A capital sergipana já está em clima natalino e de festas de fim de ano. Isso porque, como parte do Planejamento Estratégico da administração municipal, a Prefeitura de Aracaju garantiu a realização de mais uma edição do projeto Natal Iluminado – junto a instituições parceiras – e o Réveillon 2023. Essas iniciativas, destaca o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, contribuem para o aquecimento do comércio, na região central, e de diversos segmentos da economia.
“Há toda uma cadeia produtiva que é beneficiada com isso, a exemplo dos restaurantes, prestadores de serviços ligados ao turismo, profissionais que atuam na organização de eventos, produção, estrutura de palco, bares, comerciantes locais, sem falar na rede hoteleira”, pontua o gestor.
Ele explica que esses eventos atraem turistas, os quais “passam a ter Aracaju como uma rota em seus destinos, além dos próprios sergipanos, que também escolhem a capital como roteiro para datas marcantes, como é o caso das festas de fim de ano”.
Ainda de acordo com o secretário, “a divulgação prévia da programação de fim de ano é muito importante para que o setor de turismo trabalhe na captação de turistas, estrategicamente, nos mais diversos nichos”, algo que, salienta ele, reflete ainda no comércio local, que tempo hábil para organizar suas estruturas internas e se preparar para o aumento das vendas.
Somente para a região central, cuja decoração natalina foi acessa no último sábado (19), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE) – parceira da Prefeitura na realização do Natal Iluminado no Centro – prevê uma elevação de contratações nas lojas em cerca de 70%. Com uma programação de 49 dias, o evento deve incrementar as vendas na região em quase 50%, no período.
O presidente da Fecomércio/SE, Marcos Andrade, avalia o Natal Iluminado do Centro Comercial, um dos locais contemplados pelo projeto, como um indutor da economia em Aracaju, desde sua concepção. Para ele, a finalidade do projeto é promover o estímulo às vendas das lojas do comércio, por meio de um ambiente mais acolhedor e receptivo para as pessoas.
“As praças iluminadas fazem as pessoas irem mais ao centro comercial nos finais de tarde e noites para as compras. Além disso, estimulamos fortemente a economia criativa dos microempreendedores locais, aumentando a geração de renda nessas famílias. E com os empregos gerados pelas lojas com o período final do ano e o advento do Natal Iluminado, mais aracajuanos conquistam a dignidade do trabalho”, salienta ele.
Além do Centro, a Prefeitura de Aracaju levou o Natal Iluminado ao Parque da Sementeira, em parceria com o Grupo Energisa, e a diversos outros pontos da cidade, investindo com recursos próprios na decoração das principais avenidas, de Norte a Sul da capital, na maior edição do projeto desde 2017, quando a iniciativa foi posta em prática.
Coordenador do Natal Iluminado 2023 e presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas destaca o investimento realizado pela Prefeitura e seus parceiros para garantir o sucesso de mais uma edição do evento.
“Toda a Prefeitura, juntamente com seus parceiros, faz um Natal Iluminado ainda melhor este ano, quando comparado ao ano anterior. Estamos sempre buscando a inovação, a fim de trazer o melhor para o povo aracajuano e para quem visita nossa cidade. Por isso, todo ano a gente avança, dentro de um processo orçamentário, claro. Trazer esse símbolo natalino para a sociedade é atrair também a captação de turistas e apresentar Aracaju como um destino turístico nesse período natalino, nas festas de final de ano, algo fundamental para nossa economia”, enfatiza.
Réveillon 2023
Anunciada com quase dois meses de antecedência, a programação do Réveillon 2023 da capital sergipana, realizado tradicionalmente na Orla da Atalaia, é mais um investimento estratégico da Prefeitura de Aracaju para fomentar a atividade econômica na cidade.
O evento, que terá como atrações o sergipano Rafinha o Big Love; a revelação da música pop, Jão; o sambista Diogo Nogueira e o axé de Ninha da Bahia, deve movimentar toda a cadeia produtiva do turismo na capital sergipana e animar a noite da virada do ano de milhares de aracajuanos e turistas nas areias da praia.
“Com a pandemia, tivemos um represamento do desejo de poder se encontrar, fazer festas. Então temos o prazer de apresentar essa programação, que será um grande sucesso, como foi o Forró Caju, contemplando aquilo que já é um conceito da gestão cultural da Prefeitura: a pluralidade, os diversos estilos musicais, trazendo o que tem de melhor da produção musical do país e valorizando, sempre, os artistas locais”, enfatiza o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.
Diretor regional da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape/SE), Gustavo Paixão avalia que o Réveillon impulsiona a economia do turismo na cidade. “A Prefeitura está de parabéns, temos uma grande programação. Para o setor de eventos é um orgulho ver a cidade cheia, bares, restaurantes e hotéis ocupados. Estaremos todos lá naquela praia maravilhosa para curtir o Réveillon e entrar o ano com o pé direito”, comemora.
Essas ações, complementa Jeferson Passos, “refletem positivamente para o setor público, não só a curto prazo, com a arrecadação de impostos, mas também pensando a longo prazo, quando consolida Aracaju como ponto turístico nacional e internacionalmente,” ressalta o secretário da Fazenda.
O presidente da Fecomércio-SE entende os meses finais do ano como “os melhores de vendas para o comércio, isso é inegável”. “Dezembro, com toda a programação de final de ano, Natal e Réveillon, forma uma corrente forte na cadeia produtiva da cidade, potencializando as vendas dos setores comerciais de nossa cidade. As ações da Prefeitura são importantes para a elevação do comércio”, destaca.
Informe publicitário