentam o risco de câncer de mama, fígado e reto em mulheres, além do risco de tumores na boca e na garganta caso sejam fumantes. 

 

Fique de olho

 

Tome cuidado, pois a redução de IPI para os carros está chegando na reta final. Se você pretende comprar um veículo antes dessa data, fique atento com a emissão da nota fiscal, que deve ocorrer antes do dia 31 de março, quando termina a redução do imposto. Caso contrário, correrá o risco de pagar um preço com o valor do IPI embutido. Muitas concessionárias não estão conseguindo entregar os automóveis imediatamente, devido à redução do imposto. Algumas filas chegam a 40 dias. Portanto, é necessário ficar atento para não comprar o carro agora e, depois, pagar mais do que espera.

 

Raiva mata

 

O sentimento de raiva e outras emoções fortes podem desencadear ritmos cardíacos potencialmente mortais em pacientes vulneráveis a doenças do coração, afirmaram pesquisadores americanos. Eles disseram à agência Reuters ter ficado definitivamente comprovado que, quando você submete alguém a um fator estressor, as chances de morte súbita aumentam muito. Há diferenças, contudo, entre um coração normal e outro com anormalidades estruturais. Pelo sim e pelo não, relaxe, camarada! 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais