Teoria e prática

Assim como aquela famosa frase do mundo do futebol “treino é treino, jogo é jogo” é a que a maioria de nós vê a teoria e a prática. O que isto quer dizer? O treino é como a teoria e o jogo é como a prática. São mundos distintos e o que vale para um não vale totalmente para o outro. Entretanto, refletindo mais um pouco sobre a frase podemos concluir que (a) não adianta só treinar, pois no jogo as coisas não saem como no treino e (b) não podemos somente jogar senão os jogadores nem saberão se posicionar em campo. Essa analogia define bem a minha forma de pensar com relação aos profissionais práticos e teóricos. Não adianta ser um ou outro, uma combinação dos dois é a melhor opção.

O perfil de um profissional teórico é aquele que provavelmente terá idéias muito boas, que estará constantemente pesquisando sobre tecnologias emergentes e sempre em busca de adquirir novos conhecimentos. Estas são características muito importantes, já que é com elas que podemos evoluir e melhorar a maneira como resolvemos os problemas. Entretanto, é necessário conseguir aplicar as novidades tecnológicas no mundo “real”. De nada adianta conhecer a tecnologia mais inovadora se ela não se aplica ao leque de negócios que a empresa atua. Isto é remar contra a corrente, ou seja, o profissional vai gastar uma energia que não trará retorno.

O profissional prático é aquele que corre atrás da resolução de problemas. Está sempre disposto a colocar a “mão na massa” e que não mede esforços para deixar tudo funcionando corretamente. São requisitos importantes e, sem este tipo de profissional, a empresa pode sentir a síndrome da empresa acadêmica (aquela que só faz pesquisa). Evidente que não podemos generalizar, mas tenho visto um grande número de casos onde os profissionais práticos conseguem resolver os problemas no método da tentativa-e-erro, ou seja, fica tentando até resolver.

O que o mercado precisa é de um profissional que seja uma combinação dos dois perfis. Que tenha suficiente conhecimento acadêmico para conseguir aplicá-lo na resolução de problemas do dia-a-dia e que ao receber um problema, consiga imaginar diversos cenários para dar a melhor solução, não se limitando a apenas a resolvê-lo da forma mais simples possível. Este é o tipo de profissional desejado pelas empresas, o que consegue aliar a teoria e prática. Você é assim? Ótimo… Mande-me seu currículo.

Até a próxima semana!

 

em tempo: Não posso deixar de falar da F1 agora que os domingos ficaram verde-amarelos novamente. No ano que vêm a disputa promete ser bem maior, pois o software de controle de todos os carros terá a grife Micro$oft. Já imaginou o Fernando Alonso, andando na frente, ter que dar uma paradinha para dar o boot no software do carro? Felipe Massa agradece.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais