Os programadores de computador

Nesta semana, como forma de divulgar o que fazem os diversos profissionais de informática vamos falar sobre o que fazem os programadores de computadores.

Acredito que dentre as diversas especialidades da área de informática, o programador é o que mais as pessoas “sabem” o que ele (ou ela) faz. Em primeiro lugar, o programador de computador é o profissional que tem como objetivo conseguir resolver problemas do mundo real com o uso não somente de computadores, mas também com várias ferramentas auxiliares.

O software que está presente cada vez mais no nosso dia a dia, é o produto produzido pelos programadores. Embora, produzir software não seja somente escrever programas de computador (veremos isso nas próximas colunas), os programadores são uma parte importante do processo.

Os programadores precisam ter um aguçado raciocínio lógico para conseguir traduzir especificações em programas que possam ser utilizados pelos usuários. Precisam também dominar diversas técnicas de desenvolvimento de programas para, não somente fazer os programas corretos, como também para deixá-los fáceis de usar, rápidos e utilizando o mínimo de recursos possíveis. Encontrar programadores que dominem essas técnicas é uma missão praticamente impossível para uma equipe de RH.

Uma das ferramentas que é de uso obrigatório dos programadores é a linguagem de programação. Atualmente temos dezenas de linguagens de programação, algumas delas com finalidades bastante específicas e outras de uso mais geral. Um programador experiente domina ao menos uma linguagem de programação para poder extrair dela o máximo possível. Muitos programadores iniciantes têm a idéia errada que precisa saber o máximo de linguagens possíveis para poder ter oportunidades de trabalho. Na prática, o que tenho visto é que as empresas contratam programadores que já conheçam a linguagem que eles usam ou contratam estagiários sem se importar quais as linguagens que ele conhece.

Em termos de oportunidades de emprego, podemos afirmar, sem medo de errar, que a quantidade de bons programadores que surgirem terão emprego. Um estudo recente indica que somente o Brasil terá déficit de 80 mil profissionais de informática e uma parcela significativa é de programadores, ou seja, se quiser emprego certo, pode se especializar em programação. Qual é mesmo outra profissão onde sobram ofertas de emprego?

 

Kindle

E o livro digital da Amazon ganha a cada dia mais usuários. Acredito que a transição para livros vendidos digitalmente vai ter um crescimento moderado. Ainda tem muita gente que tem o prazer de folhear os livros analógicos (???), mas é inevitável que esse modelo será muito mais bem aceito dentro de alguns anos. É só ver o que aconteceu com as câmeras digitais. Além de ser ecologicamente correto. Como estamos perto do Natal, quem quiser presentear alguém com este super presente Geek, clique aqui.

 

Wave e Twitter

Já tinha conta no Twitter a alguns meses, mas sempre postei muito pouco, como a grande maioria dos usuários de lá. Entretanto, depois da chegada do Wave passei a postar com muito mais freqüência. Acredito que isto se deve ao fato de ter tudo num único ambiente. Quer quiser acompanhar os posts meu identificador é @ammenendez.

 

 

Indignação

Embora não seja uma coluna sobre política, os recentes acontecimentos nos deixam de perplexos. O mais engraçado é afirmar para que o dinheiro foi usado para comprar panetone. Será que eles acharam que a gente iria acreditar? O pior disso tudo é saber que essa prática não é exceção. Ahhh Brasil. Toma jeito!

 

Futebol

Desde o inicio do segundo turno não vinha assistindo os jogos do Flamengo, pois vinha perdendo seguidamente. Ontem não deu para agüentar e acabei vendo o jogo. Flamengo não jogou bem, mas venceu e assumiu, a uma rodada do final, a liderança do campeonato. Será que vai dar?

 

Power Point

Minha querida cunhada Monique reclamou que nunca falei dela aqui na coluna, mas como é que vou conseguir associar ela (que é declaradamente contra a profissão de informática) com a minha coluna. Não consigo imaginar. A não ser que eu contasse que ela me pediu de aniversário que arrumasse a apresentação (PowerPoint) do seu trabalho de conclusão de curso. Acabou tirando nota 10,0… Deve ter sido pela apresentação que fiz!

 

Até a próxima semana!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais