Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Representante de honra do PT sergipano e governador por duas vezes, Marcelo Déda tem sido constante em campanhas eleitorais desde sua morte, em 2013. Agora, em 2022, parte do PT de Sergipe não só desrespeitou a memória de Déda como foi misógino com Eliane Aquino, sua esposa.
Alguns militantes históricos do PT e simpatizantes da candidatura de Eliane entendem que o problema criado com o registro da candidatura dela e o áudio divulgado em grupos de WhatsApp do filho do deputado João Daniel, Camilo, apelando para não votarem em Eliane porque o voto seria nulo prejudicou em muito o resultado final dos votos da vice-governadora.
Programa eleitoral de Rogério Carvalho apresentou Eliane apenas como “mulher de Déda”, reduzindo seu trabalho social, sua militância e seus mais de 65 mil votos para deputada federal ao papel de esposa do líder Marcelo.
É machista, é preconceituoso, é reducionista, é desrespeitoso com a história de Déda, que sempre pregou igualdade.
Valmir de Francisquinho de 2002 será o Jackson Barreto de 1998? Em 1998, o então líder da oposição, Jackson Barreto, deixou de lado a liderança que tinha para se juntar com Albano Franco, então governador e candidato à reeleição quando vendou a Energipe. O eleitorado disse não ao acordão de Jackson com a derrota dele para o Senado naquele ano. Agora, Valmir que parecia que ia se consolidar como líder da oposição, renegou todo o discurso eleitoral para se juntar com o pior governador da história de Sergipe, Jackson Barreto. Que inclusive indicou o empresário Sérgio Gama, vice de Rogério. Valmir, na campanha criticou Rogério e Fabio por representarem o governo, ontem e hoje. Valmir está perdendo o bonde da história…
O jantar e o voto de Nunes Marques Um dos exemplos colocados por lideranças que apoiam Valmir foi o voto do ministro Nunes Marques contra o recurso dele. Quando foi indicado por Bolsonaro, a imprensa nacional noticiou (aqui) que “o indicado de Bolsonaro janta na casa de Rogério Carvalho”. Ou seja, é no mínimo estranho, já que os senadores têm por obrigação realizar a sabatina com o indicado, não jantar na residência deles.
https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/kassio-nunes-mesa-com-pt.html
As novas gerações têm o direito de serem representadas Muitos políticos de tradição não conseguiram a reeleição acreditando talvez na máxima do Senador Leandro Maciel: ninguém se perde na volta; só não se lembraram que os caminhos envelheceram, não são mais os mesmos e além do mais como disse Camões: por baixo o veneno vem coberto.
Corrre, corre Para não ficar desmoralizado ainda mais e para não cancelar as nomeações por causa do vazamento da lista publicada pelo Twitter do blog, o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, orientado pelo novo 1º ministro e vigário-geral, pe. Genário, por telefone, na última sexta-feira, 7, entrou ao vivo na programação da rádio cultura de Sergipe, às 11:30, para anunciar, apressadamente, as mudanças em várias paróquias da arquidiocese. Foi um corre, corre, danado. Aqui:https://www.youtube.com/watch?v=6mHgOZNQzGc
Cartas marcadas Desde que assumiu a arquidiocese de Aracaju, em 2017, d. João Costa, a exemplo de Bolsonaro em relação ao Brasil, tem protagonizado muita confusão na vida pastoral do bispado. Por causa do agravamento do seu estado de saúde, o vigário-geral e o chanceler, agora mais do nunca, ditam as cartas sobre quem deve ocupar as paróquias mais rentáveis da arquidiocese e quem deve ser exilado na periferia. Um exemplo são as paróquias Jesus Ressuscitado (pe. Genário) e Sagrado Coração de Jesus (pe. Éverson) já ocupadas; e São Pedro e São Paulo, que será ocupada pelo galã clerical. Crendeuspai. É um trio parada dura.
Cartas marcadas II O pe. Manoel Barbosa, um dos sacerdotes mais qualificados da arquidiocese, seria transferido para a paróquia do Robalo, na zona de expansão de Aracaju. Porém, ele bateu o pé e foi nomeado para a Farolândia, pois ele possui informações detalhadas sobre o arcebispo e o trio parada dura das paróquias mais ricas da cidade. O pe. Manoel precisa tomar consciência de que o vigário-geral quis prejudicá-lo. Esse pe. Genário está colecionando inimigos a cada dia que passa. Misericórdia.
Galã clerical O pe. David Ângelo, que irá assumir a paróquia São Pedro e São Paulo, na 13 de julho, no lugar do pe. Manoel Barbosa, é um inexperiente e desconhecido sacerdote da arquidiocese. Na época de seminário, era conhecido como o “galã clerical” e passou a gozar da amizade do atual vigário-geral e chanceler. As cartas marcadas e a perseguição são as principais armas utilizadas pela cúpula da arquidiocese de Aracaju. O próximo arcebispo que se cuide, pois essa cúpula precisa ser desarticulada.
Vozes do shopping center Quem quiser saber detalhes dos bastidores da arquidiocese de Aracaju, basta andar no “Tio Armênio”, no shopping jardins. Por lá, tem gente falando coisas que não deveria para os amigos. Quem estava do lado se assustou com as declarações que deveriam ser preservadas, principalmente por ser um padre. Esse negócio de destronar ex-1º ministro não é recomendável.
Vozes do shopping center II E nas horas de folga, um poderoso membro da cúpula da arquidiocese gosta também de passear pelo shopping center de Aracaju para arejar a sua cabeça. Depois que pediu aos fiéis ajuda para reformar o presbitério da paróquia, vai tirar férias para ir passear na cidade eterna, Roma, com a sua mãe. É bom se preparar para o futuro nebuloso que o espera. Jesus Ressuscitado, rogai por nós, pois amanhã tem mais.
“Não quero os escândalos na Saúde e do Orçamento Secreto”, diz Alessandro O senador Alessandro Vieira (PSDB), que participou da corrida ao governo de Sergipe, declarou na sexta-feira, 07, voto em Fábio Mitidieri (PSD), que disputa o segundo turno com Rogério Carvalho (PT). Em publicação nas redes sociais, Alessandro afirma que a decisão sai em favor da contenção de “escândalos” e coloca o estado acima de vaidade ou projeto individual. “É com este espírito que declaro meu voto em Fábio. Não quero a volta do grupo de Jackson Barreto, agora sob comando de Rogério. Não quero os escândalos na Saúde e do Orçamento Secreto”, revelou.
O povo de Sergipe pode esperar de mim um mandato de destaque”, diz Marcos Oliveira em entrevista na Fan FM O vereador e presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, Marcos Oliveira, foi o quarto Deputado Estadual mais votado do estado de Sergipe. Com 35.114 votos, Marcos foi o indicado por Valmir de Francisquinho para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Trajetória Em entrevista ao jornalista Narciso Machado, no Jornal da Fan FM, Marcos falou sobre a sua trajetória de vida e história com a política em Itabaiana. “Comecei a trabalhar na vida ajudando o meu pai nas feiras livres. Já pequeno tinha o meu negócio, depois fui estudar, passei no vestibular para História e em seguida para Direito. Vim de uma família simples mas de gente muito trabalhadora. Gente que sempre prezou pela melhoria de vida através dos estudos”, detalhou Marcos.
Debates O jovem parlamentar ingressou oficialmente na vida pública em 2016, quando foi eleito vereador em Itabaiana aos 26 anos. “Eu promovi debates profundos na Câmara e me destaquei na política como líder de Valmir. Tanto é que em 2020 eu fui reeleito com uma quantidade significativa de votos. No meu segundo mandato, me tornei presidente da Câmara, sendo o parlamentar mais jovem da história a ocupar essa posição”, explicou.
Novas ideias Marcos falou sobre as suas expectativas para assumir o cargo de deputado em 2023. “O povo de Sergipe pode esperar de mim um mandato de destaque. Sou um jovem, com novas ideias, e estarei sempre pensando em melhorar a vida dos sergipanos. Toda cidade de Sergipe precisa e merece passar pela transformação que Itabaiana passou”, disse. Ele acrescentou, ainda, que vai ocupar a tribuna para promover debates profundos sobre temas que afetam diretamente a vida da população.
Próximos passos na política Durante a entrevista, Marcos foi questionado sobre os rumos políticos para o segundo turno em Sergipe. Ele deixou claro que percorrerá o caminho que o seu grupo político direcionar. “Valmir tem ouvido muita gente junto com o seu grupo. Qualquer decisão que Valmir tomar vai impactar no segundo turno, e o que ele decidir, os seus soldados acompanharão. Farei a defesa fiel de suas decisões, assim como fiz durante todos esses anos”, disse Marcos, acrescentando que, politicamente falando, Valmir foi o grande vencedor dessa eleição.
Socorro: Prefeitura inicia Campanha anual de Vacinação Antirrábica Hoje, 10, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos com mais de três meses de idade. Os animais que estiverem apresentando diarréia, secreção nos olhos ou no nariz, falta de apetite ou passaram por cirurgia recentemente, não devem ser vacinados.
30 localidades A campanha ocorrerá até o mês de novembro e visitará mais de 30 localidades. Semanalmente, o cronograma das localidades que serão visitadas será publicado nas redes sociais da SMS e da Prefeitura de Socorro. Além da vacinação de porta em porta nas menores localidades, também será realizado em dois dias, o Drive-Thru no Shopping Prêmio, e o Dia D de Vacinação, com o objetivo de atender as localidades maiores, que não receberam a vacinação de porta em porta.
Recomendações Para garantir a segurança de todos, é preciso seguir algumas recomendações no momento da vacinação. Os animais bravos e de grande porte devem usar focinheiras; os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou similares; o uso da coleira é obrigatório; e caso o animal possua caderneta de vacinação, é necessário levar.
Importância O coordenador de Zoonoses e Endemias, Maiko Lopes, destaca a importância da vacinação antirrábica. “A raiva é uma doença infecciosa que pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano. Para evitar a contaminação com a doença, a medida mais segura é a vacinação dos animais. Anualmente, realizamos a campanha de vacinação e disponibilizamos o imunizante. Pedimos aos donos dos animais que vacinem os pets, só assim, tanto os animais como toda a população, estarão protegidos”, disse o coordenador.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Campeonato Sergipano de karatê-do Interestilos 2022 Foi realizado no município de Nossa Senhora do Socorro, no Colégio São Lulas o Campeonato Sergipano de karatê Interestilos 2022 com cerca de 150 atletas. O Clube de Karatê União participou com duas atletas: Samara Raissa campeã de kata e 3° lugar de kumite filha do sensei Yoakan, e Sarah Lacerda vice campeã de kata e segundo lugar de kumite. Também o clube contribuiu com o quadro de arbitragem, Sheila Camila, Givaldo Neto, M. Edson de Souza, Emerson Thaislan, e também com os mesários, Robson Silva, Myllena Anemberg, e Gabriel. O Clube de Karatê União realmente é um clube que sempre contribui com a entidade.
Open Nacional de Artes Marciais Em outro campeonato importante em nível de Brasil, o Open Nacional de Artes Marciais, em Brasília, o Clube de Karatê União levou o atleta Yan Gabriel que se consagrou campeão de kata vice campeão de Kobudo e 3° lugar de kumite. Já o sensei Yoakan foi o responsável da arbitragem geral do evento que contou com cerca de 900 atletas de todo país.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
O Itabaianista – Os filhos padres de Maria Bastos Por Antônio Saracura, publicado na revista Atração (setembro/2022):
OPINIÃO
A Epidemia de Esquecidos Por Antônio Samarone, médico sanitarista
Perguntei a um filho, pelo professor Alípio, em foi sucinto: “o velho não regula mais, perdeu a memória, está com Alzheimer avançado.”
Alípio foi o cirurgião mais talentoso de sua época, um professor adorado por sua didática, educação e bom humor. Fora da sala de aula, o Dr. Alípio não dava um bom-dia, sempre de cara amarrada. Na sala, era um homem show, um espetáculo. A sala de aula era o seu palco.
Não fiquei satisfeito com a resposta do filho e insisti: sim, além do Alzheimer, como anda a vida do velho? Ele foi grosseiro: “o meu pai não existe mais. Nem morreu, nem está vivo. Acabou!
A memória sobre o brilhante professor, acabou com o fim da sua memória biográfica. Nem o Dr. Alípio se reconhece, nem a sociedade o reconhece. Literalmente, um vivo/morto.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que provoca demência. Por razões óbvias, a perda da memória apressa a perda de autonomia. A sociedade é cruel com quem não produz.
A medicina reconhece outras patologias que levam a perda da função cognitiva e da memória. As demências Vascular; por Corpos de Lewy; pela Doença de Parkinson; a Fronto temporal; a de Huntington; a Alcoólica; de Creutzfeldt-Jakob e, mais recentemente, as sequelas da Covid-19.
Entretanto, o Alzheimer, por ser a mais frequente, virou a doença símbolo das demências.
Eu comecei com um esquecimento seletivo. Encontro com pessoas conhecidas, sei quem é, lembro-me dos detalhes do fulano, só não me lembro do nome. É um constrangimento. E quando se trata daqueles chatos que perguntam: “Tá lembrado de mim?” Aí o constrangimento aumenta.
A acho que a saída é as pessoas andarem com o seu “CR Code” à mostra, para que possamos identificá-los com o celular.
Voltando ao professor Alípio, hoje não se fala mais nele, foi esquecido ainda vivo.
Em minha infância, a caduquice não levava ao esquecimento, pelo contrário, era como se o velho voltasse a ser criança, para que o fardo da velhice se tornasse mais leve. E assim era visto.
O Seu Pepita de Dona Bobina, foi o caduco padrão de minha infância. A cidade o respeitava, com uma observação sagrada: “o seu Pepita está caducando, ninguém mexe com ele.”
Eu achava a caduquice a antessala do paraíso, uma preparação para a eternidade. Uma forma serena de desapego com vida.
O caduceu era uma insígnia de autoridade, o bastão dos deuses, o cajado dos pastores, a varinha das fadas e o condão de Asclépio.
A velhice chegava com o “arrastar os pés e o tremer das mãos”. Os velhos eram poucos, mas divinamente rabugentos, cheios de razões e de verdades. Os velhos metiam medo: “o velho pega!”, me advertia mamãe. Era um preconceito respeitoso. Só a caduquice as abrandava.
Hoje não se presta a atenção aos velhos. Eu passei a vida esperando a hora da rabugice, tenho contas a acertar! Mas estamos na Era do esquecimento. Os velhos não contam mais, foram transformados em idosos, uma forma domesticada de velhice.
Hoje todos tem razão e a verdade foi extinta.
Rabugice Já!
PELO TWITTER
Há verdades definitivas, sim, e uma delas já está na própria Constituição brasileira: somente nos marcos da democracia é que há solução ao mesmo tempo jurídica, civilizada e humanista para todo e qualquer problema.
Dever de quem se candidata e de quem vota é saber disso.
A ditadura militar editou o Ato Institucional nº 2, em 1965:
“Art. 98 – O Supremo Tribunal Federal (…) compor-se-á de DEZESSEIS Ministros.”
Essa é a inspiração de Bolsonaro e seus asseclas para liquidar a independência do Judiciário. Ampliar o STF para amordaça-lo.
E não custa lembrar:
(Independentemente de qualquer coisa)
O ódio nunca construiu nada.
Nunca.
Nada.
Frase do Dia
“A sorte não ajuda o preguiçoso. A sorte não ajuda àqueles que não constroem o seu próprio destino.” Marcelo Déda.
O Papa iniciou sua homilia com o episódio do Evangelho, da liturgia deste domingo, em que dez leprosos caminham juntos e vão ao encontro de Jesus que os cura, mas somente um deles volta glorificando a Deus em voz alta e agradece a Jesus. Era um samaritano, um estrangeiro.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-10/papa-francisco-missa-canonizacao-joao-scalabrini-artemides-zatti.html