A democracia contra os extremistas

                                                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um excelente texto para reflexão de João Gabriel de Lima publicado no Estadão no fim de semana. João Gabriel é escritor, professora FAAP e doutorando em ciência política na Universidade de Lisboa.

A democracia contra os extremistas

A polícia alemã desbaratou, na quarta-feira, dia 7, uma organização que planejava um atentado contra o Parlamento do país. Foram presos 25 integrantes do Reichsburger, um grupo que armazenava armas e treinava militantes com o intuito de realizar atos terroristas. Investigam-se ainda 27 suspeitos de manter laços com a quadrilha ou apoiá-la financeiramente. Seu líder é o autodenominado príncipe Henrique XIII, descendente de nobres e renegado pela própria família.

“Foi entre os constitucionalistas alemães de 1945 que surgiu a distinção entre extremistas e radicais. Radicais são os que querem mudanças drásticas, mas dentro da Constituição. Extremistas são os que atuam de forma violenta contra a democracia”, diz o cientista político italiano Riccardo Marchi, estudioso do assunto, no minipodcast da semana. Segundo ele, a Alemanha tem um histórico de identificação e detenção de extremistas, talvez pela marca do passado nazista.

A ação da Justiça alemã evocou a invasão do Capitólio e a imagem do militante Jacob Anthony Chansley, apelidado de “xamã” – inesquecível em sua pintura facial com as cores da bandeira americana e um par de chifres pregados na testa. Por causa dele, os vândalos americanos ficaram conhecidos nas redes sociais como “os chifrudos do Capitólio”. A polícia dos Estados Unidos já efetuou mais de 700 prisões entre os fanáticos trumpistas.

Com indumentária bizarra ou delírios de nobreza, extremistas dão bons memes. O assunto, no entanto, é sério e é estudado na academia, que identifica padrões nos diferentes grupos. Um ponto em comum é acreditar em teorias conspiratórias, como as que veem em tudo um suposto “perigo vermelho” – como se a União Soviética não tivesse se dissolvido há mais de 30 anos. Outra é o aliciamento de integrantes do Exército e de forças policiais. “Na Alemanha, os militares são monitorados por causa disso, e algumas brigadas chegam a ser desativadas pela proximidade com extremistas”, diz Marchi.

A pluralidade de ideias, à esquerda e à direita, é saudável e desejável nas democracias. As exceções, como diz Marchi, são os que advogam a destruição da própria democracia. A invasão do Capitólio deixou cinco mortos e vários feridos. Felizmente os alemães agiram antes que houvesse vítimas.

As democracias vêm aprendendo, aos poucos, a identificar e punir seus extremistas. Cabe a cada país nomear seus bois, agarrá-los pelos chifres e – respeitado o devido processo legal – submetê-los aos rigores da Justiça. Alemães e americanos vêm fazendo isso, pelo bem de suas democracias. Dão um exemplo ao mundo.

 

 

Sema Aracaju: casas do residencial Horto do Carvalho II no Bairro Aruana não têm rede de esgoto e Sema manda fechar encanações da água fluvial Desabafo de moradores: “A Deso não concluiu o sistema de rede de esgoto, cuja obra perdura por muitos anos e para surpresa de todos nós da comunidade os funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Sema, determinaram o fechamento de todas as encanações que jogam água para a rua, mesmo as pluviais. Lembramos que as caixas de fossas das residências são rasas, e caso os moradores direcionem a água da chuva para as mesmas, consequentemente elas não suportarão o volume d’agua, havendo o seu transbordamento com dejetos fecais, além de entupir toda a tubulação interna das casas ( vasos sanitário, pias, etc…). Pergunta-se: De quem é a culpa finalmente? Dos moradores que pagam seus impostos? Da Deso que não consegue oferecer um serviço de qualidade? Ou da SEMA? que ao meu ver deveria notificar a Deso e não diretamente a comunidade. A única coisa que temos certeza é que, os prejuízos maiores ficarão nas costas dos moradores, caso tal ordem seja acatada. Com a palavra a Deso e a Sema.”

 

 

 

 

 

 

Atenção! Quem multa a guarda municipal de Aracaju que estaciona veículo em calçada prejudicando os pedestres? Atenção prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira chame o feito a ordem na Guarda Municipal. A foto foi enviada por um leitor do blog tirada no sábado, 10, pela manhã, na Avenida Edésio Vieira de Melo. A foto mostra um carro da guarda municipal estacionado na calçada impedido a passagem de pedestres, inclusive ao lado deu um açougue bastante movimentado. Merece uma punição exemplar!

 

 

 

 

Orlinha da Coroa do meio, dois problemas: os bares e a praça de eventos É necessário que o MPE, ou até mesmo o MPF, peça um plano de organização de eventos na orla da Atalaia. Na área da orlinha da Coroa do Meio tem uma feirinha há semanas ocupando o estacionamento dos Lagos perto do Oceanário. Esta feirinha não deveria ser na Praça de Eventos? Não, a Prefeitura autoriza a ocupação de área estacionamento pra uma feirinha e coloca um show daquele porte numa área residencial. As prioridades estão trocadas.

Barulho nos bares Moradores da região reclamam também de barulho em alguns bares que não obedecem a legislação. Tem policial que tem bar não respeita a legislação e os colegas ficam com medo de cumprir com seus deveres. O caso está indo para a corregedoria e o blog noticiará assim que o processo estiver em andamento. Tem locais que eram simples quiosques na documentação e viraram bares. Será que o MPE e o MPF não podem cobrar uma posição firme da PMA. Tem gente até morando em bares o que é proibido pelo próprio documento de permissão de uso do espaço. O blog vai encampar mais esta luta.

 

Está próximo Está se aproximando o aniversário de 1 ano de espera, por parte da sociedade e do blog, das respostas do questionário enviado a d. João Costa, o arcebispo dos ricos e poderosos. Hoje, 12, completam-se 44 semanas de espera. Algum membro da cúpula pode se pronunciar? Ou apenas fazem parte da elite eclesiástica que bajula e balança a cabeça para o bispo? Será que o atual ecônomo, o vigário-geral ou o ministro da propaganda podem dar alguma resposta? Com certeza, a falta de transparência será uma das principais marcas do arcebispo. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/

 

Canonização da mãe de Jesus Alguém pode informar ao titular deste espaço quando e onde aconteceu a canonização de Maria, a mãe de Jesus? Os católicos de Sergipe ficaram confusos e assustados com a mais recente declaração do arcebispo de Aracaju, d. João Costa, no último dia 8, na festa da padroeira de Aracaju. Segundo o arcebispo dos ricos e poderosos, nossa senhora foi canonizada. Um leigo disse: “não seria melhor o arcebispo voltar para refazer o curso de teologia? Até eu, que não cursei teologia, sei que nossa senhora é santa por graça divina pelo fato de ter sido preservada do pecado original e não ter cometido pecado. Ela não foi canonizada. Ela já nasceu santa. Esse arcebispo é ignorante. Não sabe de nada e ainda ensina coisas erradas.” Misericórdia. Veja, acima, o vídeo da declaração do arcebispo.

Festival de confusão mental E a confusão do arcebispo dos ricos e poderosos não parou na declaração sobre a “canonização” de nossa senhora. Para completar a falta de conhecimento, o arcebispo saudou o pe. Genivaldo, do clero da arquidiocese de Aracaju, e disse que ele tinha sido eleito bispo de Estância, “na Bahia”. Após o público, que estava na missa, gritar dizendo que Estância está localizada em Sergipe, o arcebispo tomou um susto e corrigiu. Veja o vídeo 2.

Festival de confusão mental II Mas após o susto que tomou do povo e ter corrigido que Estância é em Sergipe, ele afirmou, para confusão ainda maior, que o pe. Genivaldo ia ser “pároco de Estância”. Durante a missa e ao final, o comentário geral do povo é que o representante do papa Francisco precisa urgentemente resolver a situação da arquidiocese de Aracaju, pois o arcebispo não está com condições de continuar à frente do bispado. Veja o vídeo 3.

 O povo precisa saber Os católicos de Sergipe precisam saber que o pe. Genivaldo Garcia, que foi nomeado bispo para a diocese de Estância, em Sergipe, não foi indicado pelo arcebispo d. João Costa. O bispo João Costa não tem, aliás, nenhuma predileção pelo pe. Genivaldo, mas mesmo assim ele foi nomeado pelo papa Francisco. Apesar das juras de felicidade, o arcebispo indicou outros 3 nomes para a diocese de Estância, entre eles o nome do seu preferido, o pe. Dácio, o coordenador de pastoral da arquidiocese, que foi anunciado que irá assumir a paróquia da Atalaia, no lugar do pe. Genivaldo.

“Inspirações de Ítaca”. Novo livro do desembargador Edson Ulisses de Melo será lançado hoje, 12  O desembargador Edson Ulisses de Melo lançará hoje, às 18h, ,na galeria de artes do SESC “Cícero Alves dos Santos (Véio), situada na rua Senador Rollemberg, 77, bairro São José, em Aracaju, mais uma obra literária. Trata-se do livro “INSPIRAÇÕES DE ÍTACA”. O livro traz crônicas sobre cidadania, direitos humanos, constitucionalismo, educação e machismo, degradação do meio ambiente e registros afetivos de família.

Funções O autor ainda rememora funções de quando foi presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB e causas inerentes às questões humanitárias, jurídicas ou não; como o ‘Marco temporal para demarcação das terras indígenas’, ‘Os princípios constitucionais e a pandemia: a liberdade ou a vida?’, sendo todos os textos alinhavados pelo pensar jurídico e humanitária do magistrado. , que reúne crônicas, textos e poemas.

Odisseias Ítaca, em grego moderno – Ιθάκη é uma das numerosas ilhas gregas, situada no mar Jônico. A ilha possui várias baías, e é tão fechada que faz lembrar um lago. A ilha grega foi o local escolhido pelo herói Ulisses, após a Guerra de Troia, da obra clássica “Odisseia de Homero”. Para o poeta, artista visual e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Ronaldson Sousa, que assina o prefácio da obra “Em sua ‘Ítaca’ sergipana, uma chácara em Simão Dias, que o cronista se revela. A propriedade homônima da ilha grega e destino do herói Ulisses após a Guerra de Troia, da obra clássica Odisseia de Homero, batiza também o novo livro de Edson Ulisses. Texto a texto, o autor tece uma odisseia de minideleites, inquietações e vivências, colhendo seus aspectos mais corriqueiros, fatos sutis que são captados pelo filtro do escritor, digeridos para a matéria textual sob o formato de um gênero tão apreciado pelos leitores”.

Outras obras O escritor Edson Ulisses de Melo é autor de várias obras literárias, a exemplo de “Reflexões Cidadãs” – uma coletânea de discursos, palestras e artigos jurídicos, com análises críticas da sociedade, “Sabedoria Popular” , que enfoca a cultura popular em seus mais variados segmentos e “Sabedoria Popular II – – Máximas, Reflexões, Outros Saberes e Amenidades no Zap Zap”. É Fundador da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, onde ocupa a cadeira 23, membro da Academia Sergipana de Letras e da Confraria Sancristovense de História e Memória. Atualmente é Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

 

 

Áreas de conflitos e mistérios Por Gil Francisco: Essas 243 páginas, vamos encontrar artigos jornalísticos publicados entre 1986 e 2011 em vários jornais baianos. São textos que dialogam com o mundo cheio de conflitos e mistérios, contemplações de viagens e suas impressões de leituras: Cuba, Nicarágua, Vietnã, Líbia, Palestina, Líbano, Irã, Israel, Machu Picchu, os mistérios Celtas, ciganos e a ilha de Páscoa. São registros sobre personagens e fatos históricos, que podiam se perder no tempo. Os textos de apresentação são dos jornalistas Marcos Cardoso, Jolivaldo Freitas, Gutenberg Cruz e da professora (UFS) Valéria Aparecida Bari.

 

 

 

 

 

 

A jornalista Alexandra Brito, ou simplesmente Xanda Brito, natural de Itabaiana, agora é Cidadã Pinhãoense Ela tem uma história muito ligada ao município do sertão sergipano: o primeiro prefeito da cidade foi seu tio-avô materno, José Emídio da Costa Filho, conhecido por todos com Costinha. A tia Ana Rosa, irmã mais nova da sua mãe, Márcia, já foi vereadora e prefeita da cidade. Do município, a também escritora, tem muitas lembranças boas que promete registrar no seu próximo livro, Fragmentos Aleatórios. Na foto, o vereador e grande amigo, Klebson dos Santos Costa (Toquinha), autor do título.

 

 

 

 

Juca recebe prêmio de “Prefeito Construtor” por investimentos em Laranjeiras O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), será premiado pelo canal digital Alô Sergipe, em solenidade que acontecerá amanhã, 13, no Quality Hotel, em Aracaju. O gestor municipal foi escolhido o “Prefeito Construtor” de 2022.

Realizador Juca é contador, advogado, mestrando em Contabilidade e tem MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. O político iniciou a carreira em 2004, como vereador de Laranjeiras. Quatro anos após, foi eleito vice-prefeito. Em janeiro de 2013 assumiu o 1º mandato de prefeito e atualmente exerce o mesmo cargo, desde 2021. Em dois anos de mandato, Juca empreendeu mais uma vez seu perfil de realizador de obras, melhorando a qualidade de vida dos laranjeirenses. O prefeito vem reformando escolas, entregou duas creches, reconstruiu unidades básicas de saúde e melhorou o abastecimento de água.

Programas Lançado em sua primeira gestão, o programa Minha Rua de Cara Nova voltou com a pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário de diversas vias na sede, bairros e povoados. Juca também lançou o Rodando no Asfalto que, em parceria com os governos estadual e federal, é responsável pelo maior investimento em pavimentação da história de Laranjeiras, facilitando a mobilidade urbana de milhares de moradores. Já foram mais de 30 mil m² de asfalto no município.

Mais inaugurações Ainda em dezembro, o prefeito vai inaugurar diversas obras, com destaque para o Japuí II, um complexo habitacional que antes era só barro e poeira, e agora contará com uma completa urbanização, com esgotamento sanitário e drenagem; pavimentação em paralelepípedo e construção de calçadas; e implantação de rede de distribuição de água. “Com essas obras no Japuí e em todo o município, onde antes era lama e poeira, agora tem pavimentação. Essa é a marca da nossa gestão: trabalhar sempre para garantir uma melhor qualidade de vida para todos”, destaca Juca.

ABIH-SE, realiza hoje homenagem e café da manhã com a imprensa A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) realizará hoje, 12, às 7h30, no Hotel Del Mar, Aracaju, um café da manhã que deve contar com a presença de hoteleiros e parceiros do trade turístico.

Homenagem Na oportunidade, a entidade concederá homenagem ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito Hoteleiro, em reconhecimento ao trabalho e contribuição para o desenvolvimento do turismo do destino Aracaju.

 Indiaroba: Jorginho Araujo destaca lançamento do 1º Banco Popular Digital do Nordeste A economia sergipana deu um passo importante na última quarta-feira, 7, com a criação do primeiro Banco Popular Digital do Nordeste – o Aratu, no município de Indiaroba. O deputado estadual eleito Jorginho Araujo (PSD) esteve ao lado do prefeito Adinaldo Nascimento, da futura primeira-dama, Érica Mitidieri, vereadores, prefeitos de outros municípios e lideranças locais, reforçando o apoio à iniciativa, que dialoga com pautas propostas pelo deputado em seu futuro mandato.

Gestão, criatividade e inovação O Banco Municipal de Indiaroba e a moeda digital o Aratu fazem parte de um plano de gestão que fomenta a economia local para desenvolvimento sustentável, além de ser um vetor de inclusão digital e social para os indiarobenses. Para Jorginho Araujo, a ação do prefeito Adinaldo é mais um exemplo a ser seguido. “O desenvolvimento regional passa por ações que unem criatividade e tecnologia. Adinaldo é um gestor visionário e empreendedor, que admiro muito pela capacidade de valorizar e fomentar a atividade econômica local. O Aratu e o BPI são um marco não só para Sergipe, como para todo o Nordeste”, afirma.

Fortalecimento O prefeito Adinaldo Nascimento reforça a importância da construção do projeto para o fortalecimento do município. “Nosso banco popular é uma estratégia pra que a gente fortaleça a economia local, pra que a circulação do recurso seja feita de forma interna. Nós aprovamos uma lei, implantamos, construímos um processo de chamamento público, hoje, temos uma plataforma digital, já são quase mil e quinhentas contas fazendo com que o recurso circule apenas no município, fortalecendo nossos empreendedores. É uma iniciativa fortalece o comércio e gera riqueza, principalmente praqueles que mais precisam”, explica.

Socorro: ainda repercute cerimônia de entrega da renovação de frota dos carros Continua repercutindo nas redes sociais da região de Nossa Senhora do Socorro a entrega, realizada na semana passada, pela Prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Saúde, de 15 carros, obtidos pela renovação de frota. Nesta renovação de frota, todos os carros são plotados com a identificação da Prefeitura de Socorro, SMS e coordenação responsável. Os 15 automóveis atenderão seis coordenações da Rede Municipal de Saúde, sendo elas: Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Imunização, Serviço de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AB).

Serviço de qualidade O prefeito Padre Inaldo destaca a importância da renovação de frota. “A mudança da frota da Rede Municipal de Saúde é muito importante, porque é uma forma de prestar o melhor serviço possível à população socorrense, facilitando o acesso aos serviços, além de otimizar a rotina de trabalho dos servidores públicos. Assim, a grande beneficiada será a população”, disse o prefeito.

Novas ambulâncias O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, ressaltou que, além dessa renovação, em breve a Rede Municipal de Saúde também contará com a chegada de novas ambulâncias. “Vamos continuar renovando a frota. Estamos em processo final de licitação, que permitirá a renovação da frota com outros carros, que atenderão as demais coordenações. Também iremos comprar mais sete ambulâncias, que ficarão à disposição e somarão ao trabalho já executado no município”, enfatiza o secretário.

Demandas A Atenção Básica do município recebeu seis carros, que serão responsáveis por realizar todas as demandas necessárias de todas as Unidades Básicas de Saúde. “Com a renovação da frota conseguiremos chegar mais próximo dos pacientes e levaremos as equipes de saúde para dentro das comunidades, para realizar as visitas domiciliares. Também vai melhorar a logística, a exemplo da entrega de medicamentos e assistência nas Unidades”, ressalta o coordenador da Atenção Básica, Izidério Souza.

Segurança O motorista Leandro Rodrigues destaca a sensação em receber um novo carro e os benefícios que vai trazer para o serviço. “Os carros vão trazer muitas melhorias para o povo socorrense e uma maior segurança para os motoristas e para os passageiros, que são profissionais da saúde e precisam se deslocar para realizar os atendimentos e demandas diariamente”, disse o motorista.

 Legislativo de Boquim se destaca e alcança nota máxima na avaliação do TCE Todos os anos o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) faz uma avaliação ao término do segundo semestre sobre a conduta das gestões municipais e também das câmaras de vereadores espalhadas pelo Estado sobre a divulgação dos tramites e contas públicas no Portal da Transparência, ferramenta esta criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), no ano de 2004, para deixar mais evidente os gastos feitos pelos entes públicos em todo o País. E neste ano, a Câmara Municipal de Boquim conseguiu o índice máximo na pontuação, tirando nota 10 no resultado final e deixando evidente a boa conduta que a Casa vem tendo com suas obrigações administrativas perante a sociedade boquinense.

Índices À frente da Casa, está Fernando Vitório dos Santos (PP), que está no seu segundo mandato como vereador e primeiro como presidente da Câmara pelo segundo biênio (2022/2023) da atual legislatura. “Os resultados das apurações do índice de transparência não são feitos apenas nas prefeituras e câmaras municipais, mas também engloba os órgãos da administração direta e indireta estaduais, dos órgãos da administração indireta da Prefeitura de Aracaju e dos órgãos previdenciários que compõe o ciclo de cada ano. Em 2022, conseguimos a pontuação máxima, resultado este conquistado não apenas por mim, mas por toda minha equipe e demais membros da Mesa Diretora, que se dedicaram ao trabalho feito no Legislativo”, entende o parlamentar.

Compromisso Mais conhecido como “Fernando de Beca”, o vereador aponta que o resultado se deu graças ao compromisso que vem tendo com a ética e a vontade de querer fazer mais pela Câmara Municipal. Recentemente, o Casa ganhou investimentos, como um novo telhado e um novo plenário, que foi totalmente reestruturado e modernizado para acolher não somente os membros e funcionários da Câmara, mas também o público visitante, que vem acompanhar as sessões plenárias. O espaço hoje conta com monitoramento de câmeras, nova ambientação, novo sistema de som e painel eletrônico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

Faça uma criança feliz nesse natal solidário? É fácil se for doar um brinquedo pode deixar na recepção da Macedos Dojô ou iremos até você. Quer ajudar com qualquer valor faça o pix na conta da Federação de Karatê de Sergipe. Informações: 99868 1458.

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIAL

 

Academia Gloriense de Letras completa uma década de instalação*

 A Academia Gloriense de Letras, pioneira do gênero no interior de Sergipe, desenvolve, desde sua criação em 2012, atividades de estímulo à leitura e à escrita, criando uma atmosfera salutar de práticas propícias ao amadurecimento de um público leitor e ao surgimento de novos escritores na região. Sua atuação representa um fator relevante não só para o fomento da cultura local, mas também do sertão sergipano.

 A AGL estimulou o surgimento de outras academias no interior de Sergipe, impulsionou o mercado editorial da região, provocou uma significativa diversificação de oferta de eventos culturais para o sertanejo. Além disso, realiza, anualmente, quatro eventos importantes para a consecução de suas finalidades estatutárias: o Encontro Gloriense de Escritores e Leitores (EGEL) – que resulta na publicação de uma antologia, o Seminário das Academias Literárias de Sergipe (SALS), o Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS) e a Festa Literária de Glória (FLIG). Esses eventos estimulam a produção escrita local, possibilitam sua socialização e estabelecem um espaço para a reflexão dessa produção.

 Como reconhecimento por suas ações, o núcleo fundador da AGL foi agraciado pela Câmara Legislativa de Nossa Senhora da Glória com a Medalha do Mérito Cultural, em dezembro de 2016. Em agosto de 2017, a AGL foi reconhecida pela gestão pública municipal como Patrimônio Cultural e Imaterial de Nossa Senhora da Glória/SE e recebeu o Título de Mérito Comunitário. Em dezembro de 2017, a data de sua instalação foi instituída como o Dia Municipal da Poesia.

 Mais recentemente, no dia 08 de dezembro, pela terceira vez a AGL recebeu a homenagem “Destaques do Ano” na categoria “Cultura” no evento solene promovido pela CDL de Nossa Senhora da Glória. Além da própria academia, foram homenageadas Emilly Barreto e Mirian Amaral, ambas do Movimento Cultural Via-Láctea (MVL), que integra as ações promovidas pela AGL.

 Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, às 19h, no auditório do SENAC em Nossa Senhora da Glória, a Academia vai celebrar seu décimo aniversário fazendo o que de melhor sabe: promovendo a cultura das letras.

Na solenidade comemorativa, acontecerá o lançamento da 8ª antologia do EGEL, Ad Gloriam Per Litteras, da antologia O Florescer das Letras, que coroa a premiação do VIII Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos e da 3ª edição da Revista da AGL, periódico eletrônico anual que tem por objetivo publicar a literatura contemporânea, trazendo à tona novos/as autores/as e veicular artigos científicos na área de Estudos Literários, ensaios e resenhas. Além dos lançamentos, haverá apresentações culturais e a Posse Solene da nova Diretoria Executiva da entidade, que a conduzirá pelo próximo biênio.

 A AGL segue desempenhando o papel de grande mediadora da cultura do sertão sergipano. Vida longa à AGL!    

 

*Jorge Henrique Vieira Santos

Membro Fundador, Cadeira nº 04

 


Frase do Dia
“Sim, sou um sonhador. Sonhador é quem consegue encontrar o próprio caminho ao luar e, como punição, vê o alvorecer antes do resto do mundo.” Oscar Wilde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-12/papa-francisco-mensagem-video-ano-mariano-arquidiocese-rosario.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais