Wikipédia

Pessoas na casa dos 40 anos (os que não são nativos-digitais) ainda devem ter usado as enciclopédias, que eram vendidas em vários volumes, para fazer os trabalhos escolares. A nossa enciclopédia mais famosa é (ou era) a Barsa. A primeira versão da Barsa foi lançada em 1964 e a edição foi rapidamente esgotada.  Entretanto, a Internet mudou os nossos conceitos de pesquisa em enciclopédias. Se for perguntar a um nativo-digital como faz pesquisa ele vai dizer o seguinte: abra o Google e digite o que você quer. Resposta simples e correta, só tem um detalhe: muitas vezes somos remetidos a um site (para não chamar de aplicação) chamado Wikipédia.

A Wikipédia é um dos ícones da chamada Web 2.0 ou web colaborativa, onde é possível a participação dos usuários para tornar algo melhor. A Wikipédia se vale do princípio da colaboração para poder crescer, e ela tem feito isso muito bem nos últimos meses. Ela se vale da inteligência coletiva para poder ter informações detalhadas que vão desde fusão nuclear até receitas como da sobremesa Petit Gateau. Quase me esqueço de falar: ela está disponível em uma grande variedade de línguas (só em destaque na página tem dez), ou seja, você provavelmente poderá encontrar o que deseja na sua língua nativa.

O princípio da Wikipédia é terrivelmente simples, basta você criar uma conta e já é possível editar o conteúdo da enciclopédia. Se você conhece muito bem um determinado assunto, você pode criá-lo, caso não exista, ou editá-lo. Este princípio básico torna a Wikipédia melhor do que qualquer outra enciclopédia existente, já que está claro que as pessoas deverão escrever sobre o que conhecem bem. Provavelmente ninguém vai se arriscar em um assunto pouco conhecido. No começo da Wikipédia muita gente não apostou que o modelo fosse vingar. O argumento era até válido, já que eles falavam que como qualquer pessoa poderia editar a enciclopédia, era possível ter imprecisões graves no conteúdo dos verbetes. Seria possível também que um PhD em física publicasse algo sobre a teoria do Big-Bang e que um aluno do primário alterasse o conteúdo, deixando-o errado. Tudo válido, mas se provou errado. Ao contrário do que muita gente pensa as pessoas querem ajudar a construir algo melhor ao invés de sabotar.

No último estudo realizado foi comprovado que a Wikipédia tem aproximadamente a mesma quantidade de erros que a Enciclopédia Britânica, ou seja, é uma fonte bastante confiável. Usar a inteligência coletiva foi uma grande sacada dos criadores da Wikipédia, da mesma forma que foi feito com o Lunix.  Se o Linus Torwald não abrisse o código do sistema operacional Linux para a inteligência coletiva, com certeza o sistema operacional não seria o que é hoje. Ele seria no máximo um sistema operacional usado em um pequeno nicho de mercado. A inteligência coletiva é forte, ainda voltaremos a falar sobre isso.

Bem, vou indo… Dei uma pequena olhada na Wikipédia e vi que o dia 25 de setembro (hoje) é o dia do trânsito, que nesta data, em 1981, Belize foi admitido como Estado membro da ONU e que hoje é o aniversário da Catherine Zeta-Jones. Informações inúteis? Eu acho… Mas sempre tem alguém que precisa.

 

Até a próxima semana!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais