Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Desde o resultado do 2º turno que extremistas de direita estão em frente aos quartéis pedindo intervenção militar, ou seja, golpe. Não respeitam o resultado das urnas. Enquanto isso, a direita no mundo, e também no Brasil, não tem este radicalismo fascista. Tem pautas como a flexibilização de direitos sociais, a livre iniciativa do mercado, privatizações, entre outros. Esse confronto de ideias sem o extremismo radical de um lado ou de outro é que fortalece a democracia em todo mundo.
Coerência. Os democratas respeitam o resultado das urnas
Um exemplo em Sergipe é o senador eleito Laércio Oliveira. Nunca escondeu que é empresário e as pautas que defende. E mais uma vez mostrou coerência ao ser entrevistado no Jornal da Fan, na última segunda-feira, 14, dando um recado importante que é preciso respeitar o resultado das urnas: “Cada um de nós enquanto cidadão, enquanto político, temos um papel a cumprir. Temos uma constituição que precisa ser respeitada pelo bem do país. A gente precisa entender que o mais importante nesse momento é serenar os ânimos, e entender que acima de tudo está o Brasil, e Deus acima de todos. Isso vale para todos brasileiros. […] as regras foram apresentadas antes e todos os brasileiros tinham esse conhecimento, então é preciso seguir essas regras. Se for bom ou ruim, a gente muda a partir do próximo ano, mas a gente precisa respeitar o resultado das urnas”. Toda matéria do site FANf1 aqui.
Empresários investigados em Sergipe
Para não prejudicar as investigações as iniciais de alguns empresários de muitos que estão sendo investigados: DL (conhecido como P), parente de um sergipano que passou para a história defendendo a democracia; LF, este é xarope da linha da frente bolsonarista; ML, dirigente empresarial; NC, tem até um vídeo dela pedindo intervenção federal pelo amor de Deus num evento; DQ, este tem o DNA da ditadura no sangue; VV, este já se envolveu na política; MP, este também já perdeu na política. Alguns empresários falidos, mas que mantêm a pose e estão pedindo “doações” como barracas, alimentos e estrutura: AGR, NG e WC. Tem profissionais liberais também, inclusive educadores.
Postagens golpistas
São vários grupos de WhatsApp que participam empresários de diversos ramos. O blog teve acesso a vários deles (através de amigos conscientes e que respeitam a Constituição) e recebeu prints e mensagens. Se o blog teve acesso tão fácil imagine as autoridades, como o MPF e a PF. Certamente este período será inesquecível para alguns deles que responderão processo por crime contra a Pátria. Ao lado um print de ontem, 15, onde um dos empresários falidos pede a ajuda dos colegas com alguns produtos para a tenda em frente ao quartel do 28º BC em Aracaju.
Em breve todos serão expostos e seus respectivos negócios para que os sergipanos boicotem os Golpistas.
O blog dará nome aos bois assim que os respectivos meliantes forem intimidados para depor.
Aplicação da Lei Penal
O Ministério Público Federal trabalha para identificar financiadores de protestos antidemocráticos em todo país. Polícia identifica site que organiza e pede recursos para atos antidemocráticos. Página sobre movimento em Goiás tem canais no Telegram, petição para assinaturas pró-golpe e Pix para doações. Matéria aqui.
Na última segunda-feira, 14, em postagem no Twitter, o presidente do STF, Alexandre de Moraes deixou claro:
“O povo se manifestou livremente e a Democracia venceu!!! O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal.”
Obs: e se tem algum golpista pensando em ligar ou em entrar em contato com este jornalista, por favor: Não! Lembrando Ulisses Guimarães: “temos ódio e nojo à ditadura.”
Perguntar não ofende A Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe já está investigando alguns candidatos proporcionais que receberam milhões e os votos não apareceram?
Prefeito Edvaldo Nogueira recebe alta médica Infonet: O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu alta médica do Hospital Primavera na noite desta segunda-feira, 14. Ele estava internado desde o último sábado, 12, quando teve um mal-estar e precisou passar por um cateterismo cardíaco.
Agradecimento Edvaldo divulgou sua alta médica por meio das suas redes sociais. “Meus amigos e minhas amigas, recebi alta médica, estou bem, já estou em casa e agradeço as orações e o carinho de todos vocês”. No vídeo, prefeito também agradeceu a equipe médica e a sua esposa, Danusa Silva, informou que vai repousar por mais dois dias e que logo voltará às atividades na Prefeitura de Aracaju.
O Sergipe Rural de sábado, 19, você vai ver o retorno da Exporingo em Lagarto e a entrega de títulos de terra pelo Incra em todo estado. O programa vai mostrar ainda que a UFS sediou evento sobre nutrição de aves e a celebrou os 30 anos do curso de engenharia agronômica. O programa agropecuário da Aperipê TV vai ao ar às 7h da manhã do sábado e as reprises são exibidas nos domingos e quartas-feiras sempre às 8 da manhã. Sintonize o Sergipe Rural pelo canal 6.1 ou pelo Youtube.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Do Blog Espaço Militar: O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) recebeu denúncias de vários policiais militares dando conta da falta de manutenção nos ônibus da Empresa LOC, que prestam serviço para a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) com o objetivo de deslocar a tropa para o interior do estado, como bem comprovam as fotos aqui postadas. Uma prova disso foi a situação do ônibus que faz o itinerário Cristinápolis/Aracaju, ao chegar próximo ao trevo de entrada para a Praia da Caueira, estourou um dos pneus traseiros e para piorar a situação, o veículo não tinha estepe. Como já não bastasse tais problemas, os policiais militares têm que conviver com ônibus cheios de poeira, com o alçapão do ar-condicionado dentro do ônibus abrindo direto. Necessário se faz uma fiscalização urgente por parte da Polícia Militar do Estado de Sergipe em tais ônibus, com o objetivo de oferecer condições dignas aos policiais militares que são transportados, zelando assim pela saúde e vida dos mesmos, pois as reclamações são fazem menção a todas as linhas ofertadas.O blog Espaço Militar coloca-se à disposição da PMSE e da Empresa LOC para se manifestarem acerca da presente denúncia, podendo encaminha e-mail para: espacomilitar@hotmail.com
Matéria e fotos do blog Espaço Militar
HÔ! HÔ! HO!…HÔ! O Natal está chegando… Planeja seu evento e contrate Papai Noel, que na realidade é uma lenda de amor. Estamos aptos para realizar lives de famílias pela internet, locução de amigos-secretos, palestras de autoajuda, sorteios de bingos, entregas de presentes, mensagens personalizadas dentro dos conceitos Cristãos do Natal. Faça seu orçamento agora pelo e-mail: valadao@infonet.com.br. Papai Noel deve ter plasticidade da personagem, timbre de voz compatível, expressões corporal e facial, além de possuir o conhecimento compatível com a doutrina Cristã. Solicito que os amigos compartilhem esta mensagem… Os valores arrecadados serão destinados a compra de brinquedo para crianças carentes. Zap 79 981044000. https://www.instagram.com/reel/Ck8al6Du59J/?igshid=MDJmNzVkMjY=
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
O jihadismo verde e amarelo. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.
As portas dos quartéis estão tomadas por pessoas pedindo um golpe, uma ditadura. Quem é essa gente? É um partido político, um sindicato, um movimento, uma seita?
Em que eles acreditam? Vão além da política? É uma nova seita, um culto? Claro, tem uma inspiração neofascista, mas isto só não explica tudo.
Por enquanto é um movimento de extrema direita, diferente do Ku Klux Klan e dos Supremacistas Brancos, nos EUA. No Brasil, eles se consideram “patriotas”, com tudo de negativo que o conceito significa. São “patriotas” dispostos a tudo: morrer ou matar pela causa. Qual é a causa?
São negacionistas? São os mesmos que negavam a vacina, o distanciamento social, defendiam o tratamento preventivo, rejeitavam as máscaras e que agora negam as eleições, os poderes constitucionais, o TSE e o STF? O que eles pensam?
Uma constatação: existe uma profunda dissonância cognitiva.
Eles acreditam em seus desejos, por mais absurdos que pareçam. É um negacionismo eleitoral, na mesma linha do negacionismo da vacina. Eles acreditam que o Alexandre de Moraes foi preso, que existe um golpe em andamento, que as forças armadas podem fechar o país e que estão chegando os contêineres com as armas. É o chamado terraplanismo.
A pergunta continua sem respostas: quem são os manifestantes que pedem abertamente uma ditadura? Quantos são e a quem representam? Ainda existe uma direita democrática, que aposta na democracia?
É uma direita religiosa de jihadistas tupiniquins, centrada nos princípios integralistas: “Deus, Pátria, Família e Liberdade?
É uma seita milenarista esperando um milagre, que algo grande está para acontecer. Na verdade, eles estão descolados da realidade.
Os símbolos fascistas entram aos poucos, como se fossem uma transgressão engraçada, uma rebeldia aceitável. A saudação romana já é praticada abertamente. Deixou de ser uma direita envergonhada, perdeu o pudor.
Chama a atenção, a ausência nas manifestações dos camisas amarelas, dos deputados e senadores recém eleitos. Ninguém aparece, nem os que fizeram discursos políticos radicalizados durante a campanha.
Eles não assumem a defesa de um golpe. O radicalismo era apenas eleitoral. Eles são muito apegados aos mandatos, têm pessoalmente o que perder.
Durante a campanha eleitoral, a disputa pela bandeira bolsonarista foi intensa. Cada um se apresentava como sendo os verdadeiros bolsonaristas.
Os políticos eleitos em Sergipe com a bandeira da extrema direita, estão em silêncio sobre as manifestações dos camisas amarelas. Não sabem se ganham ou perdem prestígio envolvendo-se na defesa do golpe.
As motociatas no interior do Brasil foram treinamentos para essas manifestações. Esse movimento nem é espontâneo, nem começou agora e está sendo regiamente financiado. Em Sergipe, todos sabem quem paga a conta do golpismo.
A questão não é só política, transcende, e mostra-se como um problema de Saúde Pública. Ninguém marcha, canta hinos militares, presta continência a um pneu, somente por insatisfação política. Assuma-se ou não, a histeria coletiva é visível.
A vitória de Lula ameniza politicamente, mas, além de não resolver a polarização tóxica, fortalece o subterrâneo das teorias conspiratórias. A extrema direita no Brasil é uma ideologia militante que tem bases na sociedade.
Lula fará um governo sequestrado pelo congresso, poder judiciário, tutela militar, mercado e mídias corporativa. A grande imprensa fará um jornalismo de guerra, contra o futuro governo.
Mesmo fazendo um governo moderado, Lula enfrentará uma resistência irracional dos camisas amarelas. O governo será sabotado!
A força de Lula é o seu prestígio internacional. As tarefas são o cumprimento imediato das promessas da campanha, o desarmamento das milícias e a desbolsonarização das instituições, sobretudo das forças de segurança.
Não se governa com o cutelo no pescoço.
Não existe acordo possível. O Brasil continuará dividido. A divergência principal ficou clara nessas manifestações: é entre democracia ou ditadura! Mesmo sendo uma democracia tutelada, desigual, limitada, não podemos aceitar a violência com forma de convivência.
Esses “patriotas” são os chamados “cidadãos de bem” que saíram do armário, é a antiga maioria silenciosa, que não aceitam a inclusão social. Eles acreditam que lutam pelo Brasil.
O paradigma dos patriotas é de alguém que pode morrer ou matar por suas crenças. O exemplo do meme do patriota abraçado ao para-brisa do caminhão é perfeita. Estes “patriotas” não irão desaparecer com a vitória de Lula.
A reivindicação de golpe pode ou não ser atendida agora. Os militares estão avaliando a viabilidade. Independente, a militância negacionista continuará, com novas pautas.
Concordo com a carta aberta de Boaventura de Souza Santos: o principal objetivo da extrema direita no Brasil é impedir que o Presidente Lula termine pacificamente o seu mandato.
PELO TWITTER
Querem golpe sim!
Estão gritando na porta de quartel porque perderam nas urnas.
Querem que o vencedor seja declarado perdedor. E que quem perdeu, seja tido como vencedor.
Esse papo de “direito de protestar” é balela.
Querem golpe!
Só um golpe contra a democracia.
Dia 1, sob nova direção PF e PRF entrarão em ação, em Sergipe Del Rey, os CNPJs estão identificados, além da prisão, Receita Federal vai estacionar nas portas desses criminosos
“O Brasil tem o maior crescimento de nazismo no mundo, e isso […] tem a ver com Bolsonaro.” Michel Gherman, historiador especializado no Holocausto (Folha de S.Paulo, 13 nov. 2022, p. B3)
Havia o famoso “pato manco”, presidente em fim de mandato à espera do sucessor. Bolsonaro inventou o “pato manco abduzido”.
Ser de extrema-direita no Brasil é um desatino desinformado, excesso de ressentimento ou uma abundância de ignorância?
www.twitter.com/ J_LIVRES Por Genildo
www.twitter.com/BlogClaudioNun
Empresários golpistas e desumanos!
Como seria bom pra classe pobre, se esses doadores de alimentos e água que estão entregando aos desocupados que estão na frente do exército, passassem a fornecer a quem realmente precisa.
Frase do Dia
“O gado pasta diante do quartel.” Ao invés de capim come churrasco dos próprios irmãos. Autofagia! Normal para quem tem miolos menores do que o do pão. C.N.
Por ocasião das Jornadas da Pastoral Social de Buenos Aires deste ano, o Papa escreveu uma mensagem na qual destacou que, “a polarização corrói todas as tentativas de soluções e a única coisa que ela cria é o desconforto e a descrença”. Neste contexto, “é imperativo recuperar nossa capacidade de diálogo; aproximarmo-nos, escutarmo-nos, conhecermo-nos e reconhecermo-nos mutuamente para encontrar pontos de contato que nos ajudem a transcender”, pois “para nos ajudarmos mutuamente, precisamos dialogar”, disse Francisco. Aqui: