André Moura: da importância em 2022 e o que agregará a partir de 2023

                                                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Tenha você simpatia por André Moura ou não, é preciso reconhecer o seu desempenho nestas eleições de 2022. Na sexta-feira, 18, o titular deste espaço viu – pelo YouTube – toda entrevista concedida por André ao jornalista Luiz Carlos Foca, do portal Itnet, uma grata revelação da imprensa sergipana. E no fim de semana outra excelente entrevista ao jornalista Max Augusto, no Jornal da Cidade (print ao lado).

E não precisou de muito para entender porque André consolidou a liderança política, organizando o União Brasil em Sergipe, tornando-o um dos partidos mais importantes do Estado e conseguindo eleger para a Assembleia Legislativa uma ampla bancada com Cristiano Cavalcante, Luizão Dona Trampi, Kaká Santos e Marcelo Sobral.

Como o blog já analisou aqui, logo após a eleição, André Moura não foi o candidato, mas se descobriu em uma nova função na política, a de articulador e coordenador de campanhas vitoriosas. Coordenou a campanha da filha dele, Yandra de André, que apresentou uma campanha jovem, com muita força nas redes sociais e um grande volume de rua. O resultado foi a vitória de Yandra em 1º Lugar com 131.471 votos, sendo a deputada federal mais votada da história de Sergipe e a 5ª deputada mais votada do país, proporcionalmente.

A vitória de Yandra e o fortalecimento do União Brasil fez com que André fosse galgado no grupo governista para coordenar a campanha de Fábio Mitidieri, que terminou o primeiro turno em 3º lugar, considerando os votos de Valmir de Francisquinho, e precisou de uma forte mexida. E essa mexida veio com a presença de André, que com seu poder de articulação política e energia incansável, assumiu a coordenação e deu um novo ritmo à campanha.

Na equipe de Fábio, e até mesmo no marketing, a coordenação de André Moura é tida como uma das principais mudanças que efetivaram essa virada nas urnas e a eleição de Fábio Mitidieri ao Governo de Sergipe com 623.851 votos. André, mais uma vez, deu a volta por cima e saiu extremamente fortalecido e, ao lado de Fábio, foi um dos mais vitoriosos neste pleito. Não há dúvida alguma nisso.

Será que André Moura tem a real dimensão da sua importância e responsabilidade sobre estes resultados positivos para o União Brasil?

Queira ou não, com estas conquistas e com as experiências anteriores (deputado federal, líder do governo no congresso e secretário de estado no Rio de Janeiro), André Moura tem condições inequívocas de trabalhar pelo Estado de Sergipe.

É só aguardar 2023 chegar!

 

Rogério, a transparência e o orçamento secreto Do jornalista Adiberto de Souza, aqui na Infonet: Em palestra feita no Capitólio, sede do legislativo dos Estados Unidos, o senador Rogério Carvalho (PT) ressaltou a importância da relação transparente e efetiva entre os poderes públicos e a sociedade. Tudo bem, tudo certo, se não tivesse sido este mesmo Rogério quem deu o voto decisivo no Senado para a aprovação do escandaloso orçamento secreto, uma afronta à transparência enaltecida agora pelo petista na reunião com seus colegas norte-americanos. Graças ao voto de Carvalho, a sociedade brasileira desconhece quem e como aplica os bilhões de recursos públicos indicados por parlamentares federais para atender demandas de aliados políticos, muitas delas altamente suspeitas. Aliás, o famigerado orçamento secreto, que o senador não tratou em sua palestra no Capitólio, foi uma das principais causas da derrota dele na disputa pelo governo de Sergipe. Como dizem por aí, viola de boca é fácil de tocar. Home vôte!

Quarta-feira santa. Queridos leitores, dizem os entendidos em coisas de Igreja, que as quartas-feiras são sempre dedicadas às notícias da Igreja de Roma. Dom Luciano, Dom Lessa, Dom Vitor, e muitos outros bispos são decretados bispos nas quartas-feiras. Sempre às 8h da manhã (lá ao meio-dia), como diria Jairo Alves de Almeida. Assim, o blog entende de bom alvitre, dedicar as quartas-feiras às boas notícias da Igreja, da qual este jornalista é fiel. A não ser que o “Frei Desastrado” atire os holofotes da imprensa – COMO NO CASO DA VENDA DO TERRENO DO BAIRRO INDUSTRIAL – o blog estará aqui, com nossos quartas-feiras santas. E, é lógico, sempre atento, se algo importante surgir em qualquer outro dia…

Sem vigilantes, escolas em Lagarto são saqueadas Deu no site O Bolo é Grande: Na sexta-feira, 18, conforme informações divulgadas pelo programa Sergipe em Destaque, rádio 102.7 FM, apresentação de Aclécio Prata, ocorreu o saqueamento das escolas municipais Bernardino da Fonseca e Aníbal Freire, em Lagarto. Os delinquentes levaram notebooks, vários aparelhos eletrônicos, botijão de gás, bebedouro e até a merenda escolar. 

Falta de vigilantes A matéria do site alerta que “o ato criminoso foi facilitado pela falta de vigilantes nas respectivas unidades escolares, já que foram exonerados pela gestão da prefeita Hilda Ribeiro. Inclusive, pais e mães estão receosos de seus filhos estarem estudando em escolas sem segurança. A prefeita ainda não se pronunciou sobre quais medidas tomará para repor os objetos roubados, tampouco quando haverá vigias nas unidades afetadas, bem como em outras escolas que também estão sem suporte.” 

Gestão Finalizando a matéria do site esclarece que, “segundo informações dos bastidores, é provável que Hilda Ribeiro nem saiba do ocorrido, já que ela está mais em Aracaju, sua cidade, do que em Lagarto. Contudo, a gestora deveria prever que na exoneração de 1.500 pessoas,  entre as quais,  funcionários da vigilância, resultaria em insegurança e atos criminosos.”

Laércio retorna aos municípios para agradecer à população pela vitória O senador eleito Laércio Oliveira (PP) iniciou na sexta-feira, 18, a uma maratona de viagens que ele fará por todas as regiões do Estado de Sergipe para agradecer as lideranças e a população pela vitória obtida nas urnas no dia 2 de outubro. A primeira parada foi em Lagarto, no centro-sul sergipano, com a presença de representantes dos municípios de Poço Verde, Simão Dias, Pinhão, Salgado, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

Empenho Segundo Laércio, a vitória nas urnas só foi possível graças ao empenho das pessoas que se somaram e acreditaram no projeto. “Para chegar onde estamos hoje tenho que agradecer a Deus, em primeiro lugar, a vocês. Eu fui o senador mais votado em 38 municípios eu fui o segundo mais votado em 27. Como eu posso pagar isso? Com o meu trabalho. As pessoas acreditaram na minha capacidade de honrar compromissos, na minha capacidade de gestão, pelos feitos no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, porque as pessoas viram que eu sabia fazer”, afirmou o Senador.

Laércio em Boquim: “Melhor que pedir é agradecer” Já no sábado, 19, Laércio Oliveira (PP) voltou ao município de Boquim, na região centro sul, para agradecer à população pela vitória obtida nas urnas. O prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, disse que a vitória de Laércio representa muito para o município e para o Estado de Sergipe. Segundo ele, Laércio mostrou que era o mais preparado para ser senador. “Tenho absoluta certeza que ele vai provar mais uma vez a sua competência como fez quando foi deputado federal. Para Boquim, é motivo de muita satisfação e orgulho, o povo entendeu o que Laércio fez por esse município. Desejo a ele boa sorte, que Deus continue abençoando e pode contar sempre comigo”, afirmou.

Virtudes A atitude de Laércio foi elogiada por todos que participaram do encontro. O ex-prefeito de Boquim e suplente de deputado estadual, Luis Fonseca, viu como um gesto muito bonito do senador eleito. “Depois das eleições, Laércio reúne seus amigos e colaboradores para fazer um agradecimento. Para mim uma das virtudes mais bonitas do ser humano é a gratidão, é o reconhecimento. Que esse exemplo de Laércio sirva para outros políticos”, comentou.

 

 

Aracaju receberá Semana da Saúde a partir de segunda-feira com atividades gratuitas para a população  De hoje, 21,  a 25 de novembro Aracaju receberá o Projeto Semana da Saúde, que contará com vasta programação gratuita para o público. Hoje, 21, a aula de musicoterapia com Nilton Soares acontece das 15h00 às 16h30, já na terça-feira (22), a aula de yoga e arteterapia acontece das 14h00 às 16h30 com Ruhan Oliveira e Hanna Viveiros, na quarta-feira (23) das 15h às 16h30 acontece uma palestra sobre saúde mental com Dr. Daniel Poderoso e o encerramento acontece na sexta-feira (25) com aula de dança, avaliação antropométrica, aferição de pressão e glicemia, sob o comando de Breno Souza, Ane Jaqueline e equipe Equilíbrio. Todas as atividades acontecerão na Associação de Moradores do Conjunto Sol Nascente, que fica na Avenida Farmacêutica Cezartina Régis, 355, Bairro Jabutiana. A programação faz parte da comemoração dos cinco anos da Equilíbrio Clínica Dia, pioneira em Sergipe no tratamento de internação dia em psiquiatria.

 

 

Estância: Prefeitura realiza entrega de equipamentos de proteção individual para Guardas Municipais Foi realizada na sexta-feira,18, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, a solenidade para entrega de equipamentos de proteção individual para Guardas Municipais, sendo 120 tonfas, 120 algemas e 10 flutuadores, equipamentos que refletirão para qualidade e eficácia das atividades desempenhadas pelos servidores da Guarda Municipal, de modo a impactar, de forma positiva, para a segurança dos munícipes estancianos.

Proteção da população “Ao protegermos a nossa guarda estamos protegendo a nossa população, pois estamos dando a eles mais condições de trabalho, sendo assim, eles farão um trabalho cada vez melhor, o que refletirá em uma segurança a mais para os estancianos”, destacou o prefeito Gilson Andrade.

Aparelhamento  De acordo com o prefeito, além dos equipamentos já entregues, a prefeitura tem buscado cada vez mais aparelhar a instituição e capacitar seus agentes. “Recentemente fizemos a entrega de armas de fogo e coletes balísticos, da mesma forma, retomamos a capacitação dos Guardas Municipais junto a ACADEPOL e agora, estamos nos trâmites finais para aquisição de armas de choque. Já fizemos todo o processo e agora estamos aguardando apenas a autorização do exército”, destacou.

Importância Para Jéferson, Guarda Municipal que recentemente participou do curso de formação e que, agora, recebeu os novos equipamentos, enfatizou a importância destas aquisições. “É de grande importância, principalmente para a população estanciana, ter uma guarda municipal equipada, da mesma forma, é de grande importância este tipo de evento para a nossa instituição que tem evoluído ao longo dos últimos quatro anos”, destacou o GM Jéferson.

Processo evolutivo O Secretário da Defesa Social e Cidadania, Coronel Enílson Aragão, afirmou que a gestão municipal tem tido uma visão prospectiva de equipar, preparar e treinar os servidores públicos municipais. “Tivemos recentemente treinamento na ACADEPOL para o manuseio desses equipamentos, tanto da arma de fogo, quanto para o manuseio da tonfa, que é um equipamento que serve para defesa pessoal do integrante da guarda municipal, então, nós compreendemos que este momento é um processo evolutivo crescente para a GME”, afirmou.

Espaços instagramáveis ganham cada vez mais destaque Com a ascensão das redes sociais, fazer fotos em espaços bonitos se tornou um diferencial. Com isso, surgiu o conceito de espaço instagramável: estrutura decorada e organizada especialmente para a realização de fotos para o Instagram ou outras redes sociais. Essa ideia tem ganhado força em vários locais, inclusive em eventos, como aconteceu na última Aracaju Beauty Hair – feira realizada no Centro de Convenções para profissionais de beleza. Alguns estandes dedicaram uma área para a criação do seu espaço instagramável, a exemplo da G7 Hair e Beauty. Construído pela Êxito Soluções Eventos, o espaço da G7 atraiu vários visitantes interessados em fazer fotos bonitas para suas redes sociais.

Espaços instagramáveis ganham cada vez mais destaque II Outros eventos também adotaram essa prática, a exemplo do stand da Labpoc, no COSEMS, o da Rural, na Expo Ringo – ambos com paredes vivas – e a Expo Pesca, com um espaço instagramável com imagem do Rio Sergipe. Segundo Mahyra Prudente, design da Êxito, o conceito de espaço instagramável tem ganhado cada vez mais força. “Acaba se tornando mais um atrativo para atrair o público. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e gostam de mostrar sua rotina e o seu dia-a-dia com belas fotos. Por isso, espaços simples e dedicados com esses objetivos se tornam um plus em eventos e agrada bastante os visitantes, que acabam divulgando o local e as marcas em suas redes sociais”, explica.

 

Karatê Delegação de Sergipe faz bonito em Torneio Internacional de Karatê realizado, na cidade de General Picos (província La Pampa), na Argentina representando o Brasil.

 Quadro de medalho Brasil /Torneio internacional de karatê – General Pico/ Argentina: 

 Jhonny Yuri Campeão de kumite/ Terceiro lugar em kata;

 Evelyn Laviny campeã de kumite/ vice-campeãem kata;

 Victor Manoel campeão kata e kumite;

 Rejane Juliana terceiro lugar em kata;

 Wallace Alejandro vice-campeão kata e kumite.

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

OPINIÃO

Covid-19: uma nova onda?  Por Antônio Carlos Sobral Sousa*

A pandemia da Covid-19, protagonizada pelo ardiloso SARS-Cov-2, tem abalado o nosso país por sucessivas “ondas” que se assemelharam aos tsunamis em razão da devastação que causaram, sobretudo nas famílias dos quase 700.000 brasileiros que tiveram as suas vidas ceifadas pelo impiedoso vírus. O fenômeno mundial de evolução da virose em uma sequência de ondas, provavelmente decorre da conjunção de alguns fatores, tais como: desigualdade no acesso às vacinas; hesitação vacinal influenciada por ações de negacionistas, que usam todos os recursos disponíveis para enaltecer efeitos indesejáveis dos imunizantes, embasados, sobretudo, em pseudociência; surgimento de variantes que, eventualmente, escapam dos anticorpos induzidos pelas vacinas; aglomerações registradas nas diversas comemorações (eleições e prévias  carnavalescas)  e, o evidente relaxamento das medidas sabidamente protetoras como o uso de máscaras, especialmente em ambientes fechados e a higienização das mãos.

O novo coronavírus vem evoluindo desde o início da pandemia, em decorrência de sucessivas mutações, originando linhagens descendentes, sendo a mais recente a BQ.1, uma sublinhagem da BA.5 da Ômicron, que apresenta mutações na proteína spike, existente na superfície do SARS-Cov-2 e que permite que ele se ligue e infecte as células do hospedeiro. Esta característica torna a referida subvariante com maior potencial de escapar da proteção dos imunizantes, justifica o aumento substancial de casos da virose, registrados nos últimos dias. Todavia, a cobertura vacinal completa, incluindo as duas doses de reforço, tem assegurado proteção contra casos graves e morte. Segundo Daniel Soranz, secretário de saúde do Rio de Janeiro, 92% dos pacientes recentemente internados na Cidade Maravilhosa não tomaram a dose de reforço ou não foram vacinados. Vale ressaltar que os sintomas continuam sem mudanças significativas, com a maioria dos pacientes apresentando dor de cabeça e na garganta, tosse, febre, cansaço, além de perda do olfato e do paladar.

 Várias entidades, entre as quais, a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde emitiram, recentemente, notas técnicas alertando para a necessidade de se incrementar as taxas de vacinação, sobretudo as doses de reforço. Estima-se que, aproximadamente 69 milhões de brasileiros ainda não tomaram a primeira dose de reforço. Os referidos órgãos recomendam, ainda o retorno na utilização de máscaras de proteção e higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool 70%, principalmente para aqueles com risco de complicação da doença, em especial os imunossuprimidos, os idosos, as gestantes e os portadores de comorbidades. Estas condutas são aconselhadas, também, para quem teve contato com infectados e para indivíduos que estejam em situações com alto risco de contaminação, como em serviços de saúde, locais fechados e com aglomeração. Estas medidas cautelares visam evitar que o cenário atual de alta nos casos de Covid-19 possa evoluir para incremento de internações, superlotação dos hospitais e mais mortes no futuro.

  Portanto, a Pandemia ainda não acabou e o vírus tem que ser respeitado! Finalizo, citando Mahatma Gandhi: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”.

 Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação/ Publicado no JC do fim de semana.

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/FlavioDino

 É possível a “intervenção federal” que é anunciada pelos que estão fechando estradas e cercando quartéis?

  

 

 

 

 

 

www.twitter.com/ayres_britto

Democracia é uma luz à prova de túnel. Ditadura, um túnel à prova de luz.

www.twitter.com/profanselmo

O uso de crianças e adolescentes nas manifestações antidemocráticas é tão criminoso quanto o uso de pessoas por bandidos com escudo humano. É coisa de gente covarde!

 www.twitter.com/dimasroque

 Não me preocupa a estupidez dos adultos enfrente a quartéis implorando Golpe. Me preocupo com crianças e jovens fazendo declarações fascistas, nazistas, homofóbicas, racistas…

 Onde erramos para isto está acontecendo no Brasil?

 www.twitter.com/frednavarro

 Nelson Rodrigues escreveu que um idiota nunca está sozinho, “está sempre acompanhado de outros idiotas”. Já era assim muito antes das redes sociais.

 www.twitter.com/MPF_SE

 A campanha ficará disponível por 12 semanas. A cada semana, um dos temas do Código de Ética do MPU será destaque nos canais de comunicação internos e externos do MPF/SE. Para saber mais, confira a notícia de lançamento da campanha aqui: https://mpf.mp.br/se/sala-de-imprensa/noticias-se/mpf-lanca-campanha-etica-em-pauta-em-sergipe

Frase do Dia

“Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.” Simone de Beauvoir, escritora francesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem :com a voz do Papa e compartilhe

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-11/papa-francisco-despedida-visita-pastoral-asti.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais